Mensagens

Cessou o maná!

25 de Novembro 2013

Cessou o maná!

mana1

[floatquote]“Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó. Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Páscoa; pães asmos e cereais tostados comeram nesse mesmo dia. No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.” (Josué 5.10-12)[/floatquote]

Não havia outra opção para o povo de Israel: ou eles atravessavam o Rio Jordão, passando, assim, para o lado da Terra Prometida, ou morreriam de fome no deserto. Porque o maná, Deus já não enviaria mais!

Não se tratou de uma questão de crueldade, impiedade ou falta de Amor Divino e sim uma forma de Deus levá-los a tomar uma decisão. Sabe, é que o povo de Deus sofria de um grave problema: eles estavam 100% acomodados, a comer do maná há já por quatro décadas.

Não foram quatro dias e sim quatro décadas, QUARENTA ANOS (hoje em dia, o tempo de vida útil ou ativa de um trabalhador, seja homem ou mulher). Tempo que estiveram na total dependência da dádiva de Deus, sem que fosse necessário “mexerem uma palha” para a receber. Imagine, havia homens adultos que só tinham conhecido essa forma de vida!

E não será esta a situação pela qual existem muitas pessoas no nosso meio que não tomam posse da Terra Prometida?

Acomodaram-se com os sinais, as bênçãos recebidas (o maná) de Deus há anos, meses atrás, e não tomam a decisão de “cruzar o rio Jordão”, que simboliza superar os desafios da vida, os obstáculos com que nos deparamos diariamente, para, por fim, derrubar as muralhas de Jericó, que são os entraves que nos separam da vida que Deus quer que vivamos, para, então, possuirmos a Terra Prometida!

SE FOI, JÁ ERA! Mas, porquê? Porque o maná vai cessar, porque Deus quer abrir o rio Jordão, derrubar muralhas e ver o Seu povo possuir a Terra Prometida HOJE, AMANHÃ, PARA O ANO QUE VEM E SEMPRE!

Mas, e quando cessará o maná? Na maioria dos casos JÁ CESSOU e as pessoas nem deram conta… têm vivido da memória em que ele descia do céu e que se fartavam, sem se aperceberem, que logo ao virar da esquina, está a Terra Prometida, “que mana leite e mel”.

Até ao dia 14, o povo comeu do maná. No dia seguinte, ou seja, no dia 15, eles tiveram que tomar uma decisão (pois já não haveria mais alimento para o novo dia), e tomaram-na, cruzando o Rio Jordão e passando a comer das novidades da Terra de Canaã.

Aquele ano foi um ano de novidades!

E assim vai ser o ano 2014 para os que, crendo na Profecia, sacrificarão voluntariamente! SERÁ, IGUALMENTE, UM ANO DE NOVIDADES!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


6 comments
  1. Conceição Alves

    Amém, eu creio nessa promessa.

  2. Neuza Matos

    Muito forte e bem verdade! A nossa vida mostra como nos encontramos na realidade. Não podemos nos enganar e achar que está tudo bem, se ainda não alcançamos o nosso sonho e ainda não resolvemos o que está errado na nossa vida! Pensar que tudo se resolverá por si só, é um engano! Pensar que Deus há-de responder, sem nós fazermos o que nos cabe, é um engano! Os pais mesmos, que são pais de verdade, também seguem o exemplo de Deus, educam os seus filhos para que valorizem a vida e não é na facilidade, é no sacrifício. Eu lembro que quando estudava, eu só pensava em honrar os meus pais através das minhas notas, para lhes mostrar o quanto lhes estava grata pelos sacrificcios que fizeram para eu estudar. Então o mínimo que eu podia fazer, era também sacrificar: o meu tempo, o meu sono, a minha vontade de fazer outra coisa ao invés de estudar, meti a cara nos livros e graças a Deus pude honrá-los. E Deus? Será que o temos honrado? Ou temos medo de "perder", de sacrificar, pensamos em nós e não nEle? Porque a realidade é o nosso "eu" não quer sentir regeição, mas quer tudo e mais alguma coisa! Egoista! Vamos parar de ter medo. Mostremos para Deus que somos de atitude corajosa e de palavra (honra).

  3. André ramos

    bispo esta lendo, e aprendi que quando entrego a minha vida a Deus ,deixo de ser criatura para ser filho ,e logo tenho direito a herança do meu pai,mas ai eu fiquei me perguntando, porque não vemos esta herança na vida daqueles dizem ser filhos de Deus?não seriam realmente filhos? sim são! mas o problema esta no relacionamento entre filho e seu pai! pois não há relacionamento ,sem que haja confiança! e descobri que Deus não confia em ninguém! pois como confiar e um ser tão corruptível e volúvel como o ser humano? está escrito : Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para ser justo? Eis que ele não confia nos seus santos, e nem os céus são puros aos seus olhos. Quanto mais abominável e corrupto é o homem que bebe a iniqüidade como a água? Jó 15:14-16 então como resolver este problema?a resposta está em Romanos 5 pois está escrito: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:1-2 a fé resolve qualquer problema de relacionamento,pois mostra para mim e para Deus que ele pode confiar em mim! pelo menos enquanto eu estiver praticando a mesma! conclusão :quando entrego minha vida a Deus me torno filho ,mas para ter direito a qualquer herança preciso usar minha fé!

  4. Rosaria Ramos-FJ Ajuda

    Boa tarde Bispo,sem duvida o ano 2014 sera um ano de fartura e abundancia,entao desde ja derrubaremos as muralhas,que insistem em ficar na nossa vida,atraves do sacrificio voluntario.o meu nome é Rosaria Jerico

  5. Sergio Vieira

    Era possível o povo passar para o outro lado do Jordão sem que o maná cessasse? Eu creio que sim, seria sim muito dificil até porque o povo já estava 100% acomodado como vimos, Deus não teve outro maneira de incitar o povo a atravessar o Jordão que não fosse cessar com o mesmo, mas tinha que haver dentro deles(povo) uma cobrança pessoal não se acomodando simplesmente com a maná que havia, sendo que Deus tinha algo muito maior "TERRA PROMETIDA" Meu parecer: Deus viu que não estava sendo bom Pai...temos dito "QUE O BOM PAI É AQUELE QUE ENSINA A PESCAR E NÃO O QUE DÁ O PEIXE" e Deus inteligentemente(deixando o sentimento em geral)cessou o Maná, aí sim a coisa mudou, mudando de atitude o povo os mesmo puderam vêr a terra prometida...Claro! os que creram.

  6. Fábio Medeiros- FJE Açores

    "Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe." Provérbios 19:27 (NTLH) Não podemos viver acomodados com a nossa vida sendo boa ou má, pois cedo ou tarde acabaremos perdendo o que temos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.