Mensagens

A sua atenção está aonde?

2 de Março 2013

A sua atenção está aonde?

Quando surgem os problemas ou quando as ameaças tentam deitá-lo/a abaixo é nessa altura que tem que mostrar em quem tem confiança.

Diz a Bíblia que Josafá era um rei justo, que buscava o Criador e seguia os Seus ensinamentos. Mas, numa altura em que tudo parecia correr de feição, os seus inimigos ergueram-se para destruir o seu povo, Judá. Josafá, de imediato, reuniu o povo e clamou ao Senhor: “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” (2 Crónicas 20.12).

Josafá reconheceu que os exércitos, que se depunham contra o povo de Judá, eram demasiado fortes e que, sem a Sua ajuda, seria impossível vencê-los. Talvez, o mesmo aconteça, hoje, na sua vida. Olha para os problemas que surgem na sua saúde, família, casamento, com os filhos, os vícios, as dificuldades financeiras e, perante tantos obstáculos, não sabe o que fazer. É, nessa altura, que você tem que decidir, para onde dirigir a sua atenção: para os problemas ou para Deus!

Quando o Homem se fixa nas ameaças que o rodeiam, fica frágil, impotente, medroso e nervoso. Daí, até os problemas alastrarem a outras áreas é um passo. Inconscientemente, começamos a reagir de forma errada. Se a ameaça inicial passava por um problema financeiro, com essa fragilidade e consequentes atitudes, o problema começa a gerar, também, agressividade com quem lhe é mais chegado. Depois, surgem as discussões em casa e a falta de alegria para aproveitar pequenos momentos em família. Mais tarde, chega a depressão, as dores de cabeça, devido às preocupações, a baixa imunidade e as doenças… Um acontecimento atrás do outro, uma ameaça que gerou uma série de outros problemas, devido à incapacidade de fixar a sua atenção n’Aquele que pode tudo.

Os olhos são a lâmpada do corpo e quando esta lâmpada está fixa em Deus, então, o ser humano é fortalecido. Recebe força, ânimo, ganha autoestima, determinação mas, acima de tudo, direção, passando a saber o que fazer e como agir perante determinada ameaça. Os problemas até podem ter uma força, aparentemente, superior… e ser até uma situação impossível de ultrapassar. Mas, Deus dar-lhe-á capacidade para subjugar os problemas e ultrapassá-los.

“Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR…” (2 Cr 20.13). O que nos faz ficar de pé diante de Deus? A fé! Porque sem fé é impossível agradar a Deus, mesmo que esta seja pequenininha. Não importa o tamanho da sua fé, pois ela tem um grande valor para Deus. O problema é que existem pessoas que têm uma grande fé, mas têm dúvidas, o que faz com que não vejam o cumprimento das Promessas de Deus, tudo porque têm os seus olhos nas ameaças. As Promessas de Deus só se cumprem na vida daqueles que têm os seus olhos e a sua atenção postos nelas. Então, a pessoa pratica os Seus mandamentos e, consequentemente, as Promessas de Deus cumprem-se na sua vida.

“…como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos” (2Cr 20.13). Todos estão unânimes na mesma fé, no mesmo espírito, na mesma revolta, na mesma confiança e na mesma determinação. Estavam todos a reagir positivamente! Assim deve ser você também, reagindo a todas as ameaças positivamente, aconteça o que acontecer.

Sempre teremos o poder de decidir, de reagir positiva ou negativamente. Os problemas, as ameaças, as deceções, os erros e os acidentes são inevitáveis, mas a minha reação sempre pode e deve ser positiva. Qual tem sido a sua reação?

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

Anterior

01deMar

Seguinte

02deMar


29 comments
  1. vanessa barros fj almada

    Quando deixamos de nos preocupar com as situações menos boa e os inimigos e fixar-mos apenas em Deus e confiar nele, podemos ter a certeza que o impossível vai se tornar possível apenas temos de ter fé e deixar Deus ajudar-nos , e nunca desanimar, pois assim estamos a fortalecer-nos e a crescer tanto espiritualmente, o que vai dar acesso a alcançar-mos os nossos objectivos.

  2. Joao ferreira - Forca jovem Almada

    Boa noite Realmente quando nós pomos a nossa confiança em Deus principalmente nos momentos de lutas , nós vencemos qualquer barreira o mais importante é a confiança em Deus porque quando nos vencemos essas lutas , nós acabamos por crescer espiritualmente e desenvolver cada vez mais a nossa maturidade , e alcançamos os nossos objectivos. Que Deus abençoe

  3. Joao ferreira - Forca jovem Almada

    Boa noite Realmente q

  4. Amarildo Carvalho FJE ALMADA

    temos de nos revoltar com tudo o que achamos que esta mal e começar-mos a ter atitudes para mudar. Obrigada bispo

  5. Paloma Lopes, FJ Almada

    É na hora da dificuldade que provamos se realmente cremos em Deus ou se o dizemos da boca para fora. As ameaças surgem para testar a nossa fé. Cabe a nós escolher aonde colocar o nosso pensamento em Deus ou no problema. Eu durante muito tempo dizia apenas que confiava em Deus mas quando vinham as dificuldades começa a ficar ansiosa , nervosa so mostrava que nao , era tudo fotómetro palha. Mas quando descobri que aquele que confia nao preocupa tudo mudou.

  6. Bom-dia,Sr.Pastor.É verdade,nós temos de ser revoltados como rei Josafá e o povo de Juda.Temos estar livres de todas ameaças dtodos os males que vivemos.

  7. João Lourenço FJE ALMADA

    bom dia Hoje em dia muitas pessoas passam por dificuldades e as vezes não sabem o que fazer para resolver aquela tal situação, porque isso acontece, muitas pessoas pensam que e com a força do braço conseguem, que sozinho conseguem tudo não e bem assim leitor porque agindo a FÉ DEUS diante dessa atitude se manifesta na vida daquele que age!

  8. Ariela V.

    Sabe Bispo Julio, costumo falar que nossos olhos foram feitos para olhar SOMENTE pra frente, quando olhamos pros lados e pra baixo estamos desviando a nossa atencao no nosso OBJECTIVO; quando olhamos pros lados e pra baixo quando somos ameacados demonstramos que nossa forca e pequena e estamos dando mas forca a essas ameacas e como se dissemos "nem Deus nos pode ajudar!" ahhhh mas quando mantemos nossos olhos fixos nesse Deus, reconhecemos que dependemos d'Ele e que ELE pode nao so pode como vai reverter a situacao. Tenha um bom dia.

  9. Vânia FJ ALMADA

    às vezes podemos estar com a cabeça em outro lugar, a ameaça vem e nos nao temos reagido, ficar de braços cruzados? Não resolverá, se somos o povo de Deus, então temos que viver revoltados com a injustiça e não aceitar que a multidão venha em nossa direção para nos derrubar, mas sim para nos fortalecer e ir contra ela para serem derrubadas.

  10. Vânia FJ ALMADA

    Temos que reagir contra essa ameaça , se não reagirmos vamos acabar por ser pisados pelas ameaças cada vez mais, então temos que ir em direção a ela e derruba-la, ao usarmos a nossa autoridade, ao reagirmos contra ela, a ameaça é obrigada a cair por terra e os caminhos que estavam fechados poderem se abrir!

  11. RODRIGO LENG -FJ ALMADA

    Quando nos deparamos diante um problema , devemos estar sempre com os olhos virados para DEUS , porque se realmente entregá-mos as nossas vidas na Sua mão , de certeza que Ele não irá permitir que essa ameaça atue sobre as nossas vidas.

  12. sarafina antonio

    Boa noite BJF Josafa virou os seus olhos para Deus no momento da dor,quer dizer,virou toda a sua atenção para o Deus do livramento,ele sabia que com a força do seu braço nao podia vencer os inimigos,ele colocou Deus na parede e o mesmo Deus nao tinha outra escolha a nao ser lhe responder,infelizmente nos dias actuais considera-se os problemas mais ageis do que o Deus de Josafa,por isso que ate dentro da igreja nao acontece o livramento em algumas pessoas,em outras sim,aquelas que no momento pior das suas vidas,nao se desviam da sua atenção a deus,preferem morrer mas a olhar para o Deus dos impossiveis,porque sabem que alem da morte ha livramento,Deus abençoe o sr BJF.MOZAMBIQUE

  13. Elisa

    Ola sr bispo Verdade é que se a nossa confiaça ou a nossa atenção nao estiver firme em Deus,claro que vamos vacilar no momento da dificuldade,vamos efraquecer e perder,nenhum ser humano quer perder,mas perde quando se entrega ao problema pensando que o problema é mais forte que a sua confiança em Deus,Josafa clamou a Deus na sua dificuldade porque ele confiava em Deus e sabia que ele nao ia lhe desamparar,assim temos que ser nos hoje em dia, e Deus vai nos a victoria perante as nossas lutas.

  14. Vânia FJ ALMADA

    Quando as ameaças vem, nos temos que reagir, temos que ser mais fortes que elas, não podemos acompanhá-las assim será pior, porque não estaremos a ajudar, mas sim a complicar tudo. Então ai será o momento para cobrar nAquele que tudo pode, assim como Josafá reconheceu que os inimigos eram mais fortes e que sem a ajuda de Deus não consegueria vencer os inimigos, então pos-se a clamar e é isso que temos que fazer, quando as ameaças vem temos que levantar contra elas, nos de pé e as ameaças caem !

  15. paula FJ Leiria

    temos de nos revoltar com tudo o que achamos que esta mal e começar-mos a ter atitudes para mudar. brigada bispo

  16. veronicaFJ Leiria

    boa noite verdade bispo embora por vezes seja um pouco difícil temos de assumir tudo o que fazemos na vida assim como assumimos as coisas boas assumir também as más e tentar mudar dia após dia. assumir tudo o que fazemos e agir com postura e não mandar a " batata" quente para os outros. muito obrigada bispo que Deus o abençoe

  17. Mafer2013

    O revoltado so tem un objectivo,uma ideia fixa na cabeca e os olhos so nisso;nao ten nem da tempo para ninguem e nada mas!!!!

    • Felipe

      (y) Concordo !

  18. Vitor / Garibaldi-RS

    Boa noite Bispo ! É nos problemas que vemos aonde está nossa atenção. Se reagimos positivamente,nossa atenção está em Deus.Se reagimos negativamente,nossa atenção está nos problemas. Tá ligado Bispo,na fé da Revolta ! ! !

  19. Sandra Guerreiro - Almada

    A vitória dos nossos obstáculos depende de onde nós colocamos a nossa força, os nossos olhos, o nosso foco. Se ficarmos a olhar para a nossa condição física... paramos no tempo e somos absorvidos pelos problemas. Se agirmos a nossa fé e colocarmos os olhos na grandeza de Deus, na certeza que Deus é nosso parceiro... conquistamos a vitória sem desembainhar a espada, como aconteceu com Josafá! Surpresas menos boas... vamos ter muitas vezes na vida. A super-acção dessas menos boas surpresas, depende de onde colocamos o nosso olhar. Pensem nisso... Na fé!!!

  20. Micaela sofia -FJE Figueira Da Foz

    Boa noite bispo Como deus disse nos temos de nos meter firmes e nao desanimar pelos objectivos que o diabo mas nos as vezes somos essas pessoas. Por isso temos de ser fortes e nao desaminar.

  21. Joana - FJE Alcobaça

    Muito obrigada por essa mensagem, porque agora percebo que em certas situações tenho olhado mais para os problemas do que para Deus, o que tem provocado, como o senhor referiu, medo, frustração. A partir de agora vou olhar para Deus! Que Ele o abençoe.

  22. João Marques (Portugal)

    O que fez Josafat vencer? 1º Josafat prostou-se diante de Deus: "Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o." II Crônicas 20 : 18 2º Os levitas levantaram-se para louvar a Deus II Cronicas 20 : 19 3º Foram para o deserto. II Cronicas 20 : 20 4º "E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados." II Crônicas 20 : 22

  23. Claudia-Rs

    Bom dia,Bispo Júlio ! Que maravilhosa Palavra.Venha o que vier, estou firme e forte.A Palavra se cumpre: " O justo jamais será abalado,"Pv.10,30 Porque sou da Guerra e da Fé.Abraços.Cláudia

  24. Tainah Santana

    Muito forte, aprendir muito.

  25. Cindy

    Deus é contigo. Ler,entender,crer e praticar. Lembrei do texto do sr. (Ninguem esta livre das ameças), fiz, e na mesma semana a resposta veio. Deus ė bom e fiel. Obrigada por semear sempre. Cindy

    • Bjf

      Boa tarde Cindy, Fico feliz em saber que não "atrapalhei" ao Espirito Santo. Parabéns pelo Livramento-Resposta recebida. Deus é contigo, e eu também! Bjf

  26. Daniela Silva - FJE Figueira da foz

    Bom dia bispo, Por vezes somos apanhados de surpresa e é nestes momentos que temos que mostrar a Deus que confiamos realmente nele e no cumprimento das Suas promessas. E é como o senhor disse, temos que agir positivamente diante de toda e qualquer situação!!

  27. Gonçalo Valente - FJE Figueira da foz

    Muito boa a mensagem! É verdade, temos que ver qual tem sido a nossa reação perante os problemas e situações...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.