Mensagens

A “Rebeca” do Povo

3 de Julho 2013

A “Rebeca” do Povo

Por que motivo temos visto tantos crentes fracassados por aí fora e pastores e líderes evangélicos com tanta raiva de nós?

“Porventura meu pai me apalpará e serei a seus olhos como enganador; assim trarei sobre mim uma maldição, e não uma bênção. Respondeu-lhe sua mãe: ‘Meu filho, sobre mim caia essa maldição; somente obedece à minha voz, e vai trazer-mos.’” Génesis 27.12-13

Ainda que a decisão final de enganar ao seu pai tenha sido de Jacó, vemos aqui a grande influência que a sua mãe exerceu sobre ele naquele momento.

Rebeca não só permitiu, como deu ordem para Jacó enganar a seu pai, e, pior ainda, assumiu a responsabilidade daquele ato.

Ela mandou Jacó trazer cabritos do rebanho, enquanto Isaque tinha mandado Esaú caçar.

Isaque mandou Esaú fazer o guisado, enquanto Rebeca o fez por Jacó.

Ela também mandou Jacó fingir que era uma outra pessoa… e de que adianta tentar fazer isso com Deus, se Ele esquadrinha os nossos corações?

Rebeca ensinou Jacó a “conquistar” da maneira mais “fácil”, sem o verdadeiro sacrifício, e quais foram as consequências?

Jacó passou aqueles anos todos a conquistar as bênçãos, mas, ao mesmo tempo, infeliz e a ser enganado, enquanto que a sua mãe, que tanto o queria ver “abençoado”, passou o resto da sua vida longe do seu filho amado.

Pois bem, foi ela mesmo quem disse: ”Sobre mim caia essa maldição”.

Eu não quero jamais ser “Rebeca” para o povo, ensinando-os a ofertar em vez de sacrificar. Eu não quero jamais que essa maldição caia sobre mim!

“Deixo” esta maldição para os religiosos, que ensinam às pessoas que o sacrifício não é necessário, porém, estes mesmos, brevemente, verão os seus “Jacós” partindo para nunca mais os verem, pois estarão a buscar um Vau de Jaboque para fazerem os seus verdadeiros sacrifícios e tornarem-se Israel.

Bp. Celso Junior – UK

[iframe width=”600″ height=”400″ src=”http://www.youtube.com/embed/Zlv5JCuoL0w?rel=0″]


45 comments
  1. fabi silva

    NADA NESSA VIDA VEM DE GRAÇA ,OU COM FACILIDADES SEM QUE HAJA SACRIFICIO.NÓS TEMOS O MAIOR EXEMPLO DE SACRIFICIO, QUANDO O SENHOR JESUS DEU A SUA VIDA VIDA EM PRO DA HUMANIDADE.

  2. VÂNIA FJ ALMADA

    Podemos enganar quem quisermos , mas de que adianta enganar a Deus, minha amiga e meu amigo, isso é impossivel, antes mesmo de agirmos Deus já sabe! Ele sabe de todas as coisa, Ele sabe do que vai em nosso coração, não devemos nos iludir não, mas sim dizer "eu sou um enganador, um Jacó, mas vou partir para o Altar com tudo e vou ser um Israel, vai haver uma transformação na minha vida, vou ter uma nova identidade, vou deixar de ser enganador". Quem cre se lança, quem não cre paciencia! Deus está dando essa oportunidade para quem cre, pra quem confia Nele 100% e está disposto a entregar tudo para o tudo dEle.

  3. Ana Paula Almeida

    "Muito forte algo extremamente importante para nossa verdadeira identidade. Eu não aceito ser uma rebeca do povo e sim ser uma rebeca de deus e SERVI AO POVO. Nunca podemos deixar entra em nossos corações algo que o manche diante de deus. Mas saber equilibra a cada passo que damos na presença do pai. “E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.” Gênesis 33: 20 O altar um lugar de sacrifício e entrega total. Há momentos que temos que segura o pés do anjo que simboliza o próprio deus e não solta, sendo assim iremos despertar o deus de Israel para marcar em nossas vidas o grande milagre."

  4. Laura Raphaella

    Ser a "Rebeca do povo" deve ser a maio Maldição que alguém pode ter em sua vida. Quer dizer, além de está consciente do seu erro, Assume não querer mudar, e ainda assim aceita a maldição de "braços abertos". Cada um tem uma fé, mas vive pela fé somente os que crêem no Deus de Israel, e querem ser a Própria Benção.

  5. Beatriz Ramos FJ Alcobaça

    Ola Bispo não devemos dar ouvidos as "Rebecas" mas sim sacrificar e seguir a Deus

  6. TIAGO REBELO - FJE FIGUEIRA DA FOZ

    Boa noite Sr. Bispo Julio. É verdade, hoje em dia existem muitas rebecas, e muito mais do que nós podemos e possamos imaginar. Muitos tentam conquistar, realizar, superar tudo pela facilidade. Muitos são influenciados a realizar tudo na facilidade, como Jacó foi influenciado por a sua mãe rebeca. Mas não pode ser assim. Tudo tem que ser realizado com esforço, dedicação, e principalmente com o sacrifício. Porque o sacrifício, que é a luta com Deus, prepara pessoas comuns(Jacó) para se tornarem pessoas como príncipes (Israel), ou seja mudam para uma nova identidade.

  7. uma coisa é certa quando uma pessoa ela nasce de DEUS ja mais ela se deixa ser influenciado por ninguem nem mesmo por aquelas rebecas que senta muita das vezes do nosso lado tentando nos impedir de nós nus apresentar um verdadeiro sacreficio.e a resposta ela vem da parte de DEUS quando o sacreficio dela é perfeita ela é sincera sem duvida sem medo comfiando plenamente e colocando todas as nossas vidas no altar.FJE ALCOBAÇA

  8. Micael - FJE ALCOBAÇA

    Boa noite Bispo. Esta palavra de hoje é muito forte. Nesta campanha quem quer realmente mudar de vida tem que dar tudo de si para conseguir chegar á vitória e não ouvir as palavras da "Rebeca". Com Deus não tem safa, porque ele vê tudo. Deus o abençoe Bispo até uma próxima.

  9. Jailson - Águeda

    Boa Noite, É verdade, a religião é a Rebeca dos dias de hoje, a pessoa que é religiosa aceita a sugestão da facilidade e rejeita o verdadeiro sacrifício, se enganando e vivendo de uma forma fracassada. Mas os que ouvem a vós da fé e partem para o tudo o nada, toma posse da vitória e pode dizer Agora é a minha vez!

  10. Susana - FJE Alcobaça

    Boa noite Sr. Bispo Rebeca incentivou o filho ser enganador e trapaceiro e depois sofreram as consequências dos seus atos. Nos dias de hoje também se encontram muitas Rebecas e Jacós, por esse motivo temos de ter cuidado para não nos deixarmos influenciar por "eles". E nós próprios também temos que ter cuidado para não sermos como Rebeca e Jacó. Que Deus o abençoe

  11. Valquiria- Águeda

    Boa Noite bispo, Existem muitas Rebecas, são vozes que quem nos impedir de ir a caça e sacrificar verdadeiramente. Eu também não quero ser uma Rebeca, mas fazer meu sacrifício total e voluntário, para influenciar as pessoas através de uma vida transformada.

  12. Mabilia- Águeda

    O sacrificio tem que ser verdadeiro e total, não adianta tentar a facilidade. E o que eu quero é um sacrifício total sacrificar o meu eu.

  13. Joana - FJE Alcobaça

    Boa noite Bispo, de facto Rebeca quis que o seu filho fosse abençoado mas, afinal, fez com que ele fosse amaldiçoado e infeliz. Que Deus o abençoe.

  14. Antonio Dias- Águeda

    O maligno enganador prevaleceu em Rebeca toda vida e no filho Jacó até se entregar totalmente a Deus e ser mudado o nome para Israel.

  15. Esteves Tomar

    Boa noite bispo! Realmente é uma realidade,já fui membro de outra "igreja" e nem ofertar eles ensinam,a minha vida era um engano até sorria mas era um sorriso falso,cheguei a CDA a rastos todo pertubado, atormentado até tinha uma familia,trabalho,casamento mas eu era Mto triste,medroso ,não era nada, mas bispo, ao aprender a usar a fé sacrificial no CDA a minha vida não mudou,TRANSFORMOU COMPLETAMENTE,hoje sou a própria BENÇÃO .

  16. Lidia Melo - Águeda

    Não adianta viver debaixo da asa dos outros, a espera que alguem sacrifique por nós, contar com os demais, pois um dia essas pessoas já não estavam mas presentes para decidir por nós, teremos que ser nós a lutar pelos nossos objetivos.

  17. Sandra Santos

    Quem tem uma fé inteligente não se deixa influenciar por ninguém, pois tem um objetivo, sabe o que quer e onde quer chegar, por isso não mede esforços, e não procura o caminho mais fácil, sacrifica no Altar ,pois tem a certeza que será respondido e se tornará a própria benção.

  18. Ilda Pereira - Águeda

    Boa noite, Na verdade não adianta se enganar e fazer o "sacrifício" de qualquer maneira, dando um jeitinho. Sacrifício tem que ser total e verdadeiro.

  19. Cremilda Santos - Águeda

    Para vencermos temos que ouvir só a Deus e sermos surdos, completamente, ás restantes vozes.

  20. Elisabete - Águeda

    Boa noite, Rebeca induziu Jacó a conquistar as coisas da maneira mais fácil, por isso a maldição caiu sobre ela. E Jacó por ir pela conversa da mãe vivia infeliz e enganado.

  21. Miguel Duarte - Águeda

    Esta lição mostra que o que semeamos hoje, colheremos amanha. E se queremos uma mudança, temos que fazer algo para chamar a atenção de Deus.

  22. Margarida Duarte - Águeda

    Verdade Bispo, o coração é enganoso, e impede da pessoa fazer o que é certo, dando um jeitinho, mas o que faz vencer é o sacrifício e a fé racional.

  23. Rosita - Águeda

    Boa noite Bispo, Crentes fracassados são pessoas que frequentam a igreja e pensam que podem enganar a Deus e os demais, servem por servir sem nenhum objetivo.

  24. Monica - Águeda

    A mãe de Jacó assumiu que foi ela a incentiva-lo a cometer as maldades, e pediu que fosse ela castigada em vez dele. Muitas pessoas pensam assim, e não sabem o mal que trazem para sua vida atráves da uma mal influencia.

  25. Helena Águeda

    Isto e bem verdade porque sem sacrifício nos vamos a lado nenhum. Nos temos de sacrificar, um sacrifício que nunca fizemos, se queremos alcançar Algo que nunca tivemos

  26. Lidere Águeda

    Todos nos buscamos sempre algo e so o conseguimos lutando, sacrificando-nos colocamos deus em aprovação.

  27. Fabiana - Águeda

    A mãe de Jacó incentivou-o a cometer uma maldade, mas assumindo este ato pediu que o castigo caisse sobre ela.

  28. Vera Águeda

    Isto e que nos temos que sacrificar. Através do sacrifício nos podemos conquistar.

  29. daniela duarte- Águeda

    achei muito bom o que li ajuda a refeti no que esta escrito . todos deveriam ler muito bom

  30. Margarida - FJE ALCOBAÇA

    Ola boa tarde Bispo. A palavra é muito forte e alerta para todos pois o fim está próximo e a cada vez á mais enganadores. Mas a verdade é que o sacrifício é a resposta, se for o tudo...obrigada e Deus nos dê força.

  31. Leandro - FJE Alcobaça

    Boa noite Bispo, esta mensagem significa que não devemos dar ouvidos a pessoas "Rebecas" mas sim sacrificar e seguir a palavra Deus

  32. Maria José - FJE Alcobaça

    Boa tarde, que Deus não permita que venha-mos a ter uma Rebeca para que possa-mos fazer o verdadeiro sacrifício e não optar pelo caminho mais fácil.

  33. Jacira FJE-Leiria

    O pior cego é aquele que não quer enxergar, os casos verídicos retratam a veracidade da eficácia do sacrifício voluntário para o DEUS VIVO, mas o diabo tem cegado a muitos, para que não sacrifiquem como Jacó: seu tudo e todos para se tornar a própria benção, e tentam por meios mais fáceis e sem luta e acabam por viver uma vida de frustração e insucessos!.

  34. leandro - fjepombal

    De facto uma conquista completa somente acontece quando há o sacrifício, através da maneira mais fácil até podemos conquistar, porém não será uma conquista completa.

  35. Sílvia - FJ Alcobaça

    Nos ajuda Senhor a fazer o verdadeiro sacrifício.

  36. Mª Carmo Carreira - FJ Alcobaça

    Que Deus nos dê sabedoria para sabermos discernir quem são as "Rebecas"...

  37. A nossa fé é individual.Temos que ter cuidado com as Rebecas a nossa volta.Disem que o sacrifício não é necessário.Se não tens fé para sacrificar respeite quem tem.NÃO SE DEICHE INFLUENCIAR POR NINGUEM QUE NÃO ESTEJA NA MESMA FÉ.

  38. daiane

    Muito forte nada mais maravilhoso do que fazer o verdadeiro sacrifício

  39. Beatriz Ramos FJ Alcobaça

    Esta mensagem e muito forte

  40. Hugo Varela FJE Benfica G

    Jacó decidiu ouvir a voz daquela que não tinha a vida no altar e que fugia do sacrifício, Rebeca, enquanto Esaú mesmo tendo rejeitado a bênção por um prato de lentilhas, decidiu ouvir a voz de Isaque que vivia no sacrifício e por isso era abençoado, a verdade é que aqueles que falam mal do sacrifício são os que tem a vida mais amaldiçoada, não podemos fugir do sacrifício porque é o único caminho para ver a Deus face a face e de ter a vida salva. A partir do momento que Jacó decidiu sacrificar tudo nele mudou, toda sua história até aquele momento foi transformada ele se tornou a própria bênção e é assim que devemos ver o sacrifício o caminho para uma nova vida mesmo que seja duro mas o resultado vai valer por tudo.

  41. Tiago Neto - FJE Alcobaça

    Ola, devemos ter cuidado com as “Rebecas” que o Diabo fará levantar para nos influenciar a não sacrificar.

  42. RAFAEL FJE LEIRIA

    Nada nesse mundo é de graça, e o sacrifício é sim difissílimo se fosse facíl seria sacrifacíl, rebeca ensinou o caminho da facilidade o qual muitos tem buscado para se realizar, mas sem sucesso pois para a realização completa o sacrifício não é uma opção mas sim uma NECESSIDADE!

  43. Junior Figueiredo

    Infelizmente é um facto, ouvimos muitos religiosos(Rebecas) que ensinam contra o sacrifício, mais quero deixar este versiculo bíblico para todos os religiosos que critica o sacrifício: "... Maldito aquele que retém(PRENDER, SEGURAR)a sua(ATITUDE INDIVIDUAL) espada(FÉ) do sangue(SACRIFÍCIO)!" Jr 48.10 A espada e arma de luta, a nossa arma de luta hoje é a FÉ, o sangue hoje é o sacrifício, e quem se levanta contra o sacrifício, se torna maldito. A baixo deixa bem claro que aquele que critica o sacrifício se tornam amigo intimo do diabo. Desculpa por me estender bispo, pois a revolta é muito grande. Maldito: Sinônimos: desgraçado amaldiçoado abominado execrado maldito danado endiabrado hábil hidrófobo ímpio jeitoso raivoso valente diabo anhangá cão capeta demo demónio lúcifer maligno satanás satanaz tinhoso funesto agourento aterrador atro aziago mais... Fonte de pesquisa: Dicionário Informal

  44. João Marques (Portugal)

    Eu só posso falar sobre aquilo que sei. Realmente eu sabia que havia e há pastores evangélicos que discordam do sacrificio, mas não sabia que há pastores que ficam com raiva. Para uma pessoa ficar com raiva tem que estar fora de controlo. Cada um tem que dar contas de si mesmo a Deus, além disso a fé é individual e nós temos que saber respeitar tantos os que crêem como os que não crêem. Isso não significa que não possamos dar a nossa opinião e a nossa crença (sem ficar com raiva). Acerca de Jacó, ele tentou conquistar a sua primogenitura através do engano, mas mais à frente ele teve que sacrificar. Isso aconteceu no voto que ele fez quando derramou o azeite em Betel. Este momento tinha uma caracteristica: Ele estava abandonado e sem rumo. Jacó voltou a sacrificar mais à frente (perto de Siquém) depois de se ter reconciliado com o irmão; "E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel." Gênesis 33 : 20 O que aconteceu e qual o contexto do que aconteceu no Vale de Jaboque? É para meditar.

    • Bp Celso Junior

      Caro João Marques, Primeiramente, gostaria de agradecer pelo seu comentário. Concordo plenamente com você quando diz que devemos respeitar tanto os que creem como os que não creem. Afinal de contas, é exatamente isso que Deus faz. Ele nos dá o livre arbítrio, mas é claro, todos nós um dia colheremos o que plantamos, tanto as sementes da obediência a palavra de Deus como as sementes da desobediência. Com relação a ‘raiva’ por parte de líderes religiosos, tenho certeza que infelizmente isso acontece. Lembro a você que a raiva: é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. Porém, gostaria de focar na seguinte pergunta que você faz no seu comentário: O que aconteceu e qual o contexto do que aconteceu no Vale de Jaboque? Bem, temos incansavelmente falado sobre isso nas nossas reuniões nos Centros de Ajuda por todo o mundo, como também nos programas de rádio e de televisão. Jacó havia conquistado muitas coisas na sua jornada longe de sua casa. Ele conquistou duas esposas, onze filhos, vários servos e muitos bens, se tornando assim um homem riquíssimo. Porém, ele sabia muito bem como aquilo tudo havia começado. Ele havia enganado seu pai para roubar a benção que teoricamente pertencia a seu irmão Esaú. Fazendo isso, Jacó teve que viver com a sombra do engano por toda a sua vida, e isso era demais para suportar, tanto que naquela noite, ele decidiu passar tudo e todos que havia conquistado para o outro lado do Vau de Jaboque para ficar a sós com Deus. Porque? Porque não aguentava mais carregar consigo o nome de ‘enganador’, e o única maneira de mudar isso era através de uma ‘luta’ justa, onde ele lutaria como príncipe e mostraria a Deus que nada e ninguém nesse mundo era mais importante para ele do que a mudança interior que ele tanta almejava. E vendo isso, Deus apareceu para Jacó e mudo o seu nome para Israel, fazendo assim com que ele se tornasse uma nova pessoa. Isso nos mostra que a única maneira para nós nos tornarmos uma nova pessoa e termos o nosso nome mudado, de infeliz para feliz, de doente para saudável, de oprimido para livre, de solitário para bem casado... é exatamente passando tudo aquilo que é importante para nós para o outro lado do vale também, e assim ficarmos a sós com Deus, demostrando a Ele a nossa fé e desejo da transformação. Por isso que durante esta Fogueira Santa no Vau de Jaboque estaremos passando tudo e todos para o outro lado do Vau, para que Deus possa mudar o nosso nome de uma vez por todas. Essa é a minha fé, a qual ninguém tirará de mim! Que Deus lhe abençoe grandiosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.