Mensagens

3ª Porta – Os Ouvidos

22 de November 2014

3ª Porta – Os Ouvidos

AS 7 PORTAS QUE TEMOS QUE ABRIR PARA DEUS

Nas 24 horas do dia, os nossos ouvidos são bombardeados com tanta informação, que a seleção ao que devemos dar ouvidos acaba por ser mais do que natural…

O Senhor Jesus repetiu, em todas as Cartas do Apocalipse: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. E quem são estas “Igrejas”? Somos eu e você!

Por isso, será que todos os que têm ouvidos, ouvem? Não, escutam! E uma coisa é escutar, mas ouvir é dar atenção. Por exemplo, se uma pessoa grita por socorro e você se dirigir até ela, estaria a provar que ouviu e, agora, está ali para atendê-la.

Muitas vezes, ouvimos muitas vozes, escutamos muitos ruídos, mas, quem tem ouvidos, ouve a Voz de Deus e obedece à Sua Palavra. E quando temos os nossos ouvidos espirituais abertos, então, obedecemos, seguimo-LO, como disse o Senhor Jesus: “as Minhas ovelhas ouvem a Minha Voz e Me seguem”. Note que Ele não disse “escutam”! E a prova de que O ouvem, é que O seguem. Aí está a grande diferença entre “escutar” e “ouvir”.

A maioria das pessoas na Igreja escutam, por isso não ouvem, não praticam, não aceitam, não seguem o que está a ser falado e, consequentemente, acabam por se desviar, perder, ficam cansadas, aborrecidas com elas próprias, com a Igreja, a família, o governo, o mundo, o diabo, menos com a falta de obediência à Palavra de Deus.

E quem são os que ouvem a Deus? São os que obedecem. Estes, quando escutam vozes, como: “não vale a pena ir à igreja, ser honesto, dizimar, perdoar, batizar-se nas águas, ser um homem fiel à sua esposa, abrir mão da sua juventude para se envolver com uma igreja”, não se deixam influenciar. Mas, nós não nos estamos a envolver com uma igreja e sim com o “Cabeça da Igreja”, que é Jesus, que vai dar forma e controlo para toda a nossa vida.

Veja que quando a pessoa escuta estas vozes, deixa de ouvir a Voz de Deus e deixa-se influenciar. Quando isso acontece, as notícias são as piores: guerras, injustiça, maldades, hipocrisia. Pois, se dentro da igreja somos por vezes dececionados por pessoas problemáticas, fanáticas, incrédulas, mal-intencionadas que querem tirar proveito de nós, imagine lá fora. Mas, nem por isso temos que deixar de ouvir a Deus. Temos que decidir se vamos fazer o que essas vozes dizem ou se vamos fazer como Deus manda.

Arão, irmão de Moisés, foi um claro exemplo deste dilema. Ele errou, pois foi fraco a ponto de se deixar influenciar. Ou seja, o problema de Arão não era a falta de Fé ou desconhecimento da Verdade. Ele era fraco, indeciso entre escutar as vozes ou ouvir a Voz de Deus, por isso, deixou-se influenciar e sofreu as consequências, para que você e eu viéssemos a aprender. Você e eu escutamos muitas vozes, mas temos que ouvir somente a Voz de Deus, a única que nos pode guiar e proteger. Por isso, Deus deu a Moisés os 10 Mandamentos, para que dessemos ouvidos à Sua Palavra.

Quando perguntamos às pessoas: “quem quer ser ouvido e respondido por Deus?”, todos dizem que sim, porém, a condição é única: ouça e obedeça somente a Ele!

A maioria das pessoas prova que ouve a familiares, advogados, especialistas, políticos, religiosos, e a prova é que dão mais credibilidade ao que eles dizem do que o Deus Manda e Promete. Outros ouvem aos amigos, aos descrentes quando dizem que não vale apenas perdoar, Dizimar, Ofertar, estar a frequentar o Centro de Ajuda, Batizar-se nas Águas. Outros ouvem o seu “eu” e acomodam-se, deixando os princípios básicos como orar, jejuar, meditar na Palavra de Deus, etc.

E quando a pessoa dá ouvidos a outras vozes, que não seja a de Deus, não compromete só a sua vida, mas também a de outros, pois a nossa vida é o reflexo daquilo a que estamos a dar ouvidos.

Lembre-se:
Escutar é inevitável, mas ouvir é opcional! Espero que tenha entendido, se decida a ouvir a Voz de Deus e, o mais importante, a Segui-Lo.

Leia também:
1ª Porta – A Mente
2ª Porta – Os olhos

Deus é contigo e eu também!
Bjf