Mensagens

4 coisas simples, mas muito importantes! (3º parte)

6 de Maio 2015

4 coisas simples, mas muito importantes! (3º parte)

Há coisas que são indicadoras da posição em que nos encontramos, pois, com Deus, não existe meio termo…

OU É OU NÃO É… não há meio termo com Deus e, quando muitos estão “em cima do muro”, Deus faculta importantes lições para que venhamos a tomar consciência das nossas atitudes, se as mesmas são certas ou erradas, à luz da Sua Palavra.

“Ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e os principais da congregação vieram e contaram-no a Moisés. Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte. E guardaram-no até pela manhã seguinte, como Moisés ordenara; e não cheirou mal, nem deu bichos.” (Êxodo 16.22)

Quando Deus Proveu o maná para o povo de Israel, estabeleceu regras, para colocá-los à prova, para ver qual seria a sua conduta. De domingo a sexta-feira, o Senhor enviava o maná, que poderia ser recolhido apenas na porção designada, pois, caso fosse recolhido a mais, apodrecia. Porém, no sexto dia, Ele Ordenou que fosse recolhida a porção dobrada, mas que não apodrecia ou criava bicho, pois era para ficar para o dia seguinte, o grande e esperado Sétimo Dia, o Dia do Descanso…

Todavia, existe um significado mais profundo ligado a tudo isto, pois, quando Deus disse que durante os cinco primeiros dias da semana o povo deveria apenas recolher a porção de maná necessária para um dia e, no sexto, recolheria a porção dobrada, fê-lo com a intenção única de provar a fidelidade do povo à Sua Lei. E porquê? Porque o ser humano, pela sua natureza adâmica, tem tendência a não Confiar, a não ser Obediente, a não ser Dependente e a não ser Disciplinado.

Este é um importante episódio bíblico, que retrata bem a relevância dos QUATRO PRINCÍPIOS que se seguem para que a nossa relação com Deus seja bem-sucedida.

3ª – Obedecê-lo em tudo

Muitas pessoas associam o ato de obedecer a subserviência, a perda da liberdade, do livre arbítrio. Porém, existe uma diferença muito grande entre obedecer aos caprichos de terceiros ou até mesmo às leis de um país e OBEDECER A DEUS!

É certo que, como filhos ou cidadãos, devemos obedecer aos nossos pais, cumprir com os nossos deveres legais e cívicos, mas, tudo isto é bem diferente da obediência que Deus espera de nós, pois a mesma implica COLOCÁ-LO EM PRIMEIRO LUGAR e nunca, em hipótese alguma, tomar decisões na nossa vida sem primeiro CONSULTÁ-LO, exatamente por não querermos correr o risco de desobedecê-LO.

Recorda-se dos conselhos que o seu pai lhe deu? Lembra-se quando o Pastor lhe disse para você fazer algo e fez o oposto? Quais foram as consequências? Com certeza que não foram as melhores…

Ao longo da sua vida, para além da sua própria voz interior, você irá escutar muitas “vozes conselheiras”, que acreditarão saber o que é melhor para si. Todavia, o conselho supremo, aquele pelo qual você se deve sempre guiar, encontra-se única e exclusivamente na Palavra de Deus, pois essa é sempre certeira e nunca, jamais, se engana!

“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” (Efésios 5.6)

 

Leia também:2ªparte

Continua na próxima quarta-feira…

Deus é contigo, e eu também!

Bjf


12 comments
  1. Thaís Brandão

    Obediência em Deus não é difícil porque temos que coloca-Lo em primeiro ou porque temos que fazer algo contra nossa vontade, porque isso até para terceiros fazemos muitas das vezes até esperando algo em troca, "eu cumpro meu dever para ter o me direito," mas não significa que eu vou viver em função daquela ou daquelas pessoas. Quando decidimos obedecer a Deus em sua totalidade, sem excessões, a todo momento, significa ir além do fazer, terá que SER conforme a vontade de Deus e para fazer isso só há uma maneira de se sacrificar incessantemente, independente de tudo e todos: É sacrificando o seu velho ser, sua velha maneira de pensar, achar, sentir, enfim, sua velha vida, para obter o maior dos milagres, o conhecer a Deus, ter o Espírito no seu interior. E aparentemente parece ser algo ruim, difícil, que você sairá perdendo, é o que provavelmente as pessoas que estão ao seu redor que não crêem de verdade o fazem acreditar, que mais vale fazer as coisas do seu jeito, como você gosta, pensa e acha melhor. Mas seja sincero consigo e pense: aonde todas essas atitudes mesmo com a melhor das suas intenções tem levado a sua vida? Que vida você tem vivido? Está realmente, completamente, realizado no seu interior e exterior ou simplesmente se contentou com o que tem conseguido obter com seus esforços? Obedecer a Deus vai além de contrariar a nós mesmos e obedecer sua vontade pois não são caprichos como acontece de um ser humano para o outro. É a direcção certa, passamos a ter o GPS que nunca estraga, nunca engana, nunca acaba a bateria e nunca nos leva por um caminho que nos iremos perder. E não há coisa melhor do que acertar na vida, nas suas escolhas, não perder tempo se perdendo em estradas desconhecidas, desanimando e por vezes até desistindo de seus objetivos, sonhos, metas. Pense nisso da próxima vez que achar que você sabe como solucionar tudo em vez de obedecer a voz do Criador. Obrigada a Deus e ao bispo por ter sido usado para trazer a verdade a todos que a procuram!

  2. Esther - Martinique

    Boa tarde, A obediência a Deus é também na obediência às autoridades. E um ponto importante, pois é a chave para muitas coisas em nossas vidas. Nossa natureza nos leva a desobedecer, mas temos de fazer uma escolha radical. E ou não é como o bispo disse. Obrigada bispo pelo mensagem.

  3. Paulo Cabral-São Carlos

    Boa noite A nossa vida com Deus depende da obediência ao obedecer somente a voz de Deus nos estamos a confiar a nossa dependência em Deus, ao ter um esta atitude vamos alcançar a vida em abundância.

  4. Filipe Silvestre - Cascais

    Boa tarde bispo. O mundo está cheio de vozes e diariamente ouvimos o que elas dizem. Algumas delas falam palavras de negativismo, outras mentem e ainda há outras que na sua sinceridade acham que estão a fazer bem, mas na realidade apenas estão nos levando à desobediência. Então apenas podemos dar ouvidos à voz de Deus, deixando de lado todas as outras e até a nossa própria voz. Só assim é possível não entristecer a Deus, pois estamos a fazer a sua vontade.

  5. Gonçalo Roma - Cascais

    Boa noite Sr.Bispo Obedecer a Deus é muito mais do que cumprir o que a Sua palavra diz, é sim, colocar sempre em primeiro lugar a Sua vontade, buscar n'Ele, sempre, a direcção antes de tomar qualquer atitude, precisamente para que não venha-mos a desobedecê-lo. Por vezes não é facil obedecer, pois há situações em que, de facto, achamos estar certos e que não há qualquer erro no que estamos prestes a fazer, contudo devido ao TEMOR para com Deus, procuramos sempre saber qual é a Sua vontade. Deus o abençoe Sr. Bispo. Obrigado.

  6. Mauro lima

    E sim ou não porque Deus e perfeito e temos de o entregar de corpo alma e espírito

  7. Vagner Knabach

    Bom Dia Quem pode dar tudo que necessitamos física e espiritualmente é Deus-Vivo e porque não obedecê-lo em TUDO, o que Ele apenas exige nossa obediência colocando em primeiro na nossa vida. Como foi mencionado quantas vezes não demos ouvidos aos e pastores acabamos por se dar mal. Temos que pautar nossos caminhos sob a direção de Sua Palavra que com certeza teremos êxito em tudo que realizarmos e o nome escrito no Livro da Vida, Salvação que é Bem mais precioso.

  8. Rodrigo Nunes

    Boa tarde Bispo. Nós temos que obedecer a palavra de Deus e aquilo que ele nós pede, ter uma confiança Nele mais que nas pessoas, pois não devemos preocuparmos com o que vai acontecer, mas sim confiar e obedecer a Ele pois ele sabe o que é melhor para nós e para a nossa fé. Esta mensagem falou muito comigo Bispo, Obrigado por esta mensagem! Deus o abençoe.

  9. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de São Miguel

    É a Palavra de DEUS que nos fortalece e dá direção nos momentos maus, pois Ela é a Espada Divina; Sem Ela ficamos desorientados!!

  10. Catarina Medeiros FJE Açores Ilha de S.Miguel

    A palavra de Deus cumpre-se automaticamente, quer seja o que eu plantar para a obediência ou desobediência. O benefício ou maleficio cairá sobre mim conforme a minha escolha de obedecer ou desobedecer.

  11. Alexandre Oliveira - Faial- Açores

    Bom dia Bispo, Temos que assumir quem somos nesse mundo, e nossas atitudes diz de que lado estamos. Se obedecermos Seus mandamentos e os praticamos então nossa identidade está assumida, pagamos um preço alto como Filhos da Luz, como Sacrificar, Obedecer,Temer, ser Fiel até o fim, isto só persevera em fazer, quem realmente é. Pois se verdadeiramente "o somos", e não apenas "o fazemos", até então "o fazer", pode ser feito por algum tempo, depois se cansa, enjoa, desiste, mas "o ser", não se esconde ou se cansa, não, é ou não é. Como Filhos da Luz não podemos ser coniventes com as obras das trevas, nem compactuar com as suas ações, deixando pra lá, não, pois se uma vez as aceitamos, estamos sendo companheiros do mal, de acordo com o diabo, pois o mesmo é seu pai.

  12. Alexandre Nascimento

    Bispo bom dia. Excelente este tópico , o princípio , a base de uma relação de interdependência é a obediência , pois dela vem o equilíbrio exigido pelo Criador pois a tendência humana é seguir seus próprios instintos e, quando se encontra na concordância da vontade de Deus é daí que conseguimos realizar nossos sonhos e projetos . Meus cumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.