Mensagens

Comece por cobrar de si mesmo!

14 de Junho 2013

Comece por cobrar de si mesmo!

“Quem está a errar constantemente, é porque não tem a responsabilidade de se cobrar constantemente.”

O erro é uma consequência de uma ação inesperada, sem planeamento ou conhecimento. Também pode ser uma falha humana ou de equipamento. Se dizem que errar é humano, eu digo que errar constantemente é sinal de irresponsabilidade. E digo isto porque o erro, ao mesmo tempo que é uma falha, também é um professor, pois ensina-nos lições preciosas para a vida, para que, mais à frente, não venhamos novamente a cometê-lo.

Mas, será que é possível prevenir a ocorrência do erro? Talvez não do primeiro, mas, certamente do segundo, terceiro, e assim sucessivamente, pois, assim que você se começa a policiar, ou seja, a assumir a responsabilidade pelos seus próprios erros e a cobrar-se constantemente, conseguirá evitar que os mesmos ocorram novamente. Observe que só depende de si! Por isso, não espere que os outros venham a apontar os seus erros e muito menos a corrigi-los, comece a cobrar-se hoje mesmo e verá que passará a acertar, cada vez mais.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


470 comments
  1. Maria do Carmo

    Muito edificante

  2. Thais Oliveira

    As vezes as pessoas se acostumando a viver no erro, sabem que estão errados mas o orgulho de admitir e mudar é maior!! Precisamos ser humildes e obedientes a palavra de Deus, pois Ele não se agrada daqueles que vivem no erro!!

    • Marcia

      Conheço 1 orgulhoso ao extremo que diz,que quem muda,convence é o Espirito Santo.Sempre se colocando no lugar de vitima,e colocando a culpa nos outros

  3. Edson

    Muito bom,ja estou me cobrando e sinto que tudo vai mudar valeu pela ajuda .

  4. Eduardo

    Já errei muito na vida, e tenho a mania de não me cobrar. Mas graças ao Espírito Santo e ao senhor, meus olhos se abriram e aprendi algo valiosíssimo nessa manhã. Muito obrigado!!

  5. Ana mircia

    As vezes culpamos o tempo, falta de planejamento e até pessoas pelos nossos erros, mas, quando ficamos atentos e fazemos de TUDO para que o erro seja evitado ele pode até acontecer, mas não com a mesma frequência de antes.porque ate posso errar mas uma vez Responder

  6. Marcia Gabi

    É verdade bispo todos que querem ver uma mudança em suas vidas precisam se policiar, não esperar por ninguém , mas ser sensível a voz de Deus.

  7. LUCINEIA SANTOS

    pura verdade que errar várias vezes e irresponsabilidade, precisamos ser humilde para reconhecer e assumir os erros em vez de jogar culpa no próximo

  8. Gisele Karina Freire de Souza

    Parar de errar só depende de você, ninguém pode fazer por nós, devemos nos policiar em tudo para não cair na cilada de erra, pois podemos evitar se vigiarmos !

  9. yolanda silva

    muitas das vezes nos procuramos cobrar das pessoas aquilo que nem sequer nos fizemos.temos que exigir mas de nos mesmo do que das outras pessoas.

  10. marlene pedro

    Se errar é humano, não podemos nos conformar e viver no erro. É que o Bp, disse : aproveitar aprender com eles,e seguir nova directo. Responder

  11. patricia moura-Bahia

    Se vivemos errando nas mesmas coisas e um sinal de que nao mudamos ,as vezes tem pessoas que ate perdem desculpas perdao mais acaba caindo no mesmo erro ,por isso o cuidado em se cobrar sempre tà esse poste nos faz refletir.

  12. Ayla

    Esse post mostra o que muitos deveriam saber mais o ser humano ele só consegue ver os erros dos outros e o seu parece ser invisível, pelo menos estamos vendo e buscando nos corrigir já erramos tanto que um dia percebemos que precisamos mudar radicalmente.

  13. Boa tarde Bispo é bem verdade .mas quando damos ouvido a voz de Deus e dizemos o que Deus quer dificilmente erramos nos só erramos quando queremos ou quando temos medo ansiedade é por isso que precisamos muito do Espírito Santo para nos ajudar a escolher o melhor para nossa vida .

  14. Thatielle de Uberlândia MG

    e verdade nos sabemos no que devemos nos policiar, pois todos sabem o que e certo ou o que e errado, e o único que pode mudar isto somos nos mesmo, nos policiar constantemente!

  15. diana

    É bem verdade Senhor Bispo Muito falou comigo este post Devo eu me policiar mais para não cometer os Mesmos erros

  16. Ivete Ferraz

    Se errar é humano, não podemos nos conformar e viver no erro. É que o Bp, disse : aproveitar aprender com eles,e seguir nova directo.

  17. cassia camoes

    Certamente costumanos dizer que errar e humano, pois somos falohose nao perfeitos, porem e como esse post nos ensina que se aprendemos dos nossos erros na primeira vez, com certeza ja nao sera necessrio a segunda, isso se realmente queremos mudar e exigirmos mais de nos mesmos.

  18. Viviane Dias

    Temos que nos policiar para não nos tornarmos irresponsáveis. O fato de errar uma vez, e seguir errando achando que é assim mesmo,para aprender é preciso que se erre, é a voz do diabo que fala aos ouvidos das pessoas. Não devemos aceitar seguir nos mesmos erros, estar no comodismo.

  19. Kaline

    As vezes culpamos o tempo, falta de planejamento e até pessoas pelos nossos erros, mas na verdade nossos erros ocorrem por permitirmos errar, quando ficamos atentos e fazemos de TUDO para que o erro seja evitado ele pode até acontecer, mas não com a mesma frequência de antes.

  20. Cida Siqueira

    É verdade,eu posso aprender com os meus erros,e também com os erros dos outros.Tenho que trazer para minha vida como exemplos,e não cometer os mesmos erros,as vezes erramos por falta de maturidade,agora cometer o mesmo erro,é falta de responsabilidade.

  21. ELEM LIMA

    É verdade quando nos policiamos,evitamos fazer algo que lá na frente nós iremos nos arrepender.

  22. renata menezes

    temos que aprender a nos policiar , a cobrar de nós mesmo pois assim poderemos evitar o erro não que , erraremos mais ou pecaremos mais e sim não cairemos sempre no mesmo erro

  23. Ana Paula Tomaz

    Os erros são nosso melhor professor, pois aprendemos muito com eles. Passamos a vigiar mais, a nos cobrar mais, e consequentemente não deixamos que eles aconteçam novamente. Mas isto depende muito das nossas atitudes.

  24. Vitória Borges

    Com certeza a combrança de si mesmo faz muito bem e evita a cometer os mesmo erros novamente...pois a cobrança imcomoda e quando estamos incomodados com algo queremos logo nos livra-los disso..Eu particularmente tenho passodo por isso..e Sim..estou incomodada,porque tenho me cobrado batante..porque se está como está a culpa é minha mesmo...Acertar é o meu dever..é a minha responsabilidade!

  25. MARIA LUSINETE DE FREITAS

    EU PESSOALMENTE NÃO GOSTO DE ERRAR, MAS MESMO ASSIM ERRO, POIS SOU FALHA, NO MOMENTO PERCEBO E TENHO UMA NECESSIDADE DE MUDAR, CHEGA UMA HORA QUE PRECISAMOS DE UMA MUDANÇA TOTAL, SABE DE UMA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR, E TAMBÉM DE PENSAMENTOS, É PRECISO FAZER-SE TUDO NOVO, OBRIGADA PELA MENSAGEM.

  26. JAQUELINE

    Outro fator importante é aprender com os erros das outras pessoas. Se vimos as consequências amargas na vida de alguém, devemos perceber que não devemos seguir o mesmo caminho e atitudes.

  27. Gilda Pascoal .C. Chichango

    Realmente, só se policia quem não quer voltar a errar, principalmente se não foi propositado.

  28. Sâmara

    Interessante de maiis me ajudou bastante ^^

  29. Helen Adria

    Muito bacana, pois é como aquele ditado diz ”Errar é humano, más permanecer no erro é burrice”. Ou seja todos nós erramos pois não somos perfeitos, más quando erramos sempre nas mesmas coisas já é falta de responsabilidade, caso ao contrário um erro aqui um erro ali é perdoável deis de que haja arrependimento sincero.

  30. Elica Laurinda

    Fato!Condo agimos por impulso estamos sujeitos a cometer os mesmos erros sempre.

  31. Geisiele Silva Lapinha

    Essa auto-critica é libertadora, pois quando buscamos e reconhecemos nossos próprios erros não existe margem para desculpas, argumentações… É necessário mudar, e a nossa consciência passa a nos cobrar todo o dia uma mudança. E mesmo que no primeiro Momento não deu certo, devemos continuar. Tenho praticado isso, não tem sido fácil, mas difícil mesmo é não mudar…

  32. Gislane Santana Nascimento

    É como diz o ditado popular: errar é humano repetir o erro é burrice. Mas nem o burro quer errar sabia? Muitos falam do burro como um animal inconsequente, porém o burro não segue a caminhar por um caminho que ele sabe que vai lhe oferecer risco e não adianta insistir, quando ele empaca, ele empaca mesmo. Nos temos que estar sempre atentos no que fazemos, quando fazemos e como fazemos, para evitar viver a errar.

  33. elisangela silva

    é verdade, pois devemos nos cobrar mais todos os dias,para que não venhamos errar mais do que acertar.Isso em todas as áreas de nossas vidas.

  34. Andrya Rhayssa

    Uma coisa é errar outra é permanecer no erro...Como se diz errar uma vez é humano mais permanecer no erro é burrice... Arrebentou Bp. me deu uma ótima orientação...

  35. sara matos

    Isso é um fato! quem realmente se arrepende do erro,dificilmente o cometerá de novo, ate porque quem tem vida com Deus irá fazer desse erro cometido uma experiencia, todos estamos sujeitos a errar, mais permanecer e desvio de caráter!

  36. Daniele Kamishima

    É preciso que se haja a decisão de cobrar de mim mesma a mudança em me tornar ainda melhor para Deus, e isso deve partir de mim, só eu posso dizer a mim mesma que posso e que vou conseguir, é o que agora está dentro de mim ser para Deus.

  37. ISABEL LUQUENI

    sim sabemos que errar é humano mas quando passa de2,3 vezes passa a ser desumano pois o ser humano tem uma consciência quando nada mas li acusa ,existe erros que a gente pode comete inconscientemente mas também a erros que a gente cometi consciente mente ou seja sabe do que esta a fazer nem se importa das consequências ,quando a gente não se senti cobrada de se mesma é sinonimo que o espirito de DEUS já não dentro de si quando a pessoa erra dentro dela a um arrependimento.

  38. Nádia Oliveira

    Bispo esta postagem para mim foi um ensinamento maravilhoso e irá me ajudar com certeza!!! O erro é sim um sinal de irresponsabilidade, já que o próprio erro serve como professor para nos mostrar em que temos que mudar! Muito forte! Deus abençoe.

  39. Rebeca Santos

    Mim cobrar faz bem pois errarei se quizer.mim analisar isso é importante.

  40. Laice Pires Costa

    Essa reflexão é muito bacana, pois temos que nos cobrar dia após dia para mudarmos e melhorarmos, não podemos nos acomodar e achar que é impossível mudar, mas temos que ver que tudo é possível ao que crer, e que se quisermos e se nos cobrarmos, poderemos mudar e crescer a cada dia.

  41. Elizangela

    Enxergar nossos próprio erros não e nada prazeroso, e admitir que errou é lutar contra a nossa natureza orgulhosa. Porém viver no erro é mais grave ainda, que vai gerar consequências piores. Por isso tem que existir a nossa cobrança de não aceita negociar com o erro.

  42. Camila

    Não devemos deixar o erro ser uma constante em nossas vidas, devemos aprender com o primeiro e tirar dele uma lição para que venhamos a nós cobrar para que não se repita novamente.

  43. maiara

    Temos que ser humildes,enxergar quando cometemos alguns erros e tirar lições proveito para que não venhamos mais errar nas mesmas coisas.

  44. Janice Chinconis Tateishi

    Às vezes nós podemos errar por falta de conhecimento, de orientação ou distração, mas devemos tomar cuidado, se policiar, aprender com o que errou ou não deu certo para não cometer a mesma falha e não errar mais.

  45. Marielza Fontes

    Boa Tarde, E verdade e muito fácil, culpar um ou outro, quando na realidade muitas das vezes os erros são cometidos por nos mesmo, por falta de pensar antes de agir, planejar , orar a Deus pedindo direção, enfim ! temos que nos cobrar, forcar nossos limites sempre! At,

  46. Fabiana Lima

    Quem está sempre errando, é porque, não tem responsabilidade para aprender com os seus próprios erros.

  47. Ana

    Ninguém conhece melhor você do que você mesmo, e por essa razão você se torna a pessoa mais indicada para corrigir seus erros.

  48. Daiane

    Nao e fácil reconhecer os nossos próprios erros.Mas, quando somos humildes e reconhecemos que temos que mudar, e pedimos ajuda ao nosso Deus, Ele nos da forcas para mudarmos, como diz o ditado popular "errar é humano mais persistir nos erros é burrice. Temos que aprender com nossos erros mais procurar vigiar aonde estamos errando para que isso não seja algo constante em nossas vidas.

    • Errar e humano reconhece seus erros é sabedoria! Errar constantemente e falta de responsabilidade e de temor a Deus devemos a cada dia vigiar em nossas ações pois um erro traz consequências terríveis então devemos sempre planta coisas boas.

  49. Acsa

    Muito bacana, pois é como aquele ditado diz ''Errar é humano, más permanecer no erro é burrice''. Ou seja todos nós erramos pois não somos perfeitos, más quando erramos sempre nas mesmas coisas já é falta de responsabilidade, caso ao contrário um erro aqui um erro ali é perdoável deis de que haja arrependimento sincero.

  50. adriana pinheiro

    Errar e humano mais permanecer no erro e burrice,irresponsabilidade,pois quando se quer, dos erros podemos tirar grandes lições,ex nao admitir viver errando,pois cada erro nos trás uma consequência e muita das vezes dolorosa

  51. valeria

    Temos que vigiar as nossas atitudes,porque errar e humano mas permanecer no erro e tolice,por isso tem que haver esse querer em nos de mudar.

  52. cleuza da silva /IBIRATAIA

    TEMOS QUE SEMPRE NOS EXAMINAR PARA NÃO COMETERMOS SEMPRE OS MESMOS ERROS.

  53. Andressa Pontes

    Bom dia Bispo! Com Certeza!É necessário que venhamos sempre nos auto avaliar,pois as nossas atitudes não só refletem nas pessoas, ao nosso redor,como também definem o nosso caráter diante de Deus,por isso é preciso vigiá-las,assumir os nossos erros e aprender com eles,para que venhamos estar aptos diante de Deus.

  54. Deyse oliveira

    O ser humano falha porque não é perfeito e com a suas imperfeições aprende; O erro é uma irresponsabilidade que cometemos por não nos cobrarmos constantemente a fazermos o certo,mais o erro nos trás lições que talvez jamais aprenderíamos se não existissem os erros.

  55. Thaís

    Bom dia Bispo. É verdade quando olhamos para dentro de nós mesmo e começamos a nos analisar e cobrar conseguimos ver o que precisamos mudar e melhorar. Mas para isso precisamo ser sempre humildes para reconhecer que somos falhos e que precisamos do senhor Jesus em nossas vidas, porque se não nada poderemos fazer e ficamos limitados em nós mesmos.

  56. Kathy Meza

    Como diz o blog errar na primeira vez e normal mais continuar errando não pode acontecer principalmente se esse erro coloca a nossa salvação em risco e não somente a nossa salvação mas dos que convivem conosco. então devemos parar , analizar, nossas atitudes para não cometer o mesmo erro e dar mais ouvidos a voz do Espirito Santo que sempre nos alerta e obedecermos a voz de Deus para não cair novamente não erro seja la o que for.

  57. Priscila Bernardino

    Errar uma vez é humano !!! Aprendi que cair no mesmo erro mais do que uma vez é falta de irresponsabilidade. Que o erro é uma falha, mas ao mesmo tempo é um professor que nos ensina, para que não venhamos a cometê-lo novamente.

  58. DANIELE GAMA

    TEMOS QUE VIGIAR CONSTANTEMENTE NOSSAS ATITUDES COMPORTAMENTOS, FAZENDO ASSIM MOSTRAMOS QUE QUEREMOS MUDAR E É FEIO VOCÊ SER CORRIGIDO TODA HORA PELAS MESMAS COISAS.

  59. daianne macedo

    Nós cometemos erros constantemente, mas os erros não podem ser os mesmos sempre, prq errar uma ou duas vezes da primeira ou segunda vez é uma inexperiência da segunda vez para frente é uma irresponsabilidade é querer desagradar a Deus já q sei q é um erro e mesmo assim estou cometendo. errar uma vez traz experiencia errar varias vezes o mesmo erro traz fraqueza espiritual.

  60. carmelita

    e verdade cometer o mesmo erro e falta de vijiar temos que nos policiar sempre para melhorar cad dia.

  61. Barbara Cristina

    Errar é humano, mas quando o erro vira rotina se torna burrice, porque jamais vamos ter altas responsabilidades se nas pequenas não somos responsáveis.

  62. MARIA INES CRUZ

    BOA NOITE BISPO JULIO REALMENTE O ERRO CONSTANTE MUITAS DAS VEZES E FALTA DE ATENCAO DA NOSSA PARTE . SE SEMPRE TIVERMOS VIGIANDO . AS POSSIBLIDADES DE ERRAR SAO MUITO MENOS . QUE DEUS ABENCOE TODOS QUE ESTAO NA FE AMEM!!!!!

  63. Shirley

    É muito importante observar e reconhecer os nossos erros para podermos corrigi-los.

  64. wilma farias

    todos nós somos sugeitos a erros a erros mas se formos humildes e reconhecemos que temos que mudar , devemos buscar a ajuda de Deus e ele nos ajudará.

  65. Pollyanna Mendes

    Quando errarmos, temos que cobrar de nós mesmos por aquele erro, então passaremos a acertar mais vezes. O erro nos ensina, portanto, quando persistimos naquele erro, estamos impedindo a nós mesmo de aprender com ele.

  66. Suellen

    Muito interessante, bispo! É normal cometermos erros, mas devemos aprender com eles para amanhã não errarmos novamente. Se insistirmos no mesmo erro é porque falta a vontade de mudar nossas atitudes.

  67. ana teixeira /Rotterdam Holanda

    Ola Boa tarde Senhor Bispo. Apesar de apenas só hoje estar a ver este seu pensamento, creio que ele me vai ajudar para o momento que estou a viver. Interessante as suas palavras porque realmente ao invés de sistematicamente acusarmos os outros dos nossos erros...eles são maioritariamente cometidos porque permitimos e porque negligenciamos a nossa capacidade de auto analise atempada, ou seja andamos tao ocupados e distraídos com os erros e falhas dos outros que não nos apercebemos que somos nos que não tivemos o cuidado de analisar antes de agir! Um bem haja Deus o abencoe

  68. Vitor Rodrigues Nunes

    Graças a Deus por essa mensagem, me fortaleceu muito!!! Realmente nós dependemos unica e exclusivamente de que venhamos a nos cobrar, o poder da decisão, da vitória e da derrota,está em nossas mãos... Deus abençoe o senhor e a dona Viviane Freitas.

  69. Realmente ninguém gosta de cometer erros, mas infelizmente não estamos imunes aos tais. Mas se somos responsáveis sobre as coisas que temos controle, com certeza a margem de erros será reduzida, e se aprendemos e assumimos, com sinceridade, os erros que cometemos, então a vida será mais prazerosa!

  70. Eclides Lima

    Começar por mim mesmo? muitas são as pessoas que se pergunte a si mesma como eu posso começar por mim mesmo? como assim? uma dica: Já pensou o seguinte... em vez de pedir alguém para fazer algo por ti porque não vai você mesmo!, em vez de ficar a espera que a oportunidade vem bater a sua porta porque não vai você a sua procura!, em vez de você ter um currículo de coitado, fraco, derrotado, humilhado, acomodado, porque não você ser como um exemplo que estava no chão outro oura mas agora se levantou e esta por cima dos problemas am como vês tudo depende de cada um de nós. Então não fica ai a espera de ajuda de outros uma vez que tu mesmo consegues sair desse abismo. Pense nisso bem.

  71. Marlene Nascimento (Amsterdam-Holanda)

    Muito forte!!!! Depende única e exclusivamente de nós...

  72. Rui dos Santos | FJE_Santarém

    Na maioria dos casos os erros acontecem porque naquele momento estamos a ser emotivos e a pensar com o coração. Ora onde é que ja se viu pensar com o coração? Devemos pensar sempre com a cabeça. Quantas e quantas vezes não fizemos uma escolha emocional, que sabiamos ser errada (porque o nosso cérebro nos disse) e sofremos as consequencias? E quantas vezes fizemos uma escolha com o nosso cerebro (que nos foi dificil aceitar) que se revelou ser a melhor opção? É dificil não ser-mos emotivos, mas para termos sucesso tem de ser. Ou não?

  73. Ana Paula

    Mensagem perfeita Bispo, Deus abençoe!

  74. luciana

    Confesso ,que nao e fácil reconhecer os nossos proprios erros.Mas, quando somos humildes e reconhecemos que temos que mudar, e pedimos ajuda ao nosso Deus, Ele nos da forcas para mudarmos...

  75. Natali Silva

    Nunca tinha parado para pensar que cometendo erros cobsecutivamente seria um sinal de irresponsabilidade, o dito popular que diz que errar é humano, acabou sendo um motivo de se acomodar.

  76. Rodrigo Francisco liberato

    Boa tarde bp errar nao e humano como nos ensinaram errar custa caro e muito caro por que existem erros na nossa vida que nos pagamos por ele até hoje decisões e atitudes precipitadas então errar custa caro

  77. jane

    Obrigada Bispo por mais esse aprendizado.Na fé.

  78. Ademir Souza

    Que isso,a cada vez que eu visito esse blog me fortaleço cada vez mais,pois são mensagens que edificam nossa vida espiritual. E essa mensagem é uma grande lição,pois podemos errar sim,mas jamais persistir no erro.

  79. Taize

    Existe aquele ditado que Diz que errar é humano permanecer no erro é burrice, e na maioria das vezes é a pura verdade, ou a pessoa quer continuar errando, cometendo as mesma coisas, ou ela decide por si propria a mudar . Policiar aquilo que faz, pensa ou Fala, Tomar essa atitude depende da propria pessoa. Cobrando-se dos seus erros concerteza nao vontará a comete-los

  80. aline soares da silva

    sim bispo concordo ,erra e humano mas não demos nós acustuma com eles....

  81. cicera

    as vezes quem mais nos atraplha somos nos mesmo;e infelismente;; dificilmente percebemos isso;

  82. Luana Vieira

    Boom Diia Bp. :D Os erros, vem da falta de atenção! E quando se mantém errantes, ai já é irresponsabilidade e burrice! Por isso é tão importante agirmos com os olhos Espirituais, e colocando Deus sempre em primeiro lugar! Essa é minha dica... Comigo sempre dar certo!

  83. angelina gabriela

    é verdade bispo erra uma vez e humano mais persistir no erro é burrice, nos devemos no policiar para não persistir errando,e assim estaremos agradando a Deus.

  84. thaina

    Erros ! foi assim que aprendi a concerta-los, nada melhor do que você pode enxergar seus erros e você mesmo poder concerta-los. Claro e sempre bom ter alguém que possa te ajudar e te orientar. No meu caso tive os dois comecei a olhar ao meu redor e via os erros sendo cometidos diariamente, foi quando eu procurei a orientação e me decidi Mudar !

  85. Eliane Silva

    muito bacana este blog aprendi com ele, apartir de hoje vou verificar onde estou errando para que nao aconteça mais, pois somos falhos e erramos mas podemos corrigir quando formos errar no mesmo erro

  86. Errar é humano mas se continuo a errar sou irresponsável pois eu tenho que ser professora de mim mesma então eu tenho que cobrar de mim mesma pois cobrar dos outros é muito fácil mas de nós mesmo não é bem assim, pois cobrar de mim exige que eu reconheça em primeiro ponto e segundo mudança e terceiro Sacrifício. Deus abençõe

  87. Nalym Soares

    temos que nos cobrar a cada momento para evitar erros, muitas vezes não temos tempo para cometer erros por isso temos que planejar e organizar para impedir que ocorra erros.

  88. Jhennifer

    Temos que nos policiar constantemente em relação a nossa vida e comportamento.

  89. Marie

    Este post es una correccion para mi persona por que yo soy de cometer errores en algunas zonas de mi vida y a veces quiero la comprension de los demas del por que "errar es humano", me ayudo a cambiar mi forma de pensar ! y a partir de ahora como dijo Sr, el primer error tal vez no podemos prevenir pero los otros si .. gracias!

  90. Andy Dias Fju Rio de Janeiro

    É a pura verdade esse texto, pois viver errando é realmente a falta de cobrar a si mesmo, somos humanos e estamos sujeito a erros, mas não temos que viver ma prática do mesmo.

  91. Cynthia Johanna

    Só nos humillando na presença de Deus constantemente é que vamos conseguir nao errar, mais uma vez que errarmos ja temos a capacidade de impedir ou prevenir do erro acontecer de novo. Quem errar uma e otra vez na mesma coisa é porque nao quer se sacrificar para impedilo e quem usa a cabeça tem menor oportunidade de aprender a través do erro e sim a través da idéia certa: de que foi melhor ter prevenido; y poderá ser um bom exemplo para os outros.

  92. Angela (cantidata a graciosa P/B)

    O orgulho cega a pessoa de tal forma que ela n consegui ver que seu erro esta a destruindo poucoo a pouco aquilo que ela lutou pra conquistarr!!

  93. akalian

    para que possamos mudar precisamos primeiro reconhecer isso ,e depois focar a onde temos errado e lutar colocando toda a nossa força nisso .....

  94. Fernanda

    Bom dia Bispo, Só conseguimos enxergar nosso próprio erro quando somos humildes para reconhece-los.

  95. Karla Pereira Ferreira

    Essa reflexão é muito bacana, pois temos que nos cobrar dia após dia para mudarmos e melhorarmos, não podemos nos acomodar e achar que é impossível mudar, mas temos que ver que tudo é possível ao que crer, e que se quisermos e se nos cobrarmos, poderemos mudar e crescer a cada dia.

  96. Paula Karoline - Recife

    Algumas vezes o orgulho não deixa a pessoa ver o próprio erro. Como o ditado diz, errar é humano (na 1º vez), mas persistir no erro é burrice.. Vou ser mais responsável, e ao invés de esperar que os outros apontem os meus erros, vou corrigi los! Deus o abençoe Bispo!

  97. Marina

    Errar é humano permanecer no erro que é burrice,por isso não é nenhuma vergonha voltar atrás e reconhecer o erro

  98. Jorgete dos santos

    Só conseguimos nos corrigir quando enxergamos o erro , e ai acontece o arrependimento e fugimos dele , se isso não acontecer estamos sujeitos a continuar nos mesmos erros .

  99. Bianca Reis

    É realmente uma mensagem pra pensar e não esquecer. Me faz até me lembrar de uma mensagem que falava que não precisamos aprender somente com nossos erros, mais até mesmo com os erros dos outros. Então se isso já é edificante, não deve haver de maneira nenhuma erros constantes. Na Fé

  100. Priscila Araujo

    Muitos com medo de errar não tomam atitudes , mas muitas vezes com nossos erros aprendemos grandes lições e assim cometemos menos erros,.

  101. Ana Paula Nogueira-Itacoatiara/AM

    Realmente bispo,todos nós erramos mas permanecer no erro é irresponsabilidade,a cada dia temos que aprender com os nossos erros e não persistir neles.

  102. Maria Moraes

    Muito Forte... poxa os posts do sr me ajuda muito... Vou colocar isso em pratica já.

  103. Lara Martinho Luzio-FJE Alcobaça

    olá, boa tarde Temos de pensar antes de agir, pois se não pensarmos antes de agir podemos fazer um erro enorme. Muito obrigada por esta mensagem.

  104. Lorena Ferreira (RJ)

    Olá bispo, Muito bacana isso, é verdade; por isso temos que vigiar a todo momento para não cairmos nos mesmos erros. Na fé!

  105. Muito Forte,quando nos policiamos não têm como mais erramos da mesma forma que antese não precisa ninguém te cobrar você mesmo se cobra.Legal estou Aprendendo isso,e só está me trazendo benefícios.

  106. Sara Albuquerque

    Eu achei bacana demais essas mensagem, abre os nosso olhos mesmo ! Aprendi demais ! Eu errar uma vez é humano e serve para mim aprender. Agora persistir no erro é irresponsabilidade. Gostei mesmo da mensagem !

  107. Geane de Souza

    Temos que nos policiar vermos onde estamos errando e consertar sermos humilde e reconhecer os erros e não esperar que alguém nos corrija para nos consertarmos temos que tomar a atitude e nos autoanalisar.

  108. Maryana Monteiro

    temos que se policia das coisas erradas ser humilde e mudar

  109. realmente demos nos policiar,pois quando achamos ser tudo normal algo esta errado,se estou na guerra certamente luto ate o fim,se paro no meio da balha sou vencida,ou seja longe do erro sou capaz de tudo pois Deus se agrada de mim e o acomodismo desaparece,na maioria das vezes o erro a inresponsabilidade so acontece por acomodismo

  110. Keize Lorrane

    A responsabilidade dos nossos erros é totalmente nossa! Então nós devemos nos esforçar a cada dia para que venhamos ser melhores em todo o momento!

  111. Manuele oliveira GR-PE

    ERRA REALMENTE É FALHA DO SER HUMANO , O QUE NÃO DAR PRA ACEITA E QUANDO O ERRO VEM A RESPEITO DO CARÁTER. POIS HÁ UMA DIFERENÇA GRANDE NISSO. POIS PODEMOS SER ATÉ FALHOS MAS TEMOS QUE TER CARÁTER.

  112. Flavia Ferreira

    Muito bacana, eu ja aprendi muito com erros que cometi, hoje sou mais atenta, mais vigilante, mais todos estao sujeitos a cometer erros, oque nao poder e aceitar viver neles.

  113. Nathália Penha

    Eu preciso me cobrar constantemente. Meus erros podem indicar irresponsabilidades. Isto nos torna fracassados perante aos outros e a nós mesmos. Que aprendizado!

  114. Inês Campos

    Boa noite Bispo, o que retiro dessa mensagem é que devo estar atenta, ou seja, estar constantemente a vigiar para que as minhas atitudes erradas, os meus pensamentos contrários ao de Deus não venham a prevalecer na minha vida, Sendo que eu devo a cada dia que passe exigir mais de mim, cobrar de mim para que eu venha aperfeiçoar-me em relação a minha comunhão com Deus. um forte abraço

  115. Inês Campos

    Boa noite Bispo, a pessoa que vive constantemente no erro e não pará, para pensar, ou seja, analisar o porque que esta sempre a cometer o mesmo erro,se a mesma diz que não quer mais errar, é como o senhor fala, ela não vigia, isto é, não está constantemente a cobrar-se exigir de si mesma o fim desses erros e aperfeiçoar-se mas nas coisas de Deus. Sendo que devemos ser exigentes connosco mesmo para que realmente esses erros, as nossas atitudes erradas, os nossos pensamentos contrários a palavra de Deus venham cessar definitivamente. Um forte abraço

  116. RODRIGO LENG - FJ Almada

    Continuar no erro, é irresponsabilidade, pois a pessoa erra uma vez e se continua a errar, é porque não está disposto a tomar uma atitude para corrigir esses erros, para mais tarde não os voltar a cometer.

  117. Angélica Santos

    Acomodação é algo natural da natureza humana,mais nós não podemos aceita-la então a cobrança de nos mesma tem que ser severa,e diária.

  118. Jéssica Fernandes - Porto Alegre / RS

    Quando erramos constantemente, acabamos passando a imagem de uma pessoa irresponsável. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é necessário pensar, para não se arrepender futuramente.

  119. Juliani Neves

    É verdade bp. temos que nos policiar com respeito aos nossos erros para que possamos nos corrigir. Creio que temos que nos humilhar na presença de Deus para que possamos mudar, porque as vezes, achamos que somos superiores aos outros, mas na verdade somos todos iguais só muda a confiança referente as responsábilidades que temos na nossa vida, seja profissiona ou na relação com os de casa.

  120. Franciele

    Confesso que as lições mais preciosas que aprendi foi errando, "levando na cabeça", é normal errar uma vez, mas mais que isso concordo com o senhor Bispo passa a ser irresponsabilidade. Por isso que temos que estar sempre nos vigiando, nos cobrando, por que quando estamos preocupados em fazer a coisa certa, erramos menos.

  121. João Lourenço FJE ALMADA

    Boa Tarde É verdade errar sempre na mesma coisa e irresponsabilidade, temos detetar o erro e corrigi lo e policiar de como agimos.

  122. Kétima Guimarães

    VERDADE, QUANDO PASSAMOS A COBRAR DE NÓS MESMOS É PORQUE SOMOS CAPAZES DE VER OS NOSSOS PROPRIOS ERROS, SOMOS CAPAZES DE OLHAR PARA DENTRO DE NÓS PISANDO EM NOSSO ORGULHO EM NOSSAS VONTADES BUSCANDO SER MELHOR A CADA DIA PRINCIPALMENTE EM NOSSA COMUNHÃO COM DEUS.

  123. Ana Belo

    Bom dia Bispo, Obrigado por este post, porque muitas vezes temos a tendência de conviver com os erros, e assumi-los como parte da nossa personalidade. Isso no fundo é como um escape para o desencardo de consciência e uma forma de tentar evitar as consequências dos erros. E para inverter esse pensamento é necessário admitir que erramos e começar a encarar esse erro ou mania como um alvo a ser banido da nossa forma de ser... caso contrario a acomodação fica patente em nossa vida. Porque a acomodação é consequência da falta de confronto com o nosso eu.

  124. Bete Vieira

    Muitas das vezes o que planeamos nao corre como desejamos, mas se eu sou uma pessoa que cobro de mim nao perfeição mas sim responsabilidade, então eu paro e penso no que vou fazer, e sempre me colocando no lugar da outra pessoa para que eu venha a fazer sempre o melhor. Se eu quero ser responsável e admirado por quem confiou em mim uma responsabilidade eu devo me esmerar no que me foi dado, isso implica entrega e dedicação, quando eu me cobro é porque eu estou empenhado em fazer sempre o melhor nas minhas tarefas. É muito chato ser sempre chamado atenção pelo que eu deveria ter feito e nao fiz, isso nos torna desmerecedor de tal responsabilidade.

  125. Thaís

    Quando erramos, é muito dificil pensarmos que o erro foi por falta de uma auto- cobrança. Mas pensando no assunto, é bem melhor cobrarmos a nos mesmos quanto oa erro, e evita-lo, do deixar pra lá e esperar que nos aponte o dedo e nos acuse de irresponsaveis.

  126. Talita Tais

    Boa noite Temos que vigiar referente aos erros se a pessoa e humilde ela reconhece e vai até Deus não olha para que os outros irão pensar.

  127. marcia gomes amorim-campinas

    REALMENTE ERRAR UMA DUAS OU TRÊS VEZES NA MESMA COISA, TUDO BEM É NORMAL, MAS QUANDO A PESSOA PASSA A ERRAR CONSTANTEMENTE EM UMA MESMA COISA, ALGO ERRADO ESTÁ ACONTECENDO , OU ELA ESTA NO CAMINHO ERRADO OU AQUILO REALMENTE NÃO É O QUE DEUS TEM PRA ELA, NO ENTANTO A NECESSIDADE É GRANDE DE SEMPRE PEDIRMOS A DEUS A DIREÇÃO DE TUDO DEUS ABENÇOE

  128. ketiane

    Olá Bispo que mensagem bacana!! Se policiar .. eu aprendi que os erros e os problemas são como aprendizados para não cometermos novamente!! Obrigado pela palavra que Deus Abençoe!!!

  129. DANUSIA CORRÊA CAMPOS DOS GOYTACAZES

    Errar é humano porque estamos sujeito a falhas,mas também podemos aprender com eles,e reconhecer um erro é necessário que seja humilde e se policiar para que eles não aconteça novamente

  130. Luis A Prenda

    O conceito de DEUS e a dimensão espiritual do reino do Senhor, nunca induzirão ser humano ao pecado mortal mas à salvação eterna, por isso ERRO é um fracasso humano nunca tem validade na vida divina nem obra .

  131. Daiane

    Temos que parar e nos analizar, realmente todo mundo erra mas permanecer errando mostra que a pessoa não está nem ai para nada não tem responsabilidade, quando ela não aceita mais esta situação ela muda radicalmente, ela começa a se cobrar e passar a acertar.

  132. Tatiane/Araraquara Sp

    Forte..de fato devemos nos policiar sempre,viver no erro é questão de escolha!!!

  133. Temos que se analisar sempre, bem certo que os erros ou falhas traz experiências, mas, temos que sempre querer o aperfeiçoamento para que assim venhamos agradar a Deus. Não podemos ser irresponsáveis e deixar que sempre venhamos falhar.

  134. Juliana Coutinho

    Bom dia! É isso mesmo bispo, essa mensagem me ajudou muito. Temos que cobrar de nos mesmas uma responsabilidade nas nossas atitudes. E não cair no mesmo erro de sempre, se erramos em uma situação, esse erro serve para que na próxima vez venhamos acertar. Mas não podemos nos acomodar, por isso devemos sempre cobrar de nos, para que sermos pessoas melhores.

  135. ana

    Buenas noches, de nuestros errores aprendemos a no cometer nuevamente los mismos y hasta muchas veces nos queda como experiencia para enseñar a otros, pero debemos ser humildes para reconocer que erramos y buscar mejorar, cobrar de nosotros mismos para ser mejores para Dios.

  136. Rica - Brasília/DF

    Sim Bispo errar é humano, mais permanecer no erro não! Lembro do quanto somos falhos e quantas vezes estamos nos pés do Senhor Jesus pedindo misericordia que so nosso Pai pode nos dar!

  137. Vanessa Cunha

    Olá! realmente o erro é um bom professor! se analisarmos nossos erros descobriremos o motivo de comete los é assim os corrigiremos.

  138. Pollyana Cruz

    O fato de não nos policiarmos é o que faz persistimos no erro e isso tem atraso cada vez mais a nossa vida. As vezes preocupamos mais com as atitudes dos outros do que com a nossa atitude. Aprendemos muitas coisas com os erros, mas não podemos viver errando sempre nas mesmas coisinhas.

  139. Valdemira Barros

    Comecar a cobrar de mim mesma foi algo que aprendi fazer ao longo desse tempo. Percebi que se quisesse algumas coisas, para alem do pensamento positivo tinha de cobrar muitas das vezes a mim mesma. Por isso agradeco por esse poste, pois sei que assim com me ajudou bastante, ira ajudar outras pessoas tamnbem.

  140. Renata

    Verdade, quando não estamos atentos a nossos próprios erros estamos permitindo até viver no erro; devemos sempre nos auto-analisar e ficar atentos a cada passo que damos.

  141. gabriela / Buenos Aires

    Sr. Obispo: es muy raro que nos marquen nuestros errores. Pero si somos de humilde corazón, nos humillamos, aprendemos, y no los repetimos mas, no fracasaremos.

  142. Marco Fje Baixa da Banheira

    Ninguém gosta ser cobrado por aquilo que não fez, mas se errou e foi cobrado tem que sumir seu erro e começar de novo e seguir em frente.

  143. Jéssica Araújo

    Se cobrarmos não de nós mesmos a perfeição em tudo que formos fazer de nada vale. Com os erros aprendemos, mais também aprendemos a nunca mais comete-los, por ser sinônimo de irresponsabilidade temos a auto-cobrança para que tudo venha sair com forme planejamos, sem sair do nosso controle.

  144. Marta Marques - FJE Benfica

    Boa tarde. A "auto-cobrança" é o segredo para que não se repita o mesmo erro. Mas essa cobrança só acontece quando eu odeio aquele erro, quando eu não quero que ele mais faca parte do meu modo de proceder e da minha vida! Agora, quando eu sou conivente com o erro, e vou convivendo com ele, desculpando-me a mim mesma, esse erro sempre estará no meu caminho. Aparentemente até pode parecer que não é necessário ser radical e corta-lo de uma vez por todas, mas se não for feito assim, pouco a pouco eu estarei a abraçar esse erro e a tornar-me escrava dele. O próprio policiamento deve ser feito diariamente e por mais que doa, não podemos ter "peninha" de nós mesmos, pois isso só ira lá na frente trazer-nos infelicidade.

  145. carina silva - FJ- pombal

    bom dia bispo, todo o ser humano erra, mas a maioria das vezes que erramos , sofremos muito com as consequências, mas também é errando que aprendemos a não voltar a cair no mesmo erro..,,a mim a vida tem me ensinado, e com os meus erros vou aprendendo, ,,..,

  146. Es verdad, sin nuestra conciencia , y el constante cobro de nosotros mismos entonces no seremos responsables .... gracias por el mensaje

  147. Silvana Silva

    Preciso me cobrar mais pois muitas vezes eu só espero que os erros não aconteçam novamente, mas é preciso uma atitude de focar naquilo para não cometer mais o erro

  148. Maria camila-Candidata a Dócil Paraiba

    Boa noite! Em minha concepção cada erro de nossa vida, é um aprendizado que se tornara em lição.temos que deixar de olhar os erros dos outros e olhar para nos.Devemos aprender com os nossas erros. Pois como diz o ditado popular: Que é com os nossos erros que aprendemos.Então vamos procurar vigiar em relação aos nossos erros.

  149. antonia h l

    Muito forte bispo, eu não pensava desta forma, sempre repreendia achando que era a atuação do mal, mas agora entendi que são fraquezas humanas, manias que somos capazes de superar.

  150. Essa auto-critica é libertadora, pois quando buscamos e reconhecemos nossos próprios erros não existe margem para desculpas, argumentações... É necessário mudar, e a nossa consciência passa a nos cobrar todo o dia uma mudança. E mesmo que no primeiro Momento não deu certo, devemos continuar. Tenho praticado isso, nao tem sido fácil, mas difícil mesmo é nao mudar...

  151. July

    Buenas noches obispo, muchas veces el orgullo permanace en la persona lo cual hace que no nos demos cuenta en reconocer el error que estamos cometiendo es por ello que vemos personas que se vuelven a equivocar pero no lo quieren reconocer, como usted dice nosotros nos tenemos que cobrar diariamente analizar nuestra vida.

  152. Juliana Viana - Catedral São Bernardo

    O erro que cometemos nos fazem aprender a não errar novamente. Mas temos que nos policiarmos para não cometer esses erros que temos a consciência que é errado. Erros e falhas todos nós temos, porém a uma diferença entre errar e permanecer no erro. Uma vez o Bispo Macedo disse que a pessoa inteligente não aprende com seus próprios erros, e sim aprende com o erros dos outros. Então, temos que olhar para dentro de nós e ver em que temos errado, para não praticarmos mais esses erros.

  153. Naiane Lameira

    Boa noite Bispo. é verdade, nos temos que aprender com os nossos erros, pois permanecer no erro é burrice,nos temos que esta nos policiando todo o dia... Naiane Lameira-PA

  154. Patricia

    Neste post, o Bispo fala acerta de erros, que quando é demais, é falta de responsabilidade da pessoa. Claro que com os erros aprendemos, mais aprendemos para não comete-los mais. Então temos que nos cobrar dia a dia para não sermos irresponsáveis e cometer os mesmos erros novamente.E sei que assim estaremos agradando o Senhor Jesus, pois, ele estará vendo o nosso esforço.

  155. Elaine

    Quando ocupamos o nosso coração com orgulho etc... Temos o coração Vazio Deus não mora em coração sujo.

  156. Eloisa A. Costa Casagrande

    Com certeza isso é real, se não nos cobrarmos, os erros serão constantes.

  157. Rebeca Cardoso

    É verdade... nunca havia pensado dessa forma... um erro é uma irresponsabilidade, pois se erramos e porque não tivemos a responsabilidade de nos policiar ou se acertar... pois o primeiro erro é inevitável, mas o segundo, terceiro, quarto e etc. é irresponsabilidade! na Fé!

  158. Edivania Lima

    Verdade errar uma vez pode ser até aceitavel em alguns casos, porém persistir no erro é falta de inteligencia, precisamos vigiar constantemente, porque erros sempre vamos cometer não somos perfeitos, porém temos que aprender com eles e não errar mais.

  159. Michelle Soares

    Boa Noite, os erros que cometemos nos fazem aprender a não errar na mesma situação novamente. Michelle Soares - Cuiabá-MT

  160. Rafaela Tavares Pereira

    O melhor aprendizado é com os nossos próprios erros, porque se a gente erra é uma forma da gente conhecer um defeito e trabalhar em cima disso para não cometer outra vez. E temos que ver os erros como uma forma de amadurecer. Rafaela Tavares Pereira-Ceilândia-Norte-DF

  161. saionara

    Não podemos cometer os mesmo erros temos que ter conhecimento e pensar antes de tomar uma atitude, se não muitas oportunidades podem ser perdida por causa de erros.

  162. priscilla ferreira dos santos

    Salvador,Bahia,Brasil. Devemos a cada dia nos autoanalizarmos, pois primeira mente temos quer cobra de nós mesmos para obter uma mudança.

  163. joyce

    verdade, sempre que cometemos um erro aprendemos com ele e isso faz com que não cometemos mas, e se cometer de novo e falta de responsabilidade.

  164. Juliana Jasluk

    Sem dúvida se nos policiarmos não iremos cometer os mesmos erros. E podemos aprender com o erro dos outros!!!!

  165. Amanda Macedo

    Com certeza!!! E eu aprendi isso na prática... Isso é muito importante para cumprirmos a vontade de Deus, sendo racionais.

  166. Milena Berriel

    AS vezes não reconhecemos nossos erros por estar muito ocupados com os erros dos outros e o que isso influi. Mas os erros dos outros se irá trazer mal a eles! Talvez afete outras pessoas, mas, às vezes, a pessoa não é afetada mas fica julgando as demais pessoas. A questão é que a pessoa precisa começar a olhar para sua própria vida e se analisar. e precisa ser humilde para reconhecer seus próprios erros. Ter humildade. Uma coisa é a pessoa quer enganar os outros, mas não dá para se autoenganar. No fundo a pessoa sabe, por mais que não queira admitir, ela tem consciência dos seus erros. a principal prejudicada pelos erros dela, será ela mesma. Então ao invés de tentar encobri-los, reconhece-los e aprender com eles.

  167. JOSILENE -GO

    ERRAR É HUMANO,MAS REALMENTE CONTINUAR NO ERRO É INRRESPONSABILIDADE,É PRECISO COBRAR DE SI MESMO PARA ESSA MUDANÇA,RECONHECER E SACRIFICAR PARA SER DIFERENTE...

  168. Com nossos erros aprendemos a cada dia. E errar também é sinal de que devemos mais prestar atenção. Me ajudou muito !!!!

  169. Débora Rocha

    É através dos nossos erros , que aprendemos a não comete-los mais , e assim nos tornamos maduros , para assumir outras responsabilidades.

  170. Yasmin Alves - DF

    É verdade bispo, os erros são nossos professores. E com eles aprendemos a amadurecer. Até quando somos chamados atenção, quando surgir uma situação nós já ficamos atentos. O bom mesmo é se cobrar para não errar. Está pensando nas situações e como agir diante delas. Eu também concordo com o sr. que errar constantemente é irresponsabilidade.Vou guardar essas palavras. Um grande abraço. Yasmin Alves - DF

  171. Núbia Lima

    Boa noite!!! Com os erros temos a oportunidade de aprender e não comete-los novamente.

  172. Lays Neves Belém-Pa

    Erros e falhas todos tem , porém a uma diferença entre errar e permanecer no erro, por muita das vezes errei porém algumas delas foi tentando acerta e sempre por falta de maturidade e esperiência, ao cometer o erro aprendi a fazer o certo e não vou mais cai no mesmo pois ja sei o que devo fazer para não comet-lo novamente, porém algo que me chamou muita a minha atenção nesse post e quando ele fala que “Quem está a errar constantemente, é porque não tem a responsabilidade de se cobrar constantemente.” So depende de mim mesma para não fica no erro , tenho que ter responsabilidade e me policiar 24h. Na Fé!

  173. Allana Lara

    Muito interessante esse assunto é normal vê pessoas que costumam a olhar os erros dos outros porém os seus ficam para trás. Devemos se alto analisar todos os dias e perguntam de Deus como ser melhor aos olhos D'Ele e claro nossa natureza humana sempre vai insistir em falhar por isso o nosso espirito tem que ser mais forte e evitar que as falhas sejam cometidas atrás da nossa analise.

  174. Lidiane Costa

    Com certeza que aprendemos com os nossos próprios erros, porém temos que nos policiar para não cairmos sempre no mesmo erro, pois assim, sempre caindo no mesmo erro, nunca vamos conseguir a confiança das pessoas e nunca assumiremos grandes responsabilidades em nossa vida. Na fé, Lidiane Costa Ribeirão Preto - SP

  175. Joelma Amorim

    É verdade, devemos nos policiar mais, não ficar esperando que os outros aponte nossos erros para então tentar mudar. Verdade é que pensar antes de falar evita muitos erros que podem nos prejudicar!

  176. Alzira Antunes

    É como chegar atrasado ao trabalho constantemente, na realidade não se está a empenhar como deveria. Mas é possivel mudar, se deixarmos de inventar desculpas e passarmos a fazer algo para verdadeiramente mudar essa realidade. Errar todos erram mas constantemente,não é normal, vamos insistir nessa mudança. Na fé!

  177. jane oliveira

    Ola Bispo! Exatamente: Precisamos nos policiar, e ver o que realmente temos errado,assim melhorar para fazermos correto.E nao deixarmos cair na armadilha do diabo que errar e humano.Pode passar uma duas ou mais se continuarmos no erro ha algo errado em nos. Jane Oliveira-Peckham-Londres

  178. Andréa Gama

    Boa tarde bispo!! Aprendemos com os nossos erros,pois servem para nos ensinar e não cometê-los novamente, e a cada dia nos tornarmos melhores.

  179. Helen Nobre

    Quando existe essa cobrança de estar nos policiando automaticamente diminuímos a chance de estar errando. Mas quando o erro se torna inevitável so depende da própria pessoa que atitude tomar.. ficar se lamentando ou aprender com seu proprio erro que o tornará sábia e mais sábia ainda é quando aprendemos com os erros dos outros sem precisar passar pelo mesmo.

  180. DEBORA SANTANA - BRUMADINHO

    É VERDADE NÃO PODEMOS FICAR ESPERANDO QUE AS PESSOAS NOS CHAMEM A ATENÇÃO, MAS SIM COMEÇAR A OLHAR PARA DENTRO DE NÓS E NOS COBRARMOS PARA QUE VENHAMOS A GIR COMO CONVÉM.

  181. QUANDO PASSAMOS A NOS OBSERVAR E SER TRANSPARENTE CONSIGO MESMO O NOSSO OLHAR MUDA E PASSAMOS A NOS VER COMO REALMENTE SOMOS, POR ISSO DEPENDE DE CADA UM PARAR OU CONTINUAR ERRANDO, NEM O DIABO NEM DEUS OBRIGA NINGUEM A NADA.

  182. Renata

    E verdade temos que nos policia para não cometer os mesmo erros e através do erro procurar ser melhor e agir com responsabilidade.

  183. Nivea de Mattos

    Isso mesmo Bp e não só os nossos erros que são professores, mas o sabio tambem usa o erro do outro para aprender e não errar da mesma forma. E que apartir do primeiro erro nos policiar e cobrar para que ão erremos de novo da mesma força ou pior.

  184. Karina Goncalves

    Errar é humano porem persistir nos mesmo erros é falta de sabedoria,pior ainda quando a pessoa se diz de Deus e insiste em cometer os mesmo erros,pois acredito eu que uma pessoa uma vez nascida do Espirito,Ele mesmo se encarrega de mostrar seus erros para que com eles se aprenda.

  185. Aline

    Temos que tirar dos nossos erros lições e assim melhorar para poder fazer correto da próxima vez, pois o nosso erro não pode ser algo para nos deixar pra baixo,mas sim para nos fazer mais experiente,para nos capacitar e evitar que os mesmos erros ocorram novamente e assim passaremos a acertar cada vez mais!

  186. Raquel Oliveira

    Tá ligado Bp.Júlio nada como aprender com nossos erros e nos cobrarmos a não comete-los novamente, isso é ter caráter tbm em admitir que precisa de uma mudança.Na fé !!!

  187. Génesis Adiana (Venezuela)

    Hola, es verdad si nosotros nos esforzamos los errores que cometemos constantemente disminuirán, es nuestra decisión vivir en el error o cuidar de no hacerlos mas, es como usted dijo algunos errores sirven para enseñarnos pero hay unos que podemos evitarlos si nos exigimos disciplina a nosotros mismos.

  188. Isadora Vicentin

    Nós mesmo somos culpados pelos nossos erros. Muito forte essa mensagem,pois só continuamos errando se nos queremos. Muitos insistem em cometer os mesmos erros,sem evitá-los,mais acabam prejudicando a si próprio! Essa mensagem deve ser lembrada sempre!!

  189. Carla Regina

    Na Verdade somos nós que temos que nós policiar dia após dias para que não venhamos nós torna escravos dos nossos próprios erros temos que procurar a viver constantemente em espirito para que não venhamos a permanecer no erro!

  190. João Silva Fje Baixa da Banheira

    Todos erramos e falhamos, mas com os erros que aprendemos e com responsabilidades é que aprendemos a ser Homens ou Mulheres, mas sem Deus não tinha como ser Feliz no meio de tantas falhas.

  191. Patrícia Pessoa

    Os erros não podem ser evitados,mas eles servem para que na próxima vez não venhamos a cometê-los de novo.

  192. Misael Fje Baixa da Banheira

    Errar é humano todos nós somos falhos, mas com os erros é que aprendemos a conquistar e dar valor o que nós queremos.

  193. Daniel Fje Baixa da Banheira

    o erro so sera um bom professor se aprendermos com ele, porem errar constantemente é uma grave fallha, e falta de atençao. para sermos seres-humanos melhores temos que aprender. e tem os mais espertos que aprender com os erros dos outros. na fé.

  194. Temos que tirar dos nossos erros lições e assim melhorar para poder fazer correto da próxima vez, pois o nosso erro não pode ser algo para nos deixar pra baixo,mas sim para nos fazer mais experiente,para nos capacitar e evitar que os mesmos erros ocorram novamente e assim passaremos a acertar cada vez mais! O nosso erro nos ensina lições preciosas para a vida, para que, mais à frente, não venhamos novamente a cometê-lo. ♥

  195. Nádia Bezerra

    É mesmo, se não houver essa cobrança vinda de nós mesmos como mudar? De fato o erro é consequência da irresponsabilidade, as pessoas podem nos criticar, chamar a atenção, mas não adianta, nós que temos que enxergar isso, nos cobrar mais porque dai seremos responsáveis.

  196. Kamilla Cardoso

    Temos que estar constantemente nos cobrando, exigindo de nós mesmos algo a mais. Sempre buscando evoluir e progredir em todas as áreas da nossa vida.

  197. CAMILA RIBEIRO

    A auto-critica é uma tarefa muito difícil para os pessoas, pois normalmente se olha para o outro, mas raramente para si mesmo. Sem contar no orgulho, que cega. Porem não há crescimento sem analise de certos e erros.

  198. Bárbara Naiara

    Errar é humano mais permanecer no erro é irresponsabilidade,falta de compromisso e falta de planejamento.

  199. Juliana Almeida

    Com certeza Bispo, e reconhecer o seu próprio erro para mim, se resume apenas em uma palavra, humildade.

  200. Jaqueline Sandrini

    Se não olharmos e vê o erro e mudar nada adianta, temos que tomar a atitude e querer antes de qualquer coisa. Cobrar a si mesmo de não fazer mais uma fez aquele erro que esta atrapalhando. Vamos tirar o mal pela raiz,mudar o que esta dentro de você assim tera condições de para de errar. Acreditando em si mesmo !!!

  201. Maricel Troche Garay

    Es verdad Obispo, depende enteramente de la persona, decidir si quiere seguir cometiendo los mismos errores o fallas y creo que si uno ya es consciente que le esta perjudicando aquello,debe evitarlo. Es una cuestion de responsabilidad, asi como usted dijo, la persona debe comprometerse consigo misma y vigilar sus movimientos...hacia donde estan siendo direccionados; asumiendo que es algo totalmente personal el hecho de no cometerlo mas y asi acertar en aquello que quiere lograr obteniendo la satisfaccion de que lo realizo correctamente.

  202. Islania lima - sl maranhão

    Com certeza , Bispo , se realmente começarmos a ser mais rigidos com sigo mesmo , obteremos menos erros , e assim nao será necessario que os outros fiquem apontando o dedo , falando dos nos erros e falhas . Na Fé!

    • Daniele Chrisleyne

      Com certeza Bispo.... quando começamos a cobrar de nós mesmo nos tornamos pessoas muito melhores do que somos... A propria auto cobrança não nos deixa desistir de tentar em melhorar a cada dia.... E quando nos conformamos e achamos que "Errar" e comum, normal... "Somos Humanos"... Estamos fadados ao fracasso sempre! *Arrebentou! =)

  203. Sabrina

    Concordo com o sr, o erro claro nós cometemos, mas cabe a nós continuar ou tirar lições desse erro, para que lá na frente não venhamos errar pelo mesmo motivo que nos levou no primeiro. Então temos que parar e pensar no que estamos errando, seje em uma atitude, palavra, com as pessoas, no nosso trabalho enfim em tudo e tirar lições para crescermos mais.

  204. ELISA JORDÃO (FJE) POMBAL

    E com os nossos erros que aprende-mos mais uma lição na vida para que possa-mos evitar os nossos erros, a vida ensina-nos muita coisa nova. A experiencia que ganha-mos na vida ajuda-nos a ultrapassar todos os obstaculos que existem.

  205. Andressa Vicente

    Olá Bispo Julio! muito edificante este post, como tudo que o sr. posta nos fazendo pensar. E isso tem acontecido muito comigo, "me cobrar", querer ouvir a verdade. Tenho ouvido coisas que tenho avaliado e devo mudar. Como o sr. disse se continuo com os erros é porque eu quiz, pq já sabia q ñ era para agir assim. Obrigada. me ajudou muito! Deus abençoe o sr. e toda família e os use mais e mais! Sede Piracicaba SP - Brasil

  206. Cláudia Briito

    A pessoas que nao conseguem perceber quando estao erradas e por isso continuam a cometer o mesmo erro , e mesmo qe digam que esta a cometer o erro nao liga e comete na mesma pensando qe esta a fazer o certo e o correto , mas nao .

  207. Ana Ramos-FJ Almada

    De nossos error criamos maturidade e experiência! Quando queremos mudar não cometemos o mesmo erro, e vivemos na cobrança de si mesmos, para não erramos mais e se nos entregamos na totalidade a Deus ele nos da a força que necessitamos para continuar

  208. Fernanda Villas Boas

    É verdade, só depende de nós temos o poder de escolher todos os dias....

  209. Hayde Baptista

    Vejo muita dificuldade de realizar os meus afazeres,mesmo que aja uma cobrança constante da minha própria pessoa,parece que há uma preguiça impregnada na mente ...já ouvi falar muito que a mulher é forte ! é uma coluna preciosa dentro da sua casa,mas eu ainda tenho trabalhar muito para ser uma mulher preciosa e virtuosa !!!!mas eu creio que chego lá !!!! DEUS me capacita dia após dia !!!não é mesmo bp ??

  210. Hayde Baptista

    Vejo muita dificuldade de realizar os meus afazeres,mesmo que aja uma cobrança constante da minha própria pessoa,parece que há uma preguiça impregnada na mente ...já ouvi falar muito que a mulher é forte ! é uma coluna preciosa dentro da sua casa,mas eu ainda tenho trabalhar muito para ser uma mulher preciosa e virtuosa !!!!mas eu creio que chego lá !!!! DEUS me capacita dia após dia !!!

  211. Joelle sallum

    Realmente quando vigiamos a nos mesmos nos tornamos pessoas melhores,e consecutivamente erramos menos.

  212. Josy Pereira BH

    Esse poster e muito forte, pois quando nos acostumamos com o erro ele deixa de ser um erro e ser torna um ato de irresponsabilidade e ate mesmo de relaxamento, se cometemos os mesmos erros sempre, temos que nos observar para nos corrigir cometer erros e falhas são normais mas tudo tem um limite, não somos perfeitos para não erramos mas somos espertos demais para tirar grandes aprendizados dos nossos erros e reverter toda a situação em nosso favor.

  213. JAQUELINE MOURA

    Bispo Julio Muito forte esse estudo...Pois falo isso por experiência viva que se somos humildes para reconhecer nossos erros, conserteza aprendemos e nunca mais vamos cai na mesma situação, ao menos se não vigiarmos .

  214. Viviane Almeida

    Tá ligado bispo, tudo é um aprendizado, os erros servem pra nós aprender-mos e não arrar-mos mais. Mas a partir de hoje vou começar a me cobrar mais, já deu tudo certo.

  215. Muito forte pois muito se contenta em dizer 'Que errar é humano,e acaba errando tantas vezes.Devemos sempre nos cobrar dos nossos erros pois ate quando vamos aceitar errar e errar e não fazer nada para corrigir esses mesmos erros. A cada dia temos que ser vigilantes com nos mesmo e passar a não aceitar errar pois assim vamos ver que não aceitaremos errar mais.

  216. Rocio

    Buenas noches Ob. Es verdad hay que aprender de nuestros errores pero no volver a repetirlo. Bendiciones adiós

  217. Glaucia Aristides

    Muito Forte esse post, pois errar consequentemente é desleixo e irresponsabilidade de um pessoa, pode errar ate uma vez mais com seu erro deve ser o ensinamento para não comete-lo novamente, quem aprende não erra mais, porém quem não se importa em aprender continua no erro.

  218. Cássia

    A pessoa só continua no mesmo erro se ela quiser,ou for preguiçosa na fé, não tendo o compromisso de fazer o melhor para Deus.

  219. * Renata Nascimento * Candidata a Rebeca: Salvador Bahia

    Muito Forte Bispo Julio este Post! O ser Humano tem um certo costume de fazer cobranças ou até mesmo aponta os defeitos e falhas de outras pessoas esquecendo ela mesma de olha para os seus erros e se aprimora. sabermos que erra é o humano mas continua no erra já passa a ser uma grande desviu de caráter. *Nos devermos tira grandes proveitos dos nossos erros, para que não possamos comete-los novamente, e passa a fazer cobranças a nos mesma para que possamos ser ou nos torna pessoas muito melhor para o nosso Deus. -Quando cobramos a nos mesmos e mundanos nos tornamos pessoas muito melhores para o nosso Deus. *Deus abençoe a todos!

  220. Paula-SC

    Bispo eu concordo com o senhor. Aprendemos com nossos erros e mudamos com eles. Estamos sujeito a eles porque faz parte da nossa natureza pois fomos criados somente "a semelhança" de Deus.

  221. Helen Cabido BH

    Quando nos policiamos em relacao as nossas atitudes, os erros nao se tornam frequentes e nao caimos no erro de errar a mesma coisa varias vezes.

  222. Nossos erros é nosso professo! Verdade Bispo,posso evoluir ou continuar assim do mesmo jeito,se não me cobrar e me policiar. A partir de hoje a frase "Errar é humano não estarar mais no meu vocabulário,quero muito mudar,e vou conseguir.

  223. vanessa

    É verdade muitos erros que cometemos foi por falta de inrresponsabilidade devemos assumir nossos erros e reconhecer para que possamos a adiquirir responsabilidade.

  224. Carolina Castro

    Não adianta ouvimos de terceiros que precisamos mudar! A mudança só depende de nós, da nossa vontade. E para mudarmos, precisamos primeiro reconhecer o erro. Humildade antes de qualquer coisa ;)

  225. Maria Oliveira

    O erro nos ensina quando somos humildes para reconhecer e corrigir.

  226. Poliana

    Já aprendi muito com erros! Mas permanecer no erro é burrice.

  227. Juliana Ferrante Kozemekinas

    Em toda a nossa vida estaremos sujeitos a erros, claro somos seres humanos, mas temos que ser sábias e tirar do erro a lição que nos ensinou, primeiro para não cometê-lo novamente e segundo para que sirva de experiência, que venhamos adquirir mais maturidade. Como já dizia o velho ditado "errar é humano, mas persistir no erro é burrice". Vamos ser inteligentes!

  228. Rafaela Ataide

    A vida é uma grande escola e estamos aprendendo com ela a todo instante! Como o texto acima diz errar é humano, mas só permanece no erro quem é inconsequente e quem realmente não deseja mudar! O erro é como a vida, serve para nos ensinar, para nos dar lições, pois é através dele que aprenderemos a tomar atitudes diferenciadas.

  229. Yolanda Campos

    Isso é verdade, Bispo, nós devemos nos policiar sempre, pois como o senhor disse: errar constantemente é sinal de irresponsabilidade!!! Se queremos mudar, é preciso vigiar!!!

  230. È verdade Bp.Julio Freitas não podemos esperar das outras pessoas que nus cobrem por nossos erro temos que nus alto policializar pois se não somos capazes de ser responsaveis em mudar nossos erros como podemos cobrar das pessoas que fação isso por nos,nossa vida é conseguencia do que plantamos por isso temos que ser responsaveis e não cometer novos erros. Keylla Cortezz

  231. Maisa de Moraes

    Muito verdadeiro, é muito facil falarmos essa classica frase "errar é humano", dificil é pagar o preço de vigiarmos sempre e nos policiarmos, exige sacrificio, mas se colocarmos em pratica nos arrebentamos, pois nao perderemos tempo com os erros.

  232. Olá Bispo muito forte esse ensinamento errar é humano mas não devemos persistir no erro devemos com este erros aprender buscar fazer diferente, sempre nos policiando e reconhecemos quando estamos errados.

  233. Tauany

    é verdade!! enquanto eu nao tomar a decisao para minha vida ela continuara do mesmo modo!!! apartir de hoje vou asumir meu papel.. e assim sei que Deus vai me honrrar. na fé

  234. Luciana

    Assumir o erro, temos duas oportunidades, provarmos a nossa humildade e podemos concertá-los. Com os erros podemos tirar grande lições! Na fé

  235. Laura Cristina

    Devemos assumir os nossos erros , para que não sejam mais cometidos e sejam sim corrigidos , pois agora há responsabilidade , maturidade , compromisso. Na fé

  236. De nossos error criamos maturidade e experiência! Quando queremos mudar não cometemos o mesmo erro, e vivemos na cobrança de si mesmos, para não erramos mais!

  237. joelma oliveira

    Quem nunca aprendeu com um erro. Pois bem o bispo falou com razão,sempre que erramos nunca mais tomamos as mesmas atitudes que levaram ao erro,nos policiamos, tomamos responsabilidades. Então porque não se policiar antes de errar,ter responsabilidade antes de arcar com as consequências do erro.

  238. Aline das Neves/RJ

    É verdade bispo pois quando comecei na IURD errava muito e depois que comecei a me policiar parei de cometer os mesmos erros de antes que me afastavam de Deus e aprendi muito com eles não errando mais.

  239. Gabriella Nemi

    Muito bom Ensinamento,e pelo menos comigo é assim que acontece,quando eu cobro a mim mesma começo a me policiar mais,e consequentemente errar menos.

  240. Amanda Oliveira - MG

    Concluímos que através dos nossos erros tiramos experiencias para que não venhamos cometer-los novamente, pois como este post diz o errar é humano, a pessoa só continua no erro se ela quiser, pois ninguém erra inconscientemente , mas pelo ao contrario sabendo que suas atitudes são certas ou erradas. Dos erros tiramos a proveitos bons e ruins, experiencia para que não venhamos cometer-los novamente.

  241. Jacqueline Mattisen

    O grande erro é que remoemos o passado e queremos fazer dele o presente, mas quando nos cobramos e somos criticas aos nossos erros, podemos abranger a visão e não errar pelos mesmos motivos. Aprendemos a seguir em frente! Na fé

  242. Laís Penatti - Piracicaba/SP

    É verdade mesmo, quando erramos uma vez, estamos aprendendo para não errar mais. Temos que nos esforçar, vigiar e nos policiar, para não cair no mesmo erro novamente. Só vamos errar se quisermos.

  243. Amanda Amaral - DF

    É verdade Bispo poxa muito bacana essa mensagem vou passar a cobrar mais de mim pra poder fazer a diferença ser diferente para que eu possa agradar ao Meu Deus sempre. errar não é humano é uma escolha. Na Fé

  244. Todos nós cometemos erros, mas devemos aprender com eles,e não aceitar comete-los novamente! Devemos cobrar de nós mesmos a cada dia a responsabilidade para melhorarmos a cada dia! Claro precisamos errar para aprender, mas nunca cometer o mesmo erro!

  245. Débora Maia

    Quando cometemos um erro, temos que amadurecer com ele, para que mais a frente possamos tomar atitudes diferentes!!! Temos que nos analisar dia após dia, para que não venhamos cometer sempre os mesmos erros, mais que venhamos acertar cada vez mais!!!

  246. Janaina Soares

    É um fato constante e uma grande realidade nós mesmo somos os responsáveis pelo nosso erros era uma vez tudo bem ,mais continua no erro eu não diria falta de RESPONSABILIDADE mais sim vergonha na cara palavra até dura mais é a certa, pois ninguém é culpado a não ser nós mesmo dos nossos erros quando passamos a querer errar.

  247. MARIANA GONÇALVES

    Todos sabemos que errar é humano e que persistir no erro é estupidez. Então cabe a nós decidirmos o que queremos ser e fazer.

  248. Darly Medeiros

    Muito forte!Quando praticamos algo sem o conhecimento , ou das consequências , estamos indo sobre impulso , mas todo erro é como uma forma de amadurecimento para que da próxima vez possamos prosseguir corretamente , temos que nos analisar dia após dia assim reconhecemos nossos erros e não tropeçar. Na fé!

  249. CRISTIANE

    ASSUMIR OS ERROS É UMA QUALIDADE,É SER HUMILDE. ASSIM É POSSIVÉL ACERTAR E FAZER O MELHOR. CONTINUAR ERRANDO É VOLTAR PRA TRAZ .

  250. Karen de Jesus Ferreira

    Nada justifica o erro, mas ficar se punindo por ele não é bom, comece a se policiar e se perdoar, pois Deus já te perdoou !!! E as vezes por mais difícil que seja creia que você consegue !

  251. Karen de Jesus Ferreira

    Nada justifica o erro, mas ficar se punindo por ele não é bom, comece a se policiar e se perdoar, pois Deus já te perdoou !!!

  252. SHEILA DE OLIVEIRA

    qual o segredo dos grandes cientistas ,empresarios ou pessoas que tiverao seu nome na historia? somente porque eles cobravao de si mesmo nao aceitando terminar aquilo que planejou de qualquer jeito,eles alto se avalirao.a igreja universal esta em varios paises porque o lider dela alto se cobrou nao aceitando cair na primeira derrota.assim temos que ser,avaliarmos nos mesmo,nos policiar,corrigir nossos erros e cobrar de nos mesmo assim vamos nos tornar uma pessoa madura.

  253. CRISLAINY SANTOS DA SILVA

    SE NOS MANTIVERMOS SEMPRE DE VIGIA, PODEMOS ATE ERRAR MAIS NÃO COMETEREMOS O MESMO ERRO NOVAMENTE.

  254. Oziene Barbosa

    Boa noite bp Julio, ja cometi alguns erros e deles tirei aprendizados para nao comete-los novamente. Reconheço que ja culpei os outros, sendo q a culta era tbm minha. fui humilde pra assumi-lo e colher o fruto dele, mas aprendi.

  255. natalia lameira

    cobrarse nao significa ficar se atacando, mas sim esta em vigilancia buscar aprender com o erro que foi cometido. nao voltar ao passado para ficar se martirisando mas buscar o amadurecimento e crescimento espiritual.

  256. Amanda Joao Pessoa-PB

    Errar não é fim do mundo , mas cabe a nós se policiar , cobrar de nós mesmos os acertos ,pois colhemos amanha o que plantamos hoje. Amanda -Paraíba

  257. Letícia Mairynk

    é dificil para todo ser humano reconhecer que errou o erro não é algo agradável de se reconhecer, ele tras consequencias e essas nem sempre são as melhores, mas por tras de todo erro a sempre uma lição a ser tirada, para que mas na frente nos deparamos com a mesma situação tenhamos maturidade para tomar a decisão certa, o problema é quando a pessoa insiste em continuar errando, ela sabe do resultado final mas é conduzida pela emoção que lhe faz acreditar que dessa vez pode ser diferente, mas não é. Nos erros são vão parar quando aprendermos a lição que trás com ele.

  258. Taíssa Dias

    ERRAR É HUMANO PERMANECER ERRANDO É FALTA DE RESPONSABILIDADE,FALTA DE INTELIGÊNCIA...DEVEMOS ESTAR SENBILIZADOS PARA ERRARMOS MENOS ,JÁ TEMOS TANTOS DEFEITOS NATURAIS E AINDA FICAR ERRANDO DIRETO...O SEGREDO É SE COBRAR E MUDAR

  259. Sabrina

    Já gastei tanto tempo na vida colocando a culpa nos outros que nem gosto de lembrar. Minha vida só mudou quando comecei a assumi-los e corrigi-los. Uma mensagem muito valiosa!

  260. Cláudia Fonseca

    Boa noite, Bispo! Muitas vezes erramos por falta de conhecimento, mas não podemos persistir no erro após ter tido uma experiência ruim. E através das cobranças feitas a nós mesmos é que poderemos interromper a continuidade destes erros. O orgulho geralmente nos impede de nos corrigirmos.

  261. Boa noite . Essa palavra é a pura realidade humana ,quando praticamos algo sem o conhecimento , ou das consequências , estamos indo sobre impulso , mas todo erro é como uma forma de amadurecimento para que da próxima vez possamos prosseguir corretamente , temos que nos analisar dia após dia assim reconhecemos nossos erros e não tropeçamos novamente nas demais .Um exemplo também é quando não enxergamos nossos erros , assim Deus envia uma certa pessoa para alertar ... mais poucos aceitam como uma forma de ajuda , Deus quer nos moldar a cada dia . Na fé , Amanda .

  262. É verdade continuar no erro, prova que a pessoa realmente não deseja mudar. E com isso impede do Senhor Jesus agir dentro dela.

  263. Danieli

    Reconhecer os erros e assumi-los apesar das consequências, é o primeiro passo todos nós somos sujeitos a erros e falhas, mudar todos os dias é preciso,,,,

  264. Maria Viana

    É verdade continuar no erro, prova que a pessoa realmente não deseja mudar. E com isso impede do Senhor Jesus agir dentro dela.

  265. Andreia fje carregado

    Boa noite bispo, n existe nada melhor do que a nossa consciência para indicar-nos os nossos erros, por vezes até nos acusa mas ignoramos por completo. Existem certas coisas que só nós podemos fazer como por exemplo:cobrar-nos diariamente pra que melhoremos dia após dia.

  266. Lucicler

    Realmente é errando que se aprende, porem não podemos viver cometendo erros e para isso não acontecer temos que nos policiar, sermos vigilantes e cobrar de nós mesmos para andarmos corretamente. Cometer um erro por falta de conhecimento as vezes é inevitável, mais depois do aprendizado permanecer no erro ou cometendo eles ai é inaceitável.

  267. Ester Rege

    O Próprio Deus nós deu uma chance de acertar depois do erro lá no Edem, mesmo que tudo fosse mais difícil , ainda assim é possível mudar o que errou, basta querer. A maturidade é responsável pela coragem para encarar os próprios erros e reconhece-los , a ponto de fazer diferente assumidamente, Deus se agrada do esforçado. Na Fé !

  268. Thalita

    É verdade bispo. Podemos acertar depois que vemos os erros que cometemos. Mas errar sempre na mesma coisa é pedir para ter uma vida estacionada.

  269. Daniela Soares dos Santos Silva

    Pois é diz o ditado é errando que se aprende,não sempre apenas uma vez né ,pois dai ja nos serve de experiência para não cometermos o mesmo erro de novo.Tenho m,e policiado e tenho tido bons resultados.

  270. thais almada

    Não podia ser mais verdade... Quem podrria nos ensinar nelhor do que o sabor amargo das consequencias dos erros, e se deixo de me cobrar seja por pouco tempo já vejo as minhas vontades e emoções a quererem falar mais forte e a conduzir- me a erros que irei arrepender-me se os cometer. Por isso é que é tão importante vigiar-nos constantemente!

  271. Bruna Gouveia - FJAlmada - Portugal

    Temos que nos cobrar, temos que puxar por nós próprios de forma equilibrada para atingirmos coisas novas e melhores resultados.

  272. Audrey Dantas

    Quando nos cobramos mais nos saímos melhor em tudo que fazemos, pois nos esforçamos mais para atender as nossas cobranças.

  273. margarida monteiro amaral

    Boa noite Bispo, Claro que o ser humano comete erros, porem devemos nos corrigirmos, e não comete-los outra vez .

  274. HELENA FJE; POMBAL

    Cobrar-se não significa estar sempre se atacando! Cobrar a si próprio significa estar atento ao que se pode mudar! às vezes erramos e em vez de agirmos de uma forma a mudar, fazemos a mesma coisa tentando fazer diferente… Não funciona se “auto-detonar” e sim se corrigir.

  275. Cátia FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Muito bom ensinamento esse. Vou guardá-lo e passar para muitas mais pessoas para que possam ser tão beneficiadas quanto eu fui!

  276. Raquel Leng - FJ Almada

    Só os grandes vencedores tiveram coragem de cobrar de si mesmos, por isso é que estão no patamar onde estão, porque acreditaram no seu potencial e também souberam ser responsáveis. Em certas circunstâncias muitos de nós não conseguimos evitar os erros, ás vezes até não é por falta de responsabilidade, mas é porque ás vezes também não somos capazes de o reconhecer, e isso gera em muitos de nós frustração, desânimo.. o orgulho também nos atrapalha muito, esse espirito maldito impede-nos de enxergar aquilo que temos de enxergar! Na fé

  277. Goretti

    Boa noite Bispo, concordo plenamente que continuar no erro é sinal de irresponsabilidade, pois devemos aprender com os erros, mas no momento que nos escondemos atrás dos erros simplesmente deixamos de crescer em todos os aspectos da vida, pois o ser humano foi feito para evoluir e não retroceder!

  278. Maria FJE FIGUEIRA DA FOZ

    É justamente por isso que quando erro, procuro ver logo qual a lição a retirar e aprender com o erro e não voltar a cometê-lo. Tenho que aprender e procurar a ensinar os outros para que eles também aprendam a não cometer esse erro.

  279. Liliana FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Com Deus podemos seguir em frente depois do erro, pois Ele nos ajuda a não voltarmos a cometê-lo. Ele é a nossa força. A nossa fortaleza.

  280. Maria Silva

    Já diz o velho ditado, errar é humano persistir é burrice Então seja sábio e aprenda com os erros, vigiando sempre.

  281. Eliana FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Isso é mesmo verdade. Temso que ser dignos de confiança, de responsabilidades. E assim, não cometemos os mesmos erros, quando nos policiamso

  282. Patrícia FJE FIGUEIRA DA FOZ

    As lições que aprendemos com os nossos erros ajudam-nos e muito. elas são como um auxiliar em nossas vidas

  283. Miguel FJE FIGUEIRA DA FOZ

    é um facto bispo júlio. Temos que aprender a lição e não voltar a cometer. nem sempre um erro é mau, as vezes ele impede que cometamos um maior no futuro

  284. PAULO DIEGO-FJE; POMBAL

    verdade o erro s dependi de nois mesmo bispo, mais a maioria dos erros de hoje em dia sao como professor, por exemplo esse foi um dos meus ensinamento na minha vida atraves dos meus proprio erros que fui aprendendo a ser um homen de verdade...

  285. William - FJE Pombal

    É verdade, se eu for mais exigente comigo mesmo, com certeza vou ter mais responsabilidade e vou aprender mais com o erro não vou comete-lo mais vezes.

  286. Fernando FJE FIGUEIRA DA FOZ

    É bom o senhor escrever este tipo de coisas, pois as pessoas não costumam falar deste tipo de coisas que é uma verdade. Nós temos esse poder na nossa mente. é só utilizar

  287. Umbelina FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite bispo Júlio. Nunca é tarde para mudar o nosso pensamento em relação a alguma coisa. É hora de mudar e para melhor! Temos que deixar as manias e teimosias de lado e agir de forma a acertar nas nossas escolhas e objetivos!

  288. Ruben FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Penso que para não errar novamente, podemos seguir o exemplo dos nossos pais e de pessoas que já são mais velhas, que têm mais experiência. Aprendemos com os erros deles, para que não o cometamos também.

  289. Viviane Souza - FJE Pombal

    Realmente há diferença entre errar uma vez e em ser relaxado nos erros, repetir o mesmo erro várias vezes já se torna comum e então aquilo passa a ser visto como algo normal e não como um erro. Por isso, temos que estar sempre atentos nas nossas atitudes, vigiar e sempre mudar ao mínimo sinal de perigo.

  290. Sofia FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Olá. Gostei muito do seu post. Me fez pensar de forma que nunca pensei. Me ajudou muito. Não voltarei a errar da mesma forma que errava!

  291. boa noite bispo julio a desculpa que errar e humano e um meio que a pessoa arranjou de se desculpar da sua inresponsabilidade,por isso dia apos dia nos devemos cobrar nos o maximo de nos,e sempre para alem daquilo que nos pedem seja no trabalho,na escola,na igreja,porque quando isso acontece ela se torna responsavel e vai fazer de tudo para errar o minimo de vezes!

  292. Diogo Simões FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite. Não podemos dar desculpas para os erros que cometemos quando temos o poder de controlo sobre o problema. Nós somos os responsáveis pelos actos que cometemos.

  293. luis batalha ´´FJA´´

    boa noite eu tenho de assumir os meus proprios erros assim posso chamar a atençao de DEUS

  294. Leandro Henrique -FJE-LEIRIA

    O erro ensina as pessoas a se como aprender não de uma forma agradável pois além de tudo gera e deixa grandes consequência no longo da vida. Somente com a união com criador que é o Senhor Jesus aprendemos a superar todas as adversidades e problemas. E com Deus tudo é possível aquele que crê e conseguimos forças para seguir em frente e conquistar.

  295. Brigida Sacramento

    Errar é humano, mais estar constantemente a comer erros já é burrice, O Senhor esta certo,temos que nos policiar,assim evitamos a maioria dos erros, pois é com os erros que aprendemos a mudar e ser vigilante de nos mesmo.Que DEUS lhe abençoe grandiosamente, e toda sua família, Bispo

  296. Marciele Viana

    VERDADE! TEMOS RECONHECER OS NOSSOS ERROS. AS VEZES PENSAMOS QUE O ERRO NAO ESTAR NA GENTE. MAS SE ERRAMOS CONSTANTEMENTE É PORQUE EXISTE ALGO DE ERRADO EM NÓS.

  297. Ana Júlia FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite senhor bispo. Nós aqui na FJE da Figueira da Foz estamos a orientar os jovens a ter essa consciência. Estamos a ver sucessivamente resultados no carácter de cada um.

  298. João Tiago FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Errar continuamente é sinal de uma pessoa irresponsável. Não tem cabimento uma pessoa errar sempre sem querer. Se ela quiser, ela pode mudar

  299. OLA BOA TARDE BISPO achei muito bom essa materia pois fala muito do nosso cotidiano, muitos erros são cometidos mas não podemos cometer os mesmo erros pois quando e acontece não estamos nos policiado então temos que tomar muito cuidado...

  300. BISPO ESSA MATERIA É ALGO QUE ACONTECE FREQUENTEMENTE COM NOS.ERRAR UMA VEZ FAZ PARTE MAS VIVER SEMPRE NO MESMO JA É ALGO QUE JA NAO NOS FAZ BEM.

  301. jacyra fjAlmada

    E verdade pastor,cada erro é uma aprendizagem,pelo menos deveria ser, porque cada erro,faz nos evoluir e aprender para nao voltar a cometer a 2 ou 3 vez.se a pessoa continua e porque levou o erro como uma licao e nao amsdureceu.

  302. Ariana Pereira

    É verdade Bp tenho que me cobrar mais e mi policiar para que eu não venha errar e ninguém venha mi apontar o meu erro.

  303. Érika Araújo

    Errar todo mundo erra, porém cabe a cada um de nós verificarmos os erros para não vivermos escravos, em todo o tempo temos que vigiar, policiar e analisar onde estamos errando.

  304. jacira fje leiria

    hoje aprendi que para consertar os meus erros, só dependo de mim... as pessoas podem até apontar uma, duas, três vezes, mas a mudança mesmo só vai acontecer quando eu por mim mesma decidir deixar de o cometer, e passar a cobrar de mim mesma de tal modo que não o vote a cometer...

  305. Kátia Bernardes

    Isso é verdade bispo Júlio. Muitos querem se aproveitar do versículo que diz que devemos perdoar até 70 x 7 vezes e querem fazer hora com a gente. Insistem nos erros para que sejamos obrigados a perdoá-los. Fora que no meio profissional isso não existe e muitos que se dizem cristãos perdem excelentes oportunidades por errarem mais que acertar. Temos mesmo que cobrar de nós mesmos para que possamos acertar o máximo possível e sermos motivo de louvor para o nome do senhor Jesus.

  306. alessandra almada

    O erro que muitas das vezes cometemos é não aprendermos com as falhas que cometemos no passado e com as atitudes erradas que tomamos.Eu penso que os erros que cometemos não devem ser coleccionados para usarmos de vez em quando,os erros servem para nos ensinar e fazer de nós pessoas mais fortes e determinadas.

  307. larissa

    realmente bispo se nos cobrarmos constantemente evitaremos de repetir erros e isso concerteza vai nos aproximar mais e mais de Deus

  308. nirma fje leiria

    concordo plenamente senhor bispo, errar é normal, de facto, mas o que nunca me tinha ocorrido é que errar constantemente o mesmo erro é irresponsabilidade... porque como o senhor disse, nós aprendemos com os erros, só não aprende quem não quer, e quem cobra de si mesmo tem a responsabilidade de se cobrar de si mesmo.

  309. Quando erramos uma vez, aprendemos a partir dele o que é certo. E só depende de nós estarmos nos policiando, refletindo naquilo que fazemos para que venha dar certo.

  310. khrysleny o. martins bahia

    Boa noite, eu não concordo que ficar cometendo o mesmo erro seja humano, ou que devemos aprender errando, acho que esperto é aquela pessoa que aprende vendo os erros dos outros e evitando que o mesmo ocorra em sua vida, é claro que todos somos falhos mas, ficar batendo na mesma tecla e vendo as coisas ruins se repetirem não é normal.A responsabilidade é toda nossa assim como esta escrito: "Examinai-se, pois o homem, a si mesmo." (1ºCorintios 11:28)

  311. Maria Santos

    Não precisamos depender sempre de terceiro para ver nosso próprio erros. a nossa consciência serve de alarde.

  312. Ana Paula Udson

    Com certeza temos que estar aptos para nos consertamos sempre .. é questão ate de inteligencia , assim viveremos menos frustrados!!

  313. Telma Patícia

    Errar sem duvida é humano, sempre estaremos sujeitos a erros e falhas... mas cometer sempre o mesmo erro já é uma opeção de cada pessoa... temos de nos vigiar e sermos resposaveis para não voltarmos a comer o mesmo erro novamente.

  314. Adriana. Aracaju-se

    è verdade bispo temos que nos cobrar sim, e se cometer algum erro se cobrar e não comete-lo mais sem precisar que alguém aponte ele, a pessoa que é inteligente aprende com os erros do outro ela não precisa errar para aprender.

  315. Gilena Leite

    Boa tarde, Bispo! Podemos associar este erro ao pecado quando cometido, pois, quando uma pessoa peca e sente apenas um remorso, certamente tornara a pecar pelo mesmo motivo, mas quando há de fato um arrependimento, a pessoa deixa definitivamente de cometê-lo. Da mesma forma o erro, quando se erra seja por qual for o motivo, sendo este erro cometido pela segunda vez... sinceramente não é mais o "errar humano", mas falta de vigilância, como o Sr. disse, falta de cobrar mais de si e analisar-se constantemente. Deus abençoe imensamente!!

  316. Heloísa

    Temos que nos Auto Policiar para não ficarmos sempre Errando!

  317. Beatriz Rocha

    Quando erramos pela primeira vez ainda temos a chance do conserto , mas se continuarmos sempre pelo foto de sabemos a verdade, e por isso devemos ser retos diante dele. e nada ser uma barreira ente nos e Deus...

  318. é verdade Bp , como sua esposa D. VIVI sempre diz , dar-se a conhecer. A Dona Nanda também prega muito sobre "se vasculhar" . E é isso que temos que fazer diariamente , Na fé !

  319. Kelly

    Olá bispo! Seria muitos bom se todos aprendesse com os seus erros, e usasse do próximo como experiencia. O erro é bom, pois nos ensina com não devemos agir, mas não podemos persistir no erro.

  320. Verdade Bispo, se erramos uma vez e nós arrependemos e levamos isso como uma experiência é uma coisa muito diferente de errar e continuar no mesmo erros sempre !!

  321. Beatriz Rocha

    Quando erramos na primeira vez temos a chance de na proxima vez não acontecer de novo ,por que todo erro trás conseguencias que nos faz amadurecer....

  322. Marta Xavier

    Boa noite! Nós podemos evitar o erro se nos policiarmos, porque caso já o tenhamos cometido, temos que vigiar para que o mesmo não aconteça novamente. Temos que procurar dentro de nós todos os "bichinhos" e ao detectá-los, temos que parar de cometer os mesmos. Na fé

  323. Daniele Ferreira da Silva

    Temos que aprender com os nossos erros para não cometelos novamente,e sempre ficar atentos para que na próxima vez acertar.

  324. Janice Pereira

    É verdade Bispo, para todo o erro que cometemos fica um aprendizado. Não podemos e deixar que isso vire algo constante pois como diz o ditado "errar uma vez é humano mas persistir no erro é burrice."

  325. Estrella Jeanete Chávez Figueredo

    Hola, Obispo. Anterior mente yo tenía mucho miedo equivocarme me cobraba mucho pero no pensando que en la próxima no pasaría. Sino más bien que como ya me equivoque ya todo era error. Y me costo mucho comprender que mis errores son parte de mi construcción Espiritual, siempre y cuando aprenda la lección. Y más de uno no fue a la primera, segunda ni tercera. Pero aprendí y lucho por ello. Un saludo y Geacias.

  326. Renata Coutinho Bastos/Manaus-AM

    É verdade bispo temos que nos policiar e vigiar , pois por pequenas coisas acabamos cometendo o mesmo erro.

  327. Cintia - Curitiba/PR

    Errar a primeira vez, é passivo de aceitação, mas permanecer no erro acho que já falta de atenção e comprometimento da pessoa. Todos podemos errar, mas não permanecer no erro. Uma das coisas que nos possibilita o concerto é a humildade em assumir o erro, e muitas vezes a pessoa perde esta oportunidade por causa do orgulho!

  328. Micaela bento - FJE Figueira da foz

    Boa tarde bispo julio É verdade bispo julio eu tenho me policiado nas minhas atitudes. O erro de fazermos alguma coisa mal é uma ação inesperada. Dizem que errar é humano, mas não errar constantemente é sinal de irresponsabilidade. Quando um professor fala alguma coisa que fizeram mal não devemos ouvir essa coisa e depois entrar pelo ouvido e sair pelo outro porque isso vai fazermos cometer o mesmo erro outra vez.

  329. Tatiane Cristina

    É verdade bispo, nós devemos aprender com nossos erros, pois se erramos temos que adquirir experiência daquele erro pra não voltar a cometê-lo... E somente cobrando de nós mesmos é que vamos acertar ....

  330. Ivone Andrade

    Para que possamos parar de cometer os mesmos erros, esses devem deixar de ser habitos em nossas vidas. Existem coisas nas quais erramos que se tornam tão corriqueiras que a pessoa age como se isso fosse natural. O que devemos é exercitar a fé inteligente e mudar os habitos e não culpras as pessoas por nossos erros. Outra coisa a fazer é aprender com eles

  331. Bianca Lyz

    “Quem está a errar constantemente, é porque não tem a responsabilidade de se cobrar constantemente.” É a pura verdade porque quando cometemos um erro pela primeira vez somos corrigidos e se não mudamos é porque realmente não estamos nos esforçando para isso. Nos cobrar constantemente é necessario para que com as nossas atitudes sejam exemplo para os demais tbm.

  332. Boa tarde Bispo! É isso aí,depende de nós mesmos aprendermos com nossos erros; eles são oportunidades disfarçadas para correção do nosso 'eu' pecador! Para manter-se a si policiar nada mais que a sintonia com o Senhor Jesus,a qual nos revela e capacita-nos.

  333. Juliana Lanes

    Eu acredito que devemos vigiar nossas atitudes e quem raciocina antes de fazer não erra!!!

  334. Gonçalo Lima FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Temos que nos policiar para que não voltemos a errar. É importante estarmos atentos e alerta para prevenir eventuais erros que não são necessários.

  335. Graça Rodrigues FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Posso dizer que houve um antes e um depois desde que entrei no Centro de Ajuda. Sou muito grata ao que Deus tem feito em minha vida. Ele sim é bom, fiel, e nunca me deixará. Não quero saber do que dizem que é o Centro de Ajuda, eu sei como cheguei e como estou hoje, depois que entrei no Centro de Ajuda.

  336. Kauani Branco

    Se soubermos, podemos aprender com nossos erros, pois certamente lá na frente não vamos cometê-lo novamente. Sem esperar que alguém venha e nos fale o que é certo ou não mas tendo consciência nos mesmos do que fizermos para que façamos outra vez.

  337. Diana Alves FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Não vou cometer os mesmos erros. Não me vou deixar influenciar pela opinião dos outros. Vou fazer o que tem que ser feito. Vou fazer o que é certo.

  338. Otilia FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Você que está a sofrer e quer mudar essa situação: Não quer voltar a cometer os mesmos erros? Então dirija-se ao Centro de Ajuda mais perto de si. Mais informações em: iurd . pt Pode também assitir: iurdtv . eu

  339. gabriela

    Confesso que foi um tapa na minha cara.... Pois sempre esperava que as pessoas apontassem meu erro para eu mudar mais como o sr mesmo disse que errar constantemente é sinal de irresponsabilidade é e a pura verdade é o que mais atrapalha da pessoa mudar e o orgulho devemo nos policiar e rever nossas atitudes.

  340. Samira Marques

    “Quem está a errar constantemente, é porque não tem a responsabilidade de se cobrar constantemente.” Essa frase me fez refletir nos meus erros, e a partir de hoje vou me policiar ainda mais.

  341. Evandro FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Na minha opinião, penso que as pessoas erram repetidamente porque são cegos espiritualmente ou são orgulhosos. Quebre esse orgulho e mudo o rumo da sua vida. Pare de andar no mesmo erro. Seja corajoso!

  342. daiane katleen

    Boa tarde bispo, nesse post mostra o que muitos deveriam saber mais o ser humano ele só consegue ver os erros dos outros e o seu parece ser invisível, bom pelo menos eu estou vendo me auto corrigindo já errei tanto que um dia tive que mudar na fé.

  343. Nayara Silva /DF

    Boa tarde bispo, quando há uma determinação em atingir as próprias metas o risco de se cometer um erro é muito pequeno acredito que satisfazer os seus compromissos depende de sua organização principalmente do tempo, planejar com certeza sempre é a melhor opção.

  344. Mónica FJE FIGUEIRA DA FOZ

    não podemos prevenir de um possível erro, mas podemos prevenir de erros seguintes, pois se vermos onde erramos, podemos agora agir de uma outra forma, de forma a que não voltemos a errar.

  345. Joana Santos FJE FIGUEIRA DA FOZ

    É cobrando de nós mesmos que podemos chegar a algum lado. Se não houver essa cobrança a nós próprios, acabamos por não querer saber, a acomodar, a ser irresponsáveis e a voltar a errar.

  346. MONIQUE AMORIM

    VERDADE! TEMOS RECONHECER OS NOSSOS ERROS. AS VEZES PENSAMOS QUE O ERRO NAO ESTAR NA GENTE. MAS SE ERRAMOS CONSTANTEMENTE É PORQUE EXISTE ALGO DE ERRADO EM NÓS.

  347. Ingrid Silva Brasilia-DF

    Verdade! o erro nos traz ensinamentos e nos adverte que é hora de mudar alguma coisa, essa cobrança tem que ser todos os dias a cada instante, quando a gente se cobra agente vigiar e quando estamos vigiando não vivemos a errar.

  348. Lislane Sousa

    Boa Tarde,bispo sempre devemos esta vigilantes para não errar,e nos cobrar constantemente,para sermos bons em tudo que fazemos,e apredermos sempre com nossos erros,para não cometer os mesmos erros posteriores.Na Fé.

  349. Isabela Lima

    Verdade!!! Só depende de nos policiar e passar a se auto corrigir. Podemos sim mudar o rumo das coisas. através das nossas escolhas e atitudes. Muito bom.

  350. Mário Santos FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa tarde bispo Júlio. Temos que nos analisar e ver se não estamos a bater sempre na mesma tecla. Por vezes, sem notarmos, erramos porque não vemos qual a raiz do problema.

  351. Daniela FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa tarde bispo Júlio, É isso mesmo. Quando eu me policio e vigio, acabo por não cometer os mesmos erros, pois os erros cometidos serviram como alerta e como lição. Deste modo, não voltarei a errar e poderei impedir que outros o façam. Nós, da FJE, temos que servir de exemplo a outros jovens. Eles tem que ver em nós uma diferença, e esse diferença está no nosso carácter. Errar todos erram, mas errar repetidamente, só quem não pensa. Temos que ser inteligentes, sábios. Temos que pensar!

  352. João Limas FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Olá bispo. Muito bem dito! Só depende de nós. Nós podemos mudar o rumo das coisas se vemos que sempre erramos numa coisa, podes mudar, para que não voltemos a errar.

  353. Flávio - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Bispo é possível prevenir a ocorrência do erro repetitivo. Basta não agir da mesma forma, porque se erramos agora temos que aprender com isso e não errar mais

  354. Boa Tarde! Com certeza, os nossos erros , nos fazem crescer,com eles aprendemos a nos levantar, a seguir em frente. Então façamos deles escadas para conquistas futuras, para uma maior aproximação de Deus e também para alcançarmos a Vida Eterna ao lado do nosso Salvador Senhor Jesus Cristo.

  355. Angélica Alves

    Muitas boas oportunidades vêm depois de situações catastróficas, da mesma forma, a oportunidade de aprender, vêm após cada erro; e cada falha nos ensina a sermos melhores no futuro, quando nos colocamos a disposição de Deus. A verdade é, que erros sempre vamos cometer, a diferença esta em aprender com cada erro, ou viver errando sempre no mesmo ponto, fazendo nossa vida ficar presa àquela situação.

  356. Muitos erram também por não ser humilde em aceitar um conselho ou uma opinião aí quando chega lá na frente que ver que a atitude que tomou deu errado aí ele pensa se eu estivesse ouvido fulano não teria acontecido;o erro depende da responsabilidade de tomarmos uma decisão antes de tudo

  357. mariana - fj almada

    E verdade. Quantas vezes cometemos sempre o mesmo erro. Ha sempre o : nao volto a fazer mas a falta de coragem nos leva a errar. Temos de ser fortes a combater os nossos erros

  358. Maria

    Cuando reconocemos nuestros errores, aprendemos con ellos y los evitamos en el futuro pues con seguridad son profesores que nos dejan enseñanzas para no equivocarnos nuevamente.

  359. Ingrid Borges

    Os erros constantes mostram que não se está disposto a aprender, não interesse em ser melhor. Não conseguiremos ser perfeitos, mas temos que buscar essa perfeição. Como Deus ordenou a Abraão "Anda na minha presença e sê perfeito".

  360. Rosileide da silva sales

    Se dizem que errar é humano, eu digo que errar constantemente é sinal de irresponsabilidade. E digo isto porque o erro, ao mesmo tempo que é uma falha, também é um professor, pois ensina-nos lições preciosas para a vida, para que, mais à frente, não venhamos novamente a cometê-lo.

  361. Mayara Figueredo

    Olá Bispo.. Realmente o erro é como uma escola que nos ensina como agir na próxima vez.. Não podemos nos acomodar e pensar que errar é humano e que amanha mudaremos nossa atitudes errantes, temos que nos cobrar uma mudança, exigir mais de nós, sabemos que podemos acertar então porque continuar errando? O erro pode se tornar um vicio em nossa vida e nos levar ao inferno, então é melhor nos esforçarmos para acertar. Deus Abençoe!!!

  362. Nayza Azevedo

    Boa tarde Bispo, eu mesma pude perceber a eficácia desta cobrança. Quando nos responsabilizamos pelos erros, tomamos a rédea da situação. Com isso eu aprendi que metade de nossos "demônios" são resolvidos com organização, vontade de mudar e querer acertar da próxima vez.

  363. Nee FJE LEIRIA

    boa tarde sr.bispo Julio de facto errar para muitos pode ser normal,mais para mim não e,pois a gente pode mudar isto ou admitir que tavamos errados,mais isto nem sempre e fácil. Depende da pessoa mesmo.

  364. Gírlei, Salvador-Ba

    Quando somos maduros e humildes para reconhecer nossos erros, aprendemos com ele e o usamos de experiência para acertos futuros.

  365. Patricia FJE LEIRIA

    boa tarde sr.bispo realmente errar muitas vezes e burrice,mais se dia após dia tentamos mudar ou evitar um erro podemos evitar que erros futuros aconteçam.

  366. Daniel FJE LEIRIA

    boa tarde bispo o estudo e muito fixe,mais as vezes se erramos em algo não termos a ipotese de fazer a tal coisa outra vez,pois nem tudo na vida admiti erros,mais eles acontecem.

  367. Iam FJE LEIRIA

    boa tarde bispo eu acho que errar uma vez e humano,pois não somos perfeitos,mais muitas vezes já e muito mau,pois monstra que a gente não quer aprender a fazer ao contrario. POIS as vezes nem todos nos conseguimos admitir um erro se quer.

  368. Ailton Lopes

    Boa tarde bispo , e muito forte quando nos trazemos a responsabilidade para nos então valorizamos cada oportunidades ,por isto não podemos aceita erra e ficar dando desculpas.. Ailton cordeiro. FARO.

  369. Anna FJE LEIRIA

    boa tarde sr.bispo realmente o errar pode ser evitado,mais vai depender da pessoa mudar isto e se corrigir,pois nada acontece se não quisermos .Tudo de depende de nos.

  370. Ana R FJE LEIRIA

    Boa tarde sr.bispo o facto de errar pode por uma vez ser humano e normal,mais muitas vezes já se torna burrice nossa,mais isto depende exclusivamente da pessoa também,pois tem muitas que erram de desproposito.

  371. Edmisa - FJE viseu

    É verdade, todos erramos, falhamos, mas não podemos viver sempre errando as mesmas coisas. Temos que aprender com essas falhas, não só para o nosso benefício como também para alertar os que estão perto, para que não cometam o mesmo.

  372. Rute FJE LEIRIA

    boa tarde sr.bispo realmente admitir que temos um erro e difícil,mais não e impossível,pois basta dedicarmos a mudar a cada dia que se passa.

  373. Ricardo FJE LEIRIA

    boa tarde bispo eu gostei do estudo pois,muitos não tentam mudar este aspecto importante de suas vidas,pois o facto de assumir algo ou se disciplinar depende de nos mesmos.

  374. Sandra Alves

    “Eu sempre afirmo sobre a nossa condição humana, falha e condicional. Essa mensagem é a minha prova. No passado adquiri responsabilidades que me trouxeram excelentes experiências no âmbito profissional, pessoal, familiar, porém a falha foi na vida sentimental. Em alguns aspectos, não pratiquei a responsabilidade. Tive ações impensadas que me trouxeram conseqüências ruins. Hoje é possível prevenir a ocorrência do erro, porque o Espírito Santo me alerta.”

  375. Ana FJE LEIRIA

    boa tarde sr.bispo realmente se nos policiamos mais evitamos cometer erros futuros,mais isto esta nas nossas mãos e depende da gente própria mudar isso.

  376. danilo FJE LEIRIA

    boas tarde bispo certamente o facto de errar e um erro totalmente nosso, mais podemos consertar isto nos corrigido diariamente,mais isto depende de nos próprios e não dos demais.

  377. VÂNIA FJ ALMADA

    Porque que temos que começar por cobrar de nós mesmos? Porque se queremos fazer a diferença, temos que começar por mudar a nós mesmos, e mesmo para ajudar outras pessoas, precisamos de conhecer nossos erros para eles mudarem, porque se quisermos mudar alguém, sem nós estarmos agindo da mesma forma a outra pessoa não vai conseguir fazer porque não estamos a fazer também. Temos que começar por nós, cobrar de nós mesmos, só assim poderemos mudar e conquistar aquilo que falta conquistar.

  378. DAIANY SECCHI

    É VERDADE BISPO, QUANDO NOS POLICIAMOS MAIS NÓS MESMO, ERRAMOS MENOS, CLARO QUE NÃO VAMOS TORNAR PEFEITOS, MAS TRILHAMOS NO CAMINHO QUE QUEREM AGRADAR A DEUS, COM SUA PROPRIA VIDA. O SENHOR FALOU TUDO NEST POST, QUE ATÉ COM OS NOSSOS ERROS, PODEMOS TIRAR UMA LIÇÃO, E CUIDAMO, PARA QUE NÃO VEAMOS CAIR NO MESMO ERRO, POIS QUEM FAZ ISSO, ESTA SENDO BURRO.POR ISSO QUE DEUS NOS ENSINA A VIGIAR, PARA POSSAMOS ERRAR MENOS!

  379. Muito forte, Bispo! É nosso dever nos mantermos vigilantes para não corrermos o risco de cometer os mesmos erros mais de uma vez. Se houver essa cobrança constante da nossa parte, sempre nos lembraremos da lição que aprendemos com aquele erro antes de cometê-lo novamente.

  380. Juliana

    Errar não é nada bom. Mas o único que podemos tirar proveito disso somos nós mesmos. Ele pode ser um excelente professor! Muito bacana esta mensagem

  381. Thais Guerreiro

    Ja dizia um ditado. "Errar uma vez é humano, errar duas ja é burrice". Pois tivemos a chance uma vez, pra que cometer o mesmo erro pela segunda vez.

  382. Marilza Alciati

    Boa Tarde Bispo, Sua palavra Bispo é mais um alerta, para que possamos estar sempre nos policiando a fim de não cometermos erros que possam comprometer inclusive a nossa própria salvação. Todo cuidado é pouco! Devemos sempre estar sensíveis à voz do Espírito Santo que sempre nos auxilia em nossas atitudes e comportamentos para que não façamos coisas que possam desagradar ao nosso DEUS! É claro que cometemos erros e falhas, pois não somos perfeitos, mas isso não é justificativa para permanecermos errando.Devemos conduzir a nossa vida de forma que agrade ao nosso DEUS, usando de sabedoria e inteligência sempre! Grande abraço Bispo!

  383. Andréa Ripardo

    Boa tarde! Bispo Júlio,e verdade que aprendemos com os erros,mas devemos aprender com os erros já cometidos principalmente no passado quando não tínhamos Jesus,porque agora devemos vigiar para não errar mais, principalmente nas escolhas na vida sentimental por exemplo. Uma vez errando nessa área da vida,as consequências serão para a vida toda.experiência de uma pessoa que já errou nessa área.mais que agora eu tenho a responsabilidade de cobrar de mim mesma constantemente. Andréa Ripardo Belém - Pará

  384. Junior Figueiredo - FJE Benfica

    Olá bispo, Os erros cometidos sem ter o conhecimento dos mesmo será sempre para o nosso aprendizado, mais mesmo assim pagamos por ele. Quando os erros são cometidos de uma forma consciênte, leva-nos ao fundo do poço como Manasses, que sabia do erro de adorar aos falsos deuses, profanar o altar do Criador e ali sacrificar para os ídolos. Para vencer isso a pessoa tem que arrancar dentro de si o orgulho(MOSTRO) e se humilhar para o Criador, pois só ELE pode restaurar a vida daquele que está em pedaços. Um abraço bispo.

  385. Genilda L. de Almeida - Manaus

    Tem toda razão bispo, só depende de nós mesmos corrigir os erros e falhas e não comete-los mais. É como o senhor disse, são com os erros que nos tornamos pessoas madura.

  386. Daniel R FJE ALMADA

    Boa tarde Bispo, estava precisar de "ouvir" tais palavras. Vou começar a vigiar-me em vez de esperar que os outros venham e apontem. Pois muitas das vezes só nos lembramos do erro quando nos o atiram em cara, e tem vezes que o próprio erro nos expõe ao mundo. Obrigado Bispo, Deus o abençoe.

  387. Natália Gonçalves

    Realmente,bispo com os erros da para se tirar um aprendizado para que não venhamos a comete-los novamente,pq dele podemos tirar experiências novas.

  388. Priscila Mendonça

    Temos que usar a sabedoria para que venhamos aprender com os erros que cometemos,e não venhamos cometer o mesmo erro novamente, temos que aprender a lição e tirar experiencia.

  389. Wirlane Cavalcanti

    Boa tarde Bispo e fato quando começamos a nos cobra e nos policia ,evitamos muito erros Muitas vezes por falta de não pensamos antes de agi acabamos por perde muitas oportunidades

  390. A verdade é que naõ somos perfeito.Somos falha mais cabe a nós mesmo nos policiarmos mais sem que seja preciso apontarem os nossos erros.Se estamos andando de acordo com a vontade de Deus naõ iremos ter dificuldade de vigiarmos mais e naõ darmos brecha para o diabo.

  391. Alessandra Freire

    Quando temos uma vida com Deus reconhecemos os nossos erros e procuramos a não mais cometê-los, por isso temos que a cada dia nos avaliarmos para que assim tenhamos uma vida reta com Deus!

  392. Keila Abiorana - Brasília-DF

    Ah, bispo, como eu precisava ter lido este texto hoje! É uma verdadeiro perigo mesmo esta questão de não reconhecermos que certas mudanças SÓ dependem de nós. E principalmente em relação à fé. Só podemos andar pra frente se paramos com os velhos erros, os hábitos que nos afastam de Deus, e que não será Ele quem vai mudar, mas o nosso esforço. Não apenas fui motivada, mas levada a raciocinar para a mudança! Que Jesus continue abençoando o sr. com o privilégio de ser um instrumento Dele!

  393. Marina Bitencourt

    Para que alguém possa aprender com seus erros é preciso que ela esteja andando em espírito também. Pois assim, será possível identifica-los. Quando a pessoa não esta vigiando seus passos, ela fica cega, e pior, as vezes nem aceita o que os outros ao seu redor a aconselham. Por isso, tenho lutado para andar em Espírito. Não é fácil, mas com certeza muito gratificante.

  394. Jéssica Candido

    O errar faz parte da natureza do ser humano, porem o reconhecer que errou, corrigir o erro e tirar dele uma experiência que coopere com nosso crescimento e desenvolvimento é para aqueles que são responsáveis.

  395. Janiere Freitas

    Boa tarde bispo! Aprendemos com nossos próprios erros! Cada erro que cometemos nos ensina algo, devemos corrigi-los e através de nossas experiências ajudar outras pessoas. Abraço!

  396. Solange Prudêncio

    Temos que vigia muito nossas próprias atitudes, e nos alto policiarmos contra o nossos próprios erros, pois quando os assumimos e não aceitamos mais cometer as mesma falhas, estamos crescendo conosco mesmo, sei que estamos sujeito a falhas mais podemos aprender com eles, e assim agir de uma maneira diferente e ser diferente. Na fé.

  397. Caroline Demétrio Rs

    Com certeza bispo se passamos a viver pela fé e não pelo sentimento passamos a pensar Antes de tomar qualquer atitude em nossa vida, e sendo mais racional certamente erraremos mesmos errar e humano mas viver no erro e burrice e muitos tem vivido nessa burrice dia a pois dia.

  398. Priscila Batista

    Isso mesmo reconhecer o erro, ou o equívoco nosso não é legal, mas é melhor nós fazermos isso do que as pessoas em sua volta.

  399. Lívia - Laranjeiras - SP

    Como o sr mesmo falou no primeiro erro é difícil, mas é com ele tbm que adquirimos experiencia, e já no segundo podemos mudar uma atitude que poderia ser errada. Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice.

  400. marcia zanoni

    Bom dia ,tenho me policiado ,sido rígida comigo mesma, em mudar muitas coisa dentro de mim. Me cobro de mim mesma todas as vezes que erro , procuro não errar mais vigiando em , obrigado pela palavra.

  401. jessykka Florianópolis/SC

    Verdade Bispo temos que nos policiar temos que aprender acobra a nos mesmos mais as vezes deijamos o orgulho falar mais alto isso que nao pode acontecer.

  402. Tâmara

    Eu vivia batendo na mesma tecla, fazendo o mesmo erro e me sentia incapaz de mudar, já que tinha tentado mil vezes sem êxito, mas agora entendo o que tenho que fazer! Deus abençõe!

  403. Jéssica Nunes

    É fato esse post, pois tenho procurado me policiar e a me cobrar a cada dia para errar menos, não que eu não tenha erros tenho sim e muitos mais tenho me cobrado para não cometer os mesmos erros, e isso tem trazido resultados positivos na minha vida com Deus e no meu dia-a-dia... Deus o abençoe.

  404. Andrea Souza

    Verdade bispo temos que nos policiar sempre para não cometermos os mesmo erros ,temos que ser humildes e reconhecer os erros e inteligentes para não voltar a cometê-los

  405. Luciane Miranda | RS - Brasil

    Já percebi que quando eu não ME cobro eu fico desligada e deixo muitas responsabilidades para trás ou vou protelando resolver coisas pendentes que só dependem de mim. Ou até que outras pessoas estejam dependendo da minha ação. Bp, eu acho seu blog extremamente interessante pois trás assuntos de cunho do dia-a-dia que podemos levar para nossa vida espiritual e vice-versa. Inteligência espiritual. Tenho certeza que isso sim agrada a Deus. Deus abençoe vcs.

  406. Micaele Guedes (Natal)

    Tens razao, devemos cmeçar a cobrar de nos mesmos menas falhas menos erros, nos policiar mais. Colocarei isso em pratica!

  407. maria da gloria A.T Durval M.G

    Se no primeiro erro começarmos a nus policiarmos ficas mais fácil não errar mais . portanto o segredo e como o Sr. Jesus nos orientou vigiai sempre em tudo.

  408. Carolina Costa

    Concordo Bispo! Errar todo mundo erra, porém permanecer no erro e dizer que errar é humano mostra que a pessoa simplesmente não quer mudar. O erro nos ensina a acertar, porém errar toda vez nas mesmas coisas mostra falta de interesse ou de conhecimento!!

  409. Tito Manuel FJE sede internacional

    Sr bispo verdade isto é que muitos não querem ver dentro de si ou seja analisarem os seus erros, por causa disto estão sempre a cometer os mesmos erros.

  410. CARLA PONTES

    Bispo, boa tarde. É verdade, nao somos perfeitos, mas podemos ser melhores cada dia. Assumindo a responsabilidade de nossas atituds e crescendo com os erros.

  411. TELMA OLIVEIRA

    Boa tarde tem um ditado que diz errando que se aprende mais só que muitos querem viver errado ou seja quem vive na pecado do erro.

  412. Fernando fje Pombal

    Olá Bispo! Mesmo que não queremos errar, a primeira vez é inevitável mas a partir deste erro, a atenção a tudo que se faz ou venhamos fazer deve ser dobrada ou multiplicada para que possamos acertar ainda que errando com o objectivo de acertar a exemplo de Thomas Alva Edison.

  413. Renata Salles

    De fato Bispo, errar é humano, mais perssistir no erro é falta de irresponsabilidade. Temos que vigiar a cada dia, pois se sabemos que erramos em uma coisa por que não vamos vigiar para não cair no mesmo erro? Isso também já é falta de vigilância da nossa parte. Deus abençoe. Na Fé.

  414. Mayra Magno

    É verdade Bispo, muito forte, tudo depende de nós mesmos, das nossas escolhas, o erro é pessoal nunca devemos culpar os outros pelo mesmo. Quando nos policiamos, quando passamos a nos cobrar por andar na linha, andar de acordo com a vontade de Deus os erros são evitados, e adquirimos responsabilidade. Na fé.

  415. Larissa Moraes

    A melhor forma para se evitar de cometer um erro, é realmente pensar no que levou a cometer aquele erro, para então se conseguir evitá-lo depois.

  416. Ana Beatriz FJE-Leiria

    Eu reconheço que errar é humano mas a pessoa que é orientada ensinada a não errar e insiste em errar chega uma hora que deixamos as consequencias fazerem com que essas pessoas aprendam nem que seja pela dor como infelizmente tem acontecido com muitos por não quererem ouvir um concelho ou orientação!

  417. Bom dia Bispo , Concordo totalmente com o sr . De fato não podemos evitar o primeiro erro , mais podemos evitar permanecer errando e comete-los novamente.

  418. Larissa Moraes

    Muito bacana, temos que planejar para que não venhamos sem perceber, cometer os mesmos erros diariamente.

  419. Carlos

    É tão verdade, que por vezes, ao curar ou libertar pessoas, Cristo dizia: Vá e não peques mais. O mesmo que dizer: Vá e não erre mais. Por certo, a dor e sofrimento delas, era consequência de erros cometidos, e o mais inteligente a se fazer era não voltar a cometer os mesmos erros.

  420. Cinthia Teixeira

    Olá Uma frase que ouvir muito as pessoas dizerem foi Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice,estupidez. É verdade por que errar por falta de conhecimento uma vez é valido porque quem nunca errou? O problema é você insistir no erro.

  421. Débora Mello

    Cobrar-se não significa estar sempre se atacando! Cobrar a si próprio significa estar atento ao que se pode mudar! às vezes erramos e em vez de agirmos de uma forma a mudar, fazemos a mesma coisa tentando fazer diferente... Não funciona se "auto-detonar" e sim se corrigir.

  422. Rita Soares

    A luta contra os erros é de total responsabilidade de cada um, porém é muito fácil detectarmos o erro do nosso próximo, mesmo que não seja para criticá-lo, acusá-lo, ainda que seja para ajudar, pois nossos olhos sempre são mais críticos com os outros do que conosco mesmo, isso é o que acontece na maioria das vezes, daí é importante que vigiemos mas as nossa vida, nossa conduta, e que realmente aprendamos com erros que praticamos e nos esforçarmos pra agir de forma diferente, mais madura e correta da próxima vez.

  423. E verdade bispo quando erramos tanto e sinal de irresponsabilidade pois na vida os erros e sinal de que temos que dar o nosso melhor a cada dia muitos dizem que erra e humana mais permanece no erro e sinal de irresponsabilidade constante e temos que estar preparada para assumir e sempre ter solução de concertar e a cada dia nos cobrar nossos de si mesmo.

  424. Tatiara Larisse - Teresina - PI

    Quando começamos a raciocinar de verdade,agir pela fé inteligente,pensar antes de agir,começarmos a se cobrar,realmente dar certo pois estamos sendo sabio,quando para para pensar e me cobro , tudo fica mais facil,temos que ter essa cobrança constante para conosco mesmo.

  425. Cátia FJE-Leiria

    Se todas as pessoas aprendessem com seus erros e procurassem eliminalos teriamos um mundo melhor, não perfeito porque só nos ceus, mas muitos teriam uma vida de qualidade e sofreriam menos, essa é minha opinião e comentário a respeito das pessosas que permanecem errando constantemente!

  426. Helen Cristina Boa vista/RR

    Quando passamos a nos cobrar ficamos vigilantes e não damos brechas para cometer os mesmos erros, passamos a nos conhecer e conseguentemente não cairemos nas ciladas, o Senhor Jesus mesmo nos alertou vigiai e orai, não adianta orar se não houver vigilância.

  427. Silvia FJE-Leiria

    O orgulho cega a pessoa de tal modo que ela não consegue perceber que seu erro esta a destrui-la pouco a pouco, mas para isso se faz necessário esta se humilhar e reconhecer que precisa de ajuda para superar e eliminar seus erros!

  428. ANDREW FJE-Leiria

    Existem erros que podem e devem ser evitados e com uma autodisciplina como o sr colocou em outro post é possivel evitar tais erros que em muitos casos nos fazem perder grandes oportunidades!

  429. Taina

    Diz o velho Ditado: Errar e humano, perdoar e Divino. Quantas pessoas usam essa desculpa para justificar a preguiça, a falta de compromisso, a falta de interesse e muitas outras coisas. E tempo de aprender e não de dar desculpa.

  430. jamily lara

    É importante a gente se policiar a cada instante, para que não venhamos ser vitimasdo erro, mas sim, que possamos aprendera fazer o correto.

  431. Jéssica FJE-Leiria

    O problema de muitas pessoas é insistirem no erro por não quererem ser humildes para ouvir as orientações daqueles que podem ajudar a diminuir e eliminar esse erros de uma vez por todas!

  432. João Marques (Portugal)

    Eu gostei muito deste estudo. Realmente é através do erro que nós aprendemos muita coisa. Realmente nós erramos, mas só permanecemos no mesmo erro se nós quisermos.

  433. Natalia Ferreira

    "Realmente o erro vem pela falta da responsabilidade e da vigilância. Se vigiamos então é certo que o erro ocorrerá menos, mas se levamos a vida ao Deus dara, então continuaremos a dar murros em ponta de faca e os erros além de acontecerem aumentaram po isso é preciso fazer uma auto analise, para nos corrigirmos e termos uma vida saudavel diante de Deus."

  434. Bom dia Bispo, de fato não existe nada melhor que nos mesmos nus policiar, pois errar sempre e mesmo sabendo que estamos errados e algo inadmissível pois desse jeito nunca vamos fazer a coisa certa.

  435. Luísa Lourenço

    Aprendi que um erro até se pode cometer . Mas mais erros já é de uma pessoa irresponsável. Se eu me policiar, com certeza que evitarei erros futuros e serei então uma pessoa responsabel

  436. Rafael FJE-Leiria

    Boa Tarde sr Bispo percebo isso diariamente se não nos cobrarmos, motivarmos, e policiarmos temos a tendencia a errar automaticamente e não perceber o mal que fazemos a nós e aos que nos cercam, e nada melhor que nossa inteligência para nos orientar e dirigir junto ao espírito Santo a melhor forma de agir e também reagir evitando atitudes precipitadas que nos levem a erros!

  437. Isadora

    Bispo, Temos a incrível mania de apenas sofrer com os erros que cometemos e não fazer nada para resolver. É mais fácil nos esconder e ficar remoendo e remoendo, ao invés de de tomar uma atitude. Já enfrentei muitas situações em que precisei reconhecer que havia errado, infelizmente, e fazer algo para dar a voltar por cima. Isso vale a pena e Deus se agrada da nossa sinceridade!

  438. Natasha FJE-Leiria

    Bispo errei tanto que não somente eu me prejudiquei mas acabei causando sofrimento de meus familiares, mas agora estou a sim me policiar para não prejudicar minha familia e claro a mim mesma pois sei que é isso que o diabo quer que atraves do meus erros eu venha a perder minha salvação

  439. Realmente Bispo Julio, o erro constante mmuitas das vezes é falta de atenção da nossa parte. Se sempre nos mantermos vigilantes,as possibilidades de cometer o mesmo erro é menor. na fé, Mariana

  440. Madrino-FJ-Mercês

    O erro é um professor! Mas poucas são as pessoas que estão reciprocas a este ensinamento, pois como o Sr. Mesmo disse e muito bem só quem esta disposta a assumir responsabilidades, aprende com os erros. Errar é humano, não aprender com os erros é desumano! Que a revolto do nosso bom Deus, esteja entre nos.

  441. Igor FJE-Leiria

    Percebi que é preciso humildade para poder aprender com os erros e inteligencia e vigilancia para não errar novamente! Quanto menos errarmos em todas as areas de nossa vida melhores seremos e também viveremos!

  442. Augusto FJE-Leiria

    realmente somos nossos melhores guardas e motivadores porque se não nos cobrarmos jamais teremos a satisfação de falar, que nos superamos e ultrapassamos nossos próprios limites, é aquele velho ditado brasileiro, errar é humano mas insitir no erro é tolice(para não falar uma palavra mais pesada e que possa ofender alguem) Na fé!

  443. Pâmela Carvalho - FJ Almada

    Olá boa tarde! O erro é para nos ensinar como não fazer, como não erra da próxima vez, ou seja, é uma maneira de quando a pessoa for realizar alguma tarefa, investir em algum negócio ou até mesmo em termos pessoais vigiar, pensar e agir de forma diferente. De facto quem caí sempre no erro é porque não quis aprender com ele e também não teve o cuidado de se auto-vigiar.

  444. André Simões - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Olá. Tenho que começar a cobrar de mim mesmo, se quero que as coisas mudem. Está nas minhas mãos, não está nas mãos dos outros e tenho que ir à luta.

  445. Andresa Karolina

    É verdade, errar uma vez pode até ser admitido, mas fica errando, errando e errando aí já falta de respeito, acontece porque a pessoa não fica vigiando o que faz. Temos sempre atentos , a ver o erro a nossa frente e prontos para rejeitá-los, se cobrar e não aceitar mais errar com objetivo de agradar a Deus.

  446. Samanta Costa

    As vezes cometemos os mesmo erros na vida porque queremos e não colocamos dentro de nós, - Eu não vou mais cometer esse tal erro. Quando colocamos dentro de nós uma coisa e vamos em frente não tem com da errado, pois tudo parte de uma determinação e de um querer...

  447. Beatriz Silva - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Olá bispo Júlio! É um facto o que o senhor escreveu no post de hoje. Só não vê quem não quer, pois está aí tudo dito. é importante também sabermos reconhecer que todos erramos, mas temos que ser humildes o suficiente para não voltar a cometer os mesmos erros.

  448. Brigida rocha

    BOM DIA BISPO! ESTÁ É A MAIS PURA VERDADE, DEVEMOS FAZER UMA AUTOANÁLISE, DE NÓS MESMOS... E MAIS, POR VEZES OLHAMOS OS ERROS DOS OUTROS QUANDO NA VERDADE SOMOS NÓS QUE DEVEMOS COBRAR DE NÓS ESTA MUDANÇA DE NÃO ERRAR! E SE OS DEMAIS A NOSSA VOLTA ERRAR, QUE OS SEUS ERROS NOS SIRVA DE "LIÇÃO" PARA NÃO COMETERMOS OS MESMOS!

  449. António FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Realmente isso é verdade. Só mesmo quem quer, faz as coisas de qualquer maneira sem se importar com as consequências.

  450. Bianca FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Pois é. Quem erra constantemente é porque não tem a responsabilidade de se cobrar constantemente. São pessoas irresponsáveis e que se tornam indignas de confiança.

  451. Barbara Valdes FJE FIGUEIRA DA FOZ

    É isso mesmo bispo Júlio. Todos erramos, mas temos o poder de escolher se queremos continuar no erro ou não.

  452. carine

    É verdade de um erro que cometemos podemos tirar,oportunidades e exeperiências para não errar de novo na mesma coisa

  453. jessica avelino

    muito interessante errar e falta de responssabilidade. e verdade ,quando erramos e corrigimos e nos avaliamos dificilmente cometemos os mesmo erros.

  454. Franncielle Almeida - Cuiabá- MT.

    Quando se insiste em cometer os mesmos erros é porque não há um verdadeiro compromisso de sempre fazer á mais e melhor. Estamos sujeitos a cometer falhas e erros em nossa vida,mas insistir sempre quanto ao mesmo é enganar-se a si mesmo. Quando nos cobramos e corrigimos nossas atitudes ,mostramos um reconhecimento ,uma vontade de mudança,para Deus é também quanto á nós mesmos.

  455. EDILEUSA J. SOUZA

    Bom dia bispo , devemos a cada dia vasculhar em nossa vida os nossos erros , nossas atitudes , para que possamos deixar de cometer os mesmos erros e venhamos crescer com DEUS .

  456. Elisama Silva

    Esta mensagem é um alerta. Pois ensina uma prática diária de prestarmos atenção em nós mesmos, para que os erros não se tornem uma atitude constante, prejudicando assim a nossa vida em todos seus aspectos, principalmente espiritual.

  457. Cláudia Coelho

    Muito bom! Quando temos desculpas para o que deu errado, na verdade não estamos sendo responsável em assumir o erro, quando nos tornamos responsavel por tudo tanto errado quanto certo passamos a nos vigiar mais para não errar.

  458. Cristiane Almeida - Fortaleza/Ce

    Bom dia, Bispo, tem que haver uma cobrança dentro de nós, nos policiarmos para não cometer os mesmos erros. De tudo temos que tirar uma lição até mesmo dos erros para que não venhamos fazer novamente. Por isso temos que está em constante comunhão com Deus, para ser sensível somente a voz de Deus e ser endurecida para vós do coração que nos induz a cometer os mesmos erros sempre.

  459. Miriam Abraão /Ba

    muitos dizem que errar a humano, mas permanecer no erro e burrice,por que sera desse dito popular? porque muitos insistem em cometer os mesmas erros e com isso só prejudicam a se mesmo. Mas quando começamos a nos policiar, cobrar,vemos que não passou de meras experiencias para não cometermos novamente.

  460. Ingrid Amoras - FJE Leiria

    Isso mesmo. Quando erramos mais do que uma vez o mesmo erro é sinal de irresponsabilidade, para não errarmos novamente temos de cobrar de nós próprios.

  461. Mariana Salvatore Argentina

    BUENOS DÍAS SEÑOR OBISPO, ES MUY CIERTO LO QUE NOS ENSEÑA DEL ERROR,UNO PUEDE EQUIVOCARSE,DE NUESTRO ERROR DEBEMOS APRENDER TENER LA HUMILDAD PARA RECONOCER QUE SOMOS FALLOS Y ESTAR DISPUESTOS A CAMBIAR.DIOS LO BENDIGA.

  462. Leila Cristina

    Muitas vezes é dificil de evitar o erro a primeira vez, mais ja que não deu pra evitar o primeiro devemos evitar que aconteça novamente, aproveitar para aprender e saber porque ocorreu e como não ocorrer denovo, é igual ao pecado se hover um arrependimento sincero não volta a acontecer mais quando há um simples remorso a pessoa descuida e volta a acontecer, errar é humano até o ponto que a pessoa não cuide para não errar, Jesus se sacrifica pra nos perdoar a todo tempo e nós devemos fazer a nossa parte sacrificando para não errar.

  463. Ariela Vanessa

    Boa tarde Bispo Julio! Mas uma licao pra mim hoje. O problema e quando eu dou desculpas por aquele erro constante e procuro me consolar a mim mesma, tentado justificar e ainda pensar que a outra pessoa e que nao nos entende.... Realmente e sem duvida IRRESPONSABILIDADE, nao tem outro nome. Saudacoes ao Sr e D. Viviane

  464. Eryka

    Muito bacana este post, porque de fato quando começamos a nós cobrar sobre alguma coisa, por mais que da primeira vez tenhamos errado, da segunda não acontecera de novo porque ha da nossa parte aquela cobrança e ficamos até mais atentos.... e isso nos faz pessoas melhores

  465. Isael-FJ ALMADA

    Quando cometemso um erro aprendemos liçôes que vai ajudar ha não voltar a faze-lo,porém isso depende de min mesmo,porque sabendo que cometi um erro e volto a comete-lo varias vezes,sincerramente é burrise e falta de consciência,temos que usar a razâo e não o coração.Errar é humano mas se estamos toda a hora a cometer o mesmo erro é uma irresponsabilidade,tenho de cobrar de mim mesmo.

  466. Fatima

    E VERDADE B,JULIO EU ME TENHO POLICIADO MAIS NAS MINHAS ATITUDES ,NOS MEUS ERROS QUE VINHA A COMETER E PERCEBI QUE COM ESSA ANALISE ME TENHO CONSAGRADO MAIS E ME SINTO MAIS PROXIMA DE DEUS UM ABRAÇO

  467. Pr. Otavio Bravo - Lugano

    Bispo Julio, bom dia! Isso que o senhor nos ensina è muito forte. Pois as vezes näo podemos evitar o erro por falta de conhecimento, porèm apos o aprendizado näo podemos adimitir que venhamos continuar na pratica dessa atitude que näo nos conduz ao crescimento espiritual e tambem como pessoa. Muitas das vezes è o desgracado do ORGULHO que impede a pessoa de se corrigir. Um abraco com saudades do senhor e D. Viviane

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.