Mensagens

Como lidar com a deceção?

25 de Agosto 2013

Como lidar com a deceção?

Muitas pessoas sofrem pelo facto de alguém, como familiares, amigos, conhecidos, a quem ajudaram, amaram, apoiaram ou em quem investiram, lhe tenham traído, dececionado ou mentido

Você investiu na pessoa, na amizade, no relacionamento, na religião tradicional romana, na sociedade… e pimba! Eis que vem a deceção. A pessoa foi injusta, mentiu, roubou, enganou e hoje nem sequer lhe dirige a palavra ou atende o telefone para falar consigo. E, por mais voltas que você dê à sua cabeça, não consegue perceber o motivo, pois não fez nada aparente para ser rejeitado, traído, humilhado, enganado ou evitado dessa forma. Pelo contrário, você ajudou aquela pessoa, deu-lhe atenção, investiu, talvez num filho, num irmão, num tio, num sobrinho ou talvez no próprio neto, ou seja, uma pessoa da sua própria família.

No foi por acaso que o Senhor Jesus disse que os inimigos daqueles que buscam ao Deus Vivo seriam os da sua própria casa, da sua própria família e, obviamente, isso magoa, dói, entristece e muito. Mas, o que é que nós podemos fazer? Você pode mudar a forma de esta pessoa pensar? Você pode mudar o coração ou o caráter de alguém? Existe algum tratamento médico ou método científico que possa mudar os planos, o caráter ou o coração de alguém? Com certeza que não!

Mas, uma coisa você poderá fazer! Você pode mudar a sua forma de ver esta pessoa! Ao invés de vê-la com maus olhos, pelo facto de lhe ter traído, mentido, de ter sido uma pessoa injusta, ingrata, pelo facto de continuar a insistir em ser uma pessoa má, que se alegra com a sua desgraça ou com o seu sofrer… sim, você pode modificar a forma como a vê. Como? Perdoando!!!

“Mas, quem errou e maltratou foi ela a mim e não oposto?!?”; “Mas, quem mentiu, quem roubou, não fui eu?!?”. Pois bem, independentemente de ela crer ou não, reconhecer ou não, você, perdoando esta pessoa, estará a preparar o seu coração, a sua vida, para ser uma boa terra que, segundo o Senhor Jesus, o que for plantado nela, dará frutos a 30, a 60 e a 100 por 1.

São palavras do Senhor Jesus, quando o seu coração não tem mágoas, rancores, sentimentos de vingança, não tem desejo que o mal aconteça aos outros, por pior que essa pessoa tenha sido na sua vida, a escolha é sempre sua, pois existem os filhos da Luz e os filhos das trevas.

A escolha é sempre sua! Hoje você pode ter escolhido ser filho da Luz, mas amanhã, se fizer a escolha de abandonar e não crer mais em Deus, o que é você crê que será? Uma pessoa tão amargurada ou pior que aqueles que estão por aí perdidos, enganando-se a si e aos outros!

Esta é a verdade, a ESCOLHA É SEMPRE SUA! E o que temos que fazer? A nossa parte! E qual é a nossa parte? PERDOAR E ORAR POR ESTAS PESSOAS! Por isso, em caso de dúvida, faça sempre o bem, seja para quem for! Porque, na realidade, você estará a fazer um grande bem a si mesmo. Pois, a sua terra-coração, estará em condições de receber a Boa Semente-Palavra e dar fruto a 30, 60 e 100 por um!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


34 comments
  1. Bia'h Gomes

    Perdoar é muito difícil, é preciso querer de verdade! e a gente sabe quando perdoamos de todo corpo, alma, coração, e espirito. a sensação é que um peso enorme abandonou nosso ser e a lembrança do mal feito pela pessoa se torna distante... a voz que lembrava as más atitudes da pessoa some, e Deus testifica que nenhuma condenação há!

  2. Mario Chico Bonde

    perdoar é um bem pra quem o faz e p[ra quem o recebe. na verdade bispo o senhor jesus nos exortou a perdoarmo 7x70 aos nossos irmaos, para mostrar a sua miserciodia para com o homem, e no fim ultimo preparar-nos para a properidade da sua semente.

  3. isabel

    bom dia bispo!!fui traida a vida toda,descobri agora com quase 30 anos de casamento,perdoei,pois quero a salvaçao mais que tudo,mas sou obrigada a continuar casada?tenho pena de deixa-lo pois agora descobrimos que tem o HIV.Espero que o Espirito Santo me oriente,tenho ficado as vezes mto triste,mas graças a DEUS tenho sido consolada,coloquei ele no altar de Deus,me desprendi totalmente dele.ele esta sofrendo mto,chora todo dia,espero q tenha um encontro com Deus,para salvaçao da alma,para viver aqui ou ir para o senhor Jesus.a minha parte ja fiz,agora e ele e Deus.

  4. Dulce do Espírito Santo -Sede Nacional De Europa

    Este artigo fez-me muito bem. Ajudou-me a reflectir acerca do perdão. Quem pratica esta palavra consegue ser feliz e ter a verdadeira paz. Neste momento valeu a pena ,estava um pouco acomodada , com as situações que me tem surgido nestes dias e acordei para a vida e no mesmo instante perdoei a pessoa que me magoou ,orei por ela e fiquei felicíssima! Vale a pena perdoar sempre... Deus abençoe o bispo grandemente.... Dulce do Espírito Santo

  5. Pâmela Escouto

    Olá Bispo, o perdão é extremamente importante,sem o coração limpo só atrasamos a nossa vida!

  6. Fábio Medeiros- FJE Açores

    "...amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem". Mateus 5:44

  7. Afonso Pires (Reboleira) Amadora

    Bom dia eu ja passei muitas decpeções com amigos e familiares e muito traido, já ajudei a muitos mas quando chegou a vez de me ajudar não me ajudaram, mais fiquei feliz com essa palavra pois tenho a praticado. na fé.

  8. Francisco Lopes (Reboleira) Amadora

    fui traido pelo meu proprio irmão, a dor foi muita grande e graças a Deus já estava no centro de ajuda e recibi forças para superar !

  9. Sonia(Reboleira) Amadora

    já lidei com muitas decpeções e sempre tenho orado por essas pessoas que precisam do Senhor Jesus.

  10. Isabel (Reboleira) Amadora

    que independemente que os outros façam para nós devemos sempre perdoar.

  11. Carlos Correia

    Nós devemos ser o sal da terra e não podemos perder o sabor,por isso perdoar faz parte daquele que vive na fé.

  12. UILSON - FJE Braga

    Quando estes agradam a DEUS e não a si próprio,fica evidente a materialização na vida da pessoa,quando sacrificam as proprias vontades,muito das vezez,lutando contra seu coraçao que é oposto da fé. O perdoar é um dos primeiros passos para o encontro real e verdadeiro com DEUS.

  13. Fabiana Funchal

    Boa noite Bispo! Eu e meu marido investimos muito em uma amizade há alguns a nos atrás com um casal e a decepção foi tão grande que quase caímos na fé! Mas Deus com sua misericárdia infinita não permitiu que isso acontecesse!

  14. gorethe

    Eu estou passando por isso, perdoei a uma pessoa do meu trabalho, e ela mandou pedir perdão ao Pai do céu que ela não perdoaria.Mas DEUS vê todas as coisas. Sou uma pessoa que vivo sempre na presença de Deus, e não tenho mágoas, ódio ou rancor de ninguém.Oro todos os dias por ela e por mim. Gostaria de algum comentários sobre o assunto mencionado, SE FOR POSSÍVEL GRATA , GORETHE

    • edson lima

      Quando estava zangado descarregava em toda,a minha família. Mas quando conheci jesus aprendi a perdoar a minha família

    • Bjf

      Boa noite Gorethe, parabéns pela sua humildade e coragem. Você já fez a sua parte que foi perdoar a pessoa em questão. Não peça mais perdão, nem fique na expectativa de ser perdoado por ela. Deus é contigo, e nós também! Bjf

  15. Andreia fje carregado

    Bispo é bem verdade,a escolha é so minha nguem pode toma-la por mim, agr falta saber se escolho ser filha da luz ou das trevas. Se usarmos a inteligência que Deus nos emprestou faz sentido,se guardarmos rancor, mágoa da tal pessoa embora ela "aparentemente" n tenha motivos pra nos trair, humilhar,etc é como se eu bebesse um copo de veneno e ficasse a espera que essa pessoa morresse. a dica é olhar pra a frente e limpar o nosso coração e a mente de todo o "lixo"

  16. Felipe

    Obrigado pela palavra eu estava precisando disso, e exatamente disso mesmo já sabendo disso eu precisar relembrar que é perdoando que seguimos enfrente

  17. edson fje carregado

    boa tarde bispo,ate´porque,si queremos de fato e de verdade servir o senhor jesus,temos de negar nossa vontade, e tudo aquilo que impede de perdoarmos, e seguir sempre em frente.

  18. pottier paule

    c'est très vrai , les personnes que nous aidons le plus ce sont ceux-là qui nous trahissent le plus et qui disent les pires mensonges sur nous mais continuons toujours à les aider s'ils nous demandent de l'aide et pardonnons les de tout notre coeur

  19. Fatima-fj Amadora

    boa tarde bispo concerteza o melhor a se fazer e orar pois e uma situa ção a onde temos que mostrar que realmente somos novas criaturas.

  20. Yasser- fj Amadora

    concordo bispo muitas das veses é mais facil pedir desculpas as pessoas que nunca conhecemos do que pedir o da propria casa, mas sabendo que vivemos uma guerra espiritual não vai adiantar tomar atitude na carne temos que vencer espiritualmente.

  21. Denis- fj Amadora

    e isso ai bispo porque se guardamos magoa ou tomar atitudes com a cabeça quente não vai adiatar nada pois vai nos prejudicar e não e sisso que tem que acontecer temos que dar exemplo paa que aquela pessoa veja e queira mudar.

  22. Alexandre- fj Amadora

    concordo bispo e com essa atitude de perdão vamos crescer espiritualmente nos tornaremos forte na nossa fé.

  23. Gleyson- fj Amadora

    conserteza pois uma vez que mudamos não podemos devolver com a mesma moda temos que continuar orando pela mudança da pessa.

  24. Nayara- fj Amadora

    verdade vendo o familiar a transformação do seu ente conserteza vai querer ver essa mudança em sua vida.

  25. Darlene Monteiro- FJ Ajuda

    Boa tarde Bispo, muitas são as pessoas que tentam justificar os fracassos de suas escolhas porque em determinado momento alguém magoou, falhou, assumiu um comportamento inadequado mas a realidade não é essa, eu creio que independentemente dos erros e falhas dos outros eu posso sempre escolher acertar ou errar. O direito de escolha não está nas mãos dos que me rodeiam mas sim nas minhas.

  26. Arminda- fj Amadora

    concor do bispo não somente orando mas como tabem mostrando atraves das atitudes que mudamos.

  27. Robin Nziuki - FJ Ajuda

    Bonjour, Évêque Freitas. Votre article m'a beaucoup touché parce qu'il y a quelques jours de cela je me posais justement cette question: Pourquoi est-ce que les gens finissent toujours par nous décevoir? Et parfois se sont toujours les mêmes personnes qui nous déçoivent. J'ai appri par expérience qu'il ne faut pas se préocuper de ce que font les autres. Mon devoir est de pardonner les autres afin que à mon tour je puisse être pardonné. Ça n'a pas été facile dans mon cas mais j'ai fini par le faire et je peux confirmer que après avoir pardonné l'autre on se sent beaucoup mieux qu'on est fait quelque chose de mal ou pas. Le pardon est libérateur non seulement pour la personne qui demande le pardon mais pour celle qui la reçoit.

  28. Rayssa- J Amadora

    conserteza Bispo pois a biblia diz que as nossa vestidura tem que estar brancas puras, ea missão do diabo e manchar essas vestiduras mesmo que ele tenha que usar alguem da sua propia casa, e por isso o melhor a se fazer e orar pr aquela pessoas e manter as vestes alvas.

  29. Rosaria Ramos-FJ Ajuda

    Boa tarde Bispo é muito importante fazermos as escolhas certas mesmo quando nos magoam.e muitas vezes temos que ir ate elas e pedirmos perdao.mas tudo isso mostra que caracter nos temos.E hoje em dia ningem esta livre desse ataque nocivo.simplesmente temos que estar preparados e vigiando.

  30. nivaldo tavares

    EM primeiro lugar muito boa tarde Sr Bispo Julio Freitas. tudo o que o Sr acobou de relatar no blog tinha tudo haver com a maneira em que eu me encontrava,porque eu era uma pessoa muito nervosa,cheia de magua,triste,mais apartir do momento em que eu conheci o Deus vivo tudo comecou a mudar,e hoje eu sou uma pessoa alegre,que tem paz no coracao,nao é preciso estar no meio dos outros para sentir-se filiz.hoje dou gracas adeus por ele ter mudado a minha vida.da mesma forma que Deus me transformou ele vai operar o seu milagre naquelas pessoa que é sincera como eu fui.que deus abencoe a todos

  31. Carlos

    O sal, quando colocado na terra, torna o solo IMPRODUTIVO, pois RETEM a água que é tão importante para o desenvolvimento da semente. Por comparação, a mágoa (o sal) retém o que não presta (maus olhos, desconfiança, atritos, isolamento e etc) resultando para o coração do indivíduo (a terra) essa improdutividade. Quantos não produzem alegria, paz, esperança, despertamento, confiança, entre outros estímulos que poderiam ajudar tantos a sua volta. Aí ao seu lado, na escola, na faculdade, no local de trabalho, na vizinhança existem muitas pessoas precisando desse encorajamento para seguir em frente e talvez não recebam de sua parte, pois por uma mágoa, estás improdutivo. Não vale a pena, não é mesmo! Livre-se dessa mágoa e produza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.