Mensagens

Como vencer as tentações e guardar a minha salvação? (IV)

26 de Janeiro 2013

Como vencer as tentações e guardar a minha salvação? (IV)

REJEIÇÃO, PERSEGUIÇÃO, CRÍTICA E AMEAÇA::

“Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.” (Lc 4.13) Como não pôde vencer ao Senhor Jesus com a estratégia utilizada, o diabo, naquele momento, afastou-se… “até momento oportuno”. O diabo estava ciente que o Senhor Jesus continuaria a habitar um corpo físico, sujeito a sentimentos, pensamentos, circunstâncias ameaçadoras, injustiça, maldade… e nessa altura tornaria a tentá-Lo, pois esse é o seu trabalho: TENTAR. E, por sua vez, qual é o nosso trabalho? Resistir, amarrá-lo e pisá-lo!

Depois das tentações no deserto, depois de ‘blindar a Sua Salvação’, consagrar-Se e nos deixar um exemplo, Jesus voltou para a Galileia e deu início à Sua Missão. “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu toda a circunvizinhança.” Lc 4.14) Até este momento, nas provas ou tentações a que Cristo tinha sido sujeito, estavam apenas Ele e o diabo.

Mas, depois de voltar para a Galileia, Jesus foi submetido a um outro tipo de tentação: a rejeição. “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler (…) Então, Jesus passou a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.” (Lc 4.16;21) Todos olharam para Jesus, questionando-se, maravilhados com as Suas palavras… “… e perguntavam: Não é este o filho de José?” (Lc 4.22).

Observe que o diabo adotou uma nova estratégia, ele pretendia desacreditar Jesus, fazendo-O negar ou duvidar do Seu chamado, da Sua Divindade, mas agora usando pessoas que O conheceram quando criança, jovem e, agora, como adulto. E, da mesma forma, o diabo usa pessoas que nos conhecem dentro e fora da Igreja e questionam a nossa libertação, cura, transformação ou conversão. Ou seja, o diabo também está em evidência, mas, desta vez, usando pessoas, que podem ser da sua família, amigos, vizinhos, companheiros de trabalho ou até membros da Igreja.

“E prosseguiu: de facto, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra (…) E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se.” (Lc 4.24;29;30)

O mesmo diabo que tentara Jesus nas 3 diferentes áreas (necessidades físicas; brilho do mundo e na fé-inteligente), agora tentava-O, depois de Ele assumir a Sua Divindade, Autoridade e Fé na sinagoga, com a rejeição, perseguição, crítica e ameaça de pessoas Suas conhecidas para tentar comovê-Lo, emocioná-Lo. Estas pessoas, possuídas pelo diabo, tentaram precipitar Jesus de um monte, tal como ele tenta fazer isso consigo, todos os dias, usando pessoas próximas, conhecidos. Mas, tal como Jesus Se livrou das muitas mãos que O seguravam, também nós temos que nos livrar das nossas inseguranças, medos, alcançando, assim, a Salvação.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

Anterior

25deJaneiro

Seguinte

25deJaneiro


44 comments
  1. Gabriela Neves

    Como pode se notar seguindo sequência, acompanhei 5 estudos onde diz sobre a trajetória de Jesus em suas tentações, nunca tinha visto neste ponto de vista, e serei mais vigiante em relação minha salvação, porque ser batizado com o espírito santo, não nos faz imune de tentações e investidas do diabo e sim nossa obediência a voz de Deus nos faz a ameaça para o diabo!

  2. Amarildo Carvalho- FJ Almada

    Boa tarde Sr. Bispo e muito interessante esta mensagem que o Sr. Colocou, porque todos aquele que querem seguir Jesus vão passar por esta ameaças, perseguições e muitos mais, por cada vez que somos perseguidos, mais na dependência de Deus nos ficamos....

  3. João Lourenço FJE ALMADA

    boa tarde bispo Se o propio Jesus passou por isso, e nos que nao somos nada por crer mos no nome DELE, vamos passar por isso tudo.

  4. Mariana Gonçalves - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    “E prosseguiu: de facto, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra (…)" Aqui está claro que quando estamos com as pessoas que antes de entrar para a igreja eram nossas amigas, depois de entrarmos para a igreja e nos convertermos, quando voltamos para a escola ou casa não somos bem recebidos. Somos sim recebidos com insultos e humilhação. Obrigada bispo

  5. Vanessa Rodrigues FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Quanto mais firmamos com Deus, mais o diabo nos tenta. Foi isso que ele fez com Jesus. À medida que Jesus ia sendo aprovado nas provações, mais o diabo colocava tentações no caminho dele. Que isto sirva como exemplo para todos nós!

  6. Margarida Rocha - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite bispo. Os que hoje estão a "sofrer" mais com as rejeições do mundo são os jovens. Hoje, o jovem é rejeitado na escola por ser gordo demais, por ser magro demais, por ser mais tímido, por não namorar, por não ser o popular. É também rejeitado pela sociedade, pois as revistas estão a dizer que tudo o que não esteja na moda, é mau, etc. Isto tudo leva o jovem a ser rejeitado e como ele é novo demais, por não ter maturidade suficiente, não consegue superar essa rejeição. Agora espiritualmente falando, o jovem é ainda mais rejeitado pelos colegas quando assume a fé em Jesus, pois ao fazer isso, está a DIZER NÃO a praticamente tudo, e o diabo sabe disso e ainda usa mais pessoas para criticar o jovem, pois ele sabe que o jovem é a força, que o jovem é o futuro do país. E se ele estiver mal, também o futuro do país vai estar mal, e consequentemente a vida das pessoas vai estar mal. Que Deus o abençoe, bispo.

  7. Leandro Brandão - FJE Leiria

    Esta escrito resista o mal e ele fugira de vós , então devemos vigiar e orar sem sessar , pra que o mal nao venha tomar posse de nossa vida , pois diariamente ele tenta voltar de onde ele saiu , que e o noso corpo , como restir ele é tendo a comunhão com Deus atraves de votos e sacrificios e a vida no altar. Na fé

  8. Beatriz Silva FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Mais uma vez Jesus teve que passar por uma grande provação. Quando as provações (desertos, problemas, ...) são grandes, se formos aprovados, a recompensa é também grande.

  9. Barbara valdes FIGUEIRA FJE

    Boa Noite Bispo Julio A verdade é que, para algumas pessoas, as coisas que o mundo tem a oferecer são mais importantes e atraentes do que as coisas eternas. Muitas pessoas não estão dispostas a perder seus bens terrenos para ganhar um relacionamento eterno com Jesus.

  10. Marcela FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Algumas pessoas acham que não precisam do Salvador. Essas pessoas se consideram “basicamente boas” e não percebem que elas, como todo mundo, são pecadoras e não podem se aproximar de Deus do jeito que querem. Mas Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Aqueles que rejeitam a Jesus nunca vão poder encarar a Deus e nem ter a sua própria salvação. Na fé Bispo

  11. Ana Julia FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite senhor bispo. “E prosseguiu: de facto, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra (…) E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se.” (Lc 4.24;29;30) - Uma das características dos nascidos de Deus é o mesmo carácter que Ele tem. Jesus tinha poder para fazer o que quisesse, mas se retirou. Ele é o Rei dos reis.

  12. Clarice - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite bispo. Deixei Jesus uma vez quando comecei a ser criticada, mas voltei e agora que o encontrei de verdade, não o deixo mais, mesmo que para isso tenha que largar toda a minha vida.

  13. Mariana Madureira FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Bispo independente da rejeição por parte dos homens, Jesus foi exaltado pelo seu próprio Pai. O salmista havia predito isso: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Salmo 118:22-23). Os povos, os Reis e os príncipes poderiam rejeitar o Filho, mas Deus o constituiu Rei. Ele foi rejeitado pelos homens, mas aprovado por Deus.

  14. José Silva - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    "Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juizo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor." (Isaías 54.17) Com Deus do nosso lado, podem vir as lutas, as perseguições, as fraquezas, os sentimentos, as emoções, até o próprio diabo, que nada conseguirá abalar a minha fé. Podem dizer o que quiserem que nada me vai fazer desistir. Pois eu sei qual é a minha herança.

  15. Leonor FJE FIGUEIRA DA FOZ

    A pior coisa para alguém é ser criticado e rejeitado por alguém. Eu sei o que isso é e não desejo a ninguém. Mas quando somos perseguidos, Deus dá-nos forças para suportar e assim nada tira a nossa paz.

  16. Teresa Malecama FJ AVEIRO

    Boa noite Bispo! Muito forte esta mensagem. Mais uma vez vemos que o diabo não desiste de nos colocar em baixo e de pôr a nossa fé em risco, de várias maneiras. Se o diabo teve a ousadia de tentar o Senhor Jesus, quanto mais nós. Por isso devemos estar atentos e ter a fé como a nossa principal arma, e o Senhor Jesus como nosso Guia e Protector, tentar ser e agir como Ele foi e agiu, sem sentimento nem emoção, mas na fé para eliminar o negativismo que vem de outras pessoas, muitas vezes usadas pelo próprio diabo. Na fé!

  17. Francisco Baiadori - Lisboa, Chelas

    Boa noite, Bispo! o diabo tenta exatamente desta forma nos cegar e procura assim desviar-nos do nosso maior objetivo que é a nossa salvação. Por isso devemos sempre estar atentos e vigilantes, pois se ele tentou desviar Jesus do objetivo dele, imagine a nós.

  18. Edna Almeida - FJE Viseu

    Sem fé é impossível agradar a Deus. Se vivermos pela fé, então ficamos mais próximos de Deus e longe do diabo, e ainda que ele venha, e sabemos que ele vem, temos a armadura de DEUS que é intocável.

  19. Arikson Ferreira - FJE Viseu

    O diabo tem que ser vencido na hora. Tudo que ele tenta contra nós, é frustrado quando vivemos pela Fé. Assim foi com Jesus e é com cada um de nós.

  20. Daniel Estrada FJE Marinha Grande

    Boa noite Bispo. Muito forte a mensagem de hoje, mostra-nos como o diabo arranja todas as formas para nos afastar da fé. O mesmo diabo que tentou Jesus é o mesmo que nos dias de hoje nos tenta diariamente. É uma guerra contra as forças do mal, temos de prosperar até à morte para alcançarmos a salvação. Deus abençoes o Senhor.

  21. Auelde Almeida - FJE Viseu

    A única forma de vencer todas as armadilhas do diabo, é usar a fé viva e ativa em nome de Jesus, e estar alerta em todas as horas.

  22. Cátia Guerreiro FJE Marinha Grande

    Parei para me imaginar na situação que Jesus estava nessa passagem. Sozinha sem ver ninguém. Só eu, Deus e o diabo... Quando voltasse para casa quereria ver a minha família e amigos e ser bem recebida por eles. Agora imagino que seria criticada, perseguida e vista como mentirosa. Seria uma grande dor. Há situações na nossa vida que estamos assim, sozinhos. E cabe a nos decidir qual a voz que vamos ouvir, se a nossa, a de Deus ou a do diabo. O diabo usa as pessoas a quem mais consideramos para atingir nossa emoção e fragilidade a nossa fé, isso prova que o único em quem podemos depositar nossa a nossa confiança a 100% e o Senhor ajesus.

  23. Edmisa Fontes - FJE Viseu

    Enquanto vivermos nesse mundo, estamos sujeitos a todo tipo de tentação, ameaças, injustiças, etc. Mas tudo isso deve servir para fortalecer mais ainda a nossa Fé. Ele usa pessoas próximas para sujar o nosso coração. Mas não podemos aceitar,e nessa hora temos que orar por elas, e partir pra cima desse desgraçado com fogo. A nossa luta não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra todas as forças espirituais do mal. Para vencê-lo, temos que ser espírito também.

  24. Diogo Gomes - FJE COIMBRA

    Boa noite bispo. Em nenhum lado dos textos sagrados está escrito que o caminho da fé e da salvação é fácil e sem tribulações aliás muito pelo contrario... Aquele que está salvo o diabo miserável vai fazer de tudo e mais um pouco para ganhar aquela alma novamente... Ele vai agir principalmente na mente e como isso acontece? Duvida, pensamentos de desânimo do género "fogo se Deus é comigo como posso eu estar a passar por essa situação", exclusão por parte dos amigos e família.. tudo e mais um pouco. Mas no final de tudo e para o que persistir e perseverar na fé terá um galardão maravilhoso no céu... Por isso não desista.. Persista Deus é contigo... Deus abençoe

  25. Junior - FJE Pombal

    Todos os dias o mal nos tenta para que venhamos nos afastar do Criador, através de pensamentos, situações, problemas, sentimentos, aquilo que vemos, ouvimos, etc. Estamos cercados de todos os lados para que venhamos cair, mas temos autoridade pois as escrituras sagradas diz que o pecado jaz à porta(tentação), o seu desejo será contra ti, mais cabe a ti domina-ló. Sempre na fé!!!

  26. MICAELA - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite bispo júlio. Penso no que disse e muito importante porque cada vez mais cada pessoa crista cometem o erro de cair nas armadinhas do diabo porque tem medo de serem perseguidos, criticados e ameaçados pelas tentações do diabo.Bispo muito obrigada por esta informação importante que nos fez ver o que o diabo faz só para nos cairmos na sua tentação.

  27. Katia Félix - FJE Coimbra

    Esta tentação é continua não existe maneiras de vencer senão por meio a resistir e desenvolver a comunhão com Deus a cada dia, porque as lutas, tentações enfim virão mas se vamos ceder ou não é uma questão de analisar qual voz damos ouvidos, a de Deus a nossa ou do diabo. Analisando qual voz damos ouvido sabemos qual será o resultado em nossas vidas.

  28. Antonio - FJE Leiria

    nuns momentos de aperto, de dor ou ansiadade, todos nos sabemos que estamos perante as forças do inferno, e do diabo. entao, estamos sozinhos. nao. nao estamos sozinhos,temos que crer que temos deus em primeiro lugar, e nao estamos sozimhos. temos que afrontar o diabo e nao o diabo a afrotarnos, vindo contra nos. temos que lutar, seja em que maior seja a dificuldade.

  29. Otilia FJE Figueira da foz

    É verdade bispo, muitas vezes deixamo-nos levar por o que um familiar diz e deixamos de ouvir a voz de Deus, rejeitando-o. Graças a Deus, que consigo ver isso e nunca deixo de ouvir a sua voz. Que Deus abençoe o senhor.

  30. jose de ribamar

    Hola. Bispo Julio. Buenas Noches. DIOS, venció el diablo en cien por cien. por eso. No es casual que Jesús afirme que la fe es capaz de mover montañas. Estamos siempre sujeito de las tentaciones, por eso tenemos que ser fuerte. Por ejemplo: Imaginemos, entonces nosotros que potencial extraordinario nos conduce , dentro de si. Uselo y superará , una a una , todas las dificultades físicas, espirituales y morales perante al Diablo. Sólo se pierde el que no ejercita su fe. Sólo perece el que no sabe luchar. Gracias , por la oportunidad. Un saludo especial.

  31. Daniela Silva - FJE Figueira da foz

    Boa noite, bispo. Penso que o que tem levado muitos dos cristãos a cair e deixarem Jesus, é mesmo isso - o medo de virem a serem rejeitados pelos seus entes mais queridos. Eles têm preferido não serem perseguidos e rejeitados, conquistando a amizade do mundo em vez do que devia ser, que era fazerem-se amigos do Deus vivo. Se Jesus teve que ser rejeitado, perseguido, humilhado, etc, perante todos, então nós se o queremos seguir, também temos que ser rejeitados, perseguidos e humilhados pela fé assumida nele.

  32. Luciano Félix - FJE Coimbra

    Realmente bispo a nossa vida como cristãos são baseadas em resistir as tentações do mal diariamente e em todos os ambitos de nossa vida. E através desta mensagem pude concluir que ser rejeitado, perseguido, criticado e ameaçado também são tentações do diabo. Se não estamos atentos e bem orientados, acabamos caindo em mais uma armadilha. Bispo muito obrigado por esta mensagem esclarecedora. Se que não apenas a mim, mas também ajudou muitos outros, aqueles que leram e absorveram o Espírito desta maravilhosa palavra.

  33. Rodrigo Lopes FJE COIMBRA

    Boa Tarde Bispo, 4 palavras bem fortes (REJEIÇÃO, PERSEGUIÇÃO, CRÍTICA E AMEAÇA)essas são as palavras que um verdadeiro filho de Deus carregará aqui na terra, contudo o diabo não vai descansar até atingir o seu objectivo, ganhar a nossa alma para leva-la para o Inferno, através de pensamentos contrários, ou seja, essas palavra para o verdadeiro filho de Deus o Fortalece mas o diabo tenta e consegue usar essas mesmas palavras para desmotivar e desistirmos dos nossos sonhos. Deus abençoe Bispo.

  34. Kelly Geovanna - FJE TOMAR

    O Senhor quer a cada dia nos renovar, nós transformar em novas pessoas! Deixemos o 'Anazopirein' acontecer, onde tudo que era velho será queimado e soprado como cinzas, após a vinda do Espírito Santo sobre nós! Busque ao Senhor nas celebrações, missas, adorações, momentos de louvor e intimidade com o Senhor. Faça propósitos, abra jejuns e orações, reze o terço. O Senhor irá te libertar e abençoar, confiando a ti mais e mais!

  35. Danilo - FJE Leiria

    boa tarde o que me chamou mais a atençao foi as 3 areas que JESUS foi tentado que foram a fisica,o brilho do mundo e a fe inteligente,pra mim estas sao so para os fortes ultrapasartem.abraços.

  36. A melhor arma de guerra contra o inferno é a palavra de DEUS! No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. Efésios 6:10-20

  37. Olá bispo boa tarde A melhor coisa para buscar é DEUS e regeitar o diabo por completo! Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. João 4:23-26 Um grande abraço o Tiago Luz - Algarve(Portugal)

  38. Fernando - FJE Leiria

    Quando estamos a passar por uma situação menos boa e recorremos ao auxilio de alguem, seja amigo ou familiar, nem sempre recebemos a ajuda que nessecitamos, mas quando recorremos a unica Pessoa que pode nos ajudar e transformar toda a nossa vida! (Jesus), surjem todo tipo de perseguição e difamação por causa da nossa decisão, entrega e transformação de vida! mas nada abssolutamente é superior ao Senhor que se apresenta disendo: "não temas! Eu sou contigo".

  39. Lurdes Rodrigues - FJE Viseu

    É muito bom ver que realmente Jesus resistiu a todas as tentações. Realmente ele foi o cordeiro sem defeito. Graças a Ele podemos ter acesso ao criador, pois Jesus em momento nenhum criticou ou pensou em desistir.

  40. Diana Rebelo - FJE Viseu

    Boa Tarde, Enquanto vivermos neste corpo aqui na terra, o diabo não vai descansar até atingir o seu propósito: ganhar a nossa alma para levar para o seu reino, o Inferno! Independentemente da origem da tentação, o diabo tem tentado ferir a Deus e a forma mais eficiente é destruindo e fazendo sofrer a sua obra-prima: o ser humano. Apenas aquele que perseverar até ao fim, esse sim será o verdadeiro Vencedor!

  41. Vagner Silva

    Boa tarde bispo. Muito forte Pois o diabo usa conserteza pessoas próximas bem como o senhor disse, para tentar nos parar E fazer que nos venhamos duvidar do nosso chamado,mais quando temos a certeza que Deus nos chamo nada nos para,família pessoas de trabalho vencemos tudo e todos para nos manter no caminho da salvação e do nosso chamado. VLS DE SANTARÉM SERVO ATE O FIM!!!!!! .

  42. Vitor / Garibaldi-RS

    Com certeza,o Senhor Jesus nos dá uma aula de como viver pela fé.O diabo vai nos tentar enquanto vivermos,mas cabe a nós cair ou rejeitar o pecado oferecido por ele !

  43. Camilla Montes Ferraz Gomes

    Muito forte esse estudo! Temos que ser forte em todos os momentos, pois o diabo nunca vai parar de nos tentar. Por isso, só aqueles que são batizados com o Espírito Santo tem o poder de resistir dia após dia todas as tentações. Em nome de Jesus estou nessa fé, e sei que serei batizada! Vamos arrebentar povo de Deus!

  44. Adelaide Grumete - FJE VISEU

    "E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo". Marcos 13:1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.