Mensagens

A ordem de Deus

10 de Agosto 2014

A ordem de Deus

Moisés tinha uma particularidade no seu caráter, que se destacava de todos os outros: ele não estava preocupado com “quem foi, seria ou viria a ser…”, a sua única preocupação era não ser “uma pedra de tropeço”…

“Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu.” (Nm 12.1)

E o que é que Deus ouviu? O que Moisés não conseguiu ouvir… ou seja, o que estava no coração de Miriã e Arão. E o que estava no seu coração? A semente do espírito de orgulho, rebelião e de tropeço! E este espírito era contrário ao Espírito de Deus!

Ninguém tem o direito de se achar melhor do que o outro. Este foi o caso de Miriã, que falou com o irmão, Arão… pelas costas… tal como muitos fazem hoje em dia, achando-se melhor dos que os outros e murmurando contra os seus colegas.

A questão é que Deus também falava com Miriã e com Arão, só que não da mesma forma como falava com Moisés. Mas, por que motivo? Porque eles não tinha um ESPÍRITO MANSO-HUMILDE… eles tinham fé, devoção, força, coragem, inclusivamente, sofreram mais do que Moisés… porém, não tinham o espírito que tinha Moisés, de HUMILDADE! Se devia existir alguém orgulhoso nesta história, este alguém era Moisés e não o foi. E eles, que tinham tudo para serem humildes, não o eram e Deus sabia disso.

Por isso, está escrito: “O SENHOR o ouviu”, pois o Senhor vê o que ninguém vê e percebe o que mais ninguém percebe… então, observe que a liderança do seu casamento, ministério e da Obra de Deus, dependem de um espírito HUMILDE, MANSO… até existe um provérbio que diz: “aquele que domina o seu espírito é mais forte do que aquele que domina uma cidade”.

Mas, existem pessoas que estão tão preocupadas em dominar tudo o que as rodeia, que se esquecem de dominar o seu próprio espírito e, consequentemente, acabam por perder, como perderam Arão e Miriã.

“Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três.” (Nm 12.4)

Deus chamou-os pela hierarquia, pela ordem que Ele considerava, colocando-os no seu devido lugar. Do mais jovem ao mais velho, o que significa que Deus não olha a experiência ou tempo… PARA LIDERAR É NECESSÁRIO UM ESPÍRITO HUMILDE!

“Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e Se pôs à porta da Tenda; depois, chamou Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as Minhas palavras; se entre vós há profeta, Eu, o SENHOR, em visão a ele, Me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o Meu servo, Moisés, que é fiel em toda a Minha Casa.” (Nm 12.5-7)

Deus alertou que a voz a quem Arão e Miriã estavam a dar ouvidos não era a Sua e sim à do diabo, o pai da rebelião. E Deus sabia quem era cada um e que Moisés era fiel em tudo! Assim como Ele sabe se você é fiel em casa, na rua, na escola, no trabalho, na Igreja, na família, pois a Deus não se pode enganar!

“Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a Forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o Meu servo, contra Moisés?” (Nm 12.8)

Deus não falava com Moisés por sonhos ou visões, mas cara a Cara, pois Moisés representava o próprio Deus, e Arão e Miriã deveriam ter aprendido a ser MANSOS, como ele. Pois, se Moisés era manso e fiel, muito mais deveriam ter sido eles.

“E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-Se.” (Nm 12.9)

A ira do Senhor acendeu-se por causa da rebelião, da falta de respeito, de consideração, de temor. Pois, caso eles tivessem revelado temor, não teriam falado.

A pergunta que cada um tem que se fazer a si próprio é a seguinte: “Qual é o meu/seu espírito? De ficar a comparar-me com os outros ou de ser MANSO E FIEL?”. Porque, se alguma preocupação devemos ter é de agradar ao Senhor e só o fazemos quando temos um espírito MANSO e somos FIÉIS em TUDO!

Deus, hoje, não fala consigo “Boca a boca” e sim por meio da sua boca, porque Ele está dentro de mim e de si, pois Ele nos deu o Seu Espírito!

Deus é contigo e eu também!
Bjf

Anterior

10 de agosto

Seguinte

11 de agosto


13 comments
  1. karem Andrade

    Moisés tinha temor a Deus era fiel em tudo e isso agradava a nosso Senhor.

  2. Francyele Alyne

    Entendo que os humildes não se vangloria de nada e por isso Deus conta com eles pelo fato de tudo eles considerarem que foi Deus que deu ou permitiu, a humildade faz da gente pessoas agradável.

  3. Isabela Bandini

    Muito legal bispo Júlio. Realmente, eu já me comparei muuuito, as vezes com minhas colegas de Obra, no colégio, etc.:"mas por quê ela vai assistir essa reunião e eu não? Por quê o pastor chamou tal e eu não?" orgulho diabólico! Prepotência! Enquanto eu ficava com esses pensamentos, de rebelião, eu só quebrei a cara! Me arrependi e rejeitei, mas ainda não conhecia essa humildade e mansidão de Moisés. Essa é a minha meta, vou me analisar mais, e prestar bastante atenção aonde eu tenho sido como Arão e Miriã. A humildade precede a honra... e qual a honra maior do que falar com Deus face a Face? Qual honra maior do que Deus falar através de mim? Mas isso só vem com a humildade e mansidão de espírito.

  4. Fabio Medeiros

    DEUS que sendo DEUS se humilhou a si mesmo, porque sermos rebeldes contra o semelhante? Somente os vaidosos espirituais sao assim, pois querem um titulo, infelizmente.

  5. Cláudia - FJE CENTRO Marinha Grande

    Bom dia Bispo, como a humildade é importante na nossa relação com Deus, através dela conseguimos chegar até Deus nos humilhando, pois assim estamos a agradar a Ele, não sendo rebeldes.

  6. Vitaliy Letonia

    Bom dia, o bispo Julio. Deus sempre protege os seus servos. E as pessoas negativas que têm olhos sujos e vivem com a negativa no interior - a sua vida é uma grande lepra.

  7. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa noite, mensagem muito interessante, devemos ser humildes em quais quer situações, pois a humildade só trás benefícios para a relação com Deus, e não só para o nosso dia a dia. Muito obrigado Bispo por sua mensagem.

  8. Rafaela de Almeida - FJE Faro

    Este post foi muito esclarecedor para mim, pois Deus hoje me mostrou que tenho estado a ser rebelde apesar de humilde. Ainda quero estar a fazer tudo à minha maneira e por vezes não consigo ver a diferença entre ousadia para fazer a diferença e rebeldia ao querer contornar as regras. Ore por mim Bispo! Necessito muito de entendimento.

  9. Rafaela de Almeida

    Este post foi muito esclarecedor para mim, pois Deus hoje me mostrou que tenho estado a ser rebelde apesar de humilde. Ainda quero estar a fazer tudo à minha maneira e por vezes não consigo ver a diferença entre ousadia para fazer a diferença e rebeldia ao querer contornar as regras. Ore por mim Bispo! Necessito muito de entendimento.

  10. Bruno- Fje Centro Marinha Grande

    Boa noite. Uma pessoa que não tem temor a Deus é sinal não respeita a ninguém. Uma pessoa que tem temor é humilde e é verdadeira.

  11. Joana - FJE Centro Alcobaça

    Boa noite Bispo, uma pessoa sem temor a Deus ou a outras pessoas, torna-se orgulhosa e incapaz de reconhecer os seus erros, só os dos outros. Deus não se agrada dessas pessoas, porque não sabem colocar-se no seu lugar e demonstrar o devido respeito para com Deus ou outra pessoa. Como poderá uma pessoa nessa condição ouvir a voz de Deus? Não pode! Que Deus o abençoe.

  12. Tiago Neto-FJE Centro ALCOBAÇA

    Ola boa noite, muito verdade devemos ser humildes, mansos e fieis pois é fazendo isso que Deus se agrada, eu reconheço que ainda tenho que mudar muito pois a verdade é que ainda eu por vezes comparo-me com outras pessoas. Mas eu tenho me esforçado para ser manso e fiel para Deus para que ele possa fazer a sua obra em mim e assim eu possa agrada-lo cada vez mais.

  13. Cristela-FjE-Centro Alcobaca

    O tarde bispo esta mensagem muito empronta para gente porque nossa DEUS fala coisa muito bonita para gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.