Mensagens

Avalie como tem sido a sua…

16 de Novembro 2015

Avalie como tem sido a sua…

Ela pode atrapalhar a sua vida e não é pouco… trata-se de falhas que nos afetam, não apenas nas nossas atividades mais básicas, mas em tudo na nossa vida, especialmente no nosso trabalho

Ela é a base da nossa vida em sociedade, pois, sem a mesma, seria impossível relacionarmo-nos, transmitirmos algo a alguém ou exprimirmo-nos como seres humanos. Porém, infelizmente, como em tudo na vida, a comunicação tem falhas, as quais podem atrapalhar o nosso quotidiano em todos os sentidos, especialmente quando elas acontecem no nosso trabalho. No livro de Daniel, capítulo 8 e versículos 23, 24 e 25 podemos ler o seguinte:

[blockquote]“Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se-á um rei de feroz catadura e especialista em intrigas. Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver, destruirá os poderosos e o povo santo. Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.”[/blockquote]

Levantou-se um rei (o anti-cristo), especialista em intrigas. O que significa a palavra “intriga”? Segundo o dicionário, “intriga” é: Maquinação para obter qualquer vantagem; objetivo de prejudicar alguém; cilada ou armadilha; traição; mexerico.

Veja quantas definições para uma só palavra! E este rei era especialista em tudo isso.

“Estupendas destruições (…) fará prosperar o engano (…) e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente;”

Esse rei que se levantou, fará prosperar o engano, e será o nosso maior inimigo. No entanto, apenas conseguirá destruir os que vivem despreocupadamente, ou seja, sem disciplina, de forma descuidada, sem regras, sem a preocupação de agradar a Deus.

E como é que tudo isso se encaixa na nosso dia a dia?

Existe, na grande maioria, uma indisciplina e uma falta de preparação, para além de uma comunicação deficiente. Tudo isto, origina, a nível profissional, por exemplo, uma produção menos eficaz. A indisciplina atrasa o desempenho e compromete os prazos, a ausência de preparação leva a decisões erradas e a problemas desnecessários e a comunicação deficiente impede o crescimento e desenvolvimento de qualquer grupo de trabalho.

Quando evitamos as intrigas, os mexericos, os maus olhos e o orgulho, diminuímos a ação do anti-cristo, que tenta, de todas as formas, retardar, impedir e estragar o nosso trabalho, a forma como nos relacionamos com os outros, seja familiares ou amigos, a nossa vida de uma maneira geral.

Muitos líderes têm sérias dificuldades com o anti-desenvolvimento, anti-trabalho, anti-progresso, anti-disciplina, ou seja, as obras do anti-cristo.

Contudo, não se vê nenhuma batalha fervorosa contra os resultados da má comunicação ou ausência da mesma. No entanto, se pensarmos no que se perde com o problema da comunicação, veríamos a real dimensão do mesmo.

Por exemplo: Se tomamos uma decisão em cima de uma comunicação verbal ou escrita, que não foi bem entendida, certamente, teremos um resultado final completamente diferente do esperado. E, se ainda por cima tivermos dúvidas sobre o que nos indicaram e também não as esclarecermos, agindo mediante suposições, pior será o resultado final. Tudo o que começa mal, acaba mal!

Mas, o que é comunicar? Comunicar é:

  • Informar
  • Ensinar
  • Partilhar
  • Evoluir

A comunicação ineficaz ou inexistente, provoca:

  • anti-informação
  • anti-ensinamento
  • anti-partilha
  • anti-evolução

Quando aprendemos a comunicar, crescemos, expandimos, tomamos decisões mais acertadas e evitamos problemas futuros.

Mas o que é necessário à comunicação?

  • O emissor (quem transmite a mensagem)
  • A mensagem
  • O recetor (quem recebe a mensagem)

No entanto, quando o emissor ou o recetor não estão familiarizados com o código (linguagem) verificam-se as falhas na comunicação.

Caro internauta, avalie como tem sido a sua comunicação?

Se todos melhorarmos neste ponto, tudo na vida fluirá surpreendentemente!

Bispo António Carlos
Portugal


10 comments
  1. Alexandre M Santos

    Bom dia bispo. A comunicação e essência na vida espiritual e no nosso cotidiano. Temos que estar. Temos que cuidar com que maneira recebemos o Q ouvimos como, o que falamos. Por Q a nossa palavra tem poder para levantar como também para derrubar. Cumprimentos.

  2. Levi da Luz

    Realmente bispo, a falta de comunicação ou a má comunicação nos leva a problemas gravíssimos. Principalmente em relação a nossa vida com Deus, quando não vamos a Ele em oração e não colocamos as nossas necessidades fisicas e espirituais diante de Deus, acabamos por ficar fracos e sem direção. E mais do que aprender a falar tem que se aprender a ouvir a voz dEle e para isso temos que ser humildes e nos colocarmos a disposição da sua Santa vontade.

  3. Joyce Holanda

    Olá Bispo, boa noite. Realmente, temos um grande poder em nossas mãos, pois temos o poder de nos comunicar, mas poucos na realidade sabem, e conseguem aproveitar este poder. Devemos usa-los de forma eficaz em relação a nossa fé, e em relação as pessoas que nos cercam, não devemos falar aquilo que queremos ou pensamos, pois nem tudo serve para nos ajudar, e nem ajuda ninguém. Por isso quando usamos essa arma, de comunicação para o que é proveitoso, tudo que queremos alcançamos, pois a comunicação não é egoísta, ela é exposta, ela é revelada, e é assim que devemos ser, quando Deus, nos revela algo, devemos passar adiante, para que a mesma revelação cause um bom impacto a quem a ouve. Deus abençoe Bispo, na fé.

  4. Edjane

    Boa noite Bispo! Essa mensagem é bem clara,pois quando temos essa facilidade em nos comunicar teremos facilidade em crescer,em desenvolver,pois procuramos melhorar a cada dia. temos que ser esse bom comunicador ,temos que analisar como temos passado a mensagem,e se as pessoas ao nosso redor estão recebendo de forma correta. Muito obrigado por partilhar, Que Deus o abençoe mais e mais.

  5. Diogenes

    Boa noite bispo! Realmente a comunicação tem que ser transmitida de uma forma correta, pois a palavra traz a vida ou pode trazer a morte, tudo depende da forma que está sendo transmitido, temos que nos esforçar sempre, para que possamos ser sempre um bom comunicador. Que o sr nosso Deus abençoe a vida do sr mais e mais.

  6. Maik D'Oliveira Cresta

    Boa tarde Bispo, Isso foi um problema para mim . À communication não saber comunicar com as pessoas, provocava confusão e mais... que poderia ter sido evitado se eu pensasse antes de falar. E ouvisse até au fim o que estavam a falar. No momento em que comecei a colocar em prática, pensar antes de falar ouvir antes de falar a comunicação tem sido muito melhor seja com a família no trabalho e as pessoas do dia a dia. La Chaux-de-Fonds, Suisse

  7. Bibiana

    Verdadeiras palavras. Obrigada Senhor porque tens cuidado de mim e me ensinado dia após dia. Bispo porque suas mensagem não pode ser compartilhadas pelo zap? Gosto de passar tudo o que aprendo com um grupo que tenho. Que Deus continue lhe abençoado e os que colaboram com este blog como o bispo Antonio Carlos.

  8. Marcela R Peres

    Muito forte. Preciso avaliar mais minha comunicação com o próximo, e no trabalho isso é de suprema importância, para que tudo ocorra bem e haja um ambiente equilibrado.

  9. Luciano Silva

    Boa tarde Bispo! Muito esclarecedora essa mensagem, vemos a importância da boa comunicação, levando para o lado espiritual, muitas pessoas encontram dificuldades para se comunicar com Deus, muitos não conseguem obter respostas nas suas orações, e isso acontece porque não estão conseguindo falar no idioma de Deus, e qual seria esse idioma? Sem duvida esse idioma se chama SACRIFÍCIO, na ausência do sacrifício, da renuncia, da sinceridade, fica difícil uma comunicação com o Criador. Deus abençoe o senhor!

  10. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ponta Delgada

    Bom dia sr.Bispo, Quando não dominamos algo, seja na vida espiritual ou secular, o melhor é pesquisarmos com o intuito de desenvolver a fraqueza. O Evangelista Lucas antes de escrever o Evangelho para Teófilo, ele mesmo se dedicou minuciosamente aos factos que já dantes haviam ocorrido, com o intuito de revelar a verdade absoluta, e por isso mesmo seu Evangelho foi colocado no cânon do Novo Testamento, ao contrário de outros Apóstolos que haviam sido testemunhas oculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.