Mensagens

A nossa “bússola” interior

1 de Abril 2011

A nossa “bússola” interior

[audio:/31032011.mp3]

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto…” (Lucas 4.1) O recebimento do Espírito Santo não significa dizer que a vida do servo de Deus será um “mar de rosas”. Na realidade, todos passamos por lutas e dificuldades e o sacrifício é individual, pois cada um deverá fazer o seu! E este sacrifício passa por:

(1) Área espiritual, que é a obediência e a submissão à Palavra ou orientação de Deus, registadas na Sua Palavra, a Santa Bíblia.

(2) O sacrifício físico, que é o negar-se a si mesmo, ou seja, afastar-se de influências ou até mesmo pessoas que o têm levado  a cometer erros na sua forma de pensar, decidir ou agir. Quando fazemos o sacrifício físico resistimos às fraquezas, fantasias e manias que comprometem a nossa fé e salvação.

(3) Quando fazemos o sacrifício económico, de ficarmos totalmente na dependência de Deus, priorizando-O e colocando tudo aos Seus pés, como faziam antes na época bíblica.

Embora todos estes sacrifícios sejam para alcançar o baptismo com o Espírito Santo, que é o Bem Maior, contudo, friso novamente: não devemos pensar que por apenas estarmos cheios do Espírito Santo, a nossa vida será um “mar de rosas”. Antes, o Espírito Santo conduzi-lo-á a experiências para ensiná-lo duas coisas básicas:

1ª Que quando Ele permite que passemos por momentos delicados, é para que conservemos a nossa salvação, pois quando não há lutas, provações, oposição, perseguições ou críticas por causa da nossa entrega total ou obediência a Deus, tendemos a acomodar-nos e a não perseverar.

2ª Que desta forma seremos instrumentos nas Suas mãos, e, para que isso aconteça, temos que ser levados aos desertos, ou seja, passar por momentos delicados em que, aparentemente, estamos sós. Porém, é nesses mesmos momentos que Deus está connosco, a segurar na nossa mão. É desta forma que venceremos tudo!

A reter: Faça tudo o que puder, pois Deus não ficará indiferente ao seu sacrifício!  

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!


40 comments
  1. Tudo o que importa é a verdade. Não é o dinheiro ou a opinião dos homens. Jesus se concentrou no Pai , a bússola que guiava o filho apontava para o Pai. Jesus é o filho de Deus.

  2. guilhermina

    Boa tarde Sr.Bispo estive a ler este comentário erealmente é verdade mesmo com o Espirito Santo passamos por lutas que nos faz lembrar da palavra de Deus que fala de Jesus na cruz onde fala que touros o sercavam referindi-se aos demónios que penssavam terem vencido o Sr.Jesus assim está acontecendo comigo no meu trabalho ácerca de duas semanas para cá olham para falam e riem sento-me á mesa para almoçar só falam algo que não presta para ver se comento algo custa mas fico quieta e calada em oração como e vou logo trabalhar deixando-as a falar sozinhas não é facil por isso peço que o Sr.ore por mim para eu ter forças sei que a vitória logo virá com todo o respeito um abraço sempre na fé

  3. *OBREIRA RENATA NASCIMENTO DE JESUS*

    É verdade ,o ESPÍRITO SANTO até pemente que passamos por monentos difisisos ,e não podemos contar com miguem,MAIS DEUS sempre esta bem perto de nós quando encotramos do mundo as costa encotramos de DEUS os BRANÇOS abertos.não mim enporto com o mundo mim enporto em dar o meu melhor para DEUS. cadidanta a plegd*Renata Nascimento de Jesus**

  4. Erica

    É verdade, se com o Espirito Santo passamos pelo que passamos...não quero nem me imaginar sem Ele....estaremos perdidos!!!! Por isso esses 21 dias com toda certeza valerá a pena todas as renuncias, principalmente a espiritual(negar a si mesmo, seus próprios desejops e anseios),mas o Senhor Jesus nos fez uma promessa: NÃO NOS DEIXARIA SÓ ENVIARIA O CONSOLADOR o ESPIRITO SANTO!!! Em outras palavras temos uma grande e preciosa oportunidade de termos o Próprio DEUS dentro de nós, fazendo morada!!!!Ah, que dia!!!

  5. Maria Odete ( Portimão)

    Bispo Tenho 15 anos de igreja, mas não entendia porque não sou feliz se sou dizimista fiel, faço os propósitos, participo das fogueiras santas, faço as correntes na igreja, vou aos domingos, porém quando começou o Jejum dos 21 dias, passei a pedir entendimento e no quinto dia de Jejum, eatva ouvir o bispo Macedo em casa e pus as mãos sobre a radio e uma alegria tomou o meu coração e vi que nunca busquei o Espírito Santo como agora e hoje após participar da reunião a tarde, o bispo pediu que se alguém quisesse, ouvir o bispo Macedo era para ficar, eu fiquei e a experiência foi maior ainda, obrigado meu Deus por essa alegria no meu coração.

  6. Mércia Santos

    Deus não escolhe os capacitados, mas capacita seus escolhidos com seu espírito para que através destes seu Nome seja Glorificado. @ue Deus o abençoe Bispo na Fé e Perseverança

  7. maria izabel dias

    boa noite bispo julio eu estive afastada por cinco anos foram os anos mais difices da minha vida mas o senhor jesus me resgatou atraves do meu filho que se comverteu deus faz as coisas impossives se tornarem possives pois ele fez propositos pela familia eu retornei para os braços do pai de onde nao deveria ter saido graças ao meu pai e mizericordioso deus estou na fe nao largo mais meu senhor jesus amem deus abemçoe bispo!

  8. Bruna Moraes

    Olá bispo Júlio Que palavra abençoada, temos que estar preparados sempre para pasar por desertos e provações, pois não ha vitória sem lutas. Eu to na fé do jejum de Daniel de fazer tudo o que nunca fiz pelo Espírito Santo. Mal posso esperar pelo dia 17 Que Deus o abençoe bispo!

  9. Ana Silva -

    É verdade o que o senhor escreveu. Muitos pensam que as lutas e os problemas não vão mais surgir quando recebemos o Espírito Santo. Mas os que pensam assim estão a enganar-se a si mesmo, porque mesmo com o Espírito Santo, vamos sempre ter lutas e passar pelos desertos, mas quem tem o Espírito Santo permanece até ao fim!

  10. Que mensagem maravilhosa Bispo! É bem verdade o que o sr faliu, pois o batismo no Espírito Santo não é mesmo sinónimo de uma vida em um mar de rosas... Pelo contrário, como o sr mesmo disse são muitas as lutas que o servo de Deus passa, porém, mesmo passando lutas, provações e experimentando o ódio do mundo, ser batizado no Espírito Santo é a melhor coisa, a coisa mais maravilhosa que pode acontecer na vida de uma pessoa! Deus o abençoe cada vez mais!

  11. João Marques (Portugal)

    Estava a lembrar-me do sacrificio de Caim e de Abel. Qual dos sacrificios que foi aceite? Aquele que tinha vida, o mais dificil. O mais facil não foi aceite. Da mesma forma, o sacrificio que é aceite por Deus é a nossa vida, o mais facil não vai ser aceite.

  12. OB. SERGIO COSTA

    BOM DIA! BISPO FALO COM O SR AQUI DE PORTO ALEGRE-RS BRASIL SOU OBREIRO NO PARTENON-POA-RS LHE ACOMPANHO TODOS OS DIAS PELO BLOG DO BP.MACEDO E TENHO APRENDIDO MUINTO COM SUAS MENSAGENS,ESTOU A 1O ANOS COMO OB. E ESTA CAMPANHA DE BUSCA DO ESPIRITO SANTO VAI SELAR O POVO,A IURD E A MIM UM SIMPLES OBREIRO.ALELUIA!!!! ABRAÇOS. NA FE SERGIO COSTA

  13. Dania

    Cuanto deseo yo de tener esa brújula interior que es el Espíritu Santo, por que sé que es poder para vencer por todos los desiertos que yo pase, y si logro vencerlo tndré la absoluta certeza de que Dios es conmigo y que quiere usarme, y ese es el regalo más maravillosos que puedo recibir.

  14. Suénia Brito

    Olá a todos O verdadeiro sacrifício é aquele que nos custa a fazer, se para alcançarmos as maravilhas deste mundo só é possível através do uso da fé, já seja uma fé natural ou sobrenatural e ainda através do sacrifico, ficar na dependência de Deus materializando assim a nossa Fé naquele que tudo pode. O sacrifício para alcançar a Vida Eterna é mais do que justo que seja sumamente superior afinal o Próprio Deus se sacrificou para que hoje nos desposemos desta oportunidade, porém, o que o Bispo aqui nos chama atenção é muito importante tanto para os que já alcançaram o Bendito Ah que Dia! como para os que ainda estão na busca porque Deus é tão maravilhoso que para o nosso próprio bem nos dá a oportunidade de crescer na comunhão com ele independentemente se somos ou não baptizados com o Espírito Santo e são nesses momentos de lutas, de perseguição que nos aproximamos mais dele.

  15. Janaina Silveira

    É extremamente importante que as pessoas entendam isso, pois muitos achando que recebendo o Espírito Santo pronto, acabaram-se os sacrifícios.Mas devemos pensar que para tudo se tem um preço, e como a salvação é preciosa então tudo que é bom e maravilhoso tem seu preço ,com certeza virão lutas pois existe Deus para nos dá alegria,paz,força e tudo mas que precisamos para contnuar neste mundo mas também o diabo não desiste de querer roubar a nossa salvação,mas se perserevarmos até o fim receberemos a coroa da vida quando Deus na sua palavra nos diz perseverar já mostra que haverá luta mas não desiste no fim terás a recompensa.Janaina Silveira

  16. Débora Pina

    Para cada um de nós perserverar na fé como o senhor disse devemos passar pelo deserto, ser criticados pelos nossos amigos, familiares quer sejam os mais achegados ou os mais afastados até mesmo aqueles que você diria que nunca iria fazer-lo e por pessoas que você nem conhece. Porque se cada um de nós para e pensar se não fosse por causa desses desertos da vida que Deus nos coloca será que estariamos onde estamos? será que seriamos os mesmos? provavelmente que não porque Deus não nos põe em situações em que das quais nós não podemos suportar, Ele sabe dos nossos limites e só persevera quem está NEle. Na fé

  17. João Marques (Portugal)

    As palavras amigas do bispo Macedo disponiveis no site da Arca Universal são excelentes para a pessoa saber como deve sacrificar pela vinda do Espirito Santo. A não perder

  18. João Marques (Portugal)

    Deixo aqui a minha sugestão: O livro do bispo Macedo "O Perfeito Sacrificio"

  19. Obreiro Rodrigo - Campo Belo MG - Brazil

    Prezado Bispo Júlio, ouço o senhor todos os dias com minha esposa pela internet, e gostaria de parabenizá-lo pela programação que o senhor proporciona às pessoas da Europa e de todo o mundo ! Estamos juntos nessa fé pelo derramamento do Espírito Santo !!! Um abraço carinhoso para o senhor !!!

  20. Daniela

    Saber o que realmente este mundo nos apresenta e viver nele não é facil. Por mais complicado, dificil e sentindo ou não temos que sacrificar para Deus, para que vinhemos ser salvos e sair deste "lugar" ao qual não pertencemos! Na Fé!

  21. Calina Ligia Alves Grego

    Essa canção esta falando comigo o tempo todo... Venho sentindo antes do dia 17 na certeza desse encontro. A espera do Ah que Dia !!! Estou cheia de Deus, sentido esse prazer, que meu pai vai domingo a igreja me ver se batizando nas aguas. que Graça Jesus! Nunca imaginava isso. (Ouço Deus Me Chamar) Cantora: Ludmila Ferber Alta madrugada vai, já estou deitado, mas Ouço Deus me chamar Sua voz suave é como um sussurro Ouço Deus me chamar Meu coração se aperta, eu ando tão cansado Tenho trabalhado tanto... Meu coração se aperta ao ouvi-Lo me chamando Me chamando, me chamando, me chamando, me chamando Eu vou, já estou indo ao Teu encontro, Senhor Vou correndo ao Teu encontro, Nem que seja pra ficarmos em silêncio a sós (Senhor, só nós!) Nem que seja simplesmente pelo prazer de ouvir Tua voz. Não há como desprezar o Teu chamado Não há como rejeitar Sua Presença

  22. Filipa_CdAE_ESTORIL

    Ola Bispo, Desde que eu fui batizada no Espírito Santo tenho passado por vários tipos de desertos, e aquilo que o Sr disse nesta mensagem é exactamente o que eu tenho observado na minha vida desde então. Eu tenho visto que todas as dificuldades que Deus me tem permitido passar servem precisamente para que eu possa amadurecer cada vez mais na minha fé e manter a salvação. Uma vez eu comentei uma coisa com o meu noivo: que quando as coisas parecem estar "calmas", é de estranhar, pois na verdade, temos que estar em alerta constante, vigiando e orando, tal como Jesus orientou, e não acomodar, porque isso pode até fazer perder a salvação. Pra mim, é como Paulo disse uma vez: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2Co 12:9). É nas provações que estamos mais perto de Deus. AH QUE DIAS que estamos a viver em Jesus!

  23. cesar .Portugal-mercês

    É verdade bispo, Deus tem trabalhado usando seus servos para abençõar nos e tenho visto a mudança em mim mesmo e agradeço muito a Deus porque nunca tinha visto algo parecido !

  24. É verdade. O Espiríto Santo é a nossa bussola! Ele quem nos guia, nos conduz e nos alerta!

  25. Que Deus o abençoe, tenho me alimentado todos os dias da reflexão na palavra de Deus e pelos seus ensinamentos, obrigada por tudo.

  26. Ana Cássia

    Se não passarmos por certas situações delicadas como vamos provar que temos o Espirito Santo dentro de nós? São nessas situações que vemos se realmente somos selados por Ele, porque para resistir a tudo de dificil nesse mundo somente tendo o Espirito Santo fazendo morada no nosso coração! Assim passamos por todas as lutas pois Ele está conosco em todos os momentos! Muito forte essa palavra bispo.

  27. Inês - Cenáculo de S. Carlos - Mercês - Portugal

    Boa tarde Bispo, Sem dúvida que as lutas ainda serão maiores, por esta razão eu costumo dizer que quantas mais lutas vierem mais perto da vitória eu me sinto! Os espíritos que nos tentarem derrobar ou derrobar a nossa fé serão acorrentados e consumidos pelo nosso fogo que Deus nos concebeu. Não foi em vão que Jesus disse: "Se alguém Me servir, o Pai o honrará". Se vêm lutas é porque estamos no caminho certo e assim deixamos o diabo de cara no chão! Deus abençoe a todos abundantemente

  28. FATIMA MARQUES

    É nas lutas,nos desertos,nas dificuldades, que passamos a confiar mais em DEUS,o ESPIRITO SANTO nos capacita a olhar para a frente,e dependermos somente dele, ele é o nosso guia e a nossa salvação.Que o nosso DEUS nos Abençõe cada vez mais a todos nós.

  29. Carla Sofia

    Boa tarde Bispo. É bem verdade, que o Espírito Santo é a nossa bússola, nosso Guia, nossa vida. Ao ler a Palavra de Deus podemos confirmar isso mesmo: “Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela hora, as coisas que deveis dizer.” (Lucas 12:12) O Espírito Santo é orientação, é conselho, é sabedoria, é conhecimento. Não importa se a pessoa não sabe falar, se não tem estudos, se não sabe ler, nada disso importa, pois ao receber o Espírito Santo a pessoa recebe também o poder de falar por meio dele. Estou a viver esses 21 dias de Jejum de Daniel, e tem sido um avivamento e renovação. Convido todas as pessoas que passam pelo seu blog para desfrutar das suas palavras, que não fiquem em casa só a lê-las, mas que venham a um Centro de Ajuda Espiritual e venham também participar dessa Grandiosa e Única Fogueira Santa para que possam ser cheias da Presença de Deus e possam dizer junto connosco: Ah que dia!

  30. carina santos

    Assim como a bussóla serve para nos guiar, para que saibamos a direção certa para chegar ao nosso alvo, o Espírito Santo também nos guia e nos dá a direção para poder seguir o caminho certo e alcançar o nosso alvo: A Salvação.

  31. Nagoma Daniela

    É precisamente nas guerras e nas dificuldades (desertos) que estamos na total dependência de Deus no que toca ao espiritual. E aparentemente Deus não esta lá, mas como disse bispo, é justamente nestes momentos que Ele esta mais perto de nós! Me re-lembro da última vesita que o Bp Macedo fez aqui em portugal, e em outras palavra ele perguntou ou povo "Maldita, ou bendita são as guerras, dificuldades, lutas...?" bendita são estas, porque são nelas que crescemos, amadurecemos e o nosso carácter é moldado! Que benção!

  32. Cemiclay Santos

    Resumidamente na minha mente pode ficar a verdadeira e simples frase: O maior Sacrifício para o Senhor é a minha entrega total,ou seja,eu, uma entrega constante e diária. Sacrificando aquilo que me custa e que me leva a estar frente a frente com Deus, Ele não me ignorará nem muito menos me virará as costas, mas como sempre tudo dependerá de mim. Obrigada.

  33. Bem verdade Bp Júlio ; já ouvi inúmeras pessoas falando dentro da casa de Deus que não vão passar por situações difíceis , e até questionam : ahh como é que pode, depois que vim para Deus, os problemas na minha vida aumentaram ..... Não é que os problemas aumentam ! a pessoa é que não entendeu ainda o quanto pagamos um alto preço por seguir Jesus e abrir mão das coisas erradas ! O mundo não nos aceita , e se a pessoa realmente tem o Espírito Santo , ela vai compreender , pois Ele vai ensinar , não é fácil ! Mas com Cristo somos vencedores e isso é o que importa , nosso alvo não está restrito aqui , mas sim lá em cima ; o reino de Deus , e será que é fácil entrar lá ? Não é não ! Daí o motivo que explico para alguns , não é mar de rosas não , vai ter luta sim , enquanto aqui estivermos ; mas Deus jamais vai desamparar os seus escolhidos .

  34. Carolina

    Bispo, gostaria de compartilhar uma maravilha que aconteceu comigo nesta quinta, dia 31/03. Eu tinha um seminário em grupo da faculdade marcado para este dia. Porém eu SEMPRE fui muito tímida. Tenho 28 anos, e até ontem, apresentar algo na frente das pessoas era um tormento para mim, eu passava mal desde o dia anterior só de imaginar. Eu já tinha abandonado outra faculdade por perder em várias disciplinas exatamente por este problema. Esse problema era o que mais me impedia de crescer. Há quatro anos me converti, mudei muitas coisas, Deus tem sido comigo esse tempo todo, mas este problema eu ainda não tinha vencido. E para piorar, eu moro em uma cidade que fica à 1 hora da cidade que eu faço faculdade e só posso chegar 30 minutos após o começo da aula. O professor havia avisado que quem não tivesse no momento que o grupo fosse chamado para apresentar receberia zero na hora. Eu estou no jejum, e tenho sacrificado para receber o Espírito Santo. Ontem, enquanto estava no ônibus indo para a faculdade, eu nem pensei nesse problema, apenas fiquei ouvindo música e buscando a Deus. Quando cheguei à faculdade, recebi a noticia de que a minha equipe tinha sido escolhida para ser a primeira a apresentar, e nem meu colega explicando a minha situação o professor não aceitou. Mas Deus fez com que a segunda equipe se oferecesse para apresentar primeiro. Quando terminou a apresentação desta equipe o professor reclamou do atraso a minha equipe (Que tinha sido por minha causa) e avaliou na hora cada pessoa da equipe que apresentou. Imagine o turbilhão de pensamentos que passava em minha mente? Desista, você não vai conseguir, vai embora. Mas eu resisti, eu disse a mim mesma que eu enfrentaria, e comecei a orar, pedindo ao Espírito Santo que tomasse posse de mim, que me usasse, porque eu não confiava na minha sabedoria, mas confiava nEle. Quando chegou a vez da minha equipe apresentar, meu colega só havia levado uma parte do que eu ia falar, e tivemos que começar assim mesmo. Eu era a terceira a apresentar. Mas bispo, quando eu cheguei lá na frente, o milagre começou a acontecer, eu fiquei extremamente calma. Confiante. Mesmo não tendo idéia do eu ia falar, ainda mais sem ter todo o material necessário. E quando chegou a minha vez, eu apresentei extraordinariamente, sem nenhuma vergonha, totalmente solta, confiante. Mas no meio da minha apresentação, meus colegas tiraram o pouco material que eu estava me baseando, quando eu olhei para trás, não tinha nada. Imagine a surpresa? Mesmo assim continuei do mesmo jeito, contornei a situação, e continuei confiante. Resultado? Fui a melhor a apresentar. O professor só fez elogios, e muitos elogios, disse que achou que eu ia me perder quando tiraram meu material, mas eu contornei muito bem. Todos me elogiaram. Teve um colega que até disse que foi a melhor apresentação que já tinha visto. O senhor não imagina a minha felicidade, eu estava radiante, não conseguia parar de agradecer a Deus e dizer que todo o mérito era do Espírito Santo. Passei 28 anos escrava da timidez, mas ontem, graças ao Espírito Santo, eu me libertei, me transformei. Aleluia. Ah que dia!

  35. Angelita Rodrigues

    Poxa bispo... Muito forte! O sacríficio é tudo o que nega as nossas vontades, para fazer a vontade de Deus. A pessoa disposta a sacrificar, tem que saber que todo esforço é pouco, diante do que Deus tem a oferecer a ela. E tudo o que fizer, fizer com amor. Essa Fogueira Santa, absolutamente, é a mais forte de todas!! Já sacrifiquei pelo Espírito Santo, e fui selada antes da entrega do voto. Mas nada melhor do que o mundo todo reunido em uma só fé! Acredito que Deus olha pra corações sinceros com alegria, só esperando o momento certo para abençoar. Dia 17, ahhh... que dia!!

  36. Tiago Aguiar

    Bispo, há uns 15 dias atrás tive que levar um ''choque'' ou seja aparentemente perder algo que vinha sendo muito importante pra mim para acordar e ver que em 1º lugar tem que estar sempre e em todo tempo o Espírito Santo em nossas vidas. Não entendi nos primeiros dias mas hoje vejo que não estava preparado para tal oportunidade, pois esse algo estava ocupando o lugar Daquele que hoje é verdadeiramente o bem mais precioso que possuo: O Espírito Santo! Grande abraço Bispo.

  37. Devane

    por esta razão que estamos todos empenhados nesses 21 dias para que o Espirito Santo venha guiar e orientar cada dia de nossas vidas, ainda que no deserto.

  38. João Marques (Portugal)

    No passado eu cometi este erro, eu tentei colocar no altar sacrificios diferentes e por essa causa sofri muito. Além de ter saído derrotado da causa que me trouxe à igreja, tambem a minha vida ficou amarrada durante 10 anos, até que um dia comecei a entender e a ouvir o bispo Macedo e a minha vida começou a mudar. "Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha." Deuteronomio 22:9

  39. Abílio Pereira

    É verdade Bispo.O Espirito Santo é a nossa bússola! não deixamos de ter lutas mas é Ele quem nos orienta, ensina, fortalece e que nos capacita. Sempre na Fé! Um abraço 5º Dia do Jejum

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.