Mensagens

A trindade da Fé-Inteligente!

27 de Julho 2015

A trindade da Fé-Inteligente!

Abraão teve CERTEZA, ESPERANÇA e CONVICÇÃO… e foi das primeiras testemunhas de que quando fazemos uso da trindade da Fé, não há absolutamente nada que não se realize

Ora, o que é a Fé?

… a Fé é a CERTEZA de coisas que se ESPERAM, a CONVICÇÃO de factos que se não veem.” (Hb 11.1)

Pela Fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigénito aquele que acolheu alegremente as Promessas, a quem tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus Era Poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.” (Hb 11.17)

Ou seja, é o mesmo que dizer que Abraão agiu orientado por esta certeza, por esta convicção, por esta esperança! Na verdade, são TRÊS ELEMENTOS EM UM! Mas, que Promessas eram estas que estavam implícitas em Isaque? Eram as Promessas de que, através da descendência de Abraão, todas as famílias da Terra seriam abençoadas… mas, agora, Deus pedia algo muito difícil a Abraão, aquilo que Ele mesmo lhe tinha concedido, o seu único filho Isaque.

Qualquer pessoa no lugar de Abraão teria ficado, no mínimo, confusa, pois, como poderia Deus estar a voltar atrás com a Sua Palavra, com a Sua Promessa? De facto, Deus chegou a jurar a Abraão de que aquilo realmente aconteceria e é por isso que hoje estamos aqui! Porque Abraão decidiu ir até ao fim, em restrições, então, a Promessa de Deus cumpriu-se!

Sim, Abraão optou por sentir a dor do Sacrifício para superar a dor da destruição, desobediência, e, no final, ele sentiu o prazer da realização! Foi uma atitude voluntária da sua parte! Porém, existem pessoas que não querem tolerar a dor do Sacrifício, preferindo suportar a dor do sofrimento! E o Sacrifício implica sentir dor, sim, mas também implica sentir um prazer sumamente maior!

Abraão escolheu obedecer quando foi posto à prova, sendo que a prova era para beneficiar a si próprio! É tal como não só a atual, mas como qualquer Campanha de Fogueira Santa, nela, Deus está a colocá-lo à prova e o Seu Objetivo único é para beneficiar a cada participante, por meio do seu Sacrifício-voluntário!

Quer ver o cumprimento da Promessa? Atenda ao que diz a Voz de Deus! Sabemos que, ao participar na Fogueira Santa, existe uma guerra dentro de cada pessoa e ela é espiritual, psicológica, emocional… tal como sucedeu com Abraão que, com certeza estava a passar por uma guerra interior, dividindo-se entre a sua própria voz, a Voz de Deus e a do seu próprio filho. Imagine o dilema daquele homem, quando o seu filho lhe perguntou: “… pai, o senhor tem a lenha, o cutelo, o fogo, mas onde está o Sacrifício?”, contudo, ele deu a única resposta possível: “meu filho, Deus proverá para Si!”. Como resultado, Abraão deu Isaque e não só, ele também deu o que Deus proveu para Si: o carneiro.

DEUS É PODEROSO! E Abraão sabia disto, pois ele creu que o Seu Poder seria de tal forma grandioso, que poderia ressuscitar Isaque, caso fosse necessário. Sim, Deus é Poderoso… impotente é o nosso conhecimento, os nossos recursos, os bens, os diplomas, a fama… tudo no Universo é impotente diante do Poder do Criador, pois tudo o que existe, seja no mundo visível, como no invisível, teve na sua origem o Todo-Poderoso. Porém, quando nos recusamos a Sacrificar, é como se estivéssemos a afirmar que Deus é impotente! E isso ofende-O profundamente!

Abraão nunca vira alguém ser ressuscitado por Deus, mas ele acreditou, que se esse fosse o caso, ele seria o pioneiro, já que ele tinha sido o pioneiro em quase tudo até àquele momento: a deixar a casa do seu pai e a sua parentela, a obedecer, a tornar-se amigo de Deus…

Ele também seria o pioneiro a Sacrificar o seu filho unigénito, a quem Deus ressuscitaria, pois Ele Prometera abençoar a sua descendência e aquele era o único filho que Abraão tinha! A isso se chama de CERTEZA, ESPERANÇA e CONVICÇÃO!

Caro leitor, uma coisa é certa: Deus não queria a morte de Isaque! O que Ele queria era provar a a Fé de Abraão! Deus queria que Abraão superasse o segundo maior inimigo do homem: o medo. O primeiro é a dúvida e o terceiro, para quem ainda não sabe, é a morte. Deus Queria que ele soubesse aonde estava o seu próprio coração. Deus queria, como Quer, que guardemos o nosso coração, por isso nos deixou o exemplo dele, a fim de protegê-lo. É como se Deus lhe estivesse a dizer: “Abraão, não tenhas o coração no teu filho, pois ele é único, quando Eu te quero dar milhões, incontáveis como as estrelas do céu e a areia da praia…”

Então, compreenda que o Sacrifício tem a finalidade de nos preparar para coisas maiores, para que, quando você tiver muito e for realizado, saudável, próspero e salvo, não se ache “dono de nada e nem de ninguém, inclusivamente de si mesmo”, o “todo-poderoso”, mas, pelo contrário, que atribua toda a Honra e toda a Glória ao nosso Deus!

Deus é contigo, e eu também!

Bjf

Anterior

27 julho

Seguinte

28 julho


23 comments
  1. Rhanna

    A história de Abraão nos mostra que aquele que escolhe o caminho do sacrifício Deus abençoa, pois vê que este, posto à prova, foi aprovado ao demonstrar com atitudes que confia no poder Dele.

  2. Neusa

    realmente, quando Deus nos pede algo 'e porque ele tem coisas grande e gloriosa para nós, só temos que cre e obedecer e em nada duvidar.

  3. Eliani Castillo - Lorca- España

    Buenas Tardes; Es así obispo Julio, el sacrificio tiene la finalidad de prepararnos para cosas mayores, y si yo quiero conquistar esas grandes cosas tengo que estar dispuesta a SACRIFICAR, pues sin sacrifico no hay vía posible para la materialización de las promesas divinas en mi-nuestras vidas. Leyendo este post, me vino a la mente que el sacrificio es como los dolores previos de un parto, en el momento duele, pero después "nacen" y se hacen realidad las promesas divinas en nuestras vidas. Saludos con saudades.-

  4. Roana-FJ Rio De Mouro

    Boa Noite. O sacrificio e algo muito importante,onde depois de ser depositado no altar do Deus Vivo,vamos obter a nossa resposta seja Benção ou Maldição. Portanto,sabemos que Deus e Justo e que de nada adiante se eu nao fizer a minha parte.Por isso devo e tenho que seguir o exemplo de Abraao,porque ate,Deus manda-nos olhar para Abraao.Usando a Fe-Inteligente,tendo Certesa,Esperença e Convicçao mas nao duvidando.

    • Júlio César L. Freitas

      Boa tarde Roana, No momento que sou posto à prova e opto voluntariamente por obedecer, Deus tem por Objetivo único me abençoar. Reflita: "Pela Fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigénito aquele que acolheu alegremente as Promessas, a quem tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus Era Poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.” (Hb 11.17)

  5. Daiany

    Muito forte esta mensagem Bispo, eu a li com sorriso nos lábios!!

  6. Mamy Mendes-Fje mira- sintra

    No sacrificio eu tenho que colocar o meu entendimento todo, o erro que nao podemos cometer è quando sacrificamos noa altar do nosso Senhor nao podemos pensar depois "posha eu poder"

  7. OCTÁVIO JORGE - RIO DE MOURO

    Bom dia Sr. Bispo Júlio e a todos A fé que agrada a Deus e faz a promessa se cumprir nos obriga diariamente ao sacrifício, a provas e realizações constantes, abrir mão do que temos por algo maior que Deus tem para dar. Abraão entendeu que Deus queria fazer muito além do ele esperava e por isso não pensou duas vezes em abandonar seus bens, a parentela e a casa dos pais, trocando a dor do sofrimento pela dor do sacrifício que o levou a realização do sonho, provando assim que ele não tinha o seu coração preso a nada neste mundo. Para obedecer à voz de Deus é preciso fé, coragem e determinação. A fé exige a entrega total ou seja o sacrifício perfeito no Altar. Obrigado

  8. Boa noite. E so pegarmos o exemplo de Abraao e vive lo intensamente com preseverança e crença total que as promessas de Deus vao se cumprir na minha vida, nada de duvida mas sim com a fe inteligente e crente. Eu sou abraao hoje e farei tal e qual como abraao pai seguir o exemplo e dificil mas nada e impossivel. Deus nao e mentiroso ele vai cumprir com a sua palavra se eu tambem fizer a minha parte sacrificando todos os dias o meu eu e as minhas vontades, e o preço que eu pago para ter o tudo de Deus. Um boa noite

  9. Milena -Sao Vicente -Cabo Verde

    Boa Noite Bispo, Deus me coloca a prova. Quando Abraao sacrificou Issak ele obedeceu a voz de Deus pois seu coação estava no seu filho e era a unica garantia que ele tinha. E Deus me pede justamente aquilo que meu coração esta apegado, me coloca a prova para que eu seja aprovada . O sacrificio não é algo que faço por obrigação mas faço por obediencia a voz de Deus e ficar em Sua total dependencia. Atraves do sacrifico eu alcanço tambem minha salvação. um abraço

  10. Mariolena- Sao Vicente - Cabo Verde

    Boa Noite Bispo Julio, O que Deus me pede nem se compara com o que Ele tem para nos da. Se eu me agarro ao pouco que tenho nunca verei a grandeza de Deus na minha vida. Tudo o que Deus me pede é para provar a minha fé e para eu ver onde está meu coração. E o sacrificio me faz vencer coisas negativas que carrego no meu interior me tornando mais forte espiritualmente e mais disposta a obedecer. obrigada

  11. Gabriela Freitas- Sao Vicente - Cabo Verde

    Boa noite Bispo, A trindade da fé ( certeza, esperança e conviccção) só poderá ser materializada através da ação do sacrificio pois este prova para Deus minha confiança e dependencia Nele e não nas pessoas ou coisas terrenas que meus olhos veem. Deus me prova para o meu bem pois através da prova poderei materializar a minha fé e total dependencia em Deus e com isso como Abrao com minhas obras mostrar a minha fé pois a mesma sem obras é morta ! A trindade da fé revela em minha vida uma fé viva e eficaz que vai muito além de palavras . A dor do sacrificio em obediencia a voz de Deus me faz também contemplar a Sua grandeza pois atraves do sacrificio eu consigo superar meus maiores inimigos que não são visiveis mas invisiveis( medo, duvida e a morte). E assim passo a depender somente desse Deus maravilhoso . Na fé

  12. Joana Maria- Sao Vicente - Cabo Verde

    Boa noite bispo Julio, De tudo o que tenho escutado é um privilegio pois temos a fé é despertada através da ação do sacrificio, da atitude de Abrao, que nos serve de exemplo até hoje pos ele foi humano tanto como nós mas decidiu obedecer a Deus e isso nos faz despertar para também tomar a mesma atitude e depender somente do Todo Poderoso pois tudo vem Dele e foi feito por Ele. um abraço

  13. João Lopes- Sao Vicente- Cabo Verde

    Boa Noite Bispo Realmente quando Deus pediu Isaak foi para testar se Abrao tinha mesmo essa fe. Abrao nao olhou nao para a dor do sacrificio pois tinha a certeza que Deus iria prover nao iria deixa-lo na mao. A certeza levou Abrao a subir o monte com seu filho Isaak mas com mesma certeza ele sabia que desceria com seu filho. um abraco

  14. Uma abençoada Segunda feira bispo Júlio e á todos. Por meio do sacrifício realizado devemos manter essa certeza, esperança e plena convicção de que a resposta se dará em nossas vidas e quanto a isso não importa o tempo que for que tenhamos que esperar pois o que nos garante a vitória é exatamente o sacrifício vivo que apresentamos ao Deus vivo. Deus fará coisas grandes e maiores, pois " A glória da ultima casa será maior que a primeira" Fico agradecido. Respeitosamente.

  15. Samia Yasmim Yousseif Duque Regniel

    Sacrificar é muito difícil, mas o sacrifício trás a certeza de que Deus vai se manifestar. O sacrifício clama por nós, e nos momentos difíceis da vida isso é primordial. Quem sacrifica confia que ainda que aos olhos humanos tudo esteja mal, sedo ou tarde ficará bem! O sacrifício é o maior ato de amor e obediência que o ser humano pode dar a Deus.

  16. Raúl Corrales Romero - LORCA - España

    Buenas tardes obispo Julio, esa trinidad es la que debemos mantener y alimentar a diario a través de nuestro sacrificio, porque solamente así podremos alcanzar las bendiciones que Dios ha prometido y llegar a ser la propia bendición. Gracias por compartir en su blog un saludo

  17. Joyce Holanda

    Olá Bispo, olá a todos. Sei que não é uma tarefa fácil, executar aquilo que Deus nos pede, porque isso acontece? Porque Deus sempre irá pedir aquilo que me trará medo,receio, enfim, aonde eu terei que tomar atitude contra tal sentimento. Isso me fará sempre dependente Dele, tudo que eu conquistar será apenas com um objectivo, que toda honra e toda glória seja dada a somente um, a Ele. A minha crença se matem antes, durante, enfim até eu receber a minha resposta. A fé é assim, crê que quando estamos do lado de Deus, o impossível NÃO EXISTE! Ele nos mostra que essa trindade infalível, é a maior arma para vencer a si mesmo, e as lutas diárias. Deus o abençoe bispo. Grande revelação, e mais um grande avivamento para a nossa fé.

  18. Conceição Jorge - Rio de Mouro

    Bom dia sr. Bispo Júlio. A fé sacrificial é a base da conquista da salvação como da conquista neste mundo. Abraão tinha essa fé. E quando a fé dele foi provada ficou provado que era Abraão para Deus (amigo). Ele nada negou a Deus nem seu único filho, e Deus nada lhe negou. Abraão tomou a cruz (assumiu a sua fé no Deus vivo através de sua obediência), negou a si mesmo (venceu o seu eu, sentimento, medo, dúvidas e a morte) e seguiu o sr. Jesus (ele deu o seu tudo o seu uúnico filho para que ficasse provado a quem ele seguia e servia) e hoje ele continua seguindo o senhor Jesus no seio de Abraão. Na fé.

  19. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de São Miguel

    Bom dia sr.Bispo, A Fogueira Santa foi instituída por DEUS, e antes mesmo da Igreja Universal existir, ela já existia nos Patriarcas e Igreja Primitiva. Ela tem como objetivo nos tornar seres celestiais. Abraão quando obedeceu ao chamado de DEUS, ele sacrificou a casa, parentela e sua terra, em prol da família celestial("Efésios 3.15"), pátria celestial("Hebreus 11.10") e lugar de honra celestial("João 14.2"). Temos que seguir seu exemplo!

  20. Alexandre Oliveira - Faial- Açores

    Bom dia Bispo, Temos visto muitos a negarem em sentir a dor da renuncia, da perda, do sacrifício, mas verdadeiramente a dor da desolação, da miséria, da solidão, da destruição familiar, tem batido ardentemente na vida destes, que recusam e desprezam o Altar. Tais optam por satisfazer aos outros e até mesmo seus medos, porém mais tarde, a dor vem, não tem pressa, essa dor vagarosamente vem destruindo a muitos, silenciosamente, e muitas vezes causando danos irreversíveis, por isto, nós os da fé sacrificial, optamos a sentir a dor do sacrifício que na hora traz a perda, mas depois a realização de nossas vidas.

  21. Azalia Sevilla

    Buenos días. Me ha llamado la atención que sacrifiques o no existe dolor, solo que el dolor de Sacrificio es un dolor que más adelante te trae alegría inmensa al ver tu sueño realizado. Al contrario del dolor del que no sacrifica y sigue sufriendo(dolor) por causa del problema o del sueño incumplido. El dolor del sacrificio al final trae placer y satisfacción al ver el sueño cumplido, materializado.

  22. Alejandra

    Hola buenos dias Sr Obispo e la realida Dios nos prueba al sacrificio, para ver si lo que Dios nos pide lo damos o quedamos guardando, porque ahi el sabe si eso eta apegado a nosotros, tam poco insinificante va cambiar, lo que Dios quiere dar es mucho mas de lo que nosotros ni imaguinamos, Asi como abranhan el creyo y confio y el sabia que Dios esta provando su fe, porque Dios para el prometio que su decendencia seria bendecida y se multiplicaría, y claro Dios pidio y el vivia en obediencia a el y ofrecio sin importarle lo que la Esposa iba decir, porque estaba seguro que Dios iba a proveer. Esto es Fe sacrificial. Gracias Obispo que Dios lo bendiga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.