Mensagens

A “moral” da Fidelidade

15 de Maio 2013

A “moral” da Fidelidade

“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.

E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.

Então, veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo:
Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos. Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, e defenderei esta cidade.
Ser-te-á isto da parte do SENHOR como sinal de que o SENHOR cumprirá esta palavra que falou: eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim, retrocedeu o sol os dez graus que já havia declinado.” (Isaías 38.1-8)

Quando a pessoa é fiel, além de não depender de ninguém, a não ser de Deus, ela passa a ter moral para cobrar de d’Ele as Suas Promessas, como foi o caso de Ezequias. Quando este rei ouviu do Próprio Deus que iria morrer, de imediato apelou para a sua fidelidade, para o seu carácter e para a sua retidão. Isso fez Deus voltar atrás com a Sua Própria Palavra e conceder-lhe mais 15 anos de vida, mas não de uma vida qualquer e sim com grandes vitórias. Agora, ele teve moral para falar assim com Deus por um único motivo: ELE ERA FIEL!

Mas, será que muitos têm essa mesma moral?
Muitos querem uma vida financeira, um casamento ou uma família saudáveis, mas, será que têm sido fiéis (nos dízimos)? Andando com Deus com inteireza de coração (tendo um só Deus, servindo somente a Ele e sendo bem definidos) e retos (justos, íntegros com Deus e com os homens)?

A resposta, só você poderá dar, por isso, analise-se a si mesmo e veja se você tem (ou não) esta “moral”, pois, só fala assim com Deus, tal como Ezequias falou, quem “pode”!

Pr. Arménio Fernandes

Anterior

14deMaio

Seguinte

15deMaio


23 comments
  1. Tânia Gomes

    Muito forte, se eu sou fiel até o que era para dar errado dá certo. A minha obediência em ser fiel me dá o direito e o poder de cobrar diante de Deus as suas promessas. Como é importante saber quem somos, o que fazemos e a quem servimos.... pois Ezequias tinha que estar muito consciente do que ele era para então poder chegar diante de Deus e apresentar a sua indignação.

  2. Ana Ramos-FJ Almada

    Nos para exigirmos algo a Deus temos que ter feito tudo direitinho pela palavra dele. pois se não que moral temos para exigir seja o que for a Deus sem primeiro termos usado a fé

  3. VÂNIA FJ ALMADA

    Boa tarde Bispo, As únicas pessoas que têm o direito de cobrar de Deus, são as que são fieis perante d'Ele. Porque quando somos justos, sinceros para com Ele, mesmo a porta que está fechada ela se abre. Deus é justo e se nós também o formos, aí tem uma aliança, aí tanto Deus pode contar connosco, como nós com Ele, não tem meio termo, ou sou ou não sou. E concerteza Ele abençoa a quem é justo perante Ele.

  4. Raquel Leng - FJ Almada

    Só exigimos de Deus as suas promessas quando temos essa ''moral''. De que adianta eu pedir bênção na vida financeira, sentimental, saúde, se eu própria não sou fiel para com Deus? é impossível ele ser para connosco também! A atitude de Ezequias agradou a Deus, porque logo depois de Jesus ter-lhe dito que ia morrer, Ezequias logo se arrependeu e decidiu mudar! Ai Deus deu-lhe uma segunda oportunidade e ele agarrou-a com força, e a partir daí a sua vida foi repleta de vitórias, e é isso que acontece hoje em dia, Deus nos dá sempre mais chances para mudarmos, agora, temos de querer, reconhecer, sacrificar e mudar! Na fé e guerra Bispo.

  5. Vanessa Barros FJ Almada

    Muitas pessoas quando vao falar com Deus vão apenas para pedir bencão na vida sentimental, na vida economica, Deus até pode dar bencão mas sem uma intrega sincera e querer servir Deus como seu unico e salvador depois nao poderá fazer muito pela pessoas, Deus nao vai obrigar nada nem ninguem , o diabo julga e por vezes até mente, mas Deus apenas abre a visão dos seus servos e mostra o que é correto e o que devem fazer, cabe a nós ouvi-lo ou nao. Mas Deus ouve sempre cada oracao, cada propósito, cada jejum tudo o que fazemos Deus ve e se exigir-mos dele algo que nós já estamos a fazer, e a fazer de tudo, ele tem mesmo de cumprir , pois Deus nao falha.

  6. Bruna Gouveia - FJAlmada - Portugal

    Deus está sempre disposto a perdoar. Mas para isso temos que fazer a nossa parte, e querer mudar. Somos nós que nos temos que transformar, só ai é que ele nos vais estender a mão para nos ajudar. Fazendo a nossa parte, obedecendo e não desviando os olhos do CAMINHO, podemos cobrar sem medos e cobardia aquilo que queremos e precisamos de Deus. Não tem como Deus ficar indiferente, impossivel.

  7. RODRIGO LENG -FJ ALMADA

    Quando somos fiéis a DEUS de verdade em tudo o que fazemos para Ele, seja qual for a situação nós temos o direito de cobrar d'Ele as Suas Promessas. Não basta pedir, também temos de dar, ou seja sermos fiéis nos nossos dízimos, nas nossas atitudes, caráter, para assim estarmos no direito de exigir de DEUS o que Ele prometeu.

  8. Elísio - fje Carnaxide

    Boa tarde Bispo, é como esta escrito na palavra do Pr.Armélio, quando uma pessoal é fiel ela tem moral para cobrar de Deus o que ele prometu, mas so tem moral aquele que procede correctamente no caso aquele sabe que sabe que tem sido fiel.

  9. Leticia Figueiredo

    Se eu sou fiel eu posso cobrar de Deus, uma resposta. Pois Ele sempre honra, os que o honram!!!

  10. alessandra almada

    A nossa fidelidade para com Deus e com as coisas dele é tão importante que nos dá o direito de cobrarmos dele o que têm nos faltado.A nossa fidelidade têm o poder de fazer a palavra de Deus voltar a trás isso é muito forte.

  11. Sara

    Boa Noite bispo, quando somos fiéis em todos os sentidos, seja no nosso carácter, material e espiritual Deus também é fiel e Ele honra as suas promessas nas nossas vidas.

  12. Rui Santos - Suiça

    Quando a pessoa é Fiel ela depende unicamente de Deus, é o caso de Ezequias, pois na hora difícil ele buscou o socorro em Deus, não fico desesperado, não se entregou ao problema mas buscou a solução naquele que na qual era Fiel e claro, teve a solução, assim têm de ser todos nós que somos Fieis. Já os infiéis nem é preciso vir o momento difícil, dentro de si vivem o medo de perder, o desespero de tudo o que se passa no país ou no mundo, por si só já demonstram que dependem dos outros, inclusive dos recursos deste mundo cego e infiel. Deus abençoe a todos.

  13. Flávio Fortes - FJE Benfica

    Boa tarde Bispo, nesta mensagem vemos a força e o poder que tem a Fidelidade. A vida do Fiel não é uma vida de reclamações, choros, blasfémias, etc., porque ele tem uma grande arma que é a cobrança porque sendo fiel, eu tenho moral para cobrar de Deus as Suas Promessas, assim como Ezequias fez e verificamos que a oração de Ezequias não demorou muito tempo e Deus respondeu. Ezequias colocou Deus entre a espada ou a parede, ou Deus abençoava ou abençoava, porque Deus não é mentiroso.

  14. jacyra Barros-FJ Almada

    BOA Tarde Pastor! Que Palvra Forte, é verdade quando a pessoa é integra e cumpre a palavra de Deus os seus feitos e Comportamentos o defendem de toda a acusação.Se ele não tivesse sido fiel Deus, não voltaria atrás.Mas como foi fiel, Deus reconheceu e o Abençou.Está um verdadeiro exemplo sê fiel e Deus e contigo!

  15. elisangela

    Ola Bispo,quando eu sou fiel a Deus ele tambem e Fiel a mim. Deus abencoe.

  16. Sergio Vieira

    Além do que o FIEL; não aceita entre muitas coisas, quero evidênciar duas: 1ª NÃO ACEITA viver envergonhado(doente, miserável, perturbado(a), etc...), porque a sua vergonha glorifica os inimigos. 2ª NÃO ACEITA envergonhar aquele que o chamou(Deus), porque estava em causa a glória ou a vergonha de Deus também. Uma coisa era morrer em combate, batalha, outra completamente diferente era morrer doente e Ezequias não aceitou o facto. Como é obvio, Deus sabia que Ezequias ia ter aquela reação, mas, mesmo assim Deus o provou, não com a doença e sim para que ele soubesse que o espirito que estava dentro dele de facto era de guerra, de coragem, começando por exigir que Deus fosse Fiel com ele, Ezequias era FIEL, andava com INTEIREZA de coração, e era RETO diante de Deus, o resultado da história,.... está acima referida.

  17. Micaela Furtado Fje Carnaxide

    Esta mensagem é muito forte, serve também para alertar os que só sabem pedir, só querem receber e esquecem-se de dar. "Quem dá recebe"..."Quem planta, colhe." Com Deus é assim mesmo, ele quer ver em nós a fidelidade para com ele, não apenas priorizando-o nos dizimos e ofertas mas em todas as atitudes do nosso dia a dia. ELE é justo e fiel , e quando nós agimos tambem na justiça e fidelidade temos o direito de cobrar a Ele o cumprimento de suas promessas nas nossas vidas sem que nada nos acuse a mente e nos impeça de receber as bençãos. Na fé

  18. Daniel Rodrigues FJE ALMADA

    Bom dia, está tudo dito. Aqui fica bem esclarecido "o á vontade" que, os FIÉIS, tem para com Deus, de cobrar, exigir o cumprimento de Suas promessas.

  19. Kátia Amoras - FJE Leiria

    Bom dia Bispo Já tive está triste experiência ,de não ser fiel a Deus , minha foi ao fundo do poço , só aconteceu desgraças ,deixe Deus em último lugar em minha vida . Mas hoje aprendi , e Deus está em primeiro lugar em tudo na vida , hoje abro mão de tudo pelo Senhor . Fiel até o fim . Amém .

  20. Katia Taborda

    Boa tarde Bispo Julio! Quando a pessoa e verdadeira com Deus e fiel, Ele nao deixa essa pessoa, porque Ele e justo. A palavra Dele sempre cumpre. Quando eu dou todo minha vida para Ele, e sacrifício a minha vontade para Ele. Quando eu sou fiel com Ele, Ele responde a minha oração.

  21. Iolanda Figo - FJE COIMBRA

    Sem dúvida que não é um caminho fácil e por isso não é para todos, mas para aqueles que se dispõem a olhar para dentro de si, admitir que nem tudo é ''bom'', expor e andar com integridade e retidão. Sinceridade e sacrifício é essencial para podermos estar no ''lugar'' de Ezequiel, eu creio.

  22. VAGNER SILVA

    BOM DIA BISPO NESSE TRECHO BÍBLICO PODEMOS VER A FORÇA DA FIDELIDADE, UM HOMEM FEZ COM QUE DEUS VOLTASSE ATRAZ, MAIS NÃO ERA UM HOMEM COMUM ERA UM HOMEM FIEL E ESTÁ AI A DIFERENÇA. A FIDELIDADE AO CRIADOR É FUNDAMENTAL PARA UMA VIDA ABENÇOADA, E O MAIS INTERESSANTE QUE O RESULTADO DESSA FIDELIDADE ABRANGE TODAS AS AREIAS DA VIDA DO FIEL. ASSIM COMO FOI COM EZEQUIAS TEVE OS SEUS DIAS PROLONGADOS E VITORIA SOBRE SEU INIMIGOS. VLS SANTARÉM SERVO ATÉ O FIM!!!

  23. João Marques (Portugal)

    Quantas vezes nós andamos preocupados em pedir coisas para nós próprios e esquecemos de pedir a Deus para nos mostrar a forma de o agradar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.