Mensagens

Cegas, surdas e loucas…

11 de Junho 2013

Cegas, surdas e loucas…

“Quem toma decisões em cima de emoções, cedo ou tarde, as consequências aparecerão para assombrá-los.”

Estou triste, vou dizer ‘sim’… estou de coração partido, a minha resposta é ‘não’… estou muito decepcionada, por agora digo ‘talvez’…. não existe nada mais enganador ou traiçoeiro do que as emoções ou sentimentos. Mas, infelizmente, a grande maioria dos seres humanos teima em continuar a tomar atitudes em cima destas verdadeiras ‘areias movediças’. Pense comigo… porque, certamente, as emoções não pensam… não, caro leitor, elas são cegas, surdas, irracionais, porém, infelizmente, não são mudas, pelo contrário, elas manifestam a sua ‘opinião’ logo de imediato e da forma mais irracional possível.

Quem reage ou toma decisões unicamente sobre o que sente, acaba por se arrepender e não são poucos os exemplos desta realidade. Quantas pessoas não se casaram porque a pessoa a quem amavam as abandonou… outras que feriram alguém mortalmente porque o seu coração ansiava por vingança… ou outras ainda que escolheram morrer porque, literalmente, afogaram-se nas suas emoções negativas.
Sim, as emoções são as piores conselheiras que alguém pode ter e se você não as afastar cada vez que tomar uma decisão, correrá sempre o risco de, mais cedo ou mais tarde, vir a arrepender-se.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf

Anterior

10deJunho

Seguinte

11deJunho


239 comments
  1. Vanessa Barros FJ Almada

    As emoções afundam nos e tomamos decisões que por vexes depois arrependemos-nps pois pomos o coração ha frente da razão. Temos de por o coração numa caixa!

  2. Marie

    Cuando tomamos decisiones basados en la emocion con certeza tendran consecuencias y hasta muy graves ya que cuando estamos asi nunca usamos el cerebro sino que grita el corazon y asi hacemos algo basado en algo sentimental y no en algo inteligente por eso no es bueno actuar asi , hay que parar y pensr bien las consecuencias antes de tomar una actitud!!

  3. Yasmin Alves - DF

    Bispo, eu já quebrei muito a cara quando agia pelas minhas emoções. Agir pela emoção já me impediram de vencer muitas coisas, já afastaram muitas pessoas de mim. Até que aprendi a viver pela fé. Se todas as decisões da vida das pessoas fossem tomadas pelo coração, então nunca haveria vitória. Quando passamos a raciocinar e viver pela fé tudo muda. Na fé . Yasmin Alves - DF

  4. Lara Martinho Luzio-FJE Alcobaça

    olá, boa tarde É verdade não há coisa mais enganadora ou traiçoeira do que as emoções ou sentimentos. Muito obrigada por esta palavra.

  5. Lorena Ferreira (RJ)

    É verdade bispo, Vou dizer para o senhor que já sofri muito pelas minhas emoções e por isso hoje não aceito mais ser refém das mesmas, elas só me enganaram, mentiram para mim, aquela mágoa, aquele ódio quando achei que teria satisfação elas sumiram e o que veio foi o peso na consciência. Por isso temos que fazer o CERTO, sentindo vontade ou NÃO. Temos que honrar nossos pais. Temos que orar pelos que nos maldizem e até bendizê-los, tratá-los muito bem. isso é difícil. Talvez um dos mandamentos mais complicados, porém se olharmos pelo angulo de que DEUS faz isso todos os dias por nós, se torna, com certeza, mais simples! Na fé!!!!

  6. DANUSIA CORRÊA CAMPOS DOS GOYTACAZES

    Muitas pessoas tem tomado atitudes precitadas,porque vivem alimentando pelas emoções e se arrependem depois,por isso devemos viver pala razão e deixar o sentimento de lado.

  7. Laura

    Boa noite Bispo, a voz do coração (emoções), só fazem com que tomemos atitudes erradas,impensadas, ja a voz da fé ( razão) nos fazem pensar antes de tomarmos uma atitude, que consequentemente tomaremos a atitude certa basiada na certeza de Deus.

  8. Patrícia Fragateiro

    Boa tarde. Decisão deve ser tomada em cima de razão, do pensamento, com a cabeca! Mas muitas das vezes nossa carne grita e somos enganados ou prejudicados. Sentimento emoção destruição. Fé e igual a vitoria.

  9. Monique

    a verdade é... QUANDO VOCÊ AGE PELO SENTIMENTO VOCÊ QUEBRA A CARA!

  10. Marta Marques - FJE Benfica

    Boa tarde, As emoções e os sentimentos são enganadoras, elas fazem-nos olhar para o superficial , para a aparência das situações. Quando eu ajo por um sentimento, que querendo ou não é passageiro, as boas consequências dessa atitude também serão passageiras! Agora quando eu ajo com base no raciocínio, com a minha razão, analisando cada detalhe, então a minha atitude não trará apenas uma mudança, mas sim A TRANSFORMAÇÃO na minha vida.

  11. Maiara Morais Machado

    Boa noite Bispo Julio. Realmente é assim, quando a pessoa esta distante de Deus ela vive pela emoção, mas quando ela está próxima de Deus ela vive na razão...

  12. Eduarda

    Muito Forte Bispo, O caminho da Emoção é o Inferno por que quando agimos na emoção tomamos atitudes que nós levam para bem longe de Deus , quando vivemos por ela uma hora estamos la em cima hora outra lá em baixo por que vivemos pelo o que sentimos ,mais quando vivemos pela fé é diferente não importa o que vemos ou sentimos agente crêr e acabou!

  13. Eloisa A. Costa Casagrande

    Isso já aconteceu comigo, quando tomava decisões baseada as minhas emoções sempre me dava mal, hoje graças a Deus isso mudou e tomo decisões baseadas no que Deus me orienta, garanto que é bacana como dá certo do jeito de Deus.

  14. Ingrid

    Bispo, nunca devemos tomar decisões em cima de nossas emoções, pois se isso acontece teremos 100% de chances de tudo dar errado, temos que ter sempre a ‘’cabeça no lugar’’ para que não haja arrependimentos.

  15. Flavia Ferreira

    Isso é de enorme importância em nossas vidas, não podemos agir pela emoção. Temos que agir pela fé, e teremos um excelente resultado, ao contrario da emoção.

  16. Carolina Costa

    É verdade Bispo. Decisões tomadas de cabeça quente nunca dão resultado positivo, muito menos decisões tomadas na emoção ou no sentimento. Decisões precisam ser tomadas racionalmente e com a "cabeça no lugar" para que não haja arrependimentos!!

  17. antonia h l cardoso

    o coraçao humano foi feito só para bombear sangue. e não para falar , ele não tem boca. devemos sim da ouvidos a nossa conciência.

  18. Danieli Gomes Silva

    Muitas vezes em nossa vida, fizemos alguma coisa baseada no que sentíamos no momento, e acabamos nos dando mal. E continuaremos nos dando mal a cada vez que dermos ouvido a essas vozes. Antes de dizer ou fazer algo analise bem à situação para que depois você não fique com remorsos ou frustrado ao ter tomado tal decisão.

  19. Bruna Helen

    quando eu cheguei na iurd dava muita importância para minhas emoções ,agora quando cinto alguma eu raciocino para ver a situação melhor.

  20. Daniel Fje Baixa da Banheira

    enganoso é o coraçao e desesperadamente corrupto, nao devemos nos deixar levar pelas emocoens e sentimentos mas ter cabeça no lugar para saber tomar decisoens com cabeça no lugar. na fe

  21. A pior decisão que alguém pode tomar é na base da emoção, a emoção traz resultados ilusórios que com o tempo trarão consequências que pode não ter volta!

  22. CRISLAINY SANTOS DA SILVA

    NÃO PODEMOS SER GUIADAS PELOS SENTIMENTOS, POR QUE O NOSSO CORAÇÃO É INGANADOR,ANTES DE FAZER ALGO TEMOS QUE PENSAR, ANTES DE FALAR TEMOS QUE PENSAR ANTES DE TOMAR QUALQUER ATITUDE TEMOS QUE PENSAR SE FOSSE PARA FAZER AS COISAS PELO SENTIMENTO NÃO PRECISARIA PENSAR. PENSE

  23. Ester Souza

    Com certeza tenho que ter cuidado com as emoções pois acabamos fazendo até mesmo aquilo que não queremos por tomar decisões no momento errado e na maioria das vezes nem pensamos nas consequências , esse post foi mais uma forma de abrir meus olhos para as emoções .

  24. Ester Rege

    Realmente Bispo, agir certo não agir sem pensar, ou pelos sentimentos, e sim o que é preciso fazer para que tenha bons resultados ou fritos. Esse ensinamento é primordial para quem quer chegar a realização. Na fé .

  25. alessandra almada

    Se paramos um pouco para pensar no nosso passado e nas atitudes erradas que tomamos foi devido as emoções ,estávamos com a cabeça quente com os sentimentos a flor da pele.Sentimento,emoções não nos leva a lugar nenhum a não ser a desgraça .Temos que usar a razão ou seja analisar antes de tomarmos alguma atitude.

  26. Raquel Leng - FJ Almada

    Quando uma pessoa ela age na base das emoções automaticamente ela ''cai'' por assim dizer em um ''abismo''. Muitas pessoas agem pela emoção e não pela razão, ou seja pelo coração e não pela cabeça. Quando uma pessoa ela age consoante as emoções ela erra, mas nós aprendemos com os erros, e a pessoa sabendo que não deve agir pelas emoções, e voltar a fazê-lo, ai sim, ela cai mesmo num verdadeiro abismo, porque o seu orgulho a atraiçoa. Na fé e guerra até ao fim!

  27. Priscila Batista

    Isso é fato, um alerta maior para nós mulheres que infelizmente agimos mais pelas emoções principalmente quando trata-se da vida sentimental, por isso acordamos deixamos o nosso coração apenas para batimentos e usamos o nosso cérebro para agir e decidir, em frente mulheres somos capazes sim.

  28. Maria Mendes

    Boa tarde, enganoso e corrupto e o coração e de la vem as emoções e sentimentos então é melhor usar a razão

  29. Keli

    Enganoso e corrupto é o coração. Fico a observar quantas pessoas estão sofrendo prisioneiras de seus sentimentos. Odeiam tanto a uma pessoa achando que esse pessoa deveria pagar por sei la o que...quando na verdade quem esta pagando e elas mesmas com sua saúde e ariscando morrer e ir para o inferno por não querer perdoar, devido a que!? Sentimentos! Outras desejam pagar na mesma moeda enfim...sempre sentimentos. Hoje pessoas tiram outras vidas por sentimentos, estragam suas vidas por sentimentos. Graças a Deus que dia após dia temos aprendido por meio da palavra que devemos abrir os olhos para este mal que é o sentimento. Não que não devemos ter sentimentos, mas que devemos basear se na mente para tomar decisões.

  30. Juliani Neves

    Sempre. As emoções nos leva sempre para incertezas, muitas das vezes falamos as coisas para atingir alguém, mas na verdade somos nós que somos atingidos. Pensar, pensar e pensar é caminho para sucesso... só que é fácil dizer, eu tenho que colocar a cada dia em pratica, porque tenho os meus erros nesse ponto, mas vou raciocinar da melhor forma possível. Adorei o post, que Deus sempre venha usá-lo com esses ensinamentos que são fundamentais para nós... Muito obrigada.

  31. Karla Pereira Ferreira

    Realmente a Palavra de Deus nos afirma que o nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? é do coração que vem as emoções, e se fosse ele que tivesse que nos dirigir estaria no lugar de nossa cabeça, e a cabeça no lugar do coração, mas Deus é tão perfeito que já fez tudo em sua ordem distinta. Quando ouvimos nossas emoções quebramos a cara, pois quando as emoções se acabam, vem a realidade e então é tarde demais para se arrepender, pois iremos colher os frutos de nossas ações. Por isso que devemos andar no Espírito como diz a palavra de Deus, ou seja, andar com os pensamentos sintonizados em Deus, pois assim iremos refletir nas propostas que o diabo nos sugere a cada dia através do pecado.

  32. Maiara Knevitz Cardoso

    É verdade Bispo, eu mesma já tomei decisões na minha vida que eu mesma me arrependi mais tarde, pois foi algo tomado pelo sentimento e não pela razão, dentre tantas vezes que me arrependi quebrei a cara principalmente com a vida sentimental, mas não nascemos sabendo de tudo, mas são com os erros que crescemos e amaduremos, e com isso pensamos bem antes de tomar alguma decisão! Que Deus abençoe o senhor

  33. vanessa paulino

    quem age por emoção acaba se arrependendo do resultado temos que agir com a fé inteligente vencer a emoção e agir com a razão.

  34. Maria Silva

    E verdade já tomei decisão pelo coração e deu tudo errado, hoje graças a Deus aprendi. CORAÇÃO SENTI, MENTE PENSA e age pela razão.

  35. Patrícia ferreira da silva

    Quando deixamos a nossa emoção falar mais alto do que a razão sempre alogo da errado isto é fato,já aconteceu comigo varias vezes,ainda bem que aprendi.

  36. glaubiana serra

    é verdade bispo,quando tomamos decisões movidas pelo sentimento acabamos sofrendo ,devemos tomar decisões atraves da razão pois o nome ja diz tudo,raciocinio,pensou antes de tomar tal decisão. boa noite.

  37. JAQUELINE MOURA

    Toda pessoa que agi na emoção é inevitável ela não passar por sérios problemas, pois o sentimento leva todas as pessoas a sofrer , por isso temos que viver pela fé , pela razão e não pelas emoções. Já padeci muito por tomar decides movida pelo sentimento, mas tudo é experiência que tenho certeza que jamais irei cometer o mesmo erro . muito forte esse estudo irei meditar dia e noite nele.. Deus Abençoe o Senhor Bispo abundantemente....

  38. Jessica FJ Almada

    As emoções, o mais estranho é que se ouve mais gente a dizer para ouvir o coração do que a dizer para usar a razão! ! O que está errado, pois a melhor forma de não nos magoarmos é usando a cabeça, pois assim vamos tomar melhores decisões!

  39. jane oliveira

    Ola Bispo!! Muitas vezes sou impulsive, e me deixo levar pelo sentimento.Mas quando me revolto e uso a razao, vejo que tomando essa atitude, tudo muda por completo. Pois a luta entre a emocao e a razao nao e nada facil, pois estou lutando contra a emocao. Jane Oliveira-Peckham-Londres

  40. mariana - fj almada

    Uma vez alguem me disse que viver no sentimento e pecado e e verdade. Quantas pessoas sao impulsivas e se deixam levar pelo sentimento. O coracao e enganador e so nos leva a pecar

  41. Bruna Jessica

    Muito forte Bp. este estudo pois muitas vezes agimos movido pelo sentimento a emoção ou seja pensamos com o coração e o coração é enganador então logo em seguida aparecem as consequência das escolhas erradas que foram tomadas por ter pensado com o coração, pois então temos que passar a usar a cabeça,assim usamos a razão ou seja tomamos assim atitudes bem pensadas então teremos boas consequências pois tomará a atitude certa ao contrario do que agimos pela emoção.

  42. - Daniela - FJ Matosinhos

    - As emoções não vem da fé inteligente , muitas vezes quando temos que tomar decisões sejam elas faceis ou dificeis logo o coração quero falar mais alto e o coração é fonte da emoção , nele jorra emoção e sentimento ! Por isso ele é enganoso , quando agimos pela emoção somos completamente enganados , porque ele se coloca conforme o nosso estado de espirito , se estamos tristes vamos de acordo com o coração , e é ai que muitas pessoas se tem enganado com as suas decisões seja para qualquer area da vida , pois a fé inteligente e racional é da nossa cabeça e não do coração !

  43. é verdade, infelizmente muitas pessoas agem na fase da emoção e com isso o resultado é o esperado ou seja nunca da certo então temos que ter o Espírito Santo e de fato não teremos que viver na base da emoção !

  44. Roberta

    É realmente as emoções é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode ter, infelismente tem muitas pessoas que tomam suas decisões em cima de suas emoções e acabam se arrependendo. Quando agimos na razão tomamos atitudes certas.

  45. jacyra fjAlmada

    A luta entre a emocao e a razao,nao e facil lutar contra a emocao,e muira luta.devemos parar de dar ouvidos a emocao e torna la o mais muda possivel e e deixar a razao dominar,porque tudo que envolve emocao leva ao arrependimento e tudo que envolve a razao leva nos a tomar atitudes mais acertadas.

  46. Bianca Reis

    Pois é Bispo, todas as vezes o oração grita para que a sua opinião seja ouvida, e sei que o mundo hoje em dia ensina exatamente isso, que devemos ouvir o coração, e não percebem o buraco e dor que ele nos leva. E cabe a nós dizer não para o coração, e sim para o certo, que vem da cabeça, a onde temos o "poder" de pensar, e de analizar se realmente é o certo, e principalmente, s vem de acordo com a palavra de Deus. Na Fé.

  47. CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE FOI TIDO PELO SENHOR BISPO POIS EXISTEM PESSOAS QUE SÃO TOTALMENTE GUIADAS PELOS SEUS SENTIMENTOS, SE NOS TODAS AS VEZES DE NOSSAS VIDAS FOSSEMOS NÓS GUIAR PELOS NOSSOS SENTIMENTOS SINCERAMENTE ESTARÍAMOS PERDIDOS E TALVEZ NEM TERÍAMOS ALCANÇADO O QUE ALCANÇAMOS. TEM MUITAS PESSOAS QUE ABREM AMÃO DE SEUS SENTIMENTOS PARA CHEGAR A DETERMINADO OBJETIVO, E TIVERAM QUE FAZER ESTE ENORME SACRIFÍCIO PARA PODER CHEGAR ONDE QUERIAM.MAS INTELIGENTE E AQUELA PESSOA QUE APRENDE COM OS ERROS DOS OUTROS, PORQUE SE TIVER QUE PASSAR PODERÁ SOFRER MUITO E AINDA CORRERA O RISCO DE NÃO RESISTIR.

  48. Evelyn (Maringá)

    Boa Noite Bispo.... Olha realmente no nosso coração existe uma vucão de sentimentos guardados só esperando o momento certo de entrar em erupção... Na bíblia está escrito que o nosso coração é corrupto e vamos responder a nós mesmo que confiaria em alguém corrupto? Então temos que pensar bem antes de fazer qualquer coisa para não se arrepender mais tarde, pois como diz o ditado existem 3 coisas que não voltam atrás: Uma flecha lançada Uma palavra mal dada E uma oportunidade perdida (De se arrepender e se entregar para Jesus antes da morte). Na Fé

  49. Daiane

    Realmente bispo, as nossas decisões tem que ser feita usando a nossa mente e não com os sentimentos realmente uma atitude tomada na emoção a pessoa fica perdida, e se arrepende, temos que ter a direção de Deus, mas também ter a absoluta certeza do que queremos e se aquilo de fato é o que está dentro de nós. Forte.

  50. Camila Pereira - Guarujá SP

    Muito bacana, nunca devemos tomar uma decisão de cabeça cheia, pois dessa forma tomaremos uma atitude com base na emoção, mas quando deixamos a poeira baixar, ai sim conseguimos, tomar uma atitude inteligente. Não faça nada na emoção pois mais cedo ou mais tarde vc se arrependerá, ai será tarde demais.Na biblia mesmo fala que enganoso é o nosso coraçao. Muitos reagem atraves do que sentem e o sentimento vem do coração, portanto cuidado!!!

  51. Bruna Gouveia - FJAlmada - Portugal

    Aprendi que sempre que tiver de tomar uma decisão, tenho que esperar que os sentimentos se "alcamem" e começo a pensar para puder agir de cabeça fria e não me arrepender.

  52. Ariela Vanessa

    Boa noite Bispo Julio! Mmm emocoes sao o proprio engano, e o que controla os precipitados e impulsivos e so depois da ma decisao e que falam aquela expressao: "ahhh se o arrependimento mata-se..."; os sentimentos aprisiona a pessoa e so ela pode se libertar ao fazer USO da RAZAO.

  53. Irina Jessica

    "As emoções são as piores conselheiras que alguem pode ter" é facto! O pior é que maior parte das vezes, somos sufocados por emoções e sentimentos negativos, se nos deixamos levar por cada sentimento e pelas emoçõe, estamos cegos, pois nem capacidade temos de ver a razão e pensar com a cabeça, o que nos leva a estar cada vez pior. A fé é RACIONAL, INTELIGENTE, e isso sim nos leva a frente!

  54. roberta

    fé inteligente X emoção! fé inteligente= sucesso, conquista emoção= morte, trajedia, decepções e tudo de ruim... é melhor agirmos sempre pela fé inteligente, ou seja temos que deixar o sentimentalismo.

  55. catia

    Sim é pura realidade este sentimento quando nos domina é só para a distruição. Todas as vezes que aji na emoção as consequÊncias foram bem penosas. Quanndo aprendi a colocar a fé inteligente em ação, e a não ser mais escrava desse sentimento,comecei a tomar a sdecisões certas na minha vida.

  56. Telma Patícia

    As nossas emoções podem ser o nosso pior inimigo se não soubermos agir pela razão... sempre estaremos sujeitos a emoçoes boas e más, mas no momento de agir devvemos colocar as nossas emoçoes de lada e agir somente pela razão, para podermos tomar decisões que não nos arrependeremos mais tarde.

  57. driele soares

    Quando tomamos atitudes sem pensar acabamos, tenso experiências desagradaveis quando a cabeça não pensa o corpo padece!

  58. Priscila

    Boa tarde bispo Julio, É a mais pura verdade muitas pessoas vem tomando suas decisões na base das emoções e a base do seu coração, e acabam sofrendo serias consequências dessas atitudes o coração é enganoso e corrupto muitas pessoas sofrem por não usarem a razão. Eu me recordo de uma situação na minha vida que ao invés de apelar pela razão dei ouvidos a emoção e sofri muito por conta de um sentimento no passado. Quando se dei conta deixei de apelar para os sentimentos e decidi agir pela razão mesmo que na hora fosse um pouco difícil mais foi a coisa certa que fiz. Não devemos dar ouvidos ao coração e nem aos sentimentos pois se dermos ouvidos sofreremos serias consequências....

  59. As emoçoes sao coisas perigosisimas. pois existem pessoas quen tomam certas atitudes por momento dificil que passa e pela falta controle ela acaba agindo pela emoçao, e como na mensagem disse cedo ou tarde a pessoa vai se arrepende. por isso devemos pensa e repensa quando formos fazer ou tomar uma atitude, para que nao venhamos,os nos srrepende......

  60. Gabriela portal

    não devemos tomar atitudes encima de uma emoção não podemos tomar atitudes encima da quilo que agente sente para nos não se arem pendermos temos que agir com a ração para tomar decisão certa.

  61. É verdade bispo todos aqueles que tomam atitude em cima de um sentimento e não em cima da vontade de DEUS uma hora ou outra acaba quebrando a cara.

  62. Thais Guerreiro

    É verdade a emoção só trás mais emoção, a pessoa que só age por ela e não consegui ouvir a rasão está exposta a só viver desiludida.

  63. Cláudia Briito

    Em cada decisão que toma-nos não podemos uzar o coração mas sim a razão , porque essa sim fara a escolha correta .

  64. jessica avelino

    A emoção nos faz tomar decisões erradas e o fruto disso e as tristes consequências, por não ouvir a voz da razão e sim da emoção.

  65. Kézia Luiza

    O coração é enganoso e é de lá que as emoções vem, porque confiar em algo ou alguém que engana? Muitos que agiram pelas emoções só se arrependeram. Devemos agir pela razão ela certamente não te enganará!

  66. Bom dia bispo JULIO,concordo 100% consigo e a prova disso que voce falou e a nossa sociedade nos dias de hoje tudo feito na base do sentimento,e depois as respostas nao podiam ser mais negativas claro que nao,porque elas sao tudo aquilo que o bispo mencionou,tudo na vida dessas pessoas e fracassado porque se baseiaram em sentimentos e emoçoes e ai a pessoa depois se arrepende,eu proprio ja agi assim,mas hoje em dia as minhas decisoes sao racionais e atraves de uma fe inteligente ensinada no centro de ajuda e agindo pela fe e vivendo pela fe e ai os resultados sao positivos e ai DEUS age juntamente com a nossa fe inteligente e arrebentamos e muito bom bispo,agradeço a DEUS todos os dias por ter conhecido este trabalho maravilhoso do centro de ajuda que esta a fazer 36 anos de existencia! um otimo dia para si bispo julio! um forte abraço e que DEUS o abençoe!

  67. Sabrina Dalboni

    Tai algo que é bem traiçoeiro , pois é divicil ,nao agir com emoção , tudo no mundo nos indus a ser emotivos, ainda bem que temos a Iurd que nos encima a pensar e nao agir na emoção.

  68. Tamires Aranda

    Com o sentimento o ser humano torna-se vulneravel ao erro, por isso é importante sempre buscar a direção do Espirito Santo, sacrificando nosso eu, caso contrário ira correr atras do vento.

  69. Tamara Bassani

    Quando tomamos atitudes, decisões, influenciadas pelas emoções do momento elas são impensadas. Agimos de acordo com o que estamos sentindo, mas na hora não nos damos conta das consequências de tais atitudes. Devemos usar a razão, agir pela fé, sacrificar nossas emoções, afim de colhermos os frutos de uma fé inteligente!

  70. SUELY

    OLA BISPO REALMENTE NÓS TEMOS QUE SER TOTALMENTE DO ESPIRITO (FÉ) E NÃO DA CARNE ( SENTIEMENTO). NA FÉ!

  71. Patricia

    Neste post podemos analisar a importância de se tomar atitudes e decisões pela razão, nunca por emoções, pois, elas são passageiras e mais tarde leva a pessoa a arrepender-se de certas decisões que tomou quando estava no calor das emoções. Por isso devemos pensar e analisar as nossas decisões e sempre toma-las com a razão, com consciência e colocar a frente de tudo o Senhor Jesus, pois, só assim teremos a plena certeza que estamos tomando as decisões certas.

  72. Nathalie

    A Bíblia ensina que o coração é enganoso e desesperadamente corrupto, no mundo o que a gente mais ouve é que temos que ouvir a voz do coração, mas a verdade é que quando damos ouvido ao coração tomamos atitudes completamente erradas, pois não podemos ser guiados por uma emoção mas sim usar a nossa fé inteligente!!

  73. eliane

    Realmente decisões baseadas em emoções geram frustrações e possíveis arrependimentos, refletir, analisar, qual consequência irá trazer pra minha vida, tal decisão.

  74. Andrea oliveira

    ENGANOSO É O CORAÇÃO! SE DEIXARMOS A VOZ DO CORAÇÃO FALAR, NÃO TEREMOS COMO TOMAR UMA ATITUDE E DECISÃO.DEVEMOS NEGAR ESSES SENTIMENTOS,PRA FAZER AS CISAS CERTAS.

  75. Renata Coutinho Bastos

    Temos sempre que agir com a razão e não com a emoção.

  76. Renata Silva

    Bom como todos nos sabemos tudo que plantamos vamos colher mais cedo ou mais tarde isso é uma realidade, então não devemos agir pela emoção pois ela nos faz tomar atitudes sem peensar e acabamos lá na frente se arrependendo.....ou seja o preço que pagamos por agir pelo sentimento é um arrependimento lá na frente....é isso pode muitas vezes aruinar nossa vida ...Então vamos parar e pensar tomar atitudes inteligentes ou seja com a razão.

  77. Jorgete dos santos

    Esta é a maior verdade , as atitudes são de acordo com que se esta sentindo , provavelmente vai se ter atitudes erradas. Que possamos pensar bem nisso . O justo vive pela fé e não de emoções.

  78. BRUNA CRISTINA

    É verdade Bispo. se formos analisar é bem mais fácisl se tomar uma decisão por meio da emoção do que pela razão. Pois não se calcula as seguintes consequencias de sua ação. Já com a razão tudo é calculado.

  79. ana

    buenas noches Sr Obispo, los sentimientos es lo peor que podemos seguir, una decisión basada en los sentimientos nos puede llevar al fracaso, por eso debemos usar la fe racional y no la fe con emociones!

  80. Josi Magalhaes

    verdade quando agimos pelo sentimento e impulso sempre nos arrependemos depois, ou quebramos a cara, o sentimento só nos leva a tomar atitudes erradas e irracionais! temos que ser racional pensar e agir pela razão e não pela emoção!

  81. Bárbara de Oliveira

    Este post foi essencial para uma decisão que iria tomar,minha irmã que me mostrou este post e tenho certeza, que é Deus falando comigo,Que Deus continue usando o sr cada dia mais!

  82. Édina Lima

    É verdade Bispo, eu mesma já passei por inúmeras situações que agi precipitadamente guiada pelo sentimento, sofri horrores. Hoje tenho aprendido a lidar com os problemas ou divergências através da razão guiada pelo próprio Deus e só assim tem dado certo, com a direção do Espírito Santo e a renuncia às emoções as decisões são acertadas.Obrigada pelo ensinamentos.

  83. Carolina Moraes

    É verdade bispo. Não me lembro de uma vez se quer que eu tenha agido pelo impulso das emoções e não tenha me arrependido depois. A ação deve sequenciar a razão, e não a emoção!

  84. Rica - Brasília/DF

    Concordo com o senhor Bispo, a emoção está sempre nos mostrando em que mundo vivemos e não tem sido facil!

  85. JULIANE SILVA DE JESUS

    Bispo realmente a emoção nos faz viver de vontades ,sem olhar na verdade o que pode acontecer depois que a atitude foi tomaada,vemos milhares de exemplos onde muitos casamentos não deram certo por causa de uma atitude levada por simples emoção,devemos ser sabios procurar estar atentos ao que Deus quer de nos,usando uma fé inteligente.

  86. Tais

    Quando damos ouvidos as emoções ficamos a mercer do mesmo.

  87. luiza marilak meneses

    É uma realidade essa mensagem,pois antes de conhecer o senhor Jesus,tomei decisões em cima das emoções e me arrependi posso confirmar o que diz essa mensagem,que as emoções e sentimentos é realmente traiçoeiro.

  88. Kelly Cristine Pereira (SJCampos)

    A pior forma de se viver é pela emoção , pois quem vive pela emoção toma atitudes guiadas pelo coração e o coração é sempre corrupto . Devemos pensar antes de tomar qualquer decisão e nunca ser guiado pela emoção.

  89. Aline Rodrigues

    Quando tomamos qualquer decisão na emoção, geralmente fracassamos, mas quando usamos a razão, então, vemos com os nossos próprios olhos aquilo que decidimos dando certo.

  90. Renata Dionizio

    A própria palavra de Deus fala sobre esse respeito, não é bispo? "Que enganoso é o coração..." porque o coração é sentimento, emoção, e quando tomamos decisões somente por ele, as coisas la na frente dão errado. Nessas horas é a razão que tem que prevalecer, a fé inteligente.

  91. Daniela

    Buenas noches Obispo. Las personas que se basan en los sentimientos son las que al final terminan con una vida destruida y sin saber para donde ir. Así me encontraba yo antes de tener una experiencia con Dios y asumir un compromiso serio con el.

  92. Cláudia Fonseca

    Boa noite, Bispo! Realmente os sentimentos são traiçoeiros e jamais podemos tomar decisões baseadas neles para não corrermos o sério risco de sermos enganados, trapaceados ou de nos arrependermos amargamente de tal decisão.

  93. Rayane Rodrigues

    Temos que sempre vigiar para não agir na emoção, as vezes sem perceber eu agia de forma emotiva, chorava, não pensava. Hoje eu aprendi, se agirmos com a fé emotiva, vamos sempre tomar decisões erradas e talvez tragicas,e depois quando caímos na real e pensamos vem os arrependimentos. Em vez de aprender a agir na fé racional, pensar, avaliar, crer, confiar em Deus.

  94. Laura Cristina - Rio de Janeiro

    Boa Noite , Bispo As decisões tomadas em cima de emoções só tem tido resultados de fracassos e derrotas na vida de muitos , em todas as áreas da vida , com decisões erradas , precipitadas e não pensadas. E a fé inteligente que é racional nos faz pensar , refletir para irmos em frente em qualquer de nossas decisões. Na fé

  95. Amanda Oliveira

    É verdade, muitas vezes por agimos por emoções acabamos nos frustando, o nosso coração é desesperadamente corrupto, por agir pelo sentimento ou pelas emoções que muitas pessoas acabam destruindo suas vidas ou a vidas de outros; temos que abrir nossos olhos e vigiar nossas ações a cada instante e a cada momento, assim nunca caindo nas ciladas que os nossos sentimentos e nossas emoções nos trazem. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração…” Jeremias 17.9-10

  96. Patricia Cassel da Cruz

    A emoção foi criada pelo diabo para ser contrária fé. É esse sentimento maldito que tem destruído a vida de muitos, tem iludido as pessoas e dando a sensação de bem estar. O nosso coração sempre irá se manifestar no momento de tomarmos alguma decisão, é inevitável, mas quem vive pela fé saberá discernir corretamente a orientação que vem do Espírito de Deus e a que vem da carne.

  97. KARINA SAMPAIO

    é verdade o coração é enganoso e corrupto nunca devemos nos deixar levar pela emoção e sempre usar a nossa razão FÉ INTELIGENTE.

  98. Não devemos agir com base a sentimentos ou emoções, porque tudo isso vem do coração e Deus deixa bem claro que o coração é enganoso e desesperadamente corrupto, então devemos agir com base a fé e a razão!

  99. Poliana

    Verdade! Agir no sentimento não presta!

  100. Ana Paula Rodrigues

    É a mais pura verdade Bispo,quem da ouvidoa as suas emoçoes sua tendencia é só fracassar pois mais cedo ou mais tarde ela ira se arrepender e muitas vezes nao tera mais chance para voutar atraz.

  101. Adriane da conceição correa

    Isso é uma pura verdade pois muitas pessoas hoje estão sofrendo por que no passado tomaram uma decisão da emoção e hoje estão sofrendo.

  102. Raquel Oliveira

    É Bp.Júlio com certeza e com propriedade posso dizer que fui refém da emoção por um tempo dentro da igreja mais quando aprendi a não dar ouvidos as suas sugestões eu fui livre. E hoje graça a Deus vivo pela fé!

  103. Raquel Oliveira

    É Bp.com certeza e com propriedade posso dizer que fui refém da emoção por um tempo dentro da igreja mais quando aprendi a não dar ouvidos as suas sugestões eu fui livre. E hoje graça a Deus vivo pela fé.

  104. kelly

    É verdade. quem tome atitudes, decisôes baseada nas emoções , acaba sofrendo as conseguencias.

  105. Luciana Reis

    Realmente quando baseamos a nossa vida nas emoções o fim é a destruição, pois o nosso coração é sempre enganoso,

  106. Kimillin

    O sentimento e as emoções que estão sempre juntas acaba com uma pessoa, ser der ouvido ao que senti ou o que o coração fala, emocionada empolgada não dará nada certo e sim sera no futuro um grande arrependimento. Algo que sempre aprendemos na igreja e agir com a fé racional e não agir com sentimento, e particularmente as coisas acontece de outra forma, porque tudo da certo Deus esta junto para toma as decisões. E o sentimento faz ir para o fundo do poço se sempre agir assim.

  107. Daniela Soares dos Santos Silva

    Isso mesmo agir pela emoção,nunca traz satisfação,somente a decepção.Devemos sempre agir pela razão,agir pela fé.

  108. Raquel Trigueiro

    Boa noite bispo,é verdade,nunca devemos nos basearmos e muito menos agirmos,pela emoção,pois certamente quem assim faz está fadado ao fracasso,pois a fé é a certeza,quem assim age pela fé,garante a vitória. Raque Trigueiro São José De Mipibu-RN

  109. VANIA CAMILA

    Boa Noite Bispo . Temos que ignorar as emoções, não dar vazão aos sentimentos, e sim fazer o uso da inteligência. Pois quando usamos o coração ao invés da razão, nem Deus pode fazer nada por nós.

  110. Genilda L. de Almeida - Manaus

    Boa Noite Bispo! Olha como diz o bispo Macedo:" o sentimento é mesmo uma porcaria, e com o coração não alcançamos nada de Deus". E isso e realmente é verdade, por muitas vezes fui enganada pelo meu coração. Atitudes impensadas, enfim, tudo que o coração deseja agrada o diabo. Mais hoje tenho procurado agir somente através fé.

  111. Ana Ramos-FJ Almada

    Nós muitas vezes agimos pela emoção e depois da errado porque antes de qualquer coisa temos de pensar 2 vezes antes de agir. Mas também muitas das pessoas só aprendem com os erros da emoção e da religião e assim nunca mais caiem nessa

  112. Rosane Rodrigues

    Muito forte essa palavra ! É verdade toda pessoa que é guiada pelo coração ou seja pelos sentimentos sofre,si frusta , enfim si torna derrotada porque toda decisão que si toma na emoção dá errado pois não pensamos com a cabeça ou seja razão , inteligência e aí já era... Vamos vigiar nisso,para que não viemos a si arrepender tarde demais.

  113. Tamires Ramos

    Quantas não são as pessoas que por impulso toma decisões precipitadas em suas vidas, por não saber esperar as coisas no tempo de Deus agem com sua própria força, mas custa reconhecer que sem a força de Deus jamais ira vencer.

  114. elisabete fje pombal

    Ola boa noìte nem mais acho que temos que pensar duas veses antes de agir afaser coisas com a cabeca quente nao nos leva a lado nenhum pk nao podemos ir so pelo coracao nem tudo o que parece e

  115. Rebeca C.

    Ola Bispo Realmente nunca Devemos tomar nossas Decisisões Baseadas nas nossas Emoções e no nosso Coração,Noís temos que Usar a voz da Razão ou Seja a voz da Fe,Com Base nela nunca iremos nos Decepcionar

  116. elisabete fje pombal

    Ola boa noìte nem mais acho que temos que pensar duas veses antes de agir afaser coisas com a cabeca quente nao nos leva a lado nenhum pk nao podemos ir so pelo coracao

  117. Renata Sanchez

    Realmente, não devemos tomar decisões no calor de uma emoção, agir sem antes refletir nos levará a tomarmos decisões erradas e as consequências são na maioria das vezes desastrosas e irreversíveis!

  118. Goretti

    Boa noite Bispo, realmente a mente foi feita para pensar e o coração para sentir e, quando não separamos a razão da emoção corremos o risco de nos arrependermos por decisões precipitadas; e o maior exemplo é do PRÓPRIO DEUS que virou SUA FACE ao SEU PRÓPRIO FILHO,quando clamou: "...DEUS MEU,DEUS MEU; PORQUE ME DESAMPARASTE...". Foi nesse exato momento que DEUS ensinou para humanidade que razão não têm nada haver com à emoção; por esse motivo temos que ter uma fé inteligente!

  119. Brigida Sacramento

    Boa noite Bispo,li o seu blog e achei muito bom,eu já tomei decisões em cima das emoções e sofri muito, me machuquei,mais agora com DEUS no comando da minha vida,ELE me tem ajudado sempre a usar razão, eu penso e peso antes de tomar qualquer atitude, não me deixo levar mais pelas emoções.Obrigado pois me deu mais força ainda de usar a razão a cabeça e não com a emoção.EU agradeça muito por está mensagem,me deu mais força que DEUS lhe guarde a se e a sua família.

  120. Concordo Bispo,sempre que agirmos pela emoção,sentimento acabamos tendo frustações, mas quando passamos a agir pela razão tomamos atitudes sensatas que nos leva a uma mudança de vida uma transformação.

  121. Brigida Sacramento

    Boa noite Bispo,li o seu blog e achei muito bom,eu já tomei decisões em cima das emoções e sofri muito, me machuquei,mais agora com DEUS no comando da minha vida,ELE me tem ajudado sempre a usar razão, eu penso e peso antes de tomar qualquer atitude, não me deixo levar mais pelas emoções.Obrigado pois me deu mais força ainda de usar a razão a cabeça e não a emoções pois eles só destroem. que DEUS abençoe o Senhor grandiosamente.

  122. Oziene Barbosa

    Agi por sentimentos não nos leva a nada. muitos dizem pra ouvirmos a voz do coração (sentimentos)infelizmente tive esse pensamento e só sofre por causa das emoções e por pouco não tomei uma atitude que iria prejudica as pessoas envolvidas principalmente eu e meu filho. Hoje agindo com a fé racional e sem sentimentos, agindo com sabedoria, sem emoção.

  123. William - FJE Pombal

    Com certeza, temos que pensar muito bem antes de tomar qualquer decisão, as emoções de modo algum devem ser levadas em concideração, temos que usar a razão e não a emoção.

  124. Lilian Abraão /Salvador-ba

    Verdade, Bispo toda vez que agirmos pelo coração acabamos quebrado a cara e muitas das vezes nos machucamos atoa e não agente mas também os outros. Nos tornamos infeliz e as vezes incapaz de nos perdoamos por causa de uma atitude precipitada.

  125. PAULO DIEGO-FJE; POMBAL

    infelismente essa é a realidade de hoje, por esse motivo que aconteci muitas coisas triste, em familias,empresa,amigos e outros o sentimento estar falando mais alto do que as decisoes que deveria ser tomada.

  126. VÂNIA FJ ALMADA

    Olá boa noite. Este post dá a entender que não devemos tomar decisões sobre emoções, ou seja, responder pelo estado de humor que a pessoa está, dizer um não porque lhe apetece, a pessoa tem que usar a razão. Por isso devemos pensar muito bem, antes de dar qualquer tipo de resposta, elas podem destruir ou então acrescentar na nossa vida.

  127. Viviane Souza - FJE Pombal

    É verdade , uma coisa que me chamou a atenção foi a frase: " As emoções são cegas, surdas mas não são mudas..." Ah isso é um fato! Quantas vezes agimos pelo impulso , pelo momento por que não conseguimos nos controlar e ser racionais a cima das emoções? Temos que procurar estar sempre atentos para qualquer sinal de manifestação delas ( emoções) e silenciarmos a sua voz.

  128. Naiane Lameira

    Boa tarde bispo. é verdade quando a pessoa agi com o coração logo estará agindo com o sentimento, e o coração é enganador, então, Não podemos agir na hora em que estamos com os nervos a flor da pele, não podemos agir na emoção e sim agir com a cabeça. Naiane Lameira-PA...

  129. Naiane Lameira

    Boa tarde bispo. é verdade quando a pessoa agi com o coração logo estará agindo com o sentimento, e o coração é enganador, então, Não podemos agir na hora em que estamos com os nervos a flor da pele, não podemos agir na emoção e sim agir com a cabeça. Naiane Lameira-PA

  130. Maria

    Sr. Obispo muy fuerte! realmente quien toma desiciones basado en la emocion tarde o temprano se arrepentira debemos vivir de fe en fe y tomar desiciones basados en la inteligencia, en la fe!!

  131. Gabrielle

    Olá Bp. boa tarde! Nossa esse post falou muito forte comigo porque é a pura realidade. Concordo plenamente. Muitas das vezes não tomamos uma decisão porque temos medo. As vezes por um relacionamento que não deu certo, achamos que nenhum mais dará, só porque uma amizade nos traiu, achamos que todas são iguais. Isso não existe. Não podemos dar voz ás nossas emoções e precisamos afastá-las de nós todas as vezes que fomos tomar qualquer decisão!

  132. Adaíla Araújo(IURD JD. DOS EUCALIPTOS)

    Olá Bispo Boa Tarde, agir pela emoção está se tornando cada vez mais comum,até mesmo dentro da igreja,infelizmente,o motivo das pessoas agirem desta forma é por não confiarem em Deus quando Ele mais as pede para fazerem isso e acabam por fazer o que "acham" que está certo ou o que seria melhor naquele momento,mas o triste é que é só um momento,pois quando agimos com os nossos próprios pensamos agimos errado pois somos passageiros no pensar,a cada instante o nosso pensamento muda e como saber qual o pensamento ou a ação correta? Simples e racionalmente certo,buscar esta direção de Deus,que é eterno,e seus pensamos e ações são para sempre. Confiar em Deus é deixar que Ele tenha o controle da nossa é melhor arma para a emoção. Deus abençoe o sr°.

  133. luis batalha ´´FJA´´

    e verdade devemos deixar o sentimento de lado e agir com a nossa cabeça por que assim vai dar certo

  134. Pâmela Escouto - Curitiba / Paraná

    Olá Bispo, é verdade! A emoção nos leva as ruínas, fracassos, atitudes desesperadoras, ela cega nossa visão e entendimento! Porém quando agimos com a fé, sacrificando o nosso eu, então obtemos resultados concretos, alcançamos a vitória.

  135. Pedro Ferreira - FJ Almada

    As pessoas erram e erram e continuam a praticar o mesmo e depois sofrem com as consequências e aí agem no sentimento...mas se elas errarem e se arrependerem 100% DEUS vai perduar.

  136. Monalisa pereira moreira

    As decisões fundamentadas nas emoções levam as pessoas a prisões e abismos,que só e possível sair deles quando usamos a razão,pensamos.Por isso quando vier pensamentos contrários a f[e,que te deixariam para baixo,o melhor e escutar a razão e n'ao o sentimento que eles v'ao te levar.

  137. Elaine

    Quando agimos pelas emoções enganamos nós mesma, agora quando agimos pela razão, usamos a cabeça ganhamos muito mais, mesmo que a decisão doa.

  138. Ingrid Silva Brasilia DF

    Uma decisão tomada na base da emoção certamente sempre ira gerar arrependimento muitas das vezes consequências inrreparaveis, por isso vemos tantas pessoas sofrendo, perdidas sem direção exatamente por este motivo, a emoção vai contra aquilo que e racional a pessoa fica escrava do sentimento.

  139. Alice Passos

    É verdade o fato de não pensar e agir pelo que sentimos nos faz ter decepções eternas, por não renunciar naquele momento!

  140. Gilena Leite

    Boa tarde, Bispo!! Certamente, a pessoa emotiva não pensa nas consequências de uma decisão movida pela emoção. Na maioria das vezes após uma decisão tomada, não podemos voltar atrás. Só há a plena certeza de que realmente tomamos a direção certa quando nos lançamos e depositamos no Senhor Jesus nossa confiança, deixando com que Ele decida através da razão o que é melhor pra nós. Deus abençoe imensamente!!

  141. leticia mairynk

    Podemos decidir agir de uma maneira diferente dante das situações que surgem em nossos caminhos, sê pensamentos ruins vêem a nossa mente podemos decidir tomar atitudes voltadas para o que não estamos vendo, ao invés de sentir pena de mim mesma ou aceitar perder posso decidir pensar de uma forma inteligente e tomar outras decisões, outros caminhos para vencer.

  142. Priscila Guedes - Sorocaba/SP

    O coração é enganoso e quando nos deixamos levar por ele colhemos frutos amargos. Somente com o uso da fé racional é possível ser feliz e ter uma vida bem sucedida.

  143. TELMA OLIVEIRA

    Boa Noite;eu por muitos anos eu agir pela emoções c/ meu pai principalmente,hoje eu conheci um verdadeiro amor sem emoção se agimos na fé não tem erro,vitoria certa.

  144. Rosário Pestana ( da Madeira)

    Sempre nos arrependemos quando agimos sem consultarmos a razão, porque o coração é convencido e a razão é sábia. Arrependo-me de ter investido no meu desastre coração que tanto me fez chorar, por isso troquei-o por um coração dado por Deus. Obrigada ao Senhor Jesus e aos nossos« pais »da fé que insistentemente nos ensinam como devemos moldalmos a nós mesmo.Deus os abençoe a todos!

  145. priscila trindade

    Não devemos agir pela emoção pois toda vez que agimos pela emoção tomamos decisões erradas e nos precipitamos,temos que agir pela razão e não pela emoção...

  146. Joelma Amorim

    Po isso que a palavra de Deus fala " enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o poderá conhcer?" Jeremias 17:09 Não podemos agir pelo nosso coração, pois ele foi criado para sentir, e não para agir atrvés dele, ignore seus sentimentos e haja pela razão!

  147. ELITA ARAUJO

    QUANDO ARGIMOS PELA EMOÇÃO, SEMPRE TOMAMOS DECISÕES ERRADAS. TEMOS SEMPRE QUE TER UMA FE RACIONAL, SEMPRE ARGIMOS NA DIREÇÃO DE DEUS, OUVINDO E OBEDECENDO A SUA VOZ.

  148. Luis Mendes

    Tantas Ja foram as vezes que eu tomei decisões seguindo o meu coração os meus sentimentos as vezes q agi por impulso e depois me arrependi porque todas as vezes q eu fiz isso dava tdo errado os nossos sentimentos o nosso coração e traiçoeiro e algo q n podemos confiar pois ele n pode nos levar ao fundo do poço.

  149. Nathalia Dias

    Pura verdade, praticamente todas as vezes em que temos que tomar uma decisão até mesmo sem perceber usamos a emoção, o sentimento, mas la na frente sempre nos arrependemos e nos culpamos pela escolha quem fizemos. Por isso não podemos usar a emoção, mas sim a RAZÃO!

  150. Bianca Lyz

    Realmente todo aquele que toma deciçoes basiada em emoçao sentimento tem a vida fracassada, pois apos a atitude tomada vem as conseguencias de um erro... Temos que usar a razão mais isso só é capaz se a pessoa tiver uma intimidade com Deus, pois só Ele pode dirigir a pessoa para o caminho correto.

  151. Islania lima - sl maranhão

    Nada , aconteci de certo se agimos por a emoção , pra mim é uma das piores coisas agir por a emoção , pois ela deixa a pessoa cega , muda , surda , paralitica tudo , a pessoa so vai em frente se afundando nesta emoção , e quando abri os olhos , ja é tarde demais , ou raramente da tempo de conserta ,a situação , que a emoçao levou , então nunca , jamais deveremos a agir por ela e muito menos deixar se levar por ela , pois ela deixa a nossa fé congelada , impossibilitada de agir , vamos ser mais forte e agir com a fé racional.

  152. Boa tarde Bispo, realmente o sentimento não tem outra função a não ser causar frustrações na vida do ser humano então tem que haver uma revolta de imediato para que haja uma mudança total.

  153. Iolanda Figo - FJE COIMBRA

    A nossa natureza humana, carnal está movida para a destruição e auto destruição e se não houver um reconhecimento da nossa parte em como necessitamos da ajuda de Deus para superar as nossas fraquezas, os sentimentos, o que é da carne, sempre vai dominar e nunca vamos tomar as decisões de acordo com a Vontade de Deus, rumo à realização total! Eu aprendi que preciso de comunhão com Deus, a todo o instante, a par com o sacrifício e isso fará com que eu tome as decisões certas.

  154. Lucicler Cardoso

    As decisões tomadas sob influência das emoções trazem sérias consequências, por isso devemos sempre ser vigilantes na hora de toma-las.

  155. Eu ja fui cego e surdo.. mas graças a um despertar chutei as emoções... e hoeje pedem-me concelhos.

  156. Ana paula almeida

    Boa tarde bispo. Muito sabia essa questão sobre agir por emoções. Pessoas que uma hora ou outra iram acaba igualzinho o desenho do blog com varias cabeças de todas as formas. Uma escolha uma vida uma simples atitude pode muda nossas tudo em um pisca de olhos. A base de tudo o que fazemos tem que ser alicerçada na mão de Deus.

  157. Jessika B. Custodio

    A emoçao so leva as pessoas tomar decisões errada. As pessoas nao conseguem decidir pela razao...e resultado disso é só problemas. A palavra de Deus nos ensina a tomar decisoes pela fé e nao pela a nossa emoçao. Todos os dias devemos analisar as nossas decisoes e ver se nao baseada pela emoçao.

  158. temos que sempe tomar atitudes sem emoções pois o sentimentos só atrapalha as deciçoes certas e as pessoas acabam que tomando desição pela emoção,por isso que a nossa cabeça esta acima do nosso croação devemos tomar as nossas atitudes sem emoção.

  159. Rita Soares

    É uma grande verdade, tenho exemplo na minha família, depois que meu primo ainda jovem, tinha seus 20 e poucos anos, faleceu, minha tia, mãe dele, por ter o coração totalmente nele, foi definhando até a morte, assim contam os parentes que presenciaram isso, ou seja, o sentimento destrói, se o ser humano não vigiar acaba colhendo a morte, detalhe: espiritual e / ou física.

  160. João Lourenço FJE ALMADA

    Boa tarde Quantas não são as pessoas que tomam a sua decisões em cima de emoções, ao casar sem pensar, agir em relação as filhos etc.. Na hora as pessoas agem mas esquecem se das consequências das suas ações.

    • beatriz

      e joao, espero que sim sabe, meu marido me largou para casar com a amante, me abandonou gravida e com nosso primeiro filho de 2 anos ele era familia, amava ficar em casa e derrepente me falou q nao me amava e que nao estava feliz...um dia tenho fe em DEus que ele vai se arrepender e sera tarde de mais

  161. Andressa Arão

    como se dizem nosso coração e nosso sentimento são enganosos..temos que tomar cuidado e sermos racionais para nao se influenciadas pelo que sentimentos e acabar sofrendo!

  162. Temos que ser vigilantes e naõ tomar atitudes baseadas na emoçaõ.As consequencias virão juntamente com o sofrimento e o arrependimento.Avingança é do diabo e é um sentimento destruidor.Naõ importa o que fiseram-te.Perdoe de todo o seu coraçaõ e entregue para Deus pois ele é justo fiel e verdadeiro.

  163. Esta cierto todo lo que dice obispo, las emociones son como arenas movedizas, a veces parece firme pero en cuando a unos segundos uno enpieza a sentir que se hunde...ahi esta la importancia de vivir por la fe y no por los sentimientos, emociones y todo lo que aparenta ser bueno para este mundo... apoyemosno en la ROCA, la ROCA de la salvacion, y jamas haremos cosas las cuales nos podemos arrepentir, pues El siempre nos mostrara el Camino

  164. Nossas emoções gritam. mais não devemos deixa-las tomar nossa decisões nossa razão tem que esta sempre na frente.

  165. olga santos

    Aguir sem pensar pode dar origem a decisões que nos levam a pagar facturas por vezes muito altas consequençia das emoçoes e sentimentos precipitados so nos levama frustaçoes por isso devemos sempre consultar a Deus e esperar a respostas atraves da palavra de Deus.

  166. RODRIGO LENG - FJ Almada

    Se tomarmos decisões com base nas nossas emoções, as consequências serão negativas , porque quem age consoante o coração, acaba sempre por se arrepender do ato que tomou, e por conseguinte conduz a pessoa à frustração, desequilíbrio e tudo o que é prejudicial para si vem ao de cima por conta da sua decisão irracional. Por isso há que deixar as emoções de lado, e as vontades que não provêm d'Ele, e usar a razão, porque sim essa é a que provém de DEUS.

  167. Flávio Fortes - FJE Benfica D

    Bispo, todos nós, sem exceção, temos este enganador que coloca emoções, sentimentos para neutralizar a razão e impedirnos de tomar a decisão certa para determinado passo que queiramos dar na nossa vida. Mas quando o coração fala, nós é que decidimos se ouvimos ou não. E também quem eu alimento mais é a quem eu vou dar ouvidos, se eu alimento a razão, as minhas decisões serão racionais, se eu alimento a emoção, as minhas decisões serão emotivas.

  168. Andresa Karolina

    É bem verdade essa palavra, quem age tomando decisões pelo coração acaba por se arrepender depois. As decisões devem ser na mente, na razão, na fé.

  169. Leila Cristina

    É verdade Bispo muitas pessoas usam o sentimento, ao invéz da razão agem pela emoção, não pensam antes de fazer fazem o que acha que é agradavel pra ela e satisfaz seu ego, não pensa nas consequencia que isso terá pra ela, por exemplo quando uma pessoa trai a outra ela pensa na emoção do momento e não nas consequencias que isso trará, viver pela fé é viver pela razão e não emoção.

  170. Carla Regina

    O coração ele é enganoso então não temos que dar ouvidos as vozes do nosso coração temos que ouvir a voz Deus sempre e fazer o que Deus tem nós em sinado para que assim não venhamos quebra a cara !

  171. Roziris Souza - Ma

    E verdade Bispo, devemos analisar bem cada situação e não agir com os impulsos do coração, pois o coração é enganoso. Quando agimos pela emoção acabamos nos arrependendo e fica tarde demais para tal arrependimento pois virão as consequências, por isso temos que agir pelo intelecto. Boa Tarde!!

  172. Jaqueline moura

    Muitas pessoas realmente sofrem e padecem por tomarem decisoes emcima dos sentimentos , pois a propria palavra de Deus diz que o coracao é enganoso e todos que agem pelas emoçoes acabam tendo grandes problemas...

  173. herbert ferreira fje matosinhos

    boa tarde sr bispo ! infelizmente muitos de nós temos tido grandes decepções e muitas desilusões por conta das nossas emoções! eu tenho me aperçebido de que ninguem é perfeito como todos nós sabemos porem a miseria e a ruina alcançarão mais rapidamente a quem baseia as suas deçisões em emoções ! as vezes é difiçil ser raçional, pois chegamos mesmo a pareçer frios! porem a atitude reçional trará resultados muito maiores do que a atitude emotiva! DEUS abençoue!

  174. Renata Tahana

    Realmente, não houve uma única vez que eu tenha me dado bem depois de agir por impulso ou por emoção. Essa guerra contra nós mesmos vai prosseguir até o último dia de nossas vidas. Por isso precisamos buscar Deus sempre, porque dEle vem a força pra que a gente resista ao nosso próprio coração!

  175. margarida monteiro amaral

    Bom Dia Bispo, Já que o coração é extremamente enganoso não vamos tomar nossas decisões pelo que sentimos, mais usando a inteligencia e a fé para resolver toda e qualquer situação com certeza dará tudo certo.

  176. Victoria

    Blind, dead & mad... it's true as recently I has learnt that God doesn't understand due to the time it's like a different language to him. This is very strong & thank you Bishop!

  177. Gabrielle Kuzusmenko

    As decisões tomadas sob influência das emoções trazem sérias consequências que acabam por se transformar em uma bola de neve que só vai aumentando e por fim consomem a pessoa que se vê num abismo com uma vida destruída, onde só Deus pode salvá-la.

  178. Rebeca Lopes Salvador/BA

    Muitas pessoas tem tido suas vidas frustradas por conta de uma decisão movida pela emoção. Por isso quando for tomar uma decisão tem que pensar com a razão usar o seu intelecto e não com a emoção usando sentimento. Sentimento é sentir, e é isso que trás frustrações, pois a pessoa sente hoje e amanhã ela pode está sentindo outra coisa e depois quando os sentimentos forem embora aí vêm às frustrações.

  179. Beatriz rocha

    Nunca devemos agir pela emoção, por que alem de prejudicar a nossa fé é a nois mesma, devemos sempre pedir direção a Deus em tudo que formos fazer pois sem a direção dele não poderemos chegar a lugar algum ! por isso antes de tudo pesso muita fireção a Deus para fazer tudo certo é sempre o Melhor !

  180. Larissa Carvalho

    As emoções só nos fazem mal, só nos levam a tomar atitudes erradas e muitas vezes difíceis de serem reparadas. Quando enfrento essas questões procuro colocar as emoções de lado ( ainda que elas gritem para falarem comigo ) e procuro usar a razão, pensar.

  181. EDILEUSA J. SOUZA

    CONCORDO BISPO NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE AS NOSSAS EMOÇÕES DIRIJAM A NOSSA VIDA ,NÃO AGIR COM SENTIMENTO E SIM A RAZÃO ,TEMOS USAR A CABEÇA E A FÉ INTELIGENTE PARA TOMAR DECISÕES EM NOSSA VIDA .

  182. Kelly Pereira

    Quando se toma uma decisão com base na emoção,logo o arrependimento vem, e junto com ele as consequências de decisão emocional, então toda e qualquer decisão deve ser tomado usando uma fé inteligente. Analisada, pensada, para não traga no futuro consequências ruins, algumas irreversíveis.

  183. Raissa Moussallem

    Realmente muitas pessoas agem por seus sentimentos, deixando de usar a sua fé, a razão e, por fim, acabam caindo no arrependimento. O coração é enganoso e nos leva a agir de forma totalmente irracional, sem analisar as consequências.

  184. maria da gloria A.T Durval M.G

    Nos últimos dias tenho vigiado muito para dar ouvidas apenas a voz de Deus, pois a ansiedade sempre nós faz tomar decisões sem pensar. Ai!!!!... Depois nos arrependemos depois.

  185. Isael-FJ Almada

    É verdade,quando uso a emoção para tomar uma decisão,mesmo que eu diga que não me vou arrepender, tarde ou cedo vou-me arrepender,as emoções tem sido o problema de muitas pessoas,por em vez de usar a emoção use A RAZÃO.

  186. Juliana Coutinho

    Boa tarde bispo!!! Nossa bispo, muito forte essa mensagem. É verdade, as piores decisões que são tomadas, são as que são motivadas pela emoção, pelo sentimento. Temos que lutar contra o sentimento o tempo todo, pois não é fácil, mas se decidirmos usar sempre nossa inteligência, e agir pela razão, tomaremos sempre decisões acertadas!

  187. Miriam Abraão /Ba

    É bem verdade Bp que muitos tomam certas decisões movidas por um sentimento e por conta dos mesmo acabam sendo uma pessoa frustada, fracassada e com isso acabam contaminando quem esta ao seu redor também isso e muito triste. Se atentamente ouvisse a vos de Deus poderiam mudar toda a sua historia.

  188. Keisse Milena

    É Bispo...Enganoso é o coração... não podemos tomar atitudes baseadas na emoção, porque cedo ou tarde sofreremos as consequências, não é fácil, mas quando tomamos atitudes usando o raciocínio pautado na vontade de Deus é impossível que dê errado, e se mesmo assim der, nossa consciência estará tranquila.

  189. Tatiane/ Araraquara Sp

    É verdade,as emoções não nos leva a nada , a não ser a destruição ,devemos fugir dela.. pois quando tomamos decisões em cima de uma emoção só tem a dar errado,devemos a todo estante a tomar nossas decisões pela Razão... uma fé inteligente.

  190. Vitor,Rio Grande do Sul

    Bispo Júlio, Posso dizer por mim.Há pouco tempo,havia uma jovem na igreja interessada em mim,dizendo ter o Espírito Santo,assim como O tenho.Mas usei a razão,não me deixei levar pela aparência dela e nem pela emoção.Usei a MENTE,e não o CORAÇÃO,e Deus me livrou de uma cilada do mal ! Deus abençoe a todos !

  191. Renata Salles

    A emoçao pra mim é uma das piores coisas que o ser humano pode ter. Não podemos e nem devemos agir pela emoção, pois sempre que agimos pela emoção não da certo. Temos que a cada dia vivermos somente pela fé. Deus abençoe Bispo.!

  192. Daiani

    É verdade não devemos basear nossas vidas pelo o que estamos sentindo no momento, pois o nosso coração hora esta de um jeito hora esta de outro,e se tomar atitudes em cima do sentimento seria como construir uma casa na areia não subsiste, por isso aprendi que quando estou chateada com algo prefiro abafar este sentimento até passar, para que eu possa agir mais na minha razão. Há pouco tempo aprendi agir assim, pois era levada muito pelo o que sentia e só me dava mal com isso.

  193. Laís Mattos

    O Fato é que quem dá ouvidos a emoção, cedo ou tarde acaba por se ver em uma situação que nunca imaginou estar! A emoção é arma principal do diabo, porque com ela, deixamos de lado a razão, nos tornamos cegas, surdas e mudas para a realidade! Para seguir a terrível "Voz do coração"!

  194. SHEILA DE OLIVEIRA

    é verdade quantas sao as pessoas que se deixao levar pelos sentimentos,seguem a voz do coraçao e dao passos em falsos e sua vida cai em uma area movediça.nao pensao com a fé racional e fazem escolhas erradas ai muitas delas se matao,destroi outras pessoas porque? pois pensao com uma fé emotiva.quando damos ouvidos primeiro a voz de Deus tomamos a atitude certa.a fé racional é como uma receita de bolo se nao sigo corretamente corre o risco de tudo da errado.

  195. Nivea de Mattos

    Por isso devemos pensar e analisar todas as atitudes que tomamos pois uma decisão mal pensada ela pode mudar todo o rumo da situação e pode trazer consequências desastrosas para a nossa vida e como na dos outros. Pois os sentimentos são enganadores e extremamente corruptos

  196. Ingrid de Oliveira

    Se eu fosse seguir o que meu sentimento mandasse, com certeza minha vida estaria na ruina, como antes de encontrar Jesus, agia. Hoje procuro sempre vencer o sentimento e usar a razão, o que tem me ajudado e muito nas minhas decisões.

  197. Renata Sales

    Desde quando essa direção foi revelada ao bispo pelo Espírito Santo, tenho me policiado sempre para não dar espaço aos sentimentos. Tem sido um aprendizado. Não precisamos entender, devemos obedecer.

  198. daiane katleen

    Uma pura verdade quando estamos com a emoção a flor da pele ficamos cegos e acabamos por proceder erra, é tão complicado calar as emoções principalmente se a pessoa só vivi em função delas.

  199. Paloma Lopes, FJ Almada

    Sem duvida , as emoções são traiçuieras . Tudo o que eu fiz querendo seguir i meu coraçao deu errado firam os piores momentos da minha vida que me levou ate pensar e tentar o suicido .

  200. Lisiane Leal

    Bom dia Bispo Julio, infelizmente as pessoas se deixam levar e agem com a emoção, invés de decidir com a razão, não é a toa que muitas hoje sofrem por terem dado ouvidos a emoção. Mas é como o senhor falou temos que nos afastar a cada decisão, para não corrermos o risco e mais tarde nos arrepender, quando estamos ligado a Deus e agimos pela fé inteligente, agimos pelo o que tem que ser feito e não pelo o que sentimos, assim não tem como dar errado, a vida muda totalmente e os resultados aparecem. Na fé!

  201. bom dia Bispo Ta ligado, vamos viver pela fé e não pelas emoções pois somente conquistamos por meio da fé as emoções só vai fazer agente se perde por isso por mais que doa não podemos nos deixar leva pelo coração ele é enganoso demasiadamente corrupto na fé sempre!

  202. Aline Cristo

    É verdade . As nossas decissões tem quew ser tomadas baseada em fé racional e não em sentimentos e emoções.

  203. Sara Stefania

    E verdade Bispo não podemos deixar as emoções tomarem conta de nós, pois se não elas acabaram influenciando em nossa decisões, muitas pessoas tem se decepcionado pois tem agido somente pela emoção "coração" e tem colido apenas frustrações, temos agir pela razão e pela fé consciente pois esta sim da resultados positivos. Na fé!!!

  204. CARLA PONTES

    Bispo, boa tarde. Verdadeiramente temos que renunciar os sentimentos e viver pela Fé racional.

  205. MARINA BEZERRA

    Temos sempre que usar nossa inteligência, e fé racional para tomar atitudes, jamais os sentimentos ou emoções, eles não nos ajudam e sim prejudicam, é por ouvi-los, que alguns se entregam a prostituição, compactuam com vinganças, acreditando estar fazendo justiça, mas será que vingar-se causando o mal a quem causou o mal é uma coisa justa? Não, assim só se esta propagando o mal, e é exatamente isso que satanás quer de nos, que um venhamos a destruir o outro.

  206. Edjane Cristina da Silva

    Quando tomamos decisoes na força do impulso ou por uma emoçao cedo ou tarde iremos nos arrepender porem quando temos Deus a frente de tudo tomamos as decisoes certas

  207. Juliana Viana - Catedral SBC

    As decisões são para mudar uma situação, a qual estamos vivendo. Hoje quando tenho que tomar uma decisão penso antes de fazer ou falar, em cima da razão e não da emoção. Pois Deus fala na nossa mente (razão), e não no coração (emoção) Atitudes tomadas na hora pelo o impulso do coração, podem até parecer a “solução mais rápida”, mas, devemos usar nossa fé inteligente que é a razão, se minha mente me levar a pensar que não irá da certo pois tudo mostra isso, porque agi pela emoção achando que lá na frente pode mudar?

  208. Juliana Jasluk

    Olá, realmente como diz na Biblia o coração é enganoso e desesperadamente corrupto, por isso não devemos nos deixar levar pelas emoções, temos que usar a fé, a fé inteligente, temos que usar a razão e isso aprendemos a cada post nos blogs e nas reuniões diárias da IURD.

  209. Sabrina Salazar

    Concordo plenamente. Temos que lutar a cada segundo contra nossos sentimentos, contra as emoções. Por experiência, todas às vezes que tomei atitudes baseadas em emoções, quebrei a cara. Hoje, tenho aprendido cada dia mais a dominá-los. Nosso coração é como um bebê chorão e faminto, que pede alimento o tempo inteiro, todavia não devemos ceder aos seus caprichos e deixá-lo morrer por inanição.

  210. Natália Gonçalves

    É verdade bispo,nunca devemos agir com base no que o coração quer,e sim no que ele precisa,porque o coração é enganoso e desesperadamente corrupto,e dele provém os mais variados e terríveis sentimentos,temos de viver,tendo como base uma fé racional.

  211. Paula Karollyne

    Bom dia! Viver a base da emoção e viver eternamente no sofrimento,lendo esse post podemos agrupa-lo com o do Bp. Renato ,o mesmo falava viver pelo sentimento, que podemos escolher como viver, a base de que?!Emoção ou Razão. http://www.arcauniversal.com/blog/www.bprenatocardoso.com.html Tudo na nossa vida depende de nós mesmo, de nossas escolhas,podemos viver sempre bem dependendo apenas da Fé Inteligente.

  212. Natália Gonçalves

    Nunca devemos agir com base no que o coração quer,e sim no que ele precisa,porque o coração é enganoso e desesperadamente corrupto,e dele provém os mais variados e terríveis sentimentos,temos de viver,tendo como base uma fé racional.

  213. Bom dia Bispo , Com certeza não podemos nos deixar levar pelos sentimentos do enganoso coração . A palavra de Deus nos adverte " Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? " Jeremias 17:9

  214. Bruna Marques

    Bom dia Bispo Julio e a todos! Verdade, já sofri muito lá atrás com atitudes emotivas, não vale a pena, emoçoes são ciladas que muita das vezes nós mesmos armamos por ser coniventes com elas, temos que dizer não para elas, a cada decisão ela sempre vai estar presente, mas cabe a nós escolhermos o obvio, ou seja a razão! A fé, a certeza, a base mais sólida na hora da decisão! Deus abençoe a todos!

  215. Rosileide da silva sales Natal/Rn

    Temos que ser racinais e não sentimentais.Todas as decisões movidas pelo coração, tem como consequência o sofrimento e grandes arrependimentos… Enquanto as pessoas não despertarem a tomar decisões mediante a fé racional e inteligente, continuarão a viver uma vida de perdas e ilusão.

  216. Larissa Cavalcante

    Isto é um fato que infelizmente acontece com muitas pessoas, eu inclusive já me arrependi muito de tomar certas atitudes pela a emoção, e o pior é que depois destas atitudes não pensadas nós sentimos mal, pena que o erro já foi cometido e a única forma de tentar corrigi-lo é tomar a atitude de mudar.

  217. Andrea Souza

    Temos que ser racinais e não sentimentais. A emoÇão serve somente para fazer com que venhamos a tomar decisões precipitadas e fazer com que sejamos infelizes com a decisão tomada. Diga não ao sentimento!!!

  218. Tatiana Roraima

    Bom Dia, Bispo, é verdade quando estamos ansiosos tomamos desições sem pensar nas consequencias e por tomar essa desição sofremos as consequencias dessa atitude inpensada.

  219. Josy Miranda (Macaé- RJ)

    Todas as decisões movidas pelo coração, tem como consequência o sofrimento e grandes arrependimentos... Enquanto as pessoas não despertarem a tomar decisões mediante a fé racional e inteligente, continuarão a viver uma vida de perdas e ilusão. Pois a fé é certeza de coisas que se esperam e convicção de fatos que não se veem. Vivamos esta fé, que funciona! Deus nos abençoe!

  220. Fernanda Baroli

    Uma das piores coisas a se fazer é tomar decisões pelo sentimento , pela emoção. Vejamos que aqueles da bíblia que tomaram decisões pelo sentimento pagaram um alto preço , como sansão , que por uma paixão quebrou seu voto com Deus , o Rei Davi que diante também de um desejo amoroso com a mulher de um dos seus soldados, foi capaz de mandar mata-lo , só pra ter o que queria , e outros mais. O Sentimento , a emoção são coisas passageiras , que nos forçam a tomar decisões imediatas , mas com pouco tempo depois nos destrói ,sem nos fazer perceber que tomamos a decisão errada.

  221. Valdinéia

    Realmente quando tomamos decisões a base da emoção sem dúvida é uma decisão errrada e pode vim a dar problemas la na frente, temos que usar a razão pensar com inteligência.

  222. bispo o maior poblema que existe. para afasta a pessoa de DEUS e o coração, nele. muitas pessoas tem se afundado. profundamente. temos que nós cuida para que ele . não venha nós engana.......

  223. Daiana Schemes Rio Grande do Sul(Brasil)

    É verdade Bp. Júlio quantas vezes em minha vida tomei decisões movida pelo que eu estava "sentindo" no momento, mesmo conhecendo a verdade. Mas de tanto quebrar a cara aprendi, e hoje não faço absolutamente nada sem a direção do meu Deus.

  224. jamily lara

    Verdade bp Julio. As emoções são uma desgraça na vida de alguém,e se a gente nãovigia,acaba dando ''liberdade '' a elas. Aluta contraelasnunca acaba ..

  225. Claydianne dos Santos Freitas

    As emoções leva a pessoa para um abismo onde ela fica aprisionada se conseguir reagir. Mas quando usamos nossa inteligência tomamos atitudes sábias que levam a nossa vida a prosperar. As emoções nos leva para uma vida de trevas, mas quando usamos a fé inteligente a luz de Deus entra e nos livra de todo sentimento.

  226. Bruna

    devemos ser racionais e nao sentimenatis.

  227. Solange Prudêncio

    Não podemos agir pelas emoções, cada decisão tomada para nossa vida pelas emoções ocasiona lá na frente uma grande decepção, devemos usar nossa fé inteligente que é a razão, se minha mente me levar a pensar que não irá da certo pois tudo mostra isso, porque agi pela emoção achando que lá na frente pode mudar? Não tem como, por isso hoje em dia muitas pessoas se arrependem por ter tomado decisões para suas vidas que hoje lhe acarentaram diversos problemas, temos que ser vigilantes em cada decisão tomada, não deixar nos influencia pela emoção, pois ela torna uma pessoa cega diante de muitas situações. Na fé.

  228. Anna Cristina - Cenáculo da Fé de Santos

    É verdade, agir pela emoção só gera problema, temos que agir com a fé, sendo ela pura, isolada sem qualquer fagulha de sentimento, só assim teremos retorno por parte de Deus.

  229. Geane de Souza

    É verdade sempre que damos ouvidos a voz do coração tomamos atitudes que nos leva ao arrependimento,pois é o caminho errado é muito ruim mais serve como um aprendizado para não fazermos novamente.

  230. Rebeca Pereira - IURD RIACHUELO/RJ

    Atitudes tomadas na hora pelo o impulso do coração, podem até parecer a "solução mais rápida e eficaz", mas a consequência é drástica. O nosso coração é como uma caixinha de surpresa...dependendo do que guardamos nele, o nosso exterior se refletirá.

  231. Cristina Santa Catarina

    Bom dia É verdade já tomei muitas decisões em cima de emoções, deu tudo errado. Hoje quando tenho que tomar uma decisão penso antes de fazer ou falar, em cima da razão e não da emoção. UM forte abraço

  232. Ana Graixas FJ Évora

    Boa tarde Bispo, é verdade quando agimos pelos nossos sentimentos, pelas nossas emoções estamos sempre a bater com a cabeça, a agir de forma errada pois não temos frutos positivos mas sim frutos negativos, mas quando tomamos uma atitude e agimos pela razão, pensamos e não agimos por impulso e as coisas correm bem, correm de forma positiva.

  233. Antigamente eu vivia pela emoções,sentimento,isso me levava ao sofrimento,eu fui escrava por muitos anos,depois que aprendi a combater esse sentimento,a minha vida foi totalmente transformada infelizmente,muitas são as igrejas que levam as pessoas a esse sentimento diabólico e foi na universal que aprendi a lutar e gracas a Deus eu venci.

  234. È verdade, já tomei atitudes feitas pela emoção, ou seja agindo com coração, quebrei minha cara, mais também a parti desse dia aprendi a não ouvi mais a voz do meu coração e a não tomar nenhuma atitude feita com emoção.

  235. Viviane Bianchini

    As decisões são para mudar uma situação, a qual estamos vivendo. Por isso é muito importante temos a intimidade com Deus, para que a emoção ou desespero não possa agir por nós.

  236. Rosabela FJ Évora

    É bem verdade bispo. Durante muitos anos conduzi a minha vida pelas emoções e o resultado foi catastrófico. Levada pelas emoções, pelos sentimentos, fiz as escolhas erradas e com isso acabei por levar uma vida de muito sofrimento. Quando deixei de viver pelos sentimentos, e muitas vezes até a ter que lutar contra eles para não tomar decisões erradas, a minha vida mudou e eu passei a ser uma pessoa muito mais feliz.

  237. Rui Santos - Suiça

    É verdade Bp Júlio, muitas pessoas continuam a tomar decisões em cima das emoções e cada vez vão sofrendo mais e mais, infelizmente, esse tem sido um dos grandes problemas da sociadade, mas quando a pessoa deixa de decidir pela emoção (pelo que sente) e passa a decidir pela razão ou seja usando o seu intelecto, a vida da pessoa muda completamente e até aquilo que antes sofreu lhe dá mais força para continuar a vencer mais e mais. Graças a Deus que temos visto muitos a venceram, porque têm tomado decisões na razão e não na emoção, e muitas mais vão vencer.

  238. João Marques (Portugal)

    É verdade. A pessoa pode errar, pode até cair nas emoções, mas tem que aprender com o erro para não o voltar a praticar, ou seja, não voltar a cair nas emoções nem na religião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.