Mensagens

3ª Porta – Os Ouvidos

22 de Novembro 2014

3ª Porta – Os Ouvidos

AS 7 PORTAS QUE TEMOS QUE ABRIR PARA DEUS

Nas 24 horas do dia, os nossos ouvidos são bombardeados com tanta informação, que a seleção ao que devemos dar ouvidos acaba por ser mais do que natural…

O Senhor Jesus repetiu, em todas as Cartas do Apocalipse: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. E quem são estas “Igrejas”? Somos eu e você!

Por isso, será que todos os que têm ouvidos, ouvem? Não, escutam! E uma coisa é escutar, mas ouvir é dar atenção. Por exemplo, se uma pessoa grita por socorro e você se dirigir até ela, estaria a provar que ouviu e, agora, está ali para atendê-la.

Muitas vezes, ouvimos muitas vozes, escutamos muitos ruídos, mas, quem tem ouvidos, ouve a Voz de Deus e obedece à Sua Palavra. E quando temos os nossos ouvidos espirituais abertos, então, obedecemos, seguimo-LO, como disse o Senhor Jesus: “as Minhas ovelhas ouvem a Minha Voz e Me seguem”. Note que Ele não disse “escutam”! E a prova de que O ouvem, é que O seguem. Aí está a grande diferença entre “escutar” e “ouvir”.

A maioria das pessoas na Igreja escutam, por isso não ouvem, não praticam, não aceitam, não seguem o que está a ser falado e, consequentemente, acabam por se desviar, perder, ficam cansadas, aborrecidas com elas próprias, com a Igreja, a família, o governo, o mundo, o diabo, menos com a falta de obediência à Palavra de Deus.

E quem são os que ouvem a Deus? São os que obedecem. Estes, quando escutam vozes, como: “não vale a pena ir à igreja, ser honesto, dizimar, perdoar, batizar-se nas águas, ser um homem fiel à sua esposa, abrir mão da sua juventude para se envolver com uma igreja”, não se deixam influenciar. Mas, nós não nos estamos a envolver com uma igreja e sim com o “Cabeça da Igreja”, que é Jesus, que vai dar forma e controlo para toda a nossa vida.

Veja que quando a pessoa escuta estas vozes, deixa de ouvir a Voz de Deus e deixa-se influenciar. Quando isso acontece, as notícias são as piores: guerras, injustiça, maldades, hipocrisia. Pois, se dentro da igreja somos por vezes dececionados por pessoas problemáticas, fanáticas, incrédulas, mal-intencionadas que querem tirar proveito de nós, imagine lá fora. Mas, nem por isso temos que deixar de ouvir a Deus. Temos que decidir se vamos fazer o que essas vozes dizem ou se vamos fazer como Deus manda.

Arão, irmão de Moisés, foi um claro exemplo deste dilema. Ele errou, pois foi fraco a ponto de se deixar influenciar. Ou seja, o problema de Arão não era a falta de Fé ou desconhecimento da Verdade. Ele era fraco, indeciso entre escutar as vozes ou ouvir a Voz de Deus, por isso, deixou-se influenciar e sofreu as consequências, para que você e eu viéssemos a aprender. Você e eu escutamos muitas vozes, mas temos que ouvir somente a Voz de Deus, a única que nos pode guiar e proteger. Por isso, Deus deu a Moisés os 10 Mandamentos, para que dessemos ouvidos à Sua Palavra.

Quando perguntamos às pessoas: “quem quer ser ouvido e respondido por Deus?”, todos dizem que sim, porém, a condição é única: ouça e obedeça somente a Ele!

A maioria das pessoas prova que ouve a familiares, advogados, especialistas, políticos, religiosos, e a prova é que dão mais credibilidade ao que eles dizem do que o Deus Manda e Promete. Outros ouvem aos amigos, aos descrentes quando dizem que não vale apenas perdoar, Dizimar, Ofertar, estar a frequentar o Centro de Ajuda, Batizar-se nas Águas. Outros ouvem o seu “eu” e acomodam-se, deixando os princípios básicos como orar, jejuar, meditar na Palavra de Deus, etc.

E quando a pessoa dá ouvidos a outras vozes, que não seja a de Deus, não compromete só a sua vida, mas também a de outros, pois a nossa vida é o reflexo daquilo a que estamos a dar ouvidos.

Lembre-se:
Escutar é inevitável, mas ouvir é opcional! Espero que tenha entendido, se decida a ouvir a Voz de Deus e, o mais importante, a Segui-Lo.

Leia também:
1ª Porta – A Mente
2ª Porta – Os olhos

Deus é contigo e eu também!
Bjf


17 comments
  1. Carla Rabelo

    Realmente bispo, ouvir e escutar são palavras sinônimas mas que fazem a diferença em nossa vida. É preciso estarmos atento para ouvir e por em prática a palavra de Deus!

  2. sandreli vanessa

    devemos da ouvidos a voz de Deus e deixar de ouvir a voz do diabo que nos leva para a perdição, para o pecado.

  3. Flávia FJE Pontinha

    Temos que ouvir e não escutar podemos optar por ouvir a palvra de Deus onde muitas das vezes damos ouvidos a voz do mundo e temos e que dar ouvidos a voz de Deus.

  4. Célia FJE Pontinha

    Devemos dar ouvidos avoz de Deus, e ter Deus sempre em primeiro lugar porque quando o temos em primeiro lugar não ha nada nem ninguem que nos derrube mas quando deixamos os principios basicos como deixar de orar,meditar na palvra de Deus,jejuar é quando nos começamos a afastar de Deus pois temos que ter Deus em primeiro lugar da nossa vida.

  5. Carla Tavares FJE Pontinha

    Não devemos dar ouvidos ao mundo nem ao diabo,as vezes os nossos amigos e familiares dizem “estas sempre na igreja tais mais tempo na igreja do que me casa”nao devemos dar ouvidos a essas pessoas pois estão a ser usadas pelo diabo.Não devemos dar ouvidos somente a voz de Deus ,não podemos dar ouvidos aos dois temos que escolher dar aouvidos a Deus.

  6. Silvio Maquemba FJE Pontinha

    Dar ouvidos a palavra de Deus ,muitas das vezes torna-se uma tarefa dificil.Mas quem tem Deus em primeiro lugar olha somente para Deus.

  7. Suely FJE Pontinha

    Ao ler este texto percebi que nem sempre tudoa quilo que ouvimos devemos escutar porque nunca sabemos o seu proposito mas uma coisa e certa podemos não escutar toda a gente mas a Deus nunca devemos deixar de escutar,porque ele tem sempre a palavra certa para nos Dizer. Alem de Tudo isso esse texto para mim foi um alerta pois vou aprender a ouvir melhor.

  8. Vanuza FJE Pontinha

    Devemos escutar e ouvir para dar atenção a palavra de Deus e ter fé.

  9. Gete FJE Pontinha

    Eu entendo que temos de escolhere entre ouvir e escutar a diferença que ela tem na nossa vida , é porque podemos estar na igreja e escutar a palavra de Deus mas não obdecela mas aquele que houve avoz de Deus obdece a sua palavra.Por exemplo dar o dizimo,batizar nas aguas,estar na presença de Deus e acima de Tudo ter o espirito santo.

  10. Carlos Santos FJE Pontinha

    Quem quer ser ouvido é respondido por Deus isso quer dizer sim,que a unica condição obdecer a palavra de Deus.As pessoas dão ouvidos a outras coisas que não e de Deus,Temos que dar valor as coisas e Deus porque os nossos ouvidos são bombardeados com tanta informação negativa durante 24 horas por dia.

  11. Tiago Neto Leiria- FJE-Centro Alcobaça

    Ola boa noite, o seu post veio ao encontro do que eu estou a passar pois eu tenho escutado e não ouvido nem seguido.

  12. Fábio Medeiros- FJE Açores(S.Miguel)

    "Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o ESPÍRITO, tem a mente voltada para o que o ESPÍRITO deseja." Romanos 8:5 (NVI) Se nós vivemos para DEUS automaticamente nosso ser aspira estar Nele, do contrário, nosso desejará estar no pecado, assim apenas escutando ao invés de ouvir a DEUS, daí colhermos maus frutos em nossas vidas.

  13. Hugo Ramos- FJE Cedofeita

    Olá Senhor Bispo Júlio Freitas, Muito interessante saber a importância e a diferença de escutar e ouvir.Geralmente muita gente até pensa que escutar e ouvir tem o mesmo significado mas não é assim. Realmente quem só escuta, fica mesmo pelo escutar e por isso não obedece a Deus. Mas quem escuta e principalmente ouve obedece e segue Jesus.

  14. Alexandre Rente- FJE Figueira da Foz

    Isto é uma grande verdade porque há dois tipos de pessoas os que ouvem e obedecem e fazem as coisas de Deus enquanto há outros que fazem há maneira deles e é por isso que muitos têm a vida destruída porque não obedecem e ficam acomodadas porque para Deus uma das coisas mais importantes é ouvir e fazer o que ele manda e não o contrario pois quem ouve dá o dizimo,sacrifica,ora,jejua,dá oferta e por isso Deus vem e faz um milagre na vida daquela pessoa e os acomodados que fazem do seu jeito Deus não vem e ficam com a vida destruída e o diabo há solta na vida deles.

  15. Não somente escutar a Voz de Deus, mas Ouvir seguir a Ele com todas as forças, mesmo que as vozes negativas tentam nos parar mesmo que até no nosso meio entre nós tenha pessoas mal intencionados, mas Temos que ter o discernimento e ouvir somente a voz de Deus.

  16. Ana Paula de Pontes Borges

    Muito obrigado Bispo por esta Palavra, o sr nem imagina o quanto me ajudou nesta manhã...Estava tão amargurada por algumas situações que tem acontecido, e nem sabia ainda ao certo como agir...Hoje é a primeira vez que entro no Blog do sr, achei tão forte que já li sobre as três portas e foi muito forte pra mim...Em apenas alguns minutos Deus já falou muito comigo...Obrigado Bispo,Deus o abençoe muito.

  17. Ana Paula de Pontes Borges

    Bom Dia Bispo, Ta ligado, entendi...Sei que como todos os dias vou escutar muitas coisas , mas a parti de hoje decido ouvir somente a voz de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.