Mensagens

As duas únicas maneiras de Educar

8 de Maio 2011

As duas únicas maneiras de Educar

[audio:/09052011.mp3]

Bem ou Mal, estas são as duas formas que existem de se educar um filho. Ou seja, os filhos acabam por ser o produto não só dos nossos exemplos, mas, especialmente, das nossas escolhas

A cada passo que damos, existe uma responsabilidade acrescida quando temos um filho, pois, mesmo que não o consideremos, ele estará a observar tudo o que fazemos. De facto, mais do que aquilo que dizemos, pesa mais o que fazemos, pois as crianças aprendem por “imitação”. Preste atenção a todas as suas acções, recentes ou passadas e reveja se as mesmas têm sido condizentes com uma boa ou má educação, seguindo os nossos conselhos. Veja, então, se tem proporcionado uma boa educação ao seu filho ou se, porventura, a tem colocado em perigo.

Você coloca a educação do seu filho em perigo quando:
1. Não se preocupa com o futuro dele e, por isso, faz todas as suas vontades, mesmo sabendo que, ao satisfazê-lo, poderá estar a comprometer o seu caráter;
2. Não lhe dá bons exemplos, mas exige boa conduta;
3. Não o ensina a ser responsável;
4. Não cobra rendimentos escolares;
5. Não conhece os seus amigos;
6. Não conversa com ele.

Você educa de forma positiva o seu filho quando:
1. Dá atenção devida à formação do seu caráter;
2. Dá bons exemplos e exige o mesmo, mas com moderação;
3. Dá responsabilidades que o farão amadurecer;
4. Acompanha o seu desenvolvimento escolar;
5. Conhece os seus amigos e os pais deles;
6. Mantém um diálogo diário com ele.

Porém, além destas 6 maneiras, existem outras duas: educar de forma natural e de forma espiritual.
Quando se cria um filho de forma natural, ainda que se tenha “educado de forma positiva”, não há nenhuma garantia de que a educação que lhe facultou prevalecerá sobre as influências externas.
Já quando se educa de forma espiritual, então, além de prepará-lo para ser um cidadão digno, ele aprenderá a viver pela fé.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22.6

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!


23 comments
  1. Elsa Francisco

    Ser mãe ñ é tarefa facil, ñ basta Criar é preciso educar ! Educar de modo a torna-los homens e mulheres de Deus c/ dignidade e caracter, ñ simplesmente o normal mas também o espiritual.Apesar de vivermos num mundo onde tudo ao redor dos nosso filhos está voltado a coisas q sorrateiramente pode os desviar de Deus, PODEMOS SIM educa-los Espiritualmente, deixando a semente da palavra de Deus dentro deles onde encontrarão as respostas de todas as perguntas ao longo de sua vida. e q os ensinará a agir e reagir diante das dificuldades. - " Ao educar minha filha percebo o trabalho que Deus tem tido com cada um de nós para nos moldar segundo ELE." Digo com propriedade apesar do esforço e Sacrificio, SER MAE É UM PRIVILÉGIO !!!

  2. Joana

    Bispo muito obrigada. Sou mãe indiretamente, tenho um maninho de 2 anos e como nenhuns dos meus familiares são da fé, eu tenho de ser um exemplo para ele e para os outros. E estou ensinando ao meu irmão a orar desde pequenino. Que Deus o abençõe bispo.

  3. Maria de Fatima Silva Guimaraês Oliveira

    Obrigado senhor bispo é sempre bom ouvrir os concelhos Do Pai pois à sempre algo que nessecitamos ouvir.Que O Senhor continue me dandy sabeduria para que eu seija sempre uma boa maê,boa amiga,e companheira.

  4. Fábio Pestana

    Boa Noite bispo Júlio! É verdade. Cada criança e adolescente aprende a se co,portar perante o exemplo dos seus pais neste caso da sua mãe, e é muito bom a educação que ospais dão aos filhos e por esse motivo sou o homem que sou hoje com 20 anos.

  5. Fatima Moas

    Boa noite bispo, É verdade podemos fazer de tudo , educarmos da maneira correcta mas se não passarmos a fé , a verdadeira fé racional ,de nada adiantará.

  6. Rosana Santos

    Boa tarde sr.Bp.Júlio Freitas, hoje meus filhos já são grds, a mais nova tem 14,18 e 20. Mais ainda tá valendo o conselho pois nunca é tarde pra se corrigir alguns erros na educação dos nossos filhos. Obgd

  7. ROSEMERI CAMILO DE ARAÚJO ZANONATO

    OLÁ!!BISPO É COM CERTEZA É ISSO QUE ATÉ ACONTECE NA SALA DE AULA OS ALUNOS RECLAMA MUITO E AS CRIANÇAS QUE EU TRABALHO TAMBÉM É MUITO TRISTE.MUITO FORTE A MENSAGEM DEUS ABENÇOE.ROSE

  8. Carlos joao(força jovem do cacem)

    OBRIGADO...PELOS ENSINAMENTOS QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E CONTINUE A DAR SAUDE E SABEDORIA AO SENHOR

  9. InesDuran - SEM

    Bispo eu vejo neste texto como se fosse para uma Conselheira da EBI, pois se nós não dermos exemplo para as crianças e se não formos um testemunho para elas lá fora, elas vão crescer e se tornar rebeldes, mas se formos como uma mãe para elas, uma mãe que elas vejam como se fosse Jesus, aí elas vão seguir o nosso exemplo "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6 Na fé (:

  10. Cléa Souza

    Quando educamos os nossos filhos positiva e espiritualmente para vida, podemos comemorar este dia e dizer: valeu a pena o sacrifício. A satisfação de toda mãe é ver nos seus filhos a sensação do dever cumprido, a formação de um ser humano bem melhor sob a ORIENTAÇÃO DIVINA. Não é fácil, porém é possível quando entregamos os nossos filhos a DEUS a partir do momento em que os geramos. Então, verdadeiramente temos o que comemorar neste dia. Feliz dia das mães.

  11. Katia Cardoso

    Esta mensagem e ter “ a faca e o queijo na mão” Ensinamento direto e pratico, não tem como não saber o que fazer.

  12. Karina - Gaia - SEM

    MUITO OBRIGADA PELA MENSAGEM BISPO! Nesta vida existem instituições para quase todo o tipo e imaginário de formações desde licenciaturas a pós-graduações, mas para aquilo que é fundamental para a nossa vida como o saber ser pai, ser mãe, ser mulher, ser marido, ser filho, ter caracter, ser amigo e ser apenas o Centro de Ajuda é que tem mostrado essa preocupação ao aliar aquilo que de material existe com a formação espiritual dos cidadãos. Porque realmente não basta ser um cidadão digno é fundamental saber viver pela fé, estes dois elementos conjugados arrebentam. Um bem haja, e que Deus continue a abençoa-lo abundandemente assim como ao seu ministerio. Na fé e na revolta

  13. alessandra

    muito forte aprendi muito com esta mensagem. que o Senhor Jesus venha continuar abençoando o senhor sempre

  14. Carleide Lima - Cenáculo do ESPÍRITO SANTO - Sobradinho (Sede) - DF

    Boa tarde, Bp! Tudo isso é verdade. E não esqueçamos da nossa mãe espiritual, a Igreja Universal do Reino de DEUS!

  15. Juliana Lima/ Santa Cecília, SP

    Bispo, Muito bacana, aprendemos como educar nossas crianças e como orientar as mães. Abraços, Juliana Lima

  16. DULCINEA

    Bispo muito obrigado que o espirito santo continue usando a sua vida cada vez mais tenho aprendido muito e pedido a DEUS sabedoria pra colocar em pratica tudo que tenho lido no blog do sr eu tambem sou mae e sei que criar um filho na sociedade de hoje nao e nada facil mais se cada mae fizer o que maria fez se coloca aos peis do senhor jesus dando ao nosso filho bons exemplos vamos esta formando neles o carater de DEUS assim guando eles creserem vao saber fazer a boa escolha.

  17. Victor Augustus Hochsteiner de Vasconcelos

    Bispo!! Muito Obrigado por essa mensagem maravihosa! Sabe o que é ouvir e fazer a uma oração como essa às 3hs da manhã? Maravilhoso! Obrigado, que DEUS te abençoe e use sempre mais e mais.

  18. Débora Batista Assunção

    Boa Noite Bispo, É isso mesmo Bispo educar os filhos de uma forma espiritual e ser primeiramente o exemplo é o caminho para ter filhos bem equilibrados e na presença de Deus. Levar os filhos até Deus é o papel dos pais e mães deste mundo, tomar o cuidado necessário para formação do seu carácter cabe a cada mãe e pai e a cada adulto presente na vida da criança. QUE DEUS O ABENÇOE!

  19. claudia prado-rio grande do sul-brasil

    sempre devemos manter nossa lamparina acessa e para isso estarmos no espirito.suas mensagens tem me orientado muito,todos sem duvidas muito fortes.

  20. Jefferson Volpato da Silva

    Olá Bispo muito forte,Irei passar para o Pastor para Ele pode passar no Cenaculo de Cafelândia-sp.Na Fé e que Deus abençoe o Sr. e sua Familia

  21. João Marques (Portugal)

    Obrigado bispo. Muito bom

  22. Daniela

    Bom dia bispo, Além de aprender para mim esse post servirá muito pras mães dos pre adolecentes da minha igreja, me encarrego de passar pra elas essa mensagem. Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.