Mensagens

As lagartas processionárias

25 de Junho 2011

As lagartas processionárias

[audio:/25062011.mp3]

As lagartas processionárias alimentam-se de flores e folhas de árvores. Movem-se em “procissões” (daí o nome), cada uma com a cabeça colada à extremidade da outra.

Jean-Henri Fabre, naturalista francês, ao estudar um grupo dessas lagartas, induziu-as a se movimentar em torno de um grande círculo.



Ele pressupunha que depois de algum tempo, as lagartas perceberiam seu caminho circular, ficariam cansadas da marcha inútil e partiriam em uma nova direção. Mas não foi o caso. Pela força do hábito, esse círculo vivo continuou a se arrastar ao redor do vaso, vez após vez, dia após dia, mantendo a mesma velocidade!



Uma porção de comida foi colocada ao lado do vaso, em plena vista das lagartas, mas fora do alcance do círculo. Mesmo assim, elas permaneceram em sua vereda por sete dias e noites – numa marcha rumo à morte.

As lagartas processionárias estavam seguindo sua experiência passada, instinto, hábito, precedência, costume, padrão normal. Mas, estavam seguindo às cegas.

Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. Mateus 15.14

Quantas vezes agimos como lagartas processionárias, agimos por hábitos, condicionamentos que na verdade não nos levam à lugar algum. É imprescindível questionar esses hábitos e adotar novas estratégias de ação, para que alcancemos nossos objetivos de mudar a sua vida. Defina quais são os seus objetivos, seus sonhos mais ardentes, suas ambições e lute por eles. Use as ferramentas que tem à mão. Se revolte!

Espero ter colaborado em algo, Bjf

Anterior

Olhai o Pai

Seguinte

Revolta Inteligente


12 comments
  1. Guircosta

    Mas essa não é a descrição perfeita de um movimento religioso? Peço perdão pela franqueza da manifestação.

  2. Raphael Machia(Portugal)Odivelas

    É verdade bispo,é como o povo de Israel,que ficou rodando pelo mesmo lugar durante anos,passando 800vezes pela mesma cidade e não enxergavam.Pois temos que inovar,e não nos deixar levar pelos costumes e sair da rotina,pois o mesmo gera uma acomodação!!!Que Deus abençoe ao sr bispo.

  3. CARLEIDE LIMA - CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTO - SOBRADINHO (SEDE) - DF.

    É verdade. Se a mesmice não tem resolvido os nossos problemas, então devemos mudar de estratégia.

  4. Simone (Romenia)

    Realmente Bispo, o tradicionalismo,o costume, tudo que e padrao faz o ”ser” morrer aos poucos. O habito e a rotina do fracasso!

  5. Elizete Leão MG

    Bispo como largatas acomodadas, estão muitas pessoas, mais os animais tem como relevar pois são considerados irracionais e nós seres humanos? Com toda a capacidade de pensar. Não tem desculpa são acomodados MESMO, mais pra mim BASTA, não da para viver sendo comparado a um animal irracional. Na revolta

  6. Divino Marcos

    é por isso que até hj existem muitas pessoas fracasadas, por não tomarem uma atitude de fazer diferente do que já estão fazendo e reclamão, por nada dar certo, quando na verdade são elas as proprias responsaveis do seu fracasso, devido as suas mesmas atitudes. REVOLTA - ODIO E ATITUDE PARA UMA GRANDE CONQUISTA

  7. Tiago vinhais revolta

    Ola bispo, com esta materia nós podemos ver tanbem o caso de pessoas que fazem o memso, seguem os outros, fazem o que os outros fazem, porque um faz ela faz o mesmo, ela não toma uma decisão. "Um acomodado não vende agua nem no deserto, mas o revoltado vende areia até na praia"

  8. Keila Guimarães - Madeira

    Bom dia bispo Julio , é mesmo muito revoltante! Deus nos criou UM POUCO MENOR DO QUE ELE , eu eu tenho a plena certeza que não para que ficássemos dando voltas em circulo, caminhando para a morte , Não! Mil vezes NÃO! EU REJEITO ESSA IDÉIA. NASCI PRA VENCER , SEI DE ONDE VIM, ONDE ESTOU , E PRA ONDE VOU! MEU NOME : GUERRA OBRIGADO POR SE DEIXAR SER USADO POR DEUS A NOSSO FAVOR.

  9. Cléa Souza

    Para toda AÇÃO há uma REAÇÃO. Não adianta ficar indignado(a) sem tomar a ATITUDE necessária para deletar sua REVOLTA, até por que só depende do próprio indivíduo que se sente REVOLTADO, agir uno com a SABEDORIA DIVINA para que possa obter a VITÓRIA.

  10. marina martins da silva

    guten tage bispo essas largadas monstram que muitos sao que nem elas acomondam, pois o diabo coloca um problema uma situaçao pensando que é normal. E mesmo uma pessoa falando para sair daquele caminho nao se revolta aceita a situaçao nao nao um milhao de vezes!!!!!!!!!! ÉÉÉÉÉ REVOLTANDE MERCI NO ODIO.

    • paulo monteiro

      BISPO EU SOU TAO REVOLYADA QUE POR VEZES ATE TENHO MEDO DE MIM PROPRIA A MINHA VIDA E UMA PORCARIA SOU MUITO DOENTE VIDA FINANCEIRA VIVO DE RENDIMENTO MINIMO DIVIDAS ESTOU FARTA A MINHA REVOLTA SUFOCA-ME JESUS NAO QUER QUE A MINHA VIDA SEJA ASSIM PORQUE EU AMO-O COM TODAS MINHAS FORÇAS DO MEU SER QUE DEUS O ABENÇOE

  11. paulo monteiro

    BISPO EU ACHEI MUITO INTRESSANTE EU SOU UM REVOLTADO QUE DEUS O ABENÇOE AMEM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.