Mensagens

4 coisas simples, mas muito importantes! (2º parte)

29 de Abril 2015

4 coisas simples, mas muito importantes! (2º parte)

Há coisas que são indicadoras da posição em que nos encontramos, pois, com Deus, não existe meio termo…

OU É OU NÃO É… não há meio termo com Deus e, quando muitos estão “em cima do muro”, Deus faculta importantes lições para que venhamos a tomar consciência das nossas atitudes, se as mesmas são certas ou erradas, à luz da Sua Palavra.

“Ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e os principais da congregação vieram e contaram-no a Moisés. Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte. E guardaram-no até pela manhã seguinte, como Moisés ordenara; e não cheirou mal, nem deu bichos.” (Êxodo 16.22)

Quando Deus Proveu o maná para o povo de Israel, estabeleceu regras, para colocá-los à prova, para ver qual seria a sua conduta. De domingo a sexta-feira, o Senhor enviava o maná, que poderia ser recolhido apenas na porção designada, pois, caso fosse recolhido a mais, apodrecia. Porém, no sexto dia, Ele Ordenou que fosse recolhida a porção dobrada, mas que não apodrecia ou criava bicho, pois era para ficar para o dia seguinte, o grande e esperado Sétimo Dia, o Dia do Descanso…

Todavia, existe um significado mais profundo ligado a tudo isto, pois, quando Deus disse que durante os cinco primeiros dias da semana o povo deveria apenas recolher a porção de maná necessária para um dia e, no sexto, recolheria a porção dobrada, fê-lo com a intenção única de provar a fidelidade do povo à Sua Lei. E porquê? Porque o ser humano, pela sua natureza adâmica, tem tendência a não Confiar, a não ser Obediente, a não ser Dependente e a não ser Disciplinado.

Este é um importante episódio bíblico, que retrata bem a relevância dos QUATRO PRINCÍPIOS que se seguem para que a nossa relação com Deus seja bem-sucedida.

2ª – Depender Dele

Na sociedade moderna, diante da crise financeira que muitos países estão a atravessar, nomeadamente Portugal, não são poucos os casos de pessoas que se encontram em situação de dependência de terceiros, seja dos próprios progenitores, de um parente ou até de uma instituição.
E o que, habitualmente, causa esta dependência financeira e material? Vergonha, humilhação, desvalorização pessoal, desconsolo, desespero, descrença num futuro promissor.
Porém, depender de Deus já é completamente diferente, pois esta atitude traz paz, equilíbrio interior, valorização do indivíduo, Fé num futuro melhor, prosperidade, estabilidade, superação e certeza!

Mas, o que significa, na prática, depender de Deus? Significa você colocar a Direção d’Ele acima da sua própria direção e colocar os Pensamentos de Deus acima dos seus próprios pensamentos. E, desta forma, você passará a ser dirigido pelos Seus Pensamentos, que é a Sua Palavra.

Por exemplo, pense em quantos erros você cometeu na sua adolescência por não ter dado ouvidos à voz dos seus pais? Não é verdade? Contudo, quando você escolhe não dar ouvidos à Voz de Deus, o “estrago” é muito maior e pior, na verdade é devastador, pois, sem Deus, você não terá mais ninguém a quem recorrer.
Observe o exemplo de Jó, que escolheu depender de Deus até à morte, ainda que do seu mundo nada tivesse sobrado, nem filhos, riqueza, prestígio, imagem, influência, reconhecimento ou até mesmo respeito:

“Quanto a mim, eu buscarei a Deus e a Ele entregarei a minha causa” (Jó 5.8)

 

Leia também:  1ªparte

Continua na próxima quarta-feira…

Deus é contigo, e eu também!

Bjf

Anterior

O dia mais importante

Seguinte

30 abril


21 comments
  1. daiane

    temos que depender somente de deus ´porq quando colocamos toda a nossa depedencia a ele o proplio deus abemcoa

  2. Raúl Corrales Romero - LORCA - España

    Es verdad obispo, sólo hay una forma de volverse independientes, que es lo que desean los jóvenes, los empleados, las mujeres en la sociedad, muchos países y también comunidades de varias partes del mundo, etc. Pero la verdad que solamente hay una forma de alcanzar esta independencia tan deseada, a través de la confianza y dependencia total de Dios. Cuando materializamos nuestra obediencia incondicional a la palabra del autor de la vida estamos demostrando de una forma práctica esa dependencia y comenzamos a vencer todos los problemas que enfrentamos en la vida.

  3. Gonçalo Roma - Cascais

    Boa noite. É difícil nos colocar-mos na dependência de alguém, mas por vezes somos obrigados a fazê-lo devido às circunstancias, só que com Deus não somos obrigados, é tudo uma questão de escolha, uma vez que escolhamos ficar na sua dependência, então Ele é quem comanda as nossas atitudes, por isso se decidir-mos ficar na Sua dependência, temos de aprender a confiar na sua voz e por sua vez fazer o que ela nos diz. Obrigado. Deus o abençoe.

  4. Filipe Silvestre - Cascais

    Boa tarde bispo. Deus mandou o seu povo recolher durante a semana apenas o maná necessário para aquele dia, mas se tirassem para o dia seguinte iria criar bicho e cheirar mal. Mas na sexta eles tirariam em dobro para comerem no sábado mas aí não criava bicho. O interessante é que o povo podia pensar que se de sexta para sábado não criava bicho então podia recolher também nos outros dias. Mas Deus não permitia isso para que o seu povo fosse obediente a Ele. E temos de ter muito cuidado, se acharmos que podemos "recolher mais" na nossa vida, trabalho, família, etc, porque vimos que era possível através da nossa inteligência, pois com certeza estaremos a desobedecer a Deus, por exemplo através das burlas no nosso trabalho, de mostrar serviço feito apenas para agradar ao pastor, etc.. Pois Deus fez assim para provar e ensinar o seu povo.

  5. Mirian Joice

    Quando ha dependência de Deus , nossa causa é entregue a ele, mesmo em meio aos desertos conseguimos estar em paz.

  6. Rodrigo Nunes

    Boa noite Bispo. Temos que depender de Deus e sempre a ouvir a voz Dele, porque ele é nosso pai e Ele sabe o que é melhor para nos, e fazer sempre a vontade Dele e sempre pensar bem naquilo que vamos fazer para não nos afastar de Deus.

  7. eduardo souza oliveira.boquim.se

    depender de deus e encontrar seguranca e estabilidade.

  8. Paulo Cabral-São Carlos

    Boa noite Este retrata exactamente o que eu quero na minha vida depender a minha vida somente de Deus como se não houvesse amanhã, só assim é que podemos ser uma referência de Deus na terra somente assim seremos uma referência de Deus como Abraão e Jo e outros heróis da foram.

  9. Mauro lima

    Depender de Deus é andar constantemente no seu caminho mesmo na alegria ou na tristeza estar sempre cm Deus

  10. Raquel Costa

    meu Deus o Senhor é a razão da minha existência, sem o Senhor nada posso. Toda minha vida depende do Senhor. É verdade com o Senhor não hã meio termo ou é ou não é. O Senhor é mais que agua que bebo o Senhor é a minha fortaleza o meu amparo, é o meu tudo. Meu Deus eu já morri para esta vida agora vivo a vida de Deus, não quero cheirar a mal. Eis-me aqui para fazer a tua vontade o teu querer, sou uma serva pecadora vivo do pecado, mas Deus é comigo.

  11. Fernando Santos - Rio de Mouro

    Quando dependemos de Deus, colocando a Sua Vontade acima da nossa, Ele dá-nos forças para superar até mesmo obstáculos que nós não imaginávamos existir, muito menos ser capazes de superar. Mas para tal acontecer é preciso que Ele seja a nossa Força, pois se Ele for a nossa Força, a nossa Força é inesgotável.

  12. Tiago Fernandes - Moita

    Boa tarde bispo, Deus espera de nós obediência, respeito, fidelidade e com suas leis provamos se Ele está em primeiro lugar em nossas vidas ou não, se não a dependência da nossa parte para com Deus então não cremos de fato Nele e em sua Palavra. Muito forte esta mensagem. Deus abençoe o senhor e sua família bispo. Abraços !!!

  13. Clayton Silva

    Boa tarde bispo Júlio e a todos. É importantíssimo que venhamos seguir a diciplina de Deus para o nosso próprio bem e confiarmos em sua palavra ainda, pois Ele jamais nos deixará em falta alguma. Um forte e edificante estudo que certamente acrescentou em muito em minha vida. Fico agradecido. atenciosamente.

  14. Catarina Medeiros FJE Açores Ilha de S.Miguel

    Disse Jesus em João 15.5: "(...) Sem mim nada podeis fazer". E não podemos mesmo.

  15. Flávio Fortes - Benfica

    Bom dia Bispo. Querendo ou não, sempre dependeremos de alguém na nossa vida. Sempre haverá algo que nos sustenta, quer seja de forma interior ou exterior. Por isso que, a nossa dependência deve estar totalmente em Deus, pois Ele quer sustentar-nos no nosso exterior, cumprindo com as Suas Promessas (saúde, família unida, realização sentimental, prosperidade) e principalmente sustentar-nos no nosso interior (paz, equilíbrio emocional, força interior, alegria, confiança, segurança, certeza, vaolrização pessoal). Cabe a nós decidir, o que escolhemos. Porque o estado da nossa vida revela e reflete, aonde tem estado a nossa dependência. Muito obrigado.

  16. Fander Tavares - Matosinhos

    Boa tarde Bispo, É uma visão que não podemos perder jamais, pois, depender de Deus é o extremo da nossa fé, só ficamos na dependência de alguém se confiamos plenamente naquela pessoa, se não tenho coragem ou disposição para me colocar na dependência de Deus, então a minha fé é apenas teórica e consequentemente os resultados serão teóricos, se porém eu me coloco na dependência Dele, estou manifestando uma fé prática, então verei o sobrenatural!

  17. Vagner Knabach

    Bom dia Bispo Viver na dependência de Deus pois é único que nos dá a segurança necessária para podermos ir em frente, a cada dia vamos enfrentar situações adversas, apenas vamos superar se colocarmos em primeiro lugar sob Sua Direção e seus pensamentos, fazendo isso não temos nada a perder. O que mais temos é bom exemplo, como Jó um dos grandes testemunhos de Dependência Divina. A cada mensagem um enorme aprendizado, obrigado sr. Bispo Julio que Deus ilumine e abençoe a cada dia para nos ajudar a manter firme até Sua vinda.

  18. Jean Carlos- Fundão

    Boa Tarde Bispo! E Muito Forte, pois muitas pessoas dizem! Eu estou na Dependência de Deus a minha Vida esta nas Mãos de Deus... , mas não se submetem as suas Ordens e direções, não pensam com os pensamentos de Deus, deixam os pensamentos ruins dominarem a suas Vidas. Uma Frase muito legal " Eu não posso impedir os pássaros de voarem sobre a minha cabeça, mas posso impedir ele de fazer um minha encima dela!" E quando nos sujeitando as direções de Deus se cumpri tudo isso.

  19. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de São Miguel

    Depender de DEUS é a única maneira de evoluir neste mundo, doutra sorte, seremos extintos.

  20. Philomène

    Bomdia Bispo. Sim Bispo, se nâo confiarmos em Deus, em quém vamos fomos confiar, no homem? Como diz a palavra, ai daquele que confia no homem. Eu sou uma delas infelizmente e encontrei-me com o nariz bem espetado la lama e, depois para se erguer é com muito, muito esforço. Deus permite para que possamos tomar a nossa propria décisâo, escolher o nosso caminho... E, sabe uma coisa Bispo, escolhi o caminho da verdade, da vida. Escolhi Jésus porque Deus me escolheu primeiro. Glorias ao SENHOR DEUS TODO-PODEROSO. Sem ti nâo sou nada, nâo sou ninguém , JESUS.

  21. Alexandre Oliveira - Faial- Açores

    Bom dia Bispo, A verdadeira Fé Santa e pura, se estabelece nas regras de Deus, que não podemos fugir e nem se negar à pratica-las, sendo assim, nós seres humanos inteligentes optamos por "Aceitar, Respeitar e Obedecer." Então tudo passa a ficar em harmônia, o êxodo da vida, tudo depende do Temor e Santidade, pois sem estes requisitos não é possível agradar e satisfazer ao Deus Vivo. Por isso quando não tem Temor, ai não tem equilíbrio, passamos a ser seres desequilibrados, egoístas, avarentos, orgulhosos, e na total independência daquEle que nos criou. Mas quando demonstramos Fidelidade em tudo, até nas mínimas coisas, como: Quando com Temor refletimos em cada decisão. Quando deixamos de pensar somente em nossos interesses e passamos a pensar em nosso próximo. Quando deixamos ser guiados pelo Espírito do Deus Vivo e excluímos o nosso querer. Quando deixamos de depender das coisas naturais e optamos pelo sobrenatural, dizimando, Sacrificando, vivendo na inteira dependência de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.