Mensagens

Com uma se constrói e com outra se destrói

17 de Novembro 2014

Com uma se constrói e com outra se destrói

Extremamente valorizada por muitos e menosprezada por outros, a PALAVRA sempre teve um papel inconstante, mas nunca irrelevante

Costuma-se dizer que “quem FALA o que quer, OUVE o que não quer…” e só por este pequeno ditado popular podemos ver que a palavra, independentemente da intenção com que foi dita, tem sempre repercussões. Na verdade, a palavra é tão importante, que ela chega a ditar a qualidade da nossa fé e crença:

[floatquote]Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião (crença) é vã.” (Tiago 1.26)[/floatquote]

Para todas as palavras que dizemos, boas ou más, de encorajamento ou de destruição, positivas ou negativas, verdadeiras ou mentirosas, de louvor ou de escárnio, de valorização ou de desvalorização, de aceitação ou de rejeição, existe sempre um interlocutor, inclusivamente Deus, alguém que está a ouvir e que, com certeza, terá, igualmente, uma palavra a dizer.

[floatquote]Digo-vos que de toda a palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo, porque, pela tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras serás condenado.” (Mateus 12.36)[/floatquote]

Se a palavra não fosse assim tão importante, não teria sido o modo primordial que Deus escolheu para criar todas as coisas visíveis e invisíveis, e também para nos passar os Seus Ensinamentos, Promessas, Mandamentos, Princípios e Preceitos.

Para Deus, a palavra é tão importante, que existem vários princípios associados à mesma, tais como:

  • Não devemos dizer uma coisa e fazer outra, as nossas palavras devem ir ao encontro da nossa ação;
  • Devemos agir de acordo com a Palavra de Deus;
  • A palavra sustenta e tudo o que existe é proveniente da mesma;
  • Tudo o que dizemos é um reflexo daquilo que somos ou pensamos;
  • Vigiando tudo o que sai da nossa boca, estaremos a revelar a dimensão da nossa fé e reverência que temos por Deus.

Não se iluda, as suas palavras têm peso sim, pois determinam aquilo que você é, como pensa e no que acredita, aliás, o próprio Senhor Jesus deixou esta advertência, quando disse:

[floatquote]Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12.34)[/floatquote]
 

Deus é contigo e eu também!
Bjf

Anterior

17 novembro

Seguinte

18 novembro


22 comments
  1. Jessica

    Sim, bispo! Devemos ver realmente o que falamo, como falamos, a prosódia, tudo! O mal so espera pequenas coisas pra nos destruir!

  2. lenara

    Tenos quer pensar quando fomos abrir a nossa boca e pensar o que vamos falar para aguem poi nossas palavras tem poder para levantar e também para derrubar então temos quer ter cuidado no que vamos falar.

  3. Armindo pais FJE Mira-Sintra (Rio de Mouro)

    Boa tarde Sr. Bispo Júlio. Tudo na vida tem duas opções ou praticamos o bem ou o mal. No que diz respeito a nossa pessoa devemos controlar as nossas emoções, quer seja para falar quer seja para fazer Completamentando o que foi dito anteriormente,as nossas palavras acabam por afectar o nosso próximo,quer seja palavras positivas ou negativas. Contudo devemos vigiar as nossas atitudes, comportamentos e principalmente as nossas palavras, porque com uma palavra podemos construir ou destruir.

  4. samara

    Todos nos sabemos que as palavras têm muita força hà palavras positivas como também negativas,que pode magoar alguém ou então sermos magoados tanto faz por nossas palavras ou por palavras que ouvimos,é por isso que devemos pensar antes de falar. E nao so como também vigiar as nossas palavras!!!

  5. Aline Nunes - Campos

    É verdade bispo, se soubéssemos o poder que tem uma palavra mal colocada, e o quanto podemos ajudar alguém ou também prejudicar, como foi bem dito o que falamos revela o que somos.

  6. Gabriel Ribeiro FJE Mira Sintra(Rio De Mouro)

    Boa noite Sr.Bp Todos nos sabemos que as palavras têm muita força hà palavras positivas como também nagativas,que pode magoar alguém ou então sermos magoados tanto faz por nossas palavras ou por palavras que ouvimos,é por isso que devemos pensar antes de falar. E nao so como também vigiar as nossas palavras!!!

  7. Rosa Freitas da Silva

    A Bíblia nos ensina que o sábio é aquele que ouve. Antes de falar é necesario ouvir antes de falar.

  8. Dilma Patrícia-Rio do Mouro-Mira Sintra

    Tudo o que sai da nossa boca tem que ser pensado primeiro, porque a nossa vida é guiada de palavras negativas ou positivas é por isso que as palavras têm muita força.

  9. Isamara-Rio de Mouro-FJ Mira Sintra

    Boa noite Sr.Bispo Júlio Tudo o que saí da nossa boca realmente demonstra o que se encontra no nosso coração, o que determinamos assim se sucederá mas com muita atenção ao que falamos pois as nossas palavras tanto para connosco com para com as pessoas vão pesar-nos futuramente principalmente o dia do juízo. vigiar o que saí da nossa boca e um benefício para nós mesmos,pois só teremos vantagens com estas atitudes.

  10. Boa noite Sr.Bispo Júlio Tudo o que saí da nossa boca realmente demonstra o que se encontra no nosso coração, o que determinamos assim se sucederá mas com muita atenção ao que falamos pois as nossas palavras tanto para connosco com para com as pessoas vão pesar-nos futuramente principalmente o dia do juízo. vigiar o que saí da nossa boca e um benefício para nós mesmos,pois só teremos vantagens com estas atitudes.

  11. Tiago Neto Leiria- FJE-Centro Alcobaça

    Ola boa noite, devemos ter muito cuidado com que falamos e vigiar constantemente o que falamos para que não venhamos errar ao dizer alguma coisa, pois a nossa vida é dirigida pelas palavras que dissemos boas ou más.

  12. Aurora Dos Santos - Rio de Mouro - FJ Rio de Mouro

    Boa noite Bp. De facto devemos ter em atenção aquilo que proferimos, pois como diz a palavra de Deus, a boca fala do que o coração está cheio! Muitas são as vezes que dizemos algo com sentido conotativo e quando vamos a ver temos repercusoes mais lá à frente. E aí vem o arrependimento, "aí se eu soube-se!". Daí a importância de estarmos em constante vigia. Vigiar o que sai da nossa boca, que palavras dizemos, pois estas tanto podem abençoar, como amaldiçoar, construir ou destruir!

  13. Cátia Fernandes - FJE Pinhal Novo

    Boa noite, bispo! A palavra tem um poder muito grande, maior que aquilo que imaginamos. E cada uma vai ser relembrada no dia do Juízo Final diante do Altíssimo. Realmente as palavras que, por vezes, saiam da minha boca não são as mais aconselháveis; por isso que bom é pensar antes de agir em qualquer momento e circunstância. Como já ouvi dizer, a boca serve para guardar a língua. Obrigada por mais um ensinamento. Deus lhe abençoe grandiosamente!

  14. Melissa Ten-Jua FJE Mira-Sintra (Rio de Mouro)

    Boa noite Bispo Júlio. Concordo com que disse acerca da Palavra. Devemos ter muito com as palavras que saiem da boca porque as palavras têm imenso poder tanto para construir a pessoa ou destruir. As próprias palavras são como o vento vão e já não voltam mais.

  15. Muito boa noite sr.Bispo Julio- muitas vezes as palavras sobre mi tiveram o poder de me animar o desanimar mas som quando eu tive o entendimento das palavras de deus na minha vida eu pode perceber que tudo aquilo era obra do diabo na milha vinda e pois em pratica um ensinamento de um pastor na milha igreja para a tua vitoria tu so tais de ouvires a palavra de Deus na tua vinda

  16. Inês Fernandes FJE Pinhal Novo

    Boa noite. É verdade o que o senhor bispo falou! As nossa palavra tem poder tanto para amaldiçoar e abençoar. Todos nós temos que vigiar o que sai da nossa boca, o que falamos de nós mesmos, de alguém,promessas e até mesmo do próprio Deus, pois a palavra não volta atrás. Não podemos só reparar no nosso agir mas também nos outros sentidos que temos: olhos, boca, ouvidos, pensamentos ... Até nas nossas palavras podemos ganhar como podemos perder almas.

  17. Ruana Ribeiro FJE Mira Sintra(Rio De Mouro)

    As nossas palavras têm "vantagens" e "desvantagens" hà palavras positivas e negativas. Hoje em dia na boca do ser humano 99% são palavras negativas.E muita gente colhe o que planta por meio das suas palavras. entao é por isso que é muito importnte pensarmos antes de falar,para não machucarmos alguém e a nos mesmos.

  18. Por uma palavra somos aprovados ou reprovados, e por essa palavra dita quem somos. Ai esta a importancia de vijear o que sai da nossa boca.

  19. MARIA ISABEL VIEIRA CARDOSO

    Bispo boa tarde Quero partilhar esta experiência com todos, pois as palavras tem poder e de que forma. No meio de um desabafo com o meu filho, ele disse uma palavra tão banal e pensava que não me afetava, mas depois da reunião, na busca do Espirito Santo, veio à minha mente a palavra que Pastor, foi com uma dor tão funda que precisei de ajuda de uma Obreira para eu entender o sentido. Nunca mais vou deixar os meus ouvidos, ouvirem, palavras que apesar de o meu filho ser um jovem e estar na Igreja nunca pensei que me magoa- se tanto. Aprendi a controlar os meus ouvidos, ouvir SIM mas não dar tanto valor a certas palavras e se voltar a acontecer chamá-lo à atenção com resposta sábia e inteligente. Agradeço a vossa ajuda.

  20. Camila Almeida

    Muito forte este texto bispo! Realmente nossas palavras devem ser medidas e pesadas antes de sairem de nossa boca, pois elas podem edificar como destruir uma pessoa.

  21. Fábio Medeiros- FJE Açores(S.Miguel)

    Quando somos um com DEUS então nossas palavras são sempre para edificação, e mais, têm a autoridade do próprio DEUS. "Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR DEUS de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." 1Reis 17:1 Elias era um Ser Humano como nós(Tiago 5.17), porém de sua boca saia a vontade de DEUS, por isso que por ele dependia seu pais, embora não cressem nele. Os filhos de DEUS são Reis neste mundo em espírito, ninguém pode com eles, somente com a permissão de DEUS.

  22. Agostinho - FJE Centro - Coimbra

    Bom dia Bispo, é verdade muitas vezes prestamos mais atenção ao que fazemos e esqueçemo-nos de cuidar da nossa boca que diz respeito ao nosso próprio carácter. E com isso podemos ver que não adianta andarmos direitinhos se a nossa boca está torta, pois é através do que falamos que sabemos o que têm estado no mais intimo do nosso ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.