Mensagens

A resposta ao seu “PORQUÊ?”

25 de Maio 2015

A resposta ao seu “PORQUÊ?”

Por que é que parece que faço escolhas tão inteligentes mas tudo dá errado? O que será que está a falhar? O que me falta para que a minha vida pare de ser um acumular de frustrações?

“Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para esquerda. Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR…” (Gn 13.9-10)

Aparentemente tudo corria bem, Abraão tornou-se muito rico, possuindo gado, prata e ouro… e Ló seu sobrinho não ficava muito aquém, possuindo rebanhos, gados e tendas… foi, então, que começaram as contendas entre os pastores de ambos, a ponto de Abraão sugerir que se SEPARASSEM, para que continuassem a manter as boas relações familiares.

Porém, na verdade, quem foi que mandou Abraão separar-se de Ló? Foi a FÉ-Inteligente. Nas suas atitudes, inclusivamente no seu caráter e postura, Ló revelava uma personalidade egoísta, ingrata, e materialista. E um dos claros sinais do seu egoísmo manifestou-se quando o seu tio, Abraão, lhe deu a escolher entre a esquerda e a direita aquando da sua separação… e o que fez Ló? Escolheu a, aparentemente, melhor opção.

Ele guiou-se pelo que os seus olhos vislumbraram: a beleza, a fertilidade da terra, os recursos… conjeturando na sua mente que ali nada lhe faltaria e que multiplicaria a sua riqueza… tudo isto, sem sequer pensar no tio. Que ingratidão!

Mas, infelizmente, todos temos um Ló dentro de nós, na nossa vida, do qual precisamos de nos separar o quanto antes, para que possamos seguir em frente e realizar o nosso Maior sonho!

Continua…

Deus é contigo, e eu também!

Bjf

Anterior

25 maio

Seguinte

26 maio


12 comments
  1. Ivone Fialho de Carvalho

    Nem sempre o que vemos ou queremos é o que precisamos. É necessário sabermos distinguir entre a nossa vontade e a vontade de Deus para nós.

  2. helen

    Na vida não podemos fazer escolha optando apenas pelo que os nossos olhos veem ou pelo o que o coração pede, temos que pedir direção a Deus é usar a razão para realizarmos escolhas certas.

  3. Paulo Cabral-São Carlos

    Boa tarde É verdade quando noz observamos algo que agrada aos nossos olhos infelizmente manifestamos o carácter de Lo, o carácter de existe em todos nós mas temos a fé inteligente que nos fa racionar e evitar que tomemos uma atitude através do carácter de Lo, e manifestar o carácter que agrada a Deus.

  4. Gonçalo Roma - Cascais

    Boa noite. É verdade Sr. Bispo, dentro de nós há sempre aquele "Ló" que quer vir À superfície, fazendo com que venhamos a ver as coisas com os olhos físicos e também priorizar-mos as coisas materiais, contudo cabe a nós, como o senhor fala, nos separar-mos dele e darmos atenção e vermos de acordo com a fé inteligente, para que não venhamos a deixar de dar ouvidos à voz de Deus. Obrigado e que Deus o abençoe.

  5. KLYGER GAYOSO

    forte separa olhos fisicos ,do espiritual...

  6. gislene

    Bispo gosto muito de seus post, sempre muito bem explicativos, sempre focado no que nós todos precisamos, fortalecimento espiritual, Ló não tinha a visão de Abraão, ele até poderia ter ido para o lado aparentemente melhor, mas não tinha a mesma fé dele e a visão da terra que Deus tinha prometido a Abraão. Não importava onde Abraão fosse ele não tinha a benção de Deus ele era a benção Deus, onde ele fosse onde pisasse Deus estava com ele , isso Ló não tinha a fé sobrenatural ..E o que falta em muita gente hoje, que estão como Ló ...

  7. Maria Fernanda~ Rússia

    Como eu admiro a Abraham ; em tudo o que ele viveu possu ver o caráter e confiança dele em Deus.É com o tempo cada vez ele e sua fé ficaram sempre mas confiantes! Muito obrigada,na fé de Abraham,Saludos!

  8. maria guedes

    eu vos amo com vocês eu sinto que Deus esta presente. obrigada

  9. Filipe Silvestre - Cascais

    Boa tarde bispo. Foi Abraão que tomou a iniciativa de ele e o sobrinho se separarem. Mas Abraão considerava Ló, não apenas como seu sobrinho, mas como seu próprio filho. Então vemos a tomada de decisão de se separarem não foi nada fácil, mas Abraão sabia que era o melhor para ambos e que se continuassem juntos a situação seria muito pior do que apenas uma luta entre pastores. Foi difícil, pois Abraão teve de se sacrificar, mas ao mesmo tempo a decisão se tornava simples e a única a poder ser tomada. É esta fé inteligente que temos de usar, não aquilo que mais nos pode agradar agora, mas aquilo que nos vai fazer bem!

  10. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de São Miguel

    Abraão era espiritual, Ló por sua vez era carnal, não entendia as coisas do ESPÍRITO SANTO, por isso teve um futuro tenebroso. Abraão não era deste mundo, ele desejava a Pátria Celestial, por isso para ele o lugar não fazia diferença...

  11. Clayton Silva

    Boa tarde bispo Júlio e a todos. A fé nos conduz pelo caminho do sacrifício e ainda que no deserto da vida Deus em tudo nos suprirá sem deixar que nada nos venha faltar. Abraão tinha sua fé em Deus e sabia que ainda que no deserto ele prosperaria ainda muito mais, pois a questão não é o lugar é sim a fé que se há dentro de cada um. Fico agradecido. Saudações.

  12. Antonio Volpin

    Bom dia Bispo e à todos, Ló fez a escolha certa a seus próprios olhos, enquanto Abraão foi movido pela fé. Se desprender desse Ló que temos em nós ,sem dúvida faz parte do processo de realização e Salvação de todos. Se desprender de Ló, e assumir a postura de Abraão. Muito Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.