Mensagens

5ª Arma – Covardia

27 de Setembro 2014

5ª Arma – Covardia

Os problemas da falta de coragem

No relato bíblico da reconstrução do muro, detetamos vários momentos de intriga e tentativas de sabotagem e o que mais ressalta é que, em todas as ocasiões, os seus intervenientes manifestaram atitudes COVARDES.

A deslealdade e a traição são características próprias dos covardes, como podemos observar nas intenções dos inimigos do povo de Israel:
 
[floatquote]Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedras.” (Neemias 4.3)[/floatquote]

[floatquote]Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim faremos cessar a obra.” (Neemias 4.11)[/floatquote]

[floatquote]Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali.” (Neemias 4.8)[/floatquote]

Os covardes são pessoas de espírito fraco, dominadas pelo medo e pela falta de coragem. As suas atitudes são pautadas apenas pelo desejo de se auto-beneficiarem, ainda que para isso tenham que pisar, prejudicar ou atrapalhar a vida de terceiros.

Um covarde nunca consegue ser líder, pois falta-lhe coragem para tal, ou seja, quando as situações decisivas, obstáculos ou desafios surgem, ele esconde-se, amedronta-se e, por vezes, até chora de medo.

Uma das armas usadas pelo mal é, precisamente, a voz da covardia, que diz: “para quê colocar-se nessa posição? Não chame a atenção sobre si mesmo e evitará problemas…”.

Porém, é a própria COVARDIA o seu maior problema, já que torna não só a sua fé, como o seu espírito, força e capacidade realizadoras 100% inoperantes!

Observe que o mal (os demónios) não pode impedir o seu sucesso, destruir a sua vida e cessar a Obra de Deus em si, se eles não conseguirem ENTRAR. Por isso, tudo o que eles querem é entrar na sua mente para causar confusão ou no seu coração e causar dúvidas, divisão. Esta é a única forma de eles poderem matar os que são de Deus.

Então, cabe a cada um fazer como Disse o Senhor Jesus: “Vigiar e orar”. Vigie e ore para não deixar entrar em si qualquer tipo de sentimento ou pensamento que venha a levá-lo a duvidar e acomodar-se na fé.

Leia também:
4ª Ameaça – Divisão
3ª Ameaça – A confusão da mente
2ª Ameaça – Desânimo
1ª Ameaça – Zombaria

Deus é contigo e eu também!
Bjf

Anterior

27 setembro

Seguinte

28 setembro


37 comments
  1. Karla Mirela Silva

    Por isso devemos partir pra cima do diabo sem medo, com a certeza da vitória, colocando Deus sempre na nossa frente, enfrentando os problemas e não fugindo deles, se eles quais forem.

  2. Sheila Leal

    O corajoso não é aquele que não tem medo, mas sim aquele que o vence. Já o covarde é aquele que não só tem medo como também se deixa dominar pelo mesmo. Este medo passa a tomar conta total dos pensamentos da pessoa a ponto de fazer com que este toma uma decisão precipitada e destrua toda a sua vida, ou ainda, por estar dominada por ele passa a deixar de tomar atitudes que poderiam mudar suas vidas em tudo!

  3. Tainá Pereira Ramos

    As pessoas que são corajosas, elas também têm medo mas é diferente, pelo fato que deixam o medo de parte, vencendo enfrentando tudo. Essa coragem marca a diferença, porque sabemos aquilo que queremos para o nosso futuro, temos metas e objetivos traçados. E aquele que é covarde, mais tarde ou mais cedo será dominado pelos outros e as pelas situações. Os covardes estão alimentando o medo, isso acaba por prejudicar a sua vida e a dos outros e não é uma pessoa ativa, mas acomodada, que diz que quer ficar no seu canto, que diz que não é para ela, que não tem nada haver, por isso essas pessoas passam a vida escondidas atrás dos outros. Aquele que é covarde leva tudo para o lado negativo.Este post é muito interessante e mostra como devemos de ser, o medo atrapalha, porque nos deixamos levar por ele. Então temos que ser corajosos e fazer a Diferença a diferença! Porque Tudo depende da nossa visão…

  4. FRANCINE GM

    Covardia: falta de coragem; medo, timidez, poltronice; fraqueza de ânimo, muitas vezes nos encontramos assim, com medo de tomar posse de algo, com timidez de tomar certas atitudes e até mesmo fraqueza para caminhar rumo ha uma mudança. O diabo vendo tudo isso se aproveita para neutralizar nossa fé, assim tornando ela inoperante.

  5. Natali Silva - Freguesia do Ó - SP

    Boa Noite Bispo, Esse post, como todos os outros estão me ajudado muito, por que são exatamente os problemas que eu estava enfrentando e não sabia como, porque e de onde eles vieram. Minha visão se abriu e vi que são as armas do diabo, já que com algo que eu posso enxergar e detectar que é ele que esta agindo, não tem como me parar, más na mente, é uma mistura de pensamentos, então é mais difícil de detectá-lo, já que age com a intenção de concordarmos com seus pensamentos.

  6. Thaísa Nicolao

    O covarde nunca faz as coisas na sua frente, ele trama pelas suas costas. Ele se sente ameaçado perto de uma pessoa corajosa, se sente incomodado com quem fala o que pensa e luta pelo que quer. Como diz este post, ele faz o que for necessário para prejudicar a fim de conseguir o que quer. Como diz a Palavra de Deus, o lugar que cabe aos covardes, é o lago de fogo e enxofre. Deus não é com os covardes, Ele é com os corajosos. Coragem não é ausência de medo, é a atitude de ignorar o medo e seguir em frente, acreditando em si.

  7. Deyse oliveira

    Não podemos ter esse espírito de covardia que nos impede de conquistar o que Deus tem para nos, esse espírito traz medo e dúvidas o que não acrescenta nada em nossas vidas a não ser destruição.

  8. viviane de souza firmo

    Tudo que o mal quer é entrar nas nossas mentes, temos que estar vigilantes e em espírito para não os deixar entrar, poque depois que entram pra tirar é muito mais difícil.

  9. Phalloma Siqueira

    A covardia, faz a minha força e a minha fé se tornar inoperante. Temos que vigiar e orar, e não deixar esses tipo de pensamentos e sentimos, impedir de tomarmos posses das benções. Porque o diabo não tem o poder e nen poder nos impedir de conquistar porém, a dúvida, o medo, a covardia podem impedir.

  10. liliane

    Boa tarde! DEUS está a procura de valentes pois uma pessoa covarde não é capaz de dar nem um passo ela fica atrofiada.

  11. Kalyne Amorim

    Por isso devemos estar vestidos da armadura da fé, para que não deixemos o mal entrar. Na fé sempre!

  12. Flavia nascimento Petropolis RJ

    Bom dia! DEUS procura os valentes pois a pessoa covarde não é capaz de dar nem um passo,essa é uma arma usada pelo diabo.

  13. Fábio Freitas - FJE Madeira - Sede Funchal

    O maior problema de um covarde é que não acredita em si, não conhece o seu valor, não suporta os que conseguem fazer o que para si é impossível. Este post é muito interessante Sr. bispo, permite-nos refletir sobre o que temos de fazer para não nos deixarmos acomodar e limitar, porque a covardia é um sintoma de um veneno chamado acomodação. A coragem só ppode ser vista em atitudes, se hoje estou vivo é por todas as vezes em que fui corajoso. Vou permanecer se não for covarde diante dos problemas e dificuldades, se não me esconder ou me deixar dominar pelo medo, enfrentando tudo convicto de que vou vencer e buscando tal como Neemias o fortalecimento das minhas mãos para toda a boa obra.

  14. Anacleto Fonseca - Palma de Mallorca, España

    Buenos días obispo. La cobardía es tan peligroso que la propria palabra nos enseña que los cobardes no pueden entrar en reino de Dios. O sea, para todo y pone en riesgo la eternidad con el Señor Jesús. Obispo, este mensaje esta fuerte que me hizo meditar más en la palabra escrita en malaquias. Gracias. Saludos Cordiales.

  15. James Carre - FJE Madeira - Sede Funchal

    Boa tarde Bispo uma pessoa covarde não avança na vida pois a covardia é como o medo , não arrisca , tem medo de aproveitar as oportunidades , e o tempo vai passando e a pessoa fica na mesmice , isso também um sinal de acomodação porque fica sem objetivos , sem visão e uma resposta de um corajoso Neemias foi quando semaías disse a Neemias que procuravam matá-lo que era melhor esconderem-se (NEEMIAS 6.10) e porém ele respondeu : " homem como eu fugiria ? E quem há , como eu , que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei (NEEMIAS 6.11). Aí vemos o contrário de covarde não fugiu , e teve discernimento para ver que esconder-se não era a opção de Deus mas sim prosseguir .

  16. Joana Silva - FJE Madeira - Sede Funchal

    As pessoas que são corajosas, elas também têm medo mas é diferente, pelo facto que deixam o medo de parte, vencendo enfrentando tudo. Essa coragem marca a diferença, porque sabemos aquilo que queremos para o nosso futuro, temos metas e objectivos traçados. E aquele que é covarde, mais tarde ou mais cedo será dominado pelos outros e as pelas situações. Os covardes estão alimentando o medo, isso acaba por prejudicar a sua vida e a dos outros e não é uma pessoa ativa, mas acomodada, que diz que quer ficar no seu canto, que diz que não é para ela, que não tem nada haver, por isso essas pessoas passam a vida escondidas atrás dos outros. Aquele que é covarde leva tudo para o lado negativo. Este post é muito interessante e mostra como devemos de ser, o medo atrapalha, porque deixamo-nos levar por ele. Então seja corajoso e marque a diferença! Depende da sua visão…

  17. Joaquim Vieira - FJE Madeira -Sede Funchal a covardia é uma fragilidade de espírito, é uma característica dos que desistem sem pelo menos tentar, dizem não posso, não consigo sem pelo menos tomarem uma atitude corajosa, olha, para a sua condição é não olham para a fé como uma esperança, uma hipótese ou até um impulso positivo. O covarde é negativo nunca enfrenta o obstáculo prefere se acomodar, o espírito do medo e da incerteza o domina. seja audaz , nutra.se da palavra de Deus e vencerá concerteza. Domine e nunca seja dominado ou influenciado negativamente.

  18. Clayton Silva

    Boa noite bispo Júlio e a todos Aprendemos que: Hebreus 10:39 Nós, porém, não somos dos queretrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Jamais e em tempo algum podemos desistir dos nossos sonhos e objectivos, ainda sejam aos olhos humanos impossíveis mais para Deus e aos que crêem tudo é possível, por isso jamais devemos nos acovardar e desistir, por mais que seja contra tudo e contra todos se da vontade de Deus é e nós queremos então não desistir é lutar e CRÊR até o fim. Fico agradecido bispo por essa mensagem forte, que nos leva sobre tudo, não nós deixarmos levar por palavras pensamentos e sentimentos que queiram tirar nossa força, coragem que é nossa fé. Saudações

  19. Elisabete Santos -FJE Benfica

    Boa noite sr.Bispo No passado eu era,uma pessoa muito covarde,sempre com medo de tomar decisões, e a minha vida ficou estagnada,mas quando me revoltei,enfrentei a situação, e apartir desse momento a atitude que tomei,revolucionou a minha vida. Obrigado,por cada post porque através, delas a minha fé é renovada.

  20. Ana Paula- Benfica

    Boa noite Bispo. Eu era tão covarde ao ponte de cometer algo errado, mesmo sabendo que é errado e quando surgir problemas, fugir deles. Eu achava que fugindo iria esquecer tais problemas, mas só estava piorando a minha situação. Agora eu tenho uma visão diferente, tento usar ao máximo a fé inteligente, para mostra à mim mesma que sou capaz... capaz de negar o meu Eu, as minhas vontades, tentações, etc. Descobri o meu ponto fraco, pelo qual o Diabo usava para me derrubar e, agora faço dele o meu ponto forte, vigiando e lutando sempre com as armas que Deus me deu.

  21. Aurio Soares - FJE Benfica

    Boa noite,Bispo... antigamente,quando eu fazica coisas de que so os covarde fazem, eu nao queria assumir aculpa porque este é um dos maiores defeito dos covarde,verem defeito em todos e em tudo menos neles que são os maiores problematicos,,todos fazem alguma coisa não dava serto ja tinha um alvo... Mais agora que vejo as coisas com os olhos espirituais e utilizo há fé imteligente,ja não tem culpado,nem justificação para o meus fracasos,,falho hoje tenta mais uma vez porque os seguidores de Jesus nunca acertavam logo na primeira...

  22. Joana Custódio - FJE Centro - Alcobaça

    Boa noite Bispo, uma pessoa covarde não age a fé, pois tem medo de se lançar. Porém, enquanto não colocar esse medo de lado, nada poderá alcançar. A covardia anula a fé inteligente, e é aí que o diabo tem agido para tentar afastar as pessoas da presença de Deus. Por isso devemos vigiar e orar. Que Deus o abençoe.

  23. Fábio Medeiros- FJE Açores

    "E JESUS, respondendo, disse-lhes: Tende fé em DEUS; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito." Marcos 11:22-23 Na Fé somos invencíveis, na dúvida somos engessados, e se não reagirmos, seremos derrotados.

  24. cayque - FJE benfica

    boa noite bispo . Desde o momento que comecei a fazer o meu ponto fraco do meu ponto forte, neste caso a covardia. Eu infrento os meus problemas e nunca desanimo,sempre com um bom animo com a certeza de que o melhor esta para vir . agora passo mais tempo a orar e a vigiar para estar sempre pronto a fazer o meu ponto fraco do meu ponto forte. Peguei o espirito da mensagem bispo . Tá ligado

  25. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa noite, mensagem muito forte, vez-me pensar muito nas minhas atitudes, mas estou disposto a mudar e sei que vou alcançar essa mudança. Vigiai e Orai é isso que farei. Obrigado Bispo pela mensagem.

  26. FJE LEIRIA - Jaime Cardoso

    Mesmo. Disse tudo bispo. Eu acho que todos nos temos de ser como Neemias foi, por exemplo, eu sou tentado, como todos os fieis, mas aquele que diz: "Não ! Eu te amarro !", mostra que somos não só fortes mas corajosos ! So de lembrar e falar me sinto renovado, porque é forte ! Continuando, eu proprio as vezes tenho atitude cobarde, apesar de não ser covarde, mas caso tenha tido uma atitude dessas eu, passado algum tempo ,me sinto mal ao ponto de vomitar, so por um motivo, cobardia não é de Deus. Pode parecer dramatico, mas isto obriga-me a uma coisa, a ser corajoso. Corajoso como Jaime? No caso de eu mentir, mesmo sendo uma coisa pequena, eu vou ter com essa pessoa e digo a verdade na cara, fechando assim as minhas brechas e fortalecendo a minha comunhão. Muito forte mesmo. Obrigado por dar estas palavras, ajudam em muito, o povo devia aproveitar mais. Deus é contigo e eu tambem !

  27. Yasmin Amoras-FJE Centro Leiria

    Boa noite Bispo Muito forte esta mensagem! Se me acobardar nunca alcançarei os meus objetivos, provavelmente alcançarei umas coisinhas* mas nunca me vou sentir totalmente realizada.

  28. Flávio Fortes - FJE Benfica

    Boa noite Bispo. Quando eu cometo atitudes de covardia, eu nunca alcanço a verdadeira reconstrução. Eu posso até conseguir algumas coisas mas nunca serei realizado. Porquê? Porque não tomo atitudes expressivas que chamam a atenção do mal, de Deus, e do meu maior adversário que sou eu mesmo. Sim, quando eu tomo atitudes de covardia, eu posso até fingir que fiz bem, mas no fundo , no fundo sinto-me triste, desapontado com a minha própria má atitude. E também é só questão de usar a inteligência, se eu posso tomar atitudes de covardia, não poderei tomar atitudes de CORAGEM? É claro que sim, e é exatamente isto que faz eu tomar atitudes de CORAGEM, é eu deixar, negar a covardia. Obrigado.

  29. Rayza Tavares

    Muito forte essa palavra bispo devemos sempre Vigiarmos nossas atitudes para sermos covardes diante da vontade de DEUS para nós.

  30. Rafaela Correia de Almeida - FJE Faro

    Sim Bispo, apesar de também eu cair em tentação e chorar de medo ao ver as forças que se levantam contra quem se dispõe a edificar o muro SEI que a palavra de Deus é só uma e a unica coisa com que temos de nos preocupar é cumpri-la, tudo o resto Ele proverá!

  31. Cristela - FJE Centro Alcobaça

    O bom tarde bispo a mim goste rezo vela os meus problema ser com calma do volte para cima e vencer tudo tem dera força da mim fé e vencer o nosso Deus parte tia.

  32. é muito importante sabemos que sempre vamos passar por lutas e perseguiçoes mas quem é de Deus nunca desiste.pois sabe que pode contar com Ele.bom dia

    • Mauro Santos - FJE Faro

      Tá ligado Delcy! DELCY - FJE FARO

    • Rafaela Correia de Almeida - FJE Faro

      Amém Delcy <3

  33. Mauro Santos - FJE Faro

    Bom dia Bispo Julio. Neemias ele foi ameaçado, foi gozado, fizeram pouco dele, enfim tudo para desanima-lo mas não conseguiram por que ele foi corajoso, não deixou essa palavra entrar dentro dele e além disso ele combateu a mesma, ele não somente resistiu mas ripostou essa afronta investindo cada vez mais na construção do muro! Todos nós devemos ser como Neemias, por mais que as pessoas venham e nos ameaçam, nos critiquem, façam pouco de nós, nós temos que mostrar firmeza, definição e coragem.

    • Rafaela Correia de Almeida - FJE Faro

      Verdade Mauro, chamas a atenção para a direção da força para a construção e não para a destruição.Muito forte!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.