Mensagens

A arte do Silêncio

21 de Abril 2012

A arte do Silêncio

[audio:/23042012.mp3]

Certa vez, um homem tanto falou que o seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou por ser preso. Porém, algum tempo depois, descobriram que ele era inocente. O rapaz foi solto e, após muito sofrimento e humilhação, processou o vizinho.

No tribunal, o vizinho disse ao juiz:
– Comentários não causam tanto mal…
E o juiz respondeu:
– Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel.
Depois, pique o papel e deite os pedaços fora, a caminho de casa. Amanhã, volte para ouvir a sentença!
O vizinho obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
– Antes da sentença, terá que apanhar os pedaços de papel que espalhou ontem!
– Não posso fazer isso, meritíssimo! – respondeu o homem.
– O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!

Ao que o juiz respondeu:
– “Da mesma maneira, um simples comentário, que pode destruir a honra de um homem, espalha-se de tal forma que não podermos mais consertar o mal causado.”

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Êxodo 20.16

Espero ter colaborado em algo, Bjf


35 comments
  1. Angélica

    Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:5-10. Que Deus abençoe!

  2. Infelizmente a maioria das pessoas vive assim... espalhando comentários maldosos, fofocas de outras pessoas. sinceramente bispo essas pessoas se não se arrependerem terão que colher tantas coisas horríveis que nem Deus vai poder fazer nada, pois quem planta colhe, aqui se faz, aqui se paga!

  3. Susana

    Boa noite Bispo , é verdade eu quando era adolescente eu falava tudo o que me dava na telha , näo media consequëncia era sincera ,era um facto mas com o tempo e a com palavra de Deus aprendi e mudei essa maneira ,falo como qualquer pessoa , näo gosto de falsidade, mas da maneira certa dou a minha opiniäo , mas antes era como se a minha maneira fosse a certa era muito intrepida, nao tinha medo de dizer a minha opiniäo a quem quer que seja , mas agora atë gosto muitas vezes mais de ouvir ,do que falar,aprendo tanto com minha familia e amigos quando paro para ouvir.

  4. Jéssica Amorim

    Fortíssimo.

  5. Katheryne - FJ Santos

    Violento esse post! ...As vezes julgamos a pessoa pela aparência, ou até mesmo vimos algo e achamos que era uma coisa mas na verdade não era, e acabamos por espelhar comentários sobre aquela pessoa que não é verdade. Por isso é que eu não gosto de falar de ninguém. Deus nos chamou para Salvar e ajudar as pessoas, sejam elas quem for, e não para denegrir, julgar, e difamar - pois quem faz isso é o diabo com ódio do ser humano que é imagem e semelhança de Deus. Devemos sempre olhar para nossa vida, e para o Senhor Jesus somente. E falar algo só quando realmente temos certeza daquilo e não ficar espalhando comentários sobre a pessoa, e sim levá-la diretamente a direção da igreja, ou a direção da onde quer seja e deixar que eles resolvam. Fofocas, disse me disse, não combinam com o servo de Deus e muito menos com a vontade de Deus. A Bíblia também diz que de tudo oque falamos prestaremos contas no dia do Juízo em Mateus 12:36.

  6. Ione Cristina

    E melhor se calar do que falar de coisas que nao temos certeza afinal uma palavra mau falada pode destruir a vida de uma pessoa para sempre .

  7. JANIQUELY GUARUJÁ

    FATO. É TAMBEM COMO UM TELEFONE SEM FIO. SÓ QUEM FOI VITIMA DE INJURISAS CALUNIAS, MENTIRAS SABEM MUITO BEM OQUE É ISSO, ACREDITO EU QUE QUEM JA PASSOU POR ISSO, ODEIA TAL COISA. DEUS ABENÇOE BISPO

  8. Josefa - Império

    mto forte essa história e verdadeira!

  9. Carine

    Esta historia me lembra do Provérbio onde diz : O que guarda sua língua , livra sua alma das angustias". Devemos sempre pensar antes de falar ou agir , pois uma simples palavra pode jogar uma alma ou ate mesmo sua alma no inferno.

  10. Bruna santos

    Muito forte bispo,é melhor guardar a nossa boca, por que assim nos livramos das angustias, vigiando sempre para não julgar outra pessoa por um mero comentário...

  11. Mónica Francês

    Olá Bispo! Já sofri muito por me difamarem, no entanto, quando entregamos a nossa vida a Deus esperamos que a justiça divina aconteça!!! Na fé....

  12. Gina Coelho . Almada

    Boa noite Sr.Bp. em Pv.21.23 diz:"o que guarda a sua boca e a sua lingua, guarda a sua alma das angústias". Grande é o poder do que sai da nossa boca, e depois de sair não há nada a fazer, por isso temos de vigiar muito aquilo que falamos. Como colhemos aquilo que plantamos, se plantamos falso testemunho, vamos concerteza colher maus frutos. Deus abençõe

  13. Sandra Serra

    É mesmo bispo!muito forte.Vivi este trauma na pele,aos 11,12anos,era uma criança perturbada,comecei por ter desmaios constantes,na escola todos sabiam que tinha sido "senhora"´á relativamente pouco tempo.Ora vivia numa vila de provincia,onde todos se conhecem.Levantaram o boato de que estava grávida,sem nunca ter contato fisico com nimguém.Da pessoa que esperava compreenção e que acreditasse em mim,foi o contrário a minha mãe insultava me, condenava- me,tratava-me muito mal.Como não apareci grávida,já tinha feito aborto.A minha mãe levou me ao bruxo,onde não resolveu nada.Vi-me perdida,sozinha e tentei o 1ºsuicídio.Alerto para todos que leiam,as palavras tem poder, sejam as palavras positivas como as negativas,pois pode destruir vidas.Contudo afirmo que DEUS é MAGNIFICO faz maravilhas na nossa vida,onde a vida já não vale nada...ELE nos estende a mão!DEUS o abençoe mais e mais...

  14. Gilza-Paraná

    Bispo essa palavra veio ao encontro ao que li hoje na biblia,O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.Quando deixava de falar dos outros vamos evitar muitas problemas futuros.

  15. RITA MARIA - OBREIRA CENÁCULO BRÁS BRASIL

    Olá bispo! Quando se fala mal de uma pessoa o que está sendo realmente revelado é o péssimo caráter de quem está falando, nem tanto da pessoa que se refere o falatório. Quando tivermos de falar alguma coisa sobre alguém que seja para ajudá-la de alguma forma e diretamente para a pessoa. Falar mal de uma pessoa por trás é covardia, falta de coragem de mostrar a pessoa sua opinião sobre. Não podemos usar a nossa língua como arma do mal e se como arma e instrumento do bem e de salvação.

  16. Jaciara Cardoso - Curitiba

    Muito forte esta palavra Bispo e como devemos ser vigilantes em cada palavra que sai da nossa boca .

  17. Alice Ricardo

    Boa noite Bispo! É verdade,tem pessoas que nao conseguem estar na vida sem falar mal de outros,e no geral nem viram nada. Só dizem que ouviram falar. Eu aprendi que jamais devemos falar da vida dos outros. pois sofri muito,por falarem mentiras de mim,por essa razao,posso ouvir falar de alguem,mas jamais deixo o vento levar. Deus abençoe grandemente.

  18. loura

    E a mais pura verdade não devemos fala nem julgar as pessoas e sim conhecer pessoalmente.para depois tirarmos as nossas próprias conclusões, se não queremos ser jugado não devemos julgar pois a palavra de Deus fala.(gal.6,3)Porque,se alguém cuida ser alguma coisa,não sendo nada engana-se a si mesmo.

  19. Inês Duran - SEM

    Poh Bispo é muito forte. Eu vejo isso quando a pessoa faz um leve comentário, pensando que ninguém está a ouvir, ou até pode ser um breve pensamento, sem certezas nenhumas, mas a verdade é uma. Basta um só pessoa ouvir para logo espalhar a noticia. Muitas pessoas fazem isso. Eu própria já o fiz, e os resultados foram devastadores. Nunca devemos dizer nada de ninguém, mas sim chegar á beira da pessoa e perguntar se é verdade ou não. Na fé (:

  20. nathalia

    na biblia fala sobre termos cuidado com a nossa lingua... ela é aguda e afiada,porém apenas um dos musculos mais pequenos do nosso corpo.pode ser pequeno mas causa muito dano. devemos usar nossa boca e palavras para abençoa e não para amaldiçoar.

  21. nathalia

    tá ligado bispo esso mesmo temos que falar menos e ovimas.

  22. Adriana nascimento de Barros

    Ninguém pode acusar alguém sem ter certeza,devemos sempre ajudar as pessoas e não acusa las, comentário maldosos destrói vidas sonhos algumas vezes não dar mais para voltar á trás.

  23. Áurea Miranda

    Muito forte Bispo! O cuidado é essencial, para não falarmos algo que magoe a pessoa que está connosco. Muitas vezes essas pessoas são familiares, amigos, e até mesmo desconhecidos. Mas uma coisa é certa, nós temos que controlar a nossa boca. Porque muitas das vezes as pessoas que andam ao nosso redor, ficam com má impressão! Temos a "aparência" que nos descreve por fora, mas temos a "língua" que nos descreve por dentro (interior da pessoa) A minha mãe me dizia que eu tinha a boca muito doce, isso quer dizer que falava muito, e até o que não era para falar saía, há que pensar antes de abrir a boca para falar algo

  24. regitania-ma

    boa noite bispo. um simples comentário que a pessoa acha inofensivo, pode causar muito mal,males irreparáveis

  25. Paula Matos

    Bispo é verdade por isso é que Deus fez-nos com duas orelhas e uma boca , é para ouvir mais e falar menos.

  26. Fábio Pestana

    Boa Noite Bispo Júlio! Eu quando era mais novo com os meus 8 ou 9 anos eu sofri muito com esse problema de me humilharem perante a escola inteira a dizerem coisas horrorosas a meu respeito, como: "RATO DO ESGOTO" ,"ZÉ NINGUÉM", esses eram alguns dos nomes que me chamavam, e eu ficava como era óbvio muito magoado e triste ao ponto de dizer á minha mãe que eu odiava ir para a escola e não queria mais voltar e fez também eu me fechar comigo mesmo e nunca desabafar o que sentia, e isso era um sofrimento que eu só sei o que passei, até um dia a minha mãe levou-me a uma psicóloga mas não deu em nada, não resolveu o meu problema. Eu chorava dia e noite e tinha imensos pesadelos com o que eles me faziam e que poderiam fazer no futuro. Agora sou uma pessoa totalmente diferente com uma maneira nova de pensar e analisar as coisas do dia-a-dia, e tenho um espírito diferente também animado, alegre, conversador, já convivo com jovens da minha idade, coisa que não acontecia pelo facto de me maltratarem verbalmente. E espero que com este pedaço da minha história de infância algumas pessoas que estão a passar pelo mesmo, se revejam e tenham a mesma mudança que aconteceu na minha vida e que enfrentem tudo com a cabeça erguida,sem desanimar e principalmente com coragem e determinação porque assim é que vão conquistar a vitória e as bençãos na sua vida. REVOLTEM-SE CONTRA ESSA SITUAÇÃO E NÃO ACEITEM A DERROTA E O FRACASSO É ESSA A MENSAGEM DE FORÇA QUE EU MANDO PARA ESSAS PESSOAS. E que Deus vos abençoe muito e muito mais.

  27. Karina - VNG SEM

    "Não cesses de falar deste Livro da Lei; ANTES,medita nele dia e noite,.."(Josue 1:8) Eis o segredo para guardarmos a nossa lingua MEDITAR antes de falar. Na Revolta.

  28. Mafalda Calado

    Na biblia fala sobre termos cuidado com a nossa lingua... Ela é aguda e afiada, porém apenas um dos musculos mais pequenos do nosso corpo... Pode ser pequeno mas causa muito dano. Devemos usar nossa boca e palavras para abençoar e não para amaldiçoar. Quando pensamos algo mau sobre alguém não devemos dizê-lo aos sete ventos quanto mais inventar coisas.... Portanto todo o cuidado é pouco quando falamos, pensar ante de falar é essencial! Pois há danos que dificilmente são apagados... Na fé!

  29. Rafaela Santana

    É verdade temos em nosso corpo uma arma poderosa. A linguá.Ela serve tanto para abençoar como para amaldiçoar alguém. Depende de como a usamos!

  30. taiamara pinheiro moreno

    devemos penssar e meditar antes de abrirmos a nossa boca.pois estas serão usadas.

  31. taiamara pinheiro moreno

    devemos penssar e meditar antes de abrirmos a nossa boca.

  32. claudia Antunes de Oliveira

    É verdade bispo, devemos vigiar em muito o que falamos para nunca prejudicar ningém ,pois, tem coisas que são irreverssíveis!!!

  33. anaclaudia\são luis-ma

    muito forte,quantas vezes ouvimos coisas as respeito de alguem que nem sabe que e tachado disso ou daquilo tudo por um comentario maldoso por isso a melhor coisa e não falar se não vai edificar a vida de nimguem ou mesmo a sua,numca podemos falar o que não sabemos ou não e do nosso de conta.

  34. Andressa

    Muitas vezes sai palavras de nossa boca que pode tanto trazer vida ou morte, então essas tal palavras ela tambem pode mostrar qual é o nosso carater e dependendo de como for entendida pode colocar o nosso carater em risco, então é sempre bom agente pensar antes de falar porque o que faa a boca esta cheio o coração e ele é extremamente corupto então não dá para confiar nele. Andressa (SP)

  35. Josimeire

    É a mais pura verdade, difamar pode manchar a reputação de uma pessoa e causar problemas pro resto da vida, além de ser cruel é um pecado. As pessoas que fazem isso são instrumentos do diabo usadas para o seu proposito, que é destruir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.