Mensagens

As qualidades que exigem responsabilidades

3 de Agosto 2015

As qualidades que exigem responsabilidades

O que será mais fácil, ver as qualidades ou os defeitos de uma pessoa? Para o ser humano, com certeza que os defeitos… mas, e para Deus?

Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo… Vós sois Meus amigos… existem expressões, ditas pelo Próprio Senhor Jesus que, por mais que nos meditemos, muitas vezes, não conseguimos totalmente compreender o Seu Objetivo. O que quereria, então, o Senhor Jesus dizer com estas comparações?

É inegável, o sal tem uma qualidade que nada pode substituir… e ser amigo de Deus? É um privilégio único, que, também, nada e nem ninguém poderá igualar. Por outras palavras, o que o Senhor Jesus queria dizer é que, cada um de nós tem uma ou várias qualidades que ninguém mais possui.

Porém, o Senhor Jesus também quis revelar com estas afirmações que, a par dessa grande qualidade de Fé, visão e comunhão com Deus que temos, também possuímos uma responsabilidade, que também ninguém tem!

Então, observe:

  • Quando o Senhor Jesus disse, “Vós sois a luz do mundo…”, também disse, para que “assim brilhe também a vossa luz diante dos homens…” (Mateus 5.14;16);
  • Quando o Senhor Jesus disse, “Vós sois o sal da terra…” (Mateus 5.13), também disse que era para dar sabor ao mundo… e não é apenas a um pequeno grupo de pessoas, mas de forma global!
  • E, quando o Senhor Jesus disse “Vós sois Meus amigos…”, (João 15.16), também Disse que era para darmos Frutos e que estes Frutos permanecessem… estava a imputar-nos a responsabilidade única de ir em busca daqueles que são Seus inimigos, tal como cada um de nós um dia o foi, quando ainda éramos meras criaturas, distantes de Deus… porém, quando nos libertámos, convertemos e fomos Batizados com o Espírito Santo, saímos do estado de criaturas para Filhos, tornando-nos, então, amigos de Deus.

Ou seja, ao mesmo tempo que o Senhor Jesus nos revela a qualidade que temos, também nos revela a grande responsabilidade que a mesma acarreta! É por isso que muitos dos que se perderam, tinham apenas uma única explicação para o efeito: abandonaram o seu objetivo primordial, que era a Salvação… e não apenas a sua, mas, também, a dos outros! Pois, quando temos este dois grandes objetivos em vista: SOMOS A LUZ… SOMOS O SAL… SOMOS AMIGOS DE CRISTO!

Como luz do mundo, temos a direção, a inspiração e a revelação… Como sal, temos tudo aquilo de que precisamos, temos sabor e condições para conservar o Revelado e aprendido. Porém, exatamente por sermos o sal, temos que ter a consciência de que o mesmo serve para dar sabor a quem dele necessita, ao mundo e, neste processo, temos também que ter a consciência, de que ainda que mais ninguém queira ser nosso amigo (e que o mundo seja nosso inimigo), temos o mais importante: somos amigos de Jesus Cristo!

Deus é contigo, e eu também!

Bjf

Anterior

03 agosto

Seguinte

04 agosto


42 comments
  1. Bruna do Val

    A natureza humana faz-nos olhar para os defeitos mas a natureza de Deus faz-nos buscar qualidades.

  2. Boa tarde Sr.Bispo Julio Todos nos temos a oportunidade de sermos amigos de Deus, que honra se-lo, mas nos decidimos quais os nossos amigos confiamos, fazemos tudo para agrada- los e termos aprovaçao deles. Hoje a escolha foi nossa, que dara consequencias amanha. Melhor amigo que Deus nao ha, serei um bom sal para dar a outros a conhecer e ser amigo de Deus. Deus o abençoe

  3. carla-Terceira

    As qualidades exigem responsabilidades,o que entendi foi que somos únicos e que vamos dar contas um dia a Deus,o que estamos a fazer com as qualidades que Ele nos deu,se estamos a usa-las na nossa maior responsabilidade :que é dar o que recebemos.

  4. Débora Pina - FJE Rio de Mouro

    Deus em tudo o que faz é perfeito e detalhista! Nós às vezes por sermos tão mesquinhas esquecemos de ver o quão preciosos(as) nos somos! Somos únicos, feitos à imagem e semelhança DEle, cada um com as suas próprias características, às vezes é difícil de entender como é possível às vezes esquecermos o quão especiais somos, feitos pela mão do próprio criador! Ninguém/nada mais teve esse alto privilégio... Pelo facto de não sermos o sal, a luz e amigos DEle é que não entendemos qual o nosso principal papel, não percebemos o quão importante somos para Ele, não percebemos qual é a tamanha responsabilidade que nos foi dada! Simplesmente tentamos anular o que foi feito por nós.... Mas a partir do momento que entendemos o que realmente somos, tudo muda!

  5. Madalena

    que todos possam ver em mim essa luz que é Jesus! quanta alegria em saber que sou filha e amiga do meu Senhor Jesus.

  6. Hallan

    Realmente, nada mais importa quando somos amigos de Deus. É impossível recebermos maus conselhos Dele. É impossível ELE nos desmotivar, criticar, acusar... É impossível ELE nos levar para "o mau caminho" Que é amigo de Deus tem o melhor amigo Verdadeiro do mundo.

  7. Carla Marina

    Deus me deu capacidades que nem eu mesmo pensaria algum dia vir a ter, mas Ele me confiou porque crê que eu vou dar frutos, acredita que eu posso ir além, mas cabe a mim tomar a responsabilidade, responsabilidade de manter a minha salvação e lutar para que os que não a têm a venham a alcançar.

  8. Bruno Lopes

    Deus é tao extraordinário que fez cada ser humano único! Deus os encheu de qualidades para puder despertar em outros essas mesmas qualidades! Deus deu vida, para que venhamos levar vida aos que sofrem! Deus investiu em nós e quer que nós venhamos investir no próximo! Deus abençoe!

  9. Fabiana - Holanda

    Bom dia bispo, Vejo aqui o grande objetivo de Deus que é e sempre será o de salvar almas. Ele nós deu uma ou várias qualidades para que possamos ajudar/dar aqueles que necessitam.

  10. Aurezir Pinto, Amsterdam - Holanda

    Bom dia Bp. Julio A confiança em Deus nos faz olhar para frente. Assim como as coisas do mundo conseguem influenciar as pessoas, nós que somos o sal da terra temos que influenciar mais ainda, com o espírito de força, coragem e determinação que Deus nos concedeu.

  11. Marco Pinto - Amsterdam, Holanda

    Bom dia Bispo e todos os leitores deste blog. Gostaria de escrever que as "QUALIDADES" como bem diz o texto moldam a nossa personalidade. Somos únicos diante de Deus e também cremos em um Deus único. O nosso Deus não é o maior ou o melhor Deus, mas o ÚNICO DEUS DIGNO DE SER LOUVADO E GLORIFICADO. Não há outro Deus e quando entregamos a nossa vida para Ele então todo o nosso passado é perdoado e esquecido e passamos a ser um referencial para aqueles que ainda permanecem e persistem em continuar nas trevas.

  12. Anubia

    devemos ser sal da terra, e fazendo bom uso deste sal “estaremos” preparados para entregar uma “boa comida, temperada, para aqueles que estão famintos”, a procura da palavra de Deus.

  13. Roberto Brandão

    Deus é o maior investidor/empreendedor que existe. Ele tem um grande projecto, e para cumpri-lo procura pessoas que irão executá-lo. Porém os critérios de Deus, são diferentes dos critérios dos homens na hora de fazer suas escolhas. Deus escolhe a "laranja que todos devolveram para o caixote, por considerá-la ruim", justamente por que Ele consegue torná-la boa. Ele investe nos sinceros, mesmo que neles não hajam grandes capacidades, para que os mesmos, em consideração, fé e gratidão façam o mesmo por outros.

  14. Rafael Carneiro FJEAveiro

    Boa Noite sr bispo, muito bom saber que mesmo que ninguém creia em nós e em nosso potencial, ou nos diga que somos especiais e possuidores de qualidades únicas, o Senhor Jesus, faz questão de deixar registrados que sim somos importantes a ELE e seu plano de Salvação, quando conquistamos sua visão que é espiritual, logo usamos essas qualidades e virtudes, para nos multiplicar e salvar-mos o maior número de pessoas possível... Obrigado por partilhar!

  15. Cristiano - Hollanda - Rotterdam

    Obrigada por esta mensagem bispo, o que adianta nós sermos christians mais nao fazer alguma diferenca.

  16. Raúl Corrales Romero - LORCA - España

    Buenas noches obispo Julio, Estaba pensando en esto y creo que La sal y la luz podríamos decir que son los dones que recibimos y tenemos la responsabilidad de usar para curar y liberar a los enfermos y a los oprimidos. Y nuestra amistad con Dios, (nuestra comunión Dios), son los frutos y el carácter que debemos mantener para vencer al diablo y alcanzar nuestra propia salvación. gracias por este mensaje, un saludo

  17. Fátima Silva

    Assim somos nós, e é inevitável, e daí ser amigo de Deus é mais que um processo, é despojamento total do ser, caso contrário somos inimigos do nosso maior amigo, o Sr. Jesus Cristo.

  18. Indira Amaral

    Ao ler este post, me fez refletir, porque olhamos mais para os defeitos das pessoas quando as mesmas tem qualidades que não devem ser esquecidas para que ela continue afazer o que é certo, e procure melhorar o que tem como defeito, com ajuda daqueles que querem velas bem.

  19. Gabriel Santos

    Esta mensagem nos mostra o quanto temos que vigiar, pois, apontar defeitos é muito fácil, mas assumir e corrigir os nosso nem sempre é uma tarefa fácil. Mas mesmo com nossos defeitos Deus nos aceitou, e Ele espera que venhamos focar no mais importante que é a nossa salvação.

  20. Amauri Farias

    É impressionante como Deus cuida de cada um de nos, Ele ver as nossas qualidades, e não os nossos defeitos, em quanto isso alguns dos seres humanos só olha os defeitos. Nos temos sim muitas responsabilidades, de ser pessoas do bem, (luz, sal, e amigo) ajudando e não atrapalhado ao próximo, por isso temos esta grande responsabilidade de sermos amigos de Cristo e guardar a nossa salvação e salvar os sinceros. Obrigado Bispo Julio por essa mensagem me ajudou muito.

  21. jose francisco

    Boa Noite senhor bispo julio.li a mensagem gostei,porque para quem ja é lavado pela palvra tem que ver é a qualidade e nao falhas Deus abencoe o senhor bispo.

  22. Claudia Dias

    Boa noite. Hoje em dia ou mais dizendo em dias de hoje é mais fácil ver os defeitos das pessoas, do que as qualidades.... Porque todo o ser humano é pecador, invejosos traídor, etc,etc, etc....Porque todos nós sabemos que necessitamos de um único, grande e poderoso nosso Deus sem ele não somos nada não valemos nada e principalmente não vivemos e nem respiramos,sem ele o nosso Deus. Temos que ter um pacto com Deus é uma necessidade é ter um privilégio servi-lo e agradar a Deus. Porque o segredo é : ORAR LER A BÍBLIA BATIZAR NAS ÁGUAS DESENVOLVER A SALVAÇÃO DAR Por isso é uma questão de ter Fé e Crer nas palavras de Deus Amém a todos

  23. Sandra Castelo

    Muito forte! Se eu não ir atrás do meu objetivo que é a salvação, então eu perco todo o privilégio que Deus me dá e que Ele iria dar aos outros através de mim! Eu posso dar a oportunidade a outra pessoa para se tornar um amigo de Deus, para eles terem sabor e serem luz para Deus. Esta é definitivamente uma grande responsabilidade, não devemos agir como um tolo, não dando valor que Ele nos deu. Isso me mostra como eu preciso estar vigilante a cada dia, me analisar todos os dias, a minha maneira de pensar e de ver as coisas não ser religiosa mas sempre buscando um renovação no meu pensamento, e sempre me perguntando o que Ele quer para a minha vida e não levar as coisas como um religiosa . Obrigado por compartilhar! Sandra Castelo

  24. Domingos Robalo

    Nessa mensagem o Senhor Jesus quer nos alertar das qualidades e responsabilidades que temos perante a nossa fé, e o testemunho que devemos apresentar para as outras pessoas que não são da fé, afim de que venhamos ganhá-las e lutar também pela sua salvação.

  25. Samara Lopes

    Nós recebemos a tarefa de ser o sal, a luz e de amigos de Deus, então nós temos que praticar todos os dias os seus ensinamentos.

  26. Olívia Fortes

    Que a minha vida reflita os ensinamentos de Jesu, e que eu seja luz que brilha nas trevas.

  27. Amélia Sanches

    Na verdade o Senho Jesus me escolheu para ser um bom testemunho no meio dos fracos para que eu também venha ganhar ele para Deus.

  28. Eduino Duarte

    Claro que para as pessoas é mais fácil ver os defeitos dos outros, mas para Deus não existe problemas que aquele que crê em Deus e faça tudo que Ele mande, não seja resolvido?

  29. Edgar

    Nos cristão, temos o dever de ser esse sal. Bem como a luz, porque precisamos brilhar com essa luz por todo o lado que vamos.

  30. M. Salomé

    Nós somos o sal e a luz neste mundo. Deus conta com aqueles que confiam Nele. Deixar Ele falar, ouvir e confiar na sua Palavra. Ele é a minha rocha. Quando pedir algo para Deus que seja a vontade dele e não a sua.

  31. adelcio leite

    Deus nao quer nos somente abençoar,ele quer que sejamos a propria benção. Deus falou a Abraão,ande na minha presença e seja perfeito ou seja voce tem ser a propria benção.e um previlegio pra nós ser chamados amigos de Deus. Deus abençoa a todos em NOME DO SENHOR JESUS CRISTO

  32. Joelma Vieira

    Boa Noite Bispo É realmente magnífico o facto de que Deus não vê como nos vemos a nós mesmo. O que automaticamente tira-nos qualquer direito de olharmos para quem quer que seja de maneira negativa, pois se assim agirmos deixamos de ser o sal da terra, a luz do mundo e o mais grave deixamos de ser amigos de Deus. Que Deus o abençoe hoje, amanhã e sempre

  33. A. Lima

    Com certeza que o ser humano tem defeitos, e que Deus nos ajude nesta parte.

  34. Botelho Castelo

    Quando o sal é insÍpido que proveito tem? Nenhum, se nós deixarmos Deus moldar o nosso interior a cada dia seremos como sal que dará sabor a este mundo, a luz que brilhará neste mundo e o mais glorioso ser chamado de amigo do Deus Altíssimo. Obrigado pela mensagem que foi libertadora e renovadora. Que Deus o abençoe ricamente.

  35. Daniela

    Que maravilha é ser braza no altar de Deus!

  36. Maria Fernanda-Tel Aviv

    Sim que es grande a nossa responsabilidade e foi por um amigo de Jesus que vivia e vive no Altar do Centro de Ajuda , um pastor , que tive a oportunidade de deixar de ser enemiga de Deus. Por isso até meu ultimo dia nesta terra não me negarei a aprender e continuar enfrente atendendo e cultivando Nossa Amizade. Quando ninguém estava por perto o Sr Jesus foi e sempre será meu melhor e Fiel Amigo. Muito obrigada.

  37. Flávio Fortes - FJE Benfica

    Boa tarde Bispo. Sei que nos dias de hoje é difícil encontrar isto constantemente, mas, quando nos tornamos amigos de alguém, e consideramos aquela amizade especial, uma das primeiras coisas que passamos a fazer é, expandir aquele grupo de amizade, passamos a trazer mais amigos para perto, quer dizer, o grupo que apenas tinha 2 pessoas, passa a ter 10, 20, 100, ... Ou seja, enquanto aquela amizade estiver acesa (LUZ) e for agradável (SAL), mais pessoas (ALMAS) terá. É assim, a minha amizade/comunhão com Deus, enquanto ela estiver viva (LUZ) e boa (SAL) aos olhos de Deus, nunca faltará a sede de levar outras pessoas para perto Dele e consequentemente a minha amizade com Ele se esfrie. Obrigado.

  38. Ivana Garcia

    Muito forte,as vezes não nos damos conta dessa grande responsabilidade que temos como filhos de Deus. E também uma grande honra pois não é a qualquer um que Ele dá essa responsabilidade mas sim a aqueles que Ele escolheu e que Ele confia.

  39. Clayton Silva

    Um abençoado dia bispo Júlio e á todos. Em servos a luz deste mundo e o sal desta terra isso vem a ser um grade privilégio dado não pelo homem e sim vindo do próprio Deus para que em parceira ou seja tornamos amigos de Deus para junto com Ele realizar a sua obra aqui neste mundo. Que Ele usa-nos com nos chamou e escolheu para tal missão é sobre tudo que jamais venhamos perder a visão do que é o mais importante a salvação d nossa alma. Fico agradecido bispo Júlio. Saudações.

  40. Aurio Soares - Benfica

    Bom dia Bispo... Acabando de meditar, pude ver quais são as minhas qualidades, e uma delas é de fazer a diferença, ser diferente na maneira de trabalhar, evangelizar, dialogar com as pessoas... Melhor ainda, é quando Jesus disse que eu so o sal, pelo que eu sei o sal servi para dar sabor, Então quer dizer que Deus conta comigo, para levar vida, alegria, oportunidade, aqueles que nem sabem o caminho para a fonte da vida. Ja me considerava um amigo de Deus, não basta so ficar na consideração, tenho que demostrar com lealdade, gratidão, e quando é que eu demostro lealdade o gratidão, quando eu vo nos inimigos o desconhecidos Dele, e falo do favor e da importancia da nossa amizade, não tem coisa melhor...

  41. vanizia

    E verdade, Ver os defeitos dos outros e mais facil Temos qe ter boms olhos porque ningem e perfeito. Uma boa licao Obrigado bispo Que abencoe voce e a familia

  42. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de São Miguel

    Bom dia sr.Bispo, Quando vivemos no mundo e temos uma vida miserável, logo os olhos das trevas nos desprezem pois não prestamos para eles, porém DEUS vê uma grande oportunidade de nos tornar em Heróis da Fé, pois Ele sabe do valor que cada ser Humano tem dentro de si escondido, e quando revelado, causa grandes estragos do inferno, por isso nos vê com bons olhos. Temos que buscar estes olhos Divinos, pois sem eles estamos perdidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.