Mensagens

Celebrar o fracasso

5 de Maio 2011

Celebrar o fracasso

Título estranho mas real. Antes de me dedicar a palestras, podcasts, Rádio e Internet, fui executivo de uma multinacional. Mas por pouco tempo, ‘só’ 26 anos… Numa das mudanças da empresa, lá por 1993, tive a chance de montar, no meu departamento, um escritório completo, a partir do zero. Chamei a arquiteta e disse:

– Sem paredes!

E construí o que foi, durante alguns anos, o escritório dos meus sonhos. Todo o mundo conectado, a respirar o mesmo ar, em total agitação. Sempre gostei de ação, gente a falar alto e a andar para lá e para cá. Isso garantia um certo caos criativo, adrenalina, tensão e a sensação de que as coisas estavam a acontecer.

No dia da mudança, surgiu um impasse: onde colocar os vários troféus, placas e todo o tipo de objetos que um dia marcaram alguma premiação, conquista ou celebração? Não tive dúvidas: comprei um cestão de lixo, bem bonito e transparente, e coloquei todos os troféus dentro, inclusive os novos. E deixei bem à vista, à entrada do departamento. O grupo estranhou, mas logo entendeu a mensagem: o sucesso do passado não garante o futuro!

Na semana passada, ao limpar a minha caixa postal, encontrei um e-mail:

Olá Luciano. Sobre os livros apresentados, não tivemos sinalização positiva do nosso Conselho Editorial. Agradecemos a sua atenção e estamos à disposição. Atenciosamente, Fulana de Tal, novembro de 2010”.

Era uma resposta da Editora Saraiva, que me tinha sido indicada por um conhecido como uma possível editora para os meus livros. O recado implícito do e-mail era: “o seu trabalho não nos interessa”.

Formatei o e-mail, ficou bem bonitinho, imprimi e pedi para emoldurar. A minha assistente estranhou:

– Mas… o conteúdo é negativo!!!

Pois é. Se aqueles troféus no lixo mostravam que o sucesso do passado não garante o futuro, esta moldura lembra-me-á diariamente que existem pessoas que não se encantam com o meu trabalho, que o fracasso faz parte do meu dia-a-dia, que sou falível como qualquer ser humano, que não estou com ‘a bola toda’. E cada vez que eu entrar na minha sala e encontrar aquela moldura, vou-me sentir provocado e desafiado:

– Ai é? Pois, eu vou-lhes mostrar o meu valor!!

Isso é o que eu chamo de “celebrar o fracasso”: aprender com os nossos insucessos, transformar os momentos em que quebramos a cara em novos pontos de partida. Receber um “não” como um desafio. Inverter o sinal, transformando o que deveria ser um fator desmotivador, numa provocação capaz de incendiar o meu espírito e – acima de tudo – me inspirar.

Espero ter colaborado em algo, Bjf

Anterior

Trust!

Seguinte

Quem pode convencer?


33 comments
  1. Giuliana Vignolo Macher

    Boa tarde Bispo Júlio, De facto, o passado já passou. É assim que tem de ficar: devidamente "arrumado". As situações presentes são as "lições" que Deus coloca no nosso caminho, para que aprendamos a SER melhores em tudo! Muito obrigada! Na fé, Giuliana Vignolo Macher

  2. Olá Bispo estou passando por um momento de frustração total as coisas que pensei que estava preste a conseguir parace que estar tudo regredido, e quando lir esta mensagens eu começei a refletir sobre celebrar os fracasso confesso que ñ acho facil se motiva com um fracasso ou uma frustração que passsamos mas e tudo questão de para e pense um pouco que a vida e assim temos saber lidar mas com os fracasso do que com as vitoria porque talvez com tantas vitoria acabamos ate "relaxando" e paramos de dar o nosso melhor e com estas fracasso so ser pra no motivar a caminha em frete. amém p.s: Bispo muito obrigado por estar mensagens Deus te abençõe muito mas...

  3. Adriana Cardoso

    Bispo essa mensagem é despertadora, a parte mais marcante dessa mensagem para mim foi quando: 'o sucesso do passado não garante o futuro' e é a pura verdade, e isso da para se besear em todas as áreas da vida. Passado já aconteceu não é mais novidade. É também como ter o Espírito Santo, eu já tenho Ele mais se eu não vigiar e não buscá-lo estar em comunhão com Ele enfim...não vou te-lô amanhã ou seja, foi uma glória recebe-lo no passado mais NÃO garante o meu futuro se eu não continuar na manifestação da minha fé! Eu gostaria de agradecer por tantas mensagens maravilhosas que o Espírito usa o senhor para nos ensinar e nos amadurecer e também pela busca maravilhosa do 'ah que dia' Que O Senhor te abençoe bispo e USE cada vez mais o senhor.

  4. Elizete Leão -MG

    Bom tarde bispo... Devemos lembrar sempre da mesma forma que as coisas ruins do passado não podem influenciar nossas vidas no presente (ainda que tentem), as coisas boas também não (ainda que queremos). Lembrar do passado pode nos atrapalha a buscar algo melhor ainda para o futuro.

  5. Kelly Martins - São Bernardo do Campo

    Bispo, é muito dificil olhar para a dificuldade, com alegria e motivação, mas temos que fazer isso, para mostrar como o Deus que esta dentro de nós é forte e sermos vencedores, de cabeça erguida, ainda que aja erros e falhas, temos que crer, que com Deus, no final da sempre certo!!!! Obrigada

  6. Edilane xavier

    Bom é verdade, receber um não de vez em quando é bom, mas o problema é quando vc começa levar um não atrás do outro,é neste momento que precisamos desse incentivo dentro de nós, pra começar tudo de novo e pensar, bom, eu sou estou levando não ultimamente, mas um dia Deus vai mudar essa história, e mudar esse quadro, e começarei a levar um sim atrás do outro, essa é minha fé.

  7. Alexsandra Lima

    Olá. Achei a mensagem mais que inspiradora... Quem me enviou foi minha irmã, no e-mail ela pedia para lêr esta mensagem que achava minha cara... rsrsr.. Bem ainda não perguntei a ela em que sentido, mas aqui posto o que vi que combina comigo.. administrei uma empresa por 10 anos, e sempre me achei muito profissional, recebi uma proposta melhor e fui trabalhar em outra empresa. Bem esta frase é resumo de minha realidade atual "o sucesso do passado não garante o futuro!", e o quadro na moldura com o NÂO me mostra de forma ampla o significado de que existem pessoas que não se encantam com o meu trabalho, que o fracasso faz parte do meu dia-a-dia, que sou falível como qualquer ser humano, que não estou com ‘a bola toda’. E cada vez que eu receber um não, vou-me sentir provocada e desafiada. Em resumo obrigada pela mensagem que diretamente me mostra como numa rajada de vento frio que é necessário acordar e viver a realidade e as dificuldades que vier nos farão cada vez mais fortes. Que Deus abençoe a todos.

  8. Jady

    Bispo essa mensagem me ajudou muito pois fracassei na minha vida profissional estou iniciando agora mas,tudo que eu planejei aconteceu o oposto mais com a MSG percebi que o fracasso faz parte mas não podemos se deixar abater por isso,e que devemos não ficar apegados ao passado.

  9. Esta mensagem é muito edificante , cabe a nós atitude constante, firmeza até alcançarmos nossos objetivos , não podemos parar, pois a glória de ontem não garante o futuro

  10. joao paulo dos santos f

    Na estrada da vida ,ha derrotas e vitorias,... mas, chegar ao final dela com exito depende exclusivamente daquele que por ela caminha Ponte nova MG sede regional

  11. Carleide Lima - Cenáculo do ESPIRITO SANTO - Sobradinho (Sede) - DF.

    Boa tarde, Bp! Caramba!! Uma lição! Realmente não devemos nos apegar e só contar vitórias passadas. Vivemos de fé em fé.

  12. Kenia Luciana

    Olá Bp Julio boa tarde De fato muito forte e real esta mensagem, pois é somente com nossos erros que aprendemos, quando há em nós uma vontade de aprender fazemos deste momento de fracasso a nossa força! Para vermos onde erramos e não o fazê-lo mais, fazendo assim uma base solida, pois aquele que pensa que é infalível um dia quando vier-lhe um não, logo se sentirá fraco, frustado por ver a sua realidade a frente. A nossa força esta em buscar a Deus pois Ele vê o que somos hoje e não o que fizemos ou fomos no passado. Obrigada Bp pois estas mensagens tem nos ajudado muito!

  13. Eduardo Henrique

    Olá Bispo! Esta mensagem serviu de inspiração para mim, pois estava me sentido um pouco para baixo, mas depois desta leitura, concerteza vou fazer das minhas perdas um desafio para alcançar o sucesso. Obrigado!

  14. José Ten

    Muito Bom Dia Senhor Bispo, que Deus sempre lhe conceda inspirações maravilhosas! Gostei imenso dessa mensagem, pois se ficarmos a olhar para o que aconteceu, para o passado, é estarmos a olhar para trás, e dificilmente caminharemos para a frente, e alcancemos os nossos objectivos. Existem pessoas que por vezes recordam o que passou no sentido de celebrar as derrotas que tiveram, de se lamentarem, e temem até que isso lhes suceda de novo. Na realidade por vezes acontecem situações na vida de uma pessoa, isso para que ela desperte, fique mais madura, experiente, confiante, e acima de tudo revoltada. Porque se não acontece nada na vida de uma pessoa ela "adormece" se acomoda, aceita tudo como normal. Exemplo disso é o nosso corpo, que quando temos uma dôr, é o sinal de alerta, que temos que fazer um exame, ir ao médico; mas se não acontece nada, de repente passa anos sem fazermos exames, ir ao médico; e nós sabemos que existem situações que logo podem ser reparadas, mas outras dificilmente. Temos que aprender em tudo, até mesmo com os nossos erros, nossos fracassos, e nunca desistir, pois se perdemos hoje,amanhã conquistaremos muito mais, se cairmos com fraqueza,amanhã nos levantaremos com grande força; vamos olhar sempre para a frente, e crer que para tudo existe solução, temos que agir!... Pois o nosso Deus, é o Deus do impossível, que dá existência ás coisas que não existem, para a sua Honra e Glória!... Que Deus Abençoe de uma forma extraordinária!...

  15. Rayanne Oliveira Portugal

    É exatamente o que acontece com todos nós, começamos a nos acomodar por causa de algo bom que já passou. Ou até ficarmos lamentando por algo que já passou e que não tem como voltar atrás a não ser fazermos diferente para mudar o que vem pela frente. É difícil tomar atitude, ou saber o que fazer em uma situação ruim, mas se não desafiarmos a nós mesmos, e pensarmos que vai dar tudo certo quem mais pode fazer isso por mim né? Temos que ter fé. Fazermos a nossa parte e entregarmos nas mãos do unico que pode mudar tudo.

  16. Gislene

    é Bispo nessa mensagem me ajudou bastante, pois aprendi que não posso mais continuar presa ao que fiz no passado toda gloria que conquistei, todos os elogios, enfim, hoje só são lembranças que causa dor. Ma vou dar volta por cima e tirar de tudo que estou vivendo forças para fazer sempre algo a mais.

  17. Daniel - BR

    Isto é bem verdade Bispo, pois tudo depende de como é nossa visão diante dos desafios, podemos simplesmente nos lamentar e ficar a chorar por não conseguir êxito, ou ver o desafio como uma oportunidade, de que estamos vivos e fortes para fazer tudo de novo, melhor e alcançar aquilo que desejamos para a gloria da Deus. Na fé.

  18. Boa noite Bispo. Com certeza o senhor contribui muito, uma lição de vida para o dia a dia. Obrigada.

  19. Délio Vaz

    Esta foi na veia. ¡Arrebentou! Vai fazer parte da minha vida a partir de hoje. Um abraco Bispo.

  20. Brendo Santos

    O conteudo me surprendeu. Me ajudou muito.

  21. Excelente lição, muito forte! Tudo vai passar. Seja o sucesso, seja o fracasso. Nos iludimos com os resultados, quando nos decepcionamos ou nos exaltamos.

  22. Patrícia

    rsrs Muito bom!!! Estimulante, pés no chão e realista!

  23. Gielen - Florianópolis/SC

    Olá, essa msg me ajudou mto, pois eu tenho cobrado d+ de mim mesma ser a melhor, ter o melhor, e meus afazeres se multiplicam dia após dia!!! Tem sido um guerra, mas creio q vou vencer, pois td posso nAquele que me fortalece... e não posso parar, pois a glória de ontem não garante o futuro... Obrigada pela msg! na fé

  24. Patrícia - Cenáculo da Areosa (Porto)

    Muito bem pensado, bom ponto de vista que deve ser levado à letra.

  25. Olá Bispo Júlio... Desculpe o transtorno, mas nos dois últimos comentários em que eu enviei, o primeiro da seqüência está com alguns erros ortográficos, apague-o por favor, e deixe o segundo da seqüência. Parabéns pelo Blog Bispo, e que o Senhor Jesus venha lhe dar sempre direção e palavras edificantes para que o senhor venha compartilhar com a gente! E que este belíssimo trabalho se propague a fim de que muitas pessoas percebam o quanto servir a Deus é maravilhoso, e que só Ele pode mudar nossas vidas e caminhos! Um forte abraço ao senhor e a Dona Vivi! Apague este tb Bispo! Rsrsrs... :)

  26. Olá pessoal, estou aqui para chamar a atenção de vocês á algo… Vejam bem: desde novembro do ano passado venho acompanhando a este blog diariamente, e como detalhista, sempre que lia a msg do Bispo, lia também os comentários das pessoas, e pensava comigo mesma: “Estas pesssoas que escrevem coisas legais e edificantes devem ter uma vida maravilhosa, sem problemas…”. Há algumas semanas, não hesitei em compartilhar um simples comentário diário aqui, e hj posso dizer a todos que nos acompanham, sejam visitantes do blog, ou os amigos que estão aqui diariamente que, todos nós, TODOS, somos vulneráveis a dias intensos e difíceis, aos problemas, mas a diferença está em agirmos, em desafiarmos o nosso EU! A mensagem do Bispo hj veio como uma luva para mim, e mesmo diante aos dias difíceis, cabe a mim, a vc, e a todos lutarmos rumo a nossa vitória! E não importa quantos NÃO’S a gente receba, Deus está na direção e no controle, cabe a nós atitude constante, firmeza até alcançarmos nossos objetivos!!! Que Deus ilumine a todos... Abraço!!!

  27. Ola boa tarde SR. Bispo É bem certo que devemos ter sempre presente o nosso fracasso pois é com o fracasso que nós abrimos os olhos para a vida Se tivermos presente na nossa mente os nossos erros e fracassos, no futuro de certeza que vamos lembra-los e não vamos cair neles novamente. DEUS Abencoe o SR. Abundantemente assim como ao BISPO MACEDO e aos nossos Pastores. BEM HAJAM Joaquina Santos Torres Vedras

  28. "O sucesso do passado não garante o futuro.." Não podemos esquecer dessa frase, há pessoas que se exaltam da glória do passado, de algo que lá atrás elas foram boas o suficiente! Mas já se passou, e agora, como anda sua vida, seus sonhos? Ou como vc quer estar nos próximos dias? Creio que isso sim seja algo que nos chame a atenção... Quando falhamos, ou quando recebemos um NÃO, temos duas escolhas: ou a gente se desafia na espectativa de mostrar a nós e aos outros que somos capazes de "dar a volta por cima", ou simplesmente aceitamos a situação, e ficamos conhecidos como derrotados: "aquele que um dia foi bom, mas que hj está parado, não luta e não vence". É certo que nem sempre vamos ouvir o "SIM" em nosso dia-a-dia, mas não vale a pena desistir quando ouvirmos o "NÃO" (independente de quantas vezes ouvimos o NÃO) Mesmo que ouvimos isso várias e incansáveis vezes, aí estará o segredo: a constância, "água mole em pedra dura..." Não compensa desistirmos, temos que desafiarmos o nosso próprio EU! Deus está conosco, nos dando a direção, e sendo nós constantes, creio eu sem dúvida alguma, que a vitória virá... mesmo que demore, mas ela virá!!! Que Deus ilumine a todos... Abraço!!!

  29. Obr André Ricardo Cenáculo do Espírito Santo Tramandaí/RS

    Tá ligado Bispo Júlio! Os nossos fracassos tem que servir de motivação para nos revoltarmos e lutarmos com todas as forças para transformar os fracassos em sucessos. Os fracassos não podem nos entristecer ou derrubar, eles devem servir de alicerce para crescermos, aprendermos e mudarmos. Achei muito interessante seu post Bispo! Continue nos ajudando e abrindo nossa visão! Na fé!

  30. Bom Dia Bispo, muita bacana esta msg, o que mais me chamou atenção foi esta frase:"VOU-ME SENTIR PROVOCADO E DESAFIADO" É neste momento que o ser humano conquista, quando ele se sente desafiado e é corajoso o suficiente para partir pra cima, independente do que os outros acham de seu trabalho. Deus abençoe o senhor grandemente! Sempre na Fé!!!

  31. maria izabel dias

    bom dia bp. julio è verdade nos apredemos com nossos erros. para no futuro tirarmos proveito disto, e darmos o melhor de nos. eu aprendi com meus erros la atras, e não cairei nos mesmos aprendi a liçao!graças a deus!estou fezendo de um limão uma limonada! DEUS O ABENÇOE E D.VIVI .ABUNDANTEMENTE!

  32. João Marques (Portugal)

    Está bem. É verdade, temos que ir sempre em frente e pegar os nossos erros para fazermos melhor no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.