Mensagens

Assalariado, Aceite ou Reconhecido

24 de Abril 2015

Assalariado, Aceite ou Reconhecido

Ao longo da vida, quer queiramos quer não, pela postura, vontade e intenção que revelamos, acabamos sempre por ser incluídos num grupo específico…

O que move o ser humano? Já alguma vez se questionou sobre este assunto? Pois bem, de uma maneira ou de outra, existe sempre um motivo por detrás de tudo aquilo que fazemos ou da forma como nos apresentamos. No que toca ao serviço que prestamos não é diferente, pois existem 3 diferentes grupos de pessoas que retratam bem o ser humano, pois apresentam os 3 diferentes tipos de serviço que existem:

1º- ASSALARIADO

É aquele que serve por um salário, obedece e faz o que tem que fazer porque é pago, ou seja, para ter o seu sustento. A grande maioria das pessoas acaba por se inserir neste grupo, mas porquê? Porque vê a vida da forma mais simplista que existe, apenas quer ter o suficiente para comer, vestir e ir ‘sobrevivendo’. E assim vão vivendo a sua ‘vidinha’, sem grandes objetivos e sem pensarem muito no que os move verdadeiramente, pois apenas as suas necessidades imediatas importam.

2º- ACEITE

É aquele que serve para que venha a ser aceite ou incluído num grupo. A pessoa que apresenta este tipo de serviço, simplesmente, não consegue ficar sozinha, agir ou tomar uma atitude sem o seu grupo de suporte. É certo que não é bom que o ser humano viva em solidão, porém, também não é igualmente bom que o mesmo dependa dos outros, pois o seu Único Alicerce deve ser Deus! Prestando serviço apenas para ser aceite correrá sérios riscos, e um deles (e mais perigoso) será de submeter-se sempre à vontade dos outros, fazendo de tudo para tentar sempre agradar a terceiros.

3º- RECONHECIDO

É aquele que serve com o objetivo de aparecer, de ser reconhecido como bom, visto e admirado pelos demais. E o reconhecimento é como uma droga, da qual a pessoa necessita uma dose constante para se sentir satisfeita. Este desejo de reconhecimento constante, cria na pessoa uma ambição desmedida, pois não olha a meios para atingir os seus fins, ofuscando, roubando, enganando, pisando, menosprezando e desvalorizando a tudo e a todos para satisfazer a necessidade de querer ser sempre o melhor!

OBSERVAÇÃO: TANTO O “ASSALARIADO”, COMO O “ACEITE” E O “RECONHECIDO”, SÃO TODOS ESCRAVOS!

Mas, como devemos, então, servir ao Senhor Jesus?
Resposta: Como servos Livres que somos!

“Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas” (Colossenses 3.22-25)

Deus agrada-Se do *DADOR ALEGRE, aquele que serve sem buscar reconhecimento das pessoas. “Não importa se o cliente, empregado, patrão, amigo ou familiar veem, mas que o meu Senhor Jesus veja!”, é este que deve ser o nosso pensamento.

Não importa ONDE, QUANDO ou COMO, temos que SERVIR e fazer com toda a nossa força, na Fé de que AQUELE que nos recompensará (Galardão) está a ver!

* “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a Sua Justiça permanece para sempre.” (2 Co 9.7-9)

Deus é contigo, e eu também!

Bjf

Comentário da Viviane:

Anterior

O Medo Dos Poderosos

Seguinte

25 abril


27 comments
  1. Mirian Joice

    Com certeza os três são escravos, um é escravo do salario,faz por obrigação e somente o que lhe é cobrado,(acomodado). Outro escravo da aceitação dos outros,procura fazer tudo pra agradar ao outro, algumas vezes até mesmo pode fazer o que acha errado,desde que isso o aprove diante de alguém ou um grupo.E o outro escravo,dependente, da aprovação das pessoas,nunca vai parar de fazer algo e torna-lo publico,para estar sempre no centro da atenção.O correto é dar com alegria,quem tem que aprovar algo em nossa vida é Deus e não uma pessoa mesmo que esta seja importante ao nosso ver.SE FOR FAZER ALGO FAÇA SEMPRE O MELHOR.

  2. Flávio Fortes - Benfica

    Bom dia Bispo. Para servirmos a Deus devemos servi-lo de forma livre, ou seja, sem esperar reconhecimento dos outros. Por mais que alcancemos cargos altos ou baixos, ou até não tenhamos cargo nenhum, devemos sempre colocar toda a força, determinação e diligência naquilo que fazemos, porque quer seja a responsabilidade grande ou pequena, estamos a servir a Alguém Grande. Por isso, quando servimos sem esperar reconhecimento, salário ou aceitação, nunca seremos escravos, mas sim, livres.

  3. Etevaldo - Benfica

    Boa tarde Sr. bispo Julio Agora entendemos aquilo que disse o Sr.Jesus,se alguém me servir o Pai o honrara. E a hora de Deus não é qualquer coisa, pois ele deseja fazer aquilo que os olhos não viram ,ouvidos não ouviram e nem jamais penetrou em coração humano. e que muitas das vezes desviamos desse objetivo,querendo agradar mais os outros do que a Deus. Obrigado por compartilhar

  4. Susana Santos - Peniche

    Bom dia Sr Bispo, devemos servir a Deus sempre com alegria, independentemente do que estejamos a fazer. Devemos fazer sempre o nosso melhor, não para o homem, mas para Deus, de todo o coração e não buscando nada em troca, qualquer que seja a tarefa, para quem quer que seja, goste eu da tarefa ou não. Pois não devemos ser aceites pelo homem, mas por Deus, visando sempre fazer a Sua vontade.

  5. Gonçalo Roma - Cascais

    Boa noite Sr.Bispo. Esta mensagem é muito forte, não há muito tempo me foi passada uma mensagem bastante semelhante e tive a oportunidade de meditar sobre isso. De facto tenho de me avaliar diariamente se o que faço é realmente com a intençao de o fazer para Deus ou para os outros. Estes 3 tipos de "servos" que o senhor menciona, são de facto servos, mas de si mesmos ou dos outros, logo não são servos de verdade, pois o servo de verdade é aquele que serve ao Senhor Jesus. Tenho de vigiar mais a cada dia para que não venha a servir ao senhor errado sem que me aperceba e acabe me perdendo. Deus o abençoe e muito obrigado.

  6. Fernando Santos - Rio de Mouro

    Não devemos servir pelo salário, nem pela aceitação, e nem pelo reconhecimento, mas sim para agradar ao nosso Senhor Jesus. Isto não apenas em actividades relacionadas com a Fé, mas sim em tudo o que fizermos na vida, pois tudo o que fazemos, devemos fazer para Deus, e não para o homem.

  7. Paulo Cabral-São Carlos

    Boa noite bispo O servo não é aquele que serve por necessidade ou para incluir no grupo e tão pouco para ser reconhecido, o servo que agrada a Deus é aquele que serve onde é colocado não as circunstâncias ele dá o melhor de si obedece sempre uma característica que este servo tem é humildade ele reconhece que toda honra e glória é para o seu senhor, este no seu dia a dia dá o melhor de si como se tivesse a fazer para o senhor.

  8. Rondineli Silva Bombarral

    Boa noite, devemos servir ao nosso Senhor de todo o nosso coração sem esperar reconhecimento, mas servimos com toda nossa força dando o nosso melhor, pois um dia éramos escravos mas hoje somo livres e livres para servir mais e melhor. Cumprimentos.

  9. Rosaria Ramos - Ajuda

    Boa noite Bispo. O ser humano busca sempre ser reconhecido por aquilo que faz. Este comportamento torna-se viciante porque no final a pessoa nunca realmente encontra satisfação. A melhor forma de dar é quando se dá sem esperar nada em troca, só pelo prazer de dar.

  10. José Ribeiro - BOMBARRAL

    Boa noite Bispo O Espírito Santo deve-nos sempre conduzir nas mossas atitudes, Ele é que nos propõe e nos motiva a fazer as coisas não para mostrar aos homens e por eles sermos aceites e reconhecidos mas com o firme propósito de O servirmos com alegria e entrega total, ao sermos por Ele propostos a fazer a Sua vontade, tornamo-nos instrumentos nas Suas mãos e a Sua recompensa será proporcional a essa entrega, pois quanto mais nos damos mais Ele se nos dá.

  11. Bruna Silva - FJ Ajuda

    Boa noite Bispo. O que mais chamou a minha atenção foi a parte onde o Sr. fala de servir. Muitas das vezes as pessoas só querem servir a ao Senhor Jesus e fazem-no com alegria e com toda força. Esquecem-se que enquanto bom cristão também temos que servir os nossos pais, o nosso patrão, os nossos amigos com tanta alegria e força. Ser servo não é só servir a Deus mas sim servir-nos uns aos outros.

  12. Ivone Gama - FJ Ajuda

    Boa noite Bispo. A parte do dador alegre também despertou a minha atenção. Associo automaticamente o dador alegre a promessa "quem dá recebe". No entanto numa das minhas reflexões apercebi-me que dar não era só dar dinheiro como pensem muitas pessoas mas implica tudo. É dar do nosso tempo, da nossa atenção, do nosso amor,... O Senhor Jesus demonstrou este tipo de dádiva connosco não nos custa nada fazer o mesmo.

  13. Stéphane Angoli - FJ Ajuda

    Boa noite Bispo. A parte onde o Sr. fala que Deus ama o dador alegre falou muito comigo porque eu vejo a coisa da forma seguinte. O Senhor Jesus não precisa do nosso dinheiro e também o fato de nós teremos livre arbítrio faz com que ninguém seja obrigado a dar o que quer que seja se não quiser. Quem dá é porque escolheu dar e daí o dar com alegria, prazer e amor.

  14. Robin Nziuki - FJ Ajuda

    Boa noite Bispo. É verdade que o ser humano é movido por alguma coisa. Creio que geralmente seja por dinheiro, poder e mulheres. Nas varias reflexões que já tive sempre cheguei a conclusão que esses motivos eram o porque de as pessoas fazerem as coisas. Isso demonstra que cada vez mais estamos num mundo onde reina o egoísmo e onde as pessoas só pensem em alcançar os seus objetivos custe o que custar, doa a quem doer.

  15. Paula Fonseca - BOMBARRAL

    Boa noite bispo Fazer o melhor que podemos e sabemos não para o homem mas para Deus é o que nos garante a liberdade de servir com o firme propósito de agradar ao Senhor e é isso que nos deve motivar, decerto obteremos a maior recompensa que é a Sua justiça divina.

  16. Rodrigo Nunes

    Boa noite Bispo. É verdade temos que dar o nosso melhor para o Senhor Jesus, fazendo as coisas com carinho e com temor para deixarmos o Senhor alegre ao ver que nós fazemos aquilo não para ser reconhecido, mas sim para Ele, mesmo que tenhamos sendo injustiça-dos devemos ser obedientes até ao fim pois vamos ter um recompensa no final!

  17. Eugénia Rodrigues - BOMBARRAL

    Boa tarde Bispo "Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações." (1 Tessalonicenses 2:4) Apesar de serem conceitos semelhantes, servo e escravo, divergem no seu significado intrínseco. Um escravo é propriedade absoluta do seu senhor, que dele dispõe a seu bel-prazer, ao passo que ao servo assiste-lhe a liberdade de escolher o seu senhor. Quaisquer das formas de dependência abordadas pelo senhor Bispo escravizam-nos e reduzem-nos a instrumentos da vontade do mundo, seja de subsistência, de aceitação ou de vaidade. A contrário, ser servo de Deus liberta-nos, pois servimos com alegria, única e exclusivamente para Lhe agradar, e também com temor e com dedicação extrema. Independentemente da nossa condição e do lugar onde nos encontremos essa tem que ser a nossa postura, pois Deus sonda os nossos corações e afere se o que fazemos é para servir ao homem ou a nós próprios ou para honrá-Lo com a nossa entrega.

  18. José Firmino - BOMBARRAL

    Boa tarde Bispo. Lucas 12:20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Loucos são todos os que perdem o foco, seja por esperar recompensa material, ser aceite por terceiros, ou ter reconhecimento do homem. Um resto de tarde muito abençoada!

  19. Paula Henriques - Bombarral

    Boa tarde , quando faz algo seja em publico ou não, eu não devo fazer só para mostrar eu devo dar o meu melhor em tudo o que fizer e principalmente para Deus procuro fazer sempre o melhor. a minha preocupação deve ser em agradar a Deus .

  20. Filipe Silvestre - Cascais

    Boa tarde bispo. Como o foi dito no post, temos de ser servos livres. Mas como sabemos que não estamos a desviar-nos disso. Ora é necessário uma introspecção diária sobre todas as nossas atitudes e sobretudo como reagimos a determinadas situações. Por exemplo se eu hoje fiz algo de bom ou porque tinha de fazer e tive de expor em público. Ao acabar recebi muitos elogios porque fiz um bom trabalho. Fiquei feliz ,como é claro, porque o meu trabalho deu frutos, mas tenho de ter cuidado e ver se da próxima vez apenas me vou esforçar nas coisas que é para ser mostrado em público apenas e não em todas as tarefas. Algo simples e muito subtil que pode passar muito despercebido mas ao mesmo tempo mortífera. Isto apenas como exemplo porque diariamente as oportunidades de nos desviarmos são imensas. É então necessário uma vigilância constante.

  21. Fernando Silva- Peniche, caldas da Rainha

    Boa tarde bispo Quando nós fazemos algo para Deus De facto não nos preocupamos em fazê-lo por sermos: assalariados, aceite e nem tão pouco reconhecidos por homens, pois a preocupação de quem está servindo a Deus e sempre é poder sempre dar o seu melhor pra Ele, é a nossa maior recompensa é ser reconhecido, e aceite por Deus..

  22. Jéssica Silva - Peniche

    Boa tarde Bispo, "Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração." Salmos 37 . 4 Nesse versículo esta a essência do servir a Deus, o próprio Senhor Jesus agia assim, Ele sempre estava com os pensamentos em agradar o Pai, em fazer a Vontade do Pai, e não preocupado se iria ser aceite, receber algo em troca, ou se alguém iria reconhece - lo. Assim também devemos ser nós, seu servos, filhos do mesmo Pai, temos que assim como Jesus, ter esse pensamento fixo de Sempre fazer a vontade de Deus. Se servimos assim, então estamos agradando a Deus, e servindo a Ele de fato e verdade.

  23. Dieisson Henrique - Caldas da Rainha

    Boa tarde Bispo Por meio desta forte menssagem, podemos fazer uma grande reflexão sobre quem temos sido. Uma coisa é certa, o tempo sempre irá provar, como e para quem eu estou a servir. Infelizmente muitos tem trocado o reconhecimento eterno e divino por um reconhecimento passageiro. Tem visado um bem ester pessoal, ou feito aquilo que lhe parece ser melhor ou mais fácil, ao invés de o fazer singeleza de coração e temor. Por isso como o senhor mesmo mencionou: Não importa ONDE, QUANDO ou COMO, temos que SERVIR e fazer com toda a nossa força, na Fé de que AQUELE que nos recompensará (Galardão) está a ver! Obrigado por conpartilhar Bispo. Me ajudou e sei que ajudará a muitos.

  24. Fábio Medeiros- FJE Açores - Ilha de São Miguel

    Assim era JESUS, Ele não buscava Sua Glória e sim agradar somente ao PAI, temos que seguir Seu exemplo. "Mas JESUS, sabendo disto, afastou-se dali. Muitos o seguiram, e a todos curou, advertindo-lhes, porém, que o não expusessem à publicidade." Mateus 12.15-16 JESUS não queria ser famoso, Ele apenas queria encher o Seu Reino de Almas.

  25. Alexandre Oliveira - Faial- Açores

    Bom dia Bispo, Temos que ter a consciência e santidade, da grande oportunidade de protagonizarmos um dos mais privilegiados sensos da vida, o de Dar. Pois o mesmo sendo praticado pelo próprio Criador e Propulsor e Deus Vivo, Ele exige que tal ato seja feito com alegria, pois se nós não damos com alegria, não é demonstrado como de bom grado, sim por imposição ou de má fé. Mas todos que de bom grado se propuseram um dia, a dar com alegria, nunca arrependeram-se de o fazer, pois a retribuição dos que o fazem, com alegria, é bem diferente de quem o faz por interesse próprio, ou má disposição, pois os que assim o fazem estão sempre a reclamar, de que nunca são retribuídos, pois nem deveriam esperar na verdade, pois já receberam a misericórdia de tal retribuição de Deus por não serem consumidos pelo fogo, por apresentarem indevidadamente, sendo que Ele esperaria que fosse Exelentimente e Prazerosamente e com espontaneidade. Pois o Deus Vivo assim o fez no princípio.

  26. Fander Tavares - Matosinhos

    Bom dia a todos! Através da mensagem do Bispo, uma das coisas que fica em evidência, é que, a nossa única preocupação deve ser a de agradar a Deus, agindo assim, automaticamente seremos bem sucedidos em tudo que fizermos, pois, vamos dar o nosso melhor a todo momento, independente de posição, título ou reconhecimento de terceiros. Refletir sobre isso todos os dias é de extrema importância, o cuidado com a nossa intenção, para quem estamos fazendo o que fazemos, é responsabilidade nossa.

  27. Catarina Medeiros FJE Açores Ilha de S.Miguel

    O homem não tem poder, veio do pó e do pó voltará, porque haveria eu de esperar gloria de homens, reconhecimento de homens, se fizer esperando isto vou me desiludir a mim mesma. Mas na verdade a natureza humana quer ser reconhecida pelos homens, quer fazer para aparecer e é isto que temos de lutar, pois a recompensa tem de vir de Deus. Existe uma passagem na Bíblia que se refere de como o apostolo quer que ele mesmo seja diminuído e Cristo cresça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.