Mensagens

Ansiedade = dúvida camuflada

26 de Abril 2012

Ansiedade = dúvida camuflada

[audio:26042012.mp3]

“A seguir [à manifestação do poder de Deus], dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir” (Lucas 12.22).

Para andarmos, temos que dar passos. Mas, quando você dá passos para se casar, tornar-se um/a empresário/a, ter a saúde restaurada, para se realizar sentimentalmente… estes não podem ser dados com ansiedade. Porque, com certeza, serão passos incertos, já que são dados em cima de uma emoção perigosíssima. Afinal, a ansiedade é um estado de espírito em que a pessoa pensa fixamente em algo e nada mais do que aquilo. Toda a sua atenção está focada apenas naquela necessidade, problema ou objetivo, esquecendo absolutamente todas as outras coisas. Ou seja, é uma dúvida camuflada!

A pessoa ansiosa é uma pessoa em dúvida, mas de forma educada. Já que quem tem a certeza e está seguro/a não fica ansioso/a. Lembre-se de que quando está ansioso/a pela realização de um sonho, por alcançar um objetivo, resolver um problema ou para que algo aconteça, você ignora a voz de Deus. E quem vai falar consigo não será o Espírito Santo. Sabe porquê? Porque Ele sabe que se falar consigo e o/a inspirar, você não irá obedecer, nem praticar. Pois, o Espírito Santo só fala com aqueles que vão ouvir e obedecer.
Jesus deixou bem claro que quer guiar a nossa vida e atender às nossas necessidades básicas (o alimento e o vestuário), que são do Seu conhecimento. Agora, imagine, as nossas necessidades espirituais, familiares, sentimentais… Portanto, apele para a sua inteligência!

[floatquote] “Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!” (Lc 12.23-24). [/floatquote]

O que é que vale mais o alimento ou a vida? Jesus deu a vida na Cruz para que fossemos salvos, tivéssemos perdão e o Seu Espírito. Enfim, a plenitude de Deus em nós, para nos guiar, fortalecer, renovar e proteger. Mas se você fica mais preocupado/a com o alimento do que com a sua vida espiritual, então, é pobre, cego e nu. E o pior de tudo, segundo Jesus, é que você não sabe disso! O tempo está a passar e você que deveria estar a amadurecer na Igreja, está a envelhecer com malícia, orgulho, acomodação… sentimentos que o/a impedem de crescer, desenvolver e amadurecer como ser humano. Lembre-se de que a Igreja não é para resolver problemas, mas sim o lugar onde somos orientados, fortalecidos, exortados, motivados, disciplinados para superar os problemas e também para sermos a pessoa que Deus quer que sejamos. Somos bombardeados por muitas vozes, mas cabe a cada um decidir a que voz irá ouvir, se a própria, a do diabo, que sopra pensamentos negativos na mente, ou a de Deus.

[floatquote] “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?” (Lc 12.25-26). [/floatquote]

Se você não pode resolver nem as coisas mais simples, como é que vai ficar preocupado/a em resolver coisas que não pode? Busque o Espírito Santo e ouça a Sua Voz, através da Palavra de Deus. Pois, quando o Espírito Santo fala levanta o caído, anima o desanimado, alegra o triste, fortalece o fraco, orienta o desorientado, liberta o oprimido… Aí você irá ficar forte para enfrentar as lutas, tentações, dificuldades, provações e vencer! Lembre-se que chorar não mata, a falta de apoio é para se apoiar em Deus e quando tudo piora é porque o nosso Deus é especialista em casos impossíveis. Ele vai entrar em ação, depois que concluímos a nossa parte!

[floatquote] “Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem (…) quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações” (Lc 12.27-29). [/floatquote]

Você não tem o direito de ficar ansioso/a em absolutamente nenhuma área da sua vida, estando seguro/a de que Deus cumprirá com o prometido. A nossa obrigação não é ficar inquietos ou ansiosos, mas confiantes de que o Seu Espírito habitará em nós, nos guiará rumo a toda a Verdade e os nossos objetivos serão alcançados, porque foram dados pelo próprio Deus.

[floatquote] “Porque os gentios [os incrédulos] de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas” (Lc 12.30). [/floatquote]

Então, priorize a sua comunhão com Deus, o batismo com o Espírito Santo e ser renovado/a. Para que as grandes maravilhas que Deus fez e faz, aconteça nestes dias na vida dos seus filhos, netos e daqueles que serão evangelizados por si, de forma a que estes não resistirão, porque o seu testemunho falará mais alto e mais forte do que qualquer palavra.

[floatquote] “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” (Lc 12.31). [/floatquote]

Temos que buscar, porque, caso contrário, não receberemos. A busca tem que ser incessante e constante.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!


35 comments
  1. Tamires

    Poxa Bispo Arrebentou!! Me ajudou bastante!! Muito Obrigada!! Que o senhor continue sempre guiado por Deus, para falar conosco!! Um Abraço!! Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

  2. Dayane santos souza

    A ansiedade é uma arma muito perigosa,ela impede que agimos pela fé para agirmos no sentimento,com ela muitos que achavam que estavam agindo certo,estava totalmente equivocados com a forma que estava agindo em sua vida ,ela impede os nossos ouvidos de ouvir a voz de Deus

  3. Celso Pacheco

    Certa vez estava muito preocupado com todas as dificuldades que vinha atravessando e cada vez que punha força para resolver, mais as coisas pioravam. Fui até um obreiro e desabafei, pedindo até mesmo para me levar ao Bispo para arrancar todo o mal na minha vida. Ele calmamente me disse tudo isso que está neste post. Mostrar confiança alegra o coração de Deus e mostra fé! Saí naquele dia com essa idéia fixa na mente e tenho praticado. Confesso que as coisas ficaram mais amenas dentro de mim, mesmo que as exteriores não tenham mudado, mas aprendi a confiar no meu Senhor Jesus e acreditar que entreguei minha vida a Ele e que Ele tem capacidade de conduzi-la a uma vida que sonhei...obrigado Bispo!

  4. Daphine

    Olá Bp. Júlio Com certeza o segredo de tudo está no nosso investimento em nossa vida espiritual, estarmos ligados a Deus, para sermos sempre sensíveis a sua voz, pois desta forma receberemos sempre o melhor de Dele e na hora certa, pelo simples fato de estarmos obedecendo. E sem deixar de confiar, pois quem é nascido não tem dúvida em relação a nada. As lutas podem vir, mas a certeza da vitória sempre está dentro da pessoa. É preciso sempre vigiarmos para não ficar distante de Deus, e não conseguir ouvir sua voz.

  5. Nathaniely Perske

    A ansiedade de coração deixa Deus impossibilitado de agir, e só atrasa os planos d'Ele para nossa vida! IURD Blumenau/SC

  6. Marta

    Maravilhoso essa palavra.

  7. raquel bacagine marinho da silva

    Boa tarde bispo. Provérbios 12:25 "A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra." A ansiedade entristece o homem, porém aquele que confia em Deus é feliz por saber que seu problema está nas Suas mãos e que Deus está providenciando tudo na hora certa. Provérbios 16:20 "O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz." Não basta ter fé para pedir e conquistar, é necessário ter confiança para esperar que aquilo que pedimos vai se concretizar no momento certo. Salmos 40:1 "Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro." Que Deus abençoe o senhor e sua família.

  8. Daniela Rocha

    Nossa! Essa mensagem e de cabeceira de cama, para refletirmos todos os dias, obrigada Espírito Santo para nos orientar mais uma vez, vivemos na dependência constante do Senhor, continue me exortando sempre...

  9. fernanda

    certissímo bispo, a ansiedade é uma preucupaçao, eu mesma por esperiencai propria já estive muito ansiosa pela minha vida principalmente na area sentimental, e até mesmo é o que afeta mais as pessoas, pois por estarem muito focada numa só coisa esquecem de ouvir a voz de deus e saber quais sao os planos dele para a nossa vida. uma coisa que eu aprendi Deus nao olha para o nosso presente Deus olha para o nosso futuro, e uma outra coisa tambem, a gente é de acordo como está a nossa cunhao com Deus se a nosso relacionamento com Deus estiver ruím a nossa vida vai acabar refletindo isso tambem. entao devemos priorizar como o sr. falou nossa vida com deus e o resto confiar nele. Deus abençoe, na fé.

  10. claudiane ferreira dos santos

    A verdade e que temos que ouvir a voz de DEUS ,e não podemos ter ansiedade em nosso coração devemos viver sempre na fé e não devemos viver de acordo com as coisas do mundo ,pois ja es do maligno temos que viver em comunhão com deus sempre.

  11. ROSANA WOLTERS - FLORIDA

    SO O TITULO MATOU ... ANSIEDADE=DUVIDA CAMUFLADA NUNCA LI EXPLICACAO TAO SIMPLES E TAO CERTEIRA DO QUE REALMENTE SIGNIFICA A ANSIEDADE. FOI PERFEITO, MUITO OBRIGADA!

  12. Sara / Santos - SP

    É verdade bispo, temos que priorizar a nossa comunhão com Deus, e também nos manter atentos a voz dEle, para que não tomemos atitudes movidas pelo nosso querer, mas que a vontade dEle prevaleça sobre a nossa. Deus o abençoe.

  13. Andyara Miranda

    Arrebentou essa palavra... é isso aí Buscar a Deus e primeiro lugar e o resto é consequência de nosso relacionamento com Ele.

  14. Thiago

    Bsp. Bom Tarde , e Tudo O q necessitava escuta nesses ultimos Dias .Ta ligado Vai arrebentar Bispo .. Um abraco, que Deus Abencoe o senhor cada vez mais, com Suas msg para ajudar os q necessita ...

  15. Anderson

    Precisava

  16. olá bispo,que DEUS o abençoe ainda mais!Realmente é muito forte essa palavra.Posso afirmar que essas palavras renovaram a minha fé.

  17. Jéssica Fernandes- SEM

    Boa Tarde bispo é muito verdade, mas o pior de tudo é quando deixamos de ouvir a voz de Deus para ouvir o voz do nosso eu e começamos agir pelas força do braço e começamos a naufragar na Fé e a comunhão com Deus vai Sendo baixa porque deixamos de o buscar como antes. A ansiedade por vezes pode ser perigosa porque ela nos afasta de Deus. Deus abençoe cada dia mais o senhor.

  18. AUGUSTA FERREIRA

    Bom dia.Sr.Bispo.Deus o abencoe,mais e mais.por vezes a ansiedade aparece porque? porque vivemos num mundo dificil onde situacoes de resolver sao muito complicadas de ser resolvidas,como ta escrito na PALAVRA DE DEUS.O mundo jaz no maligno,e por isso ele tenta nos por duvidas,para pensarmos que nao vamos conseguir,enfim coloca a ansiedade,mas se tivermos uma comunhao com DEUS a intimidade com ELE.na hora nos o repreendemos e ai e a nossa VITORIA...DEUS O ABENCOE COMO A D.VIVIANE,TODOS SERVOS A SERVAS DE DEUS.EM NOME DO SENHOR JESUS...

  19. Rosângela Costa

    Realmente, a ansiedade nada mais é que a dúvida. Se procurarmos está sempre em comunhão com DEUS, despertaremos a confiança e automaticamente deixaremos a ansiedade de lado. Quando agimos baseados na ansiedade, deixamos o sentimento falar mais alto, não vivendo pela fé.

  20. Ines Duran - SEM

    É mesmo isso bispo. Se eu tenho a certeza que aquilo vai acontecer, eu vou esperar a hora certa , mas se eu ainda tenho duvida se vai acontecer ou não, eu vou querer ver aquilo na altura pra ter a certeza disso. Quem quer o Espírito Santo, não está preocupado com nada material, mas sim simplesmente em fazer a vontade Dele, e não fica preocupado em quando, onde, em que momento O vai receber, persevera somente. Por este motivo muitos não recebem o que já está preparado para elas mais cedo, porque não crêem que Deus pode fazer isso acontecer, lá está, a duvida camuflada. Não queira as coisas no seu tempo, mas sim no tempo de Deus, não fique ansioso com nada, deixe apenas Deus agir.

  21. Alessandra Setti

    A ansiedade é inimiga da fé, e em tudo devemos ter a certeza da resposta que venha de Deus, Ele sabes como e o que necessitamos, pedir iremos, a respota vem Dele, e aos da fé Amém...

  22. Simone - Pinheirinho

    Temos que nos entregar totalmente na mão de Deus, somente ouvi a Sua voz, porque se importa com a ansiedade se ela não traz nada para nossa vida. Se nos enchermos de Deus, seremos fortes conquistaremos.

  23. Nádia Tavares - Mercês

    Quando a pessoa está ansiosa é porque duvida, e quando ela duvida é porque sabe que não fez tudo, e quando ela não faz tudo é porque não crê de verdade. Eu diria que há dois ingredientes fundamentais para viver na certeza de que alcançarei os meus objectivos. Um é crer(certeza absoluta), o outro é a consequência do crer, que é fazer absolutamente tudo o que estiver ao meu alcance para chegar à minha meta. Fazendo isto Deus não tem outra hipótese, senão fazer a parte Dele. Ele é fiel e fará!

  24. Nádia Tavares

    Quando a pessoa está ansiosa é porque duvida, e quando ela duvida é porque sabe que não fez tudo, e quando ela não faz tudo é porque não crê de verdade. Eu diria que há dois ingredientes fundamentais para viver na certeza de que alcançarei os meus objectivos. Um é crer(certeza absoluta), o outro é a consequência do crer, que é fazer absolutamente tudo o que estiver ao meu alcance para chegar à minha meta. Fazendo isto Deus não tem outra hipótese, senão fazer a parte Dele. Ele é fiel e fará!

  25. sónia rocha- SEM

    Olá Bispo eu estive muito tempo no centro de ajuda ansiosa, preocupada em resolver meus problemas, preocupada em ajudar a minha familia... pensava em tudo e em todos menos em mim!! Até que um Pastor me falou como voçê vai salvar alguem se voçê própria nao está salva.... foi aí que eu parei para pensar!!! A partir desse dia esqueci os problemas e começei a ouvir a voz de Deus e percebi que daquele jeito nao ia chegar a lugar nenhum e mt menos conquistar meus sonhos... Me entreguei a Deus como se fosse o ultimo dia da minha vida, e hoje Bispo sou uma pessoa mudada, cresci bastante, amadureci!!! E meus sonhos se têm realizado, pois Deus no dia a dia me dá sempre algo... Na fé

  26. rosangela costa

    Bispo realmente, mas para termos essa confiança, só estando em comunhão diária com DEUS. Minha mãe costumava dizer o seguinte; Olhe para o céu, a imensidão... e quem sustenta o céu, lá encima, não tem nenhuma coluna que esteja segurando o céu...Quem segura o céu é o próprio DEUS, com as suas grandes e poderosas mãos, tudo está no seu dompinio, basta crermos. Todas vezes lembro da tuas palavras que mesmo passando por inúmeras lutas nunca disse que DEUS tinha a abandonado.

  27. IVOLINE SOARES-palmas to

    MUITO FORTE PORQUE AS VEZES SOMOS ANSIOSOS E NEM NOS DAMOS CONTA DISSO,NÃO TEMOS NOÇÃO DO MAL QUE CAUSAMOS A NOSSA FÉ E É VERDADE QUE QUANDO ESTAMOS ANSIOSOS FICAMOS CEGOS PARA AS COISAS DE DEUS.

  28. Rose

    A ansiedade é o resultado de uma fé emotiva, pois não mostra 100% de confiança, pois quando cremos, o único pensamento que temos é a certeza. Além disso ela nos faz tomar atitudes precipitadas, que na maioria das vezes são erradas. Temos que todos os dias nos dominar, lançar a dúvida no inferno e aprender a viver pela fé todos os dias, buscar as coisas do alto, pois só isso é para a vida eterna, a salvação.

  29. Rosemary

    A ansiedade é o resultado de uma fé emotiva, pois não mostra 100% de confiança, pois quando cremos, o único pensamento que temos é a certeza. Além disso ela nos faz tomar atitudes precipitadas, que na maioria das vezes são erradas. Temos que todos os dias nos dominar, lançar a dúvida no inferno e aprender a viver pela fé todos os dias, buscar as coisas do alto, pois só isso é para a vida eterna.

  30. Ana

    Esta foi a Palabvra que um dia mudou por completo a minha vida, de dentro para fora! E quando eu compreendi o verdadeiro significado da Palavra "ansiedade", fiquei abismada; porque a ansiedade bloqueia o acontecimento de absolutamente tudo na nossa vida! Depois de ultrapassados muitos obstáculos e conquistados muitos objetivos (porque segui essa instrução, por muito que me tenha custado conseguir fazê-lo), hoje não posso viver sem essa busca incessante do Espírito de Deus! Porque se não estamos cheios d'Ele, então haverá parte de nós que estará preenchida com outras coisas (que nos sujam por dentro, nos contaminam, nos enfrquecem e por fim, nos destroem por completo!) Eu recuso isso!! Porque eu sei de onde saí, e não quero voltar para lá por nada!

  31. Marta.

    Con certeza el Espiritu Santo ya hablo atraves de este mensaje conmigo Sr.Obispo, muchas gracias por compartir con la gente este mensaje donde es realidad todo lo que esta alli redactado. La palabra de nuestro Señor dice:“Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” (Lc 12.31). Es muy fuerte y clara para todos los que lo siguen, y creen en El.

  32. o Senhor Jesus chama aos que têm ansiedade de homens de pequena fé . A ansiedade reflete a falta de confiança ao Senhor . Disse Deus - lançai sobre mim vossas ansiedade .

  33. Erika Lobato

    MUITO BOM POIS E A PURA VERDADE

  34. Obreira Taizza- Cenaculo de Santo Amaro- SP Brasil

    Bom dia, Bispo Julio. Tudo o que eu precisava nesse momento era ler esse post. Sempre somos orientados a não vivermos pela emoção/sentimentos, porém só vencemos os sentimentos através da fé, e a fé só vem com o ouvir da Palavra de Deus. Por isso, tenho buscado ouvir e ler essas palavras, porque assim acorda/anina/reanima/aviva a nossa fé, que por muitas vezes se encontra abala devido aos problemas ou dificuldade que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Muito forte as passagens Biblicas a cima citadas, e as explicações me ajudou muito. Na fé!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.