4 coisas simples, mas muito importantes! (4º parte)
Há coisas que são indicadoras da posição em que nos encontramos, pois, com Deus, não existe meio termo…
OU É OU NÃO É… não há meio termo com Deus e, quando muitos estão “em cima do muro”, Deus faculta importantes lições para que venhamos a tomar consciência das nossas atitudes, se as mesmas são certas ou erradas, à luz da Sua Palavra.
“Ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e os principais da congregação vieram e contaram-no a Moisés. Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte. E guardaram-no até pela manhã seguinte, como Moisés ordenara; e não cheirou mal, nem deu bichos.” (Êxodo 16.22-24)
Quando Deus Proveu o maná para o povo de Israel, estabeleceu regras, para colocá-los à prova, para ver qual seria a sua conduta. De domingo a sexta-feira, o Senhor enviava o maná, que poderia ser recolhido apenas na porção designada, pois, caso fosse recolhido a mais, apodrecia. Porém, no sexto dia, Ele Ordenou que fosse recolhida a porção dobrada, mas que não apodrecia ou criava bicho, pois era para ficar para o dia seguinte, o grande e esperado Sétimo Dia, o Dia do Descanso…
Todavia, existe um significado mais profundo ligado a tudo isto, pois, quando Deus disse que durante os cinco primeiros dias da semana o povo deveria apenas recolher a porção de maná necessária para um dia e, no sexto, recolheria a porção dobrada, fê-lo com a intenção única de provar a fidelidade do povo à Sua Lei. E porquê? Porque o ser humano, pela sua natureza adâmica, tem tendência a não Confiar, a não ser Obediente, a não ser Dependente e a não ser Disciplinado.
Este é um importante episódio bíblico, que retrata bem a relevância dos QUATRO PRINCÍPIOS que se seguem para que a nossa relação com Deus seja bem-sucedida.
4ª – Ser Disciplinado
CONFIAR, DEPENDER E OBEDECER A DEUS EM TUDO pressupõe, antes de mais nada, SER DISCIPLINADO!
É a sua capacidade de se auto-disciplinar que o irá tornar capaz de cumprir com os 3 primeiros princípios, por isso, esta quarta e última lição não deverá, de forma alguma, ser desprezada ou deixada ao acaso.
Com certeza, você sabe a que leva a indisciplina! Ao desprezo pelas normas instituídas, pelos valores da sociedade, pela Palavra de Deus. Uma pessoa indisciplinada, dificilmente é obediente, é desconfiada e muito menos procura depender de Deus!
Seja disciplinado, fazendo de tudo para nunca perder a sua Comunhão com Deus, começando pela colocação em prática, diariamente, das 3 primeiras atitudes.
Pense um pouco: quantas coisas você perdeu por ser indisciplinado? Demasiadas? Pois bem, quer continuar a perder? Cabe-lhe apenas a si reverter esta situação!
“Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.” (Provérbios 12.1)
Leia também:3ªparte
Deus é contigo, e eu também!
Bjf
Thaís Brandão
Boa tarde, Muito bom os quatro princípios revelados nestas últimas quartas-feiras. Me ajudaram muito me revelando e relembrando como cuidar de minha comunhão com Deus. Que é o que de mais valioso possuo! A disciplina requer que tenhamos os outros três princípios: confiar, depender e obedecer, pois sem essas três anteriores tornará a quarta (Disciplina) impossível de acontecer!
Gonçalo Roma - Cascais
Boa noite Sr. Bispo. Este pode ser o 4º e ultimo dos ensinamentos a este respeito, mas como o senhor disse, não podemos jamais despreza-lo ou achar menos importante que os outros três, pois a verdade é que se formos indisciplinados não iremos cumprir com os três primeiros ensinamentos. A disciplina tem de fazer parte de todos os homens e mulheres de Deus, Disciplina dada através dos ensinamentos na Palavra de Deus, só assim poderemos fazer a Sua vontade e agradá-Lo. Obrigado e que Deus o abençoe grandemente.
daiane
temos que ter disciplina so assim iremos agrada a Deus
Vagner Knabach
Boa tarde Sr Bispo A disciplina é fundamental para manter em harmonia qualquer ambiente ou lugar. Se eu quero paz e nada faltar preciso estar em harmonia com Deus através da obidiencia vivendo sob Sua disciplina que é necessário para manter a ordem na nossa vida. Temos que desenvolver a auto-disciplina pois possuímos essa capacidade, basta execer que vemos os resultados. Abraço Bispo e toda família ...
Clayton Silva
Boa tarde bispo Júlio e a todos. Somente os humildes aceitam e obedecem a dicisplina. Dicisplina é obediência às normas que se deve seguir. Fico agradecido. Atenciosamente.
Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de S.Miguel
Bom dia sr.Bispo, A disciplina é apreciada em tudo, é uma grande virtude que nos leva aos primeiros lugares em tudo em que colocamos a mão.
Gena Marques Rodrigues - BOMBARRAL
Bom dia Bispo Ou é ou não é.... a Disciplina ou a falta dela é que decidem para que lado do muro pendemos, se por vezes, quando nos convém, somos disciplinados, ou se, quando temos que contrariar o nosso eu, não o somos fazendo as coisas à nossa maneira... Estes quatro princípios sobre os quais devemos, diariamente meditar, no sentido de os colocarmos, constantemente, em prática, redundam nas premissas da Aliança Abraâmica: Temor e Fidelidade, cuja plenitude foi alcançada com a vinda de Jesus Cristo. A questão que se impõe, de imediato, é: como conseguimos Confiar, Depender e Obedecer a Deus em tudo, se primeiro não honrarmos essa Aliança????? Esta não é unilateral, Deus promete mas exige de nós retorno, no entanto, reconheço que muitos de nós, julgam-se com direito às promessas sem as devidas contrapartidas, apenas têm fé para tomar posse mas no que toca a entrega..... isso já não é bem assim.... O Temor e a Fidelidade leva-nos a considerar Deus como o Primeiro nas nossas vidas. A reverência e o respeito que lhe devemos é que nos leva a entregarmo-nos completamente e tomarmos consciência que essa entrega implica confiança total, dependência incondicional e obediência absoluta pelos Seus preceitos e mandamentos, e, é nesse reconhecimento que podemos fazer recair sobre nós a ação soberana de Deus assente na Sua Divina Justiça. Ora para que invistamos com sabedoria na nossa comunhão com Deus torna-se essencial a Disciplina uma vez que se correlaciona, diretamente, com os três anteriores princípios: sem disciplina é impossível confiar, depender e obedecer a Deus em tudo, logo, o indisciplinado não teme ao Senhor seu Deus, não é fiel, nem aceita repreensões no sentido de mudar a sua atitude...exige mas não dá e, assim se vai afastando de Deus. É urgente vigiarmos as nossas atitudes e cada vez mais nos autodisciplinarmos, para nos tornarmos verdadeiros discípulos do Senhor Jesus.
Alexandre Nascimento
Bispo bom dia ! Eu vejo que só pode ser considerado discípulo o que é disciplinado . Passar por este processo é imprescindível , pois o que não se submete a disciplina , jamais saberá o que é ser verdadeiramente um discípulo ! Um abraço ao senhor e sua estimada família .
Alexandre Oliveira - Faial- Açores
Bom dia Bispo, Temos visto muitos quererem que Deus tenha o compromisso de ajudá-lo, mudar suas vidas, prosperá-los, levá-los à uma vida abundante, porém não querem aceitar o que Deus exige, no mínimo que aceitem sua regras e que são disciplinadoras e eficazes , ao invés, a conduta daqueles que não querem compromisso com o nosso Senhor, têm sido sempre de um modo ordinário, querem viver sempre como foram, como quem diz, se quiser é assim e pronto! Sem fazer muitos esforços para mudar, não assumir a sua identidade de Filho de Deus nem se adequando à sua vontade, a lendo mais, rejeitando a disciplina criada por Ele. Sem sobra de dúvidas provar de suas promessas todos querem, mas aceitar o que se deve fazer para obtê-las e pagar o preço devido, nem todos querem, então fogem da responsabilidade.