Mensagens

A “indelicadeza”

7 de Maio 2012

A “indelicadeza”

[audio:Post_A_Indelicadeza_Bjf.mp3]

Um obstáculo é um objeto, coisa, ação ou situação que causa um impedimento, forma uma barreira, cria uma dificuldade para se alcançar objetivos concretos.

Na nossa vida existem diferentes tipos de obstáculos, que tanto podem ser físicos, como psicológicos. Mas, nenhum obstáculo é física ou psicologicamente intransponível, na verdade, para ultrapassar os mesmos, tudo depende da nossa própria capacidade.

[floatquote]“Tendo visto Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, chegou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber ao rebanho… feito isso, Jacó beijou a Raquel e, erguendo a voz, chorou.” (Gn 29.10-11)[/floatquote]

Dizem as regras da boa educação que quando chegamos a um local, a primeira coisa que devemos fazer é cumprimentar as pessoas. Jacó já sabia que Raquel era da sua parentela, mas a primeira coisa que ele fez não foi cumprimentá-la, antes, ele aproximou-se do poço, removeu a pedra, tirou a água, provavelmente por intermédio de um balde e de uma corda e deu de beber ao rebanho dela. Só depois de tudo isto ele cumprimentou Raquel, revelando a razão pela qual ele primeiro serviu e depois se apresentou.

Na verdade, Jacó vinha bem instruído, pois a sua própria mãe, Rebeca, sabedora da importância da vida sentimental para a realização total de um indivíduo, dissera-lhe como ele deveria agir. Ela queria a todo o custo evitar que Jacó cometesse o mesmo erro na vida sentimental que o seu irmão Esaú (Génesis 26.34-35), que tomara para si esposas que causavam “amargura de espírito” aos sogros Isaque e Rebeca.

Mas, por que motivo seguiu Jacó aquela ordem de atitudes? Porque as ações pesam mais do que as palavras! Se antes de remover a pedra que tapava o poço, ter tirado a água e dado de beber aos animais ele tivesse revelado a Raquel quem era e o laço que os unia, as suas atitudes teriam sido suportadas pelo sentimento e não pela firmeza de carácter de Jacó. Foi esta faceta que Raquel terá avaliado naquele ‘estranho’, ou seja, o que ele fizera assim que a vira. Sim, Raquel ficou impressionada, antes mesmo de saber quem era Jacó.
O mesmo sucede entre o ser humano e Deus, a fé fala muito mais alto do que o sentimento. O que significa que, se tomarmos uma atitude de fé, esta ‘impressiona’ muito mais a Deus do que se nos dirigirmos a Ele apelando ao sentimento.

Por isso, quem vai ao poço é porque quer água, contudo, não basta ir ao poço, é preciso remover a Pedra, que, no caso, é o obstáculo no nosso caminho para que alcancemos o objetivo desejado. E esta ‘pedra’ não sai pelo sentimento ou emoção e sim pela força constante que empregamos na sua remoção.
Mas e depois de remover a Pedra? Temos que dar à Fonte o Utensílio para que possamos receber a Água, o balde, por exemplo, porque se não dermos à fonte o utensílio, como poderemos receber a água?

E é exatamente aqui que reside a razão do Sacrifício: em primeiro lugar, temos que dar o balde à fonte para que ele venha cheio. É dando o balde que recebemos a Água!
Sem utensílio não há água, ou seja, sem Sacrifício não há resposta!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!


19 comments
  1. João Marques (Portugal)

    É verdade bispo. Existe um momento certo para cada coisa. Tenho estado a ler o livro do bispo Macedo "Fé racional". Todos deviam ler este livro. Antes de tomarmos uma atitude, devemos reflectir e fundamentar sobre a nossa atitude em cima da Palavra de Deus. Se andamos em função da fé dos outros ou em função daquilo que os outros pensam, provavelmente vamos ter grandes decepções.

  2. Joana

    É verdade bispo. Jacó não poderia tirar a água primeiro,pois nunca conseguiria. Para nós conseguirmos tirar a água, ou seja, conseguirmos sacrificar é preciso vencer os medos, as dúvidas, etc. ...O que mais me chamou a atenção foi esta frase "esta pedra não sai pelo sentimento ou emoção, mas sim pela FORÇA CONSTANTE que empregamos. Palavras certas. É preciso empregar, não desistir, não ser inconstante, pois sacrificar não é fácil e, principamente, quando é para Deus. Deus abençõe.

  3. Keila Sabrina

    Olá Bispo Julio, essa mensagem foi muito bacana, traduziu o que é o sacrifício, mediante o que queremos, sabemos o que temos que dar e qual pedra temos que remover do nosso caminho, é um fato, atitudes contam muito mais do que as palavras; atitude é fé, palavras são sentimentos...

  4. AUGUSTA FERREIRA

    Boa tarde,Sr.Bispo.Deus o abencoe.nos para alcancarmos aquilo que queremos temos que sacrificar seja na vida fisica,mas ainda mais na vida espiritual,ainda nao conhecia a verdade e ja se dizia...maos que nao da..mao que nao recebera...e com Deus nao e diferente,temos que partir para o Sacrificio e claro que nos doi,mas depois somos recompensados,nao com ansiedade mas crer que no momento certo,teremos a resposta.DEUS O ABENCOE MAIS E MAIS,COMO D.VIVIANE,TODOS SREVOS E SERVAS DE DEUS...MUITO OBRIG.

  5. Lorena Freitas

    Eu creio BSP.E é por isso que resolvi entrar no "jejum de daniel", para alem de sacrificar o Tudo! estar mais perto de Deus, fazendo com que nada atrapalhe a minha fé...Porque a certeza da vitória é certa! o altar é a minha segurança, e isso me faz sorrir, porque no momento certo o Senhor Jesus vai me honrrar...obrigada sempre pelas palavras de fé que o espírito santo lhe dá. na fé =)

  6. Bom dia Bispo . Eu concordo com o que o Sr. disse . O sacrifício não são palavras , porque essas o vento leva e essas podem estar carregadas de falsidade . O que define a pessoa , o seu carácter são as atitudes que toma perante cada situação .

  7. Alzira - Império

    Bispo muito forte, as atitudes mostram o caracter da pessoa. Devemos tomar esse exemplo depois do sacrificio a resposta virá, mas devemos estar de olho aberto, para observar o caracter da pessoa e não apenas as palavras.

  8. Sheila Gomes Barros

    Bom dia Bispo! Com certeza Bispo pois se colocamos as atitudes de fé na frente dos sentimentos,somos capazes de fazer o que é necessário para alcançar a resposta ou seja sacrificar. Estou nessa fé!

  9. Rivaldo freitas

    Detalhes tão importantes de serem notados quanto as atitudes que devem ser tomadas, muito forte. obrigado.

  10. Cátia Paz / Boa vista RR

    muito forte esta mensagem que relata a perseverança de Jacó, Porque as ações pesam mais do que as palavras, A sabedoria de Jacó em tudo que fez para alcançar os objetivos que ele tinha com princípios ensinados pela mãe...ou seja o sacrifício dele fez a diferença usando a sabedoria...exemplo a imitar Bispo.

  11. Catarina Cascalheira - Império

    O sacrifico não é sentimento, é atitude... é precisamente quando deixamos o sentimento de lado e partimos para a atitude que chamamos a atenção, foi o que Jacó fez. Se queremos chamar a atenção de Deus temos de partir para a atitude. Na fé.

  12. Susana Ribeiro - Império

    Jacó mostrou aquilo que ele era com uma atitude e não com palavras, assim também temos de ser na hora de agir a fé 1º tomamos a atitude removemos a Pedra ou seja a dúvida o que nos impede de agir, depois lançamos o balde ou seja o nosso sacrificio e por fim beberemos da água, alcançaremos o nosso objectivo. Deus Abençoe!

  13. Luciane martins.

    Boa tarde Bispo, muito forte a fé é assim ela vem sempre acompanhada de estrategia sempre que queremos algo temos que usar a mente para dar certo os planos e jaco fez isso ele foi um excelente estrategista ele sabia muito bem oque queria e oque fazer para alcançar seus objetivos ele sempre conseguiu oque queria apesar das dificuldades pois alcançar oque queremos nunca foi e nem nunca será fácil.

  14. Soraia

    Boa tarde Bispo, eu estou nessa fé. Eu vou sacrificar para ser abençoada na vida sentimental. Vou para o altar com tudo e colocar o meu tudo. Na fé

  15. Taizza - Cenaculo de Santo Amaro- SP BRASIL

    Bispo Julio, muito forte. Delicadeza acredito que não é apenas uma questão de educação, é caráter é índole. Entretanto requer sacrifício da nossa parte, pois nem sempre esta favorável agirmos com delicadeza. Devemos sempre nos policiar, pois a tendência do ser humano é deixar de lado essa parte. Vamos partir por sacrifício, pois só assim alcançaremos o que desejamos. Na fé.

  16. Raphael Machia(Portugal)Lagos

    Bispo boa tarde,é uma realidade quando a sacrificio não o porque se preocupar,pois o mesmo traz a realização quando menos esperar,sem ansiedade e preocupação,digo isso por experiência própria.Essa fogueira santa é uma grande oportunidade, de todos aqueles que desejam e querem ser compeltos e realizados.Bispo interessante que tudo Deus institui pela palavra,mas se tratando de uma auxiliadora para Adão,veio do sacrificio,ou seja,a mesma foi gerada de sua costela, ele teve que pagar o preço;sentir a dor,e todos aqueles que pagarem o preço,(Sacrificio)serão realizados.que Deus abençoe o senhor!

  17. Alessandra Setti

    Isto é fato, muito mais alcaçamos quando nos desligamos do nosso eu e partimos para a fé madura e inteligente, onde o que prevalece é o esforço e alcançar o que se almeja.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.