Mensagens

3 sinais básicos de que você está acomodado

20 de Janeiro 2016

3 sinais básicos de que você está acomodado

Não é um, nem dois… sim, são 3 os sinais visíveis de que você se acomodou e, provavelmente, nem sequer se deu conta…

1º – Não cuida da sua alimentação

“Nós somos o resultado daquilo que comemos…” é uma conhecida frase que traduz a importância da alimentação para a nossa saúde, o nosso estado físico, a nossa energia diária e aí por diante. Cada alimento (sozinho ou combinado com outros) tem, na sua composição, propriedades que nos poderão, a curto ou a longo prazo, beneficiar ou prejudicar!

Esta é a primeira prova de que você está acomodado: quando você come o que não deve e deixa de comer o que deve! “Mas, o meu modo de alimentação já me foi passado pelos meus pais…”, sim, é certo que este sinal possa vir a ser passado ao longo de gerações… mas você hoje tem o conhecimento necessário para fazer as suas próprias escolhas e melhores ao invés de piores:

O que deve…

  • Tente beber dois litros de água por dia, além de sumos naturais;
  • Prefira legumes e/ou vegetais como acompanhamento;
  • Coma fruta nos intervalos das refeições;
  • Lembre-se de que seguir uma dieta não significa deixar de comer! Faça as quatro refeições mais importantes do dia: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. O ideal é comer poucas quantidades e, pelo menos, quatro vezes ao dia. Não salte refeições!

O que não deve…

  • Basear a sua alimentação em farinhas refinadas, fast food, comida industrializada, fritos, doces;
  • Nada de bebidas gasosas, pois contêm uma grande quantidade de açúcar;
  • Usar muito sal para condimentar as refeições, pois ele é a principal causa da retenção de líquidos e de aumento da pressão arterial;
  • “Engolir a comida”! Mastigue sempre bem os alimentos, pois disso dependerá uma boa digestão e verá que comerá muito menos!

2º – Não pratica exercício físico (pelo menos) 3x por semana

“Não tenho tempo… as horas do dia mal me chegam para todos os afazeres…”, as desculpas são muitas quando a vontade é pouca. Esta é a realidade que define o dia a dia da população. O sedentarismo é uma das grandes provas de que você está, de facto, acomodado! E não falo apenas de excesso de peso, pois existem pessoas magras, mas com falta de saúde pela ausência de exercício físico.

Aprenda a ganhar este hábito… não precisa de começar de forma brusca, acostume-se a fazer um pouco de exercício diariamente, pois só o hábito de andar meia hora por dia, por exemplo, fará maravilhas pela sua saúde, podendo-lhe fazer secar até 4kg num mês e baixar um tamanho de roupa.

Conselhos práticos…

  • Se não tem tempo ou dinheiro para ir a um ginásio, faça uma caminhada de 30 minutos num parque ou via pública;
  • Faça uma série de abdominais/flexões/agachamentos, mesmo no seu quarto, em casa;
  • Use o peso do seu próprio corpo para realizar os exercícios.

3º – Não dorme o número suficiente de horas

“Dormir cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer…”, é a frase que se ensina às crianças para que adquiram bons hábitos de sono. Todavia, a acomodação de muitos leva-os a descuidarem do sono, preferindo ficar a assistir televisão até tarde a ver programas que não acrescentam em nada ou a jogar conversa fora, ao invés de irem dormir o quanto antes…

Ter o número adequado de horas de descanso é de extrema importância, pois os benefícios de uma boa noite de sono são incontáveis, contribuindo para a recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo e, inclusivamente, à consolidação da memória. 6 a 8 horas por noite é quanto um adulto deverá dormir em média e todos sabemos o que uma noite mal dormida pode provocar: fadiga ou cansaço, alteração do humor, déficit de atenção/memória/ raciocínio… e quando são consecutivas pode levar ao surgimento de doenças como hipertensão, diabetes ou obesidade.

Passamos cerca de 1/3 da nossa vida a dormir, por isso, faça do seu sono uma das suas prioridades, pois, quem se acomoda dorme pouco e mal, rende o mínimo e desgasta-se ao máximo!

ATENÇÃO: Não sou nutricionista, nem professor de educação física ou médico, apresento apenas algumas sugestões, mas você deve-se sempre informar junto do seu médico. Vamos fazer por onde para que o ano de 2016 seja muito melhor!

Deus é contigo, e eu também!
Bjf

Anterior

19 Janeiro

Seguinte

20 Janeiro


40 comments
  1. Aline

    Verdade, assim como cuidamos da nossa comunhão com Deus devemos cuidar ainda mais da nossa alimentação e do nosso corpo que é o templo do Espirito Santo.

  2. Paloma Oliveira

    Aprendemos não sé a Fé, como tambem a cuidar do nosso corpo e sermos uma oferta viva nas maos de Deus.

  3. MONICA MARIA ALVES DOS REIS

    3 sinais básicos de qur voce está acomodado. É fato que nos alimentar de maneira adequada, nos ecercar sempre que possível e dormir bem façam parte dos sinais que demonstram haver alGo de errado quando isso não acontecer. Preciso me atentar mais a estes sinais e pontos positivos quee foi dado.

  4. Leila Rodrigues

    Verdade Bispo! Devemos cuidar do nosso corpo, pois ele é Templo do Espírito Santo

  5. Gilda Gonçalves

    Nosso corpo é templo do Espírito Santo por isso devemos nos cuidar.tenho muito a melhorar e passar a ter hábitos de vida saudável e acredito que essas dicas vão me ajudar muito. Tenho que ter disciplina como em tudo na minha vida.

  6. andreia

    estou lutando para sair do sedentarismo e este post me ajudou muito, obrigado pelas dicas.

  7. Vejo que a maioria do povo brasileiro são acomodados, é complicado, mas com uma atitude tudo pode mudar!

  8. Camila Oliveira

    Bom dia Bispo, Nosso corpo é templo do Espírito Santo por isso devemos nos atentar as excelentes orientações do Sr para que não sejamos pegos de surpresa na nossa saúde. Também tenho muito a melhorar e passar a ter hábitos e estilos de vida saudáveis e acredito que essas orientações vão me ajudar neste processo. Deus abençoe Bispo.

  9. Andréia

    Foi importante todas essas dicas neste momento em minha vida, pois percebi que tenho errado em muitas coisas.. Preciso beber mais água, fazer exercícios e comer mais comidas saudáveis. Só preciso ter disciplina!!!!

  10. Raísa Soares

    Cuidar do nosso corpo é nessessario! Por ele ser templo de Deus devemos cuidar dele e mantê-lo de maneira saudável. Pequenos atos são capazes de causar mudanças extraordinárias

  11. Joyce Holanda

    Olá Bispo, hoje eu li uma frase que se encaixa bem na vida de pessoas que só tem desculpas, para tudo na vida, seja interior, seja em algo prático. "Quando perdi todas as minhas desculpas, encontrei meus resultados"... Realmente Bispo, quando colocamos desculpas para tudo, no fundo vemos essa cuidar da saúde física como algo pesado, chato, e sem prazer, mas porque isso acontece? Porque na realidade, esse pesar, essa dificuldade em fazer o que é o certo, vem do interior, vem da desorganização interior. Tudo é questão de ser definido na mente, e com isso mesmo que a pessoa não tenha forças, mas ela levará até a Deus, para que além da força que nós já temos, Ele nos dará ainda mais. Deus o abençoe Bispo, o senhor pode não ser nutricionista, nem um professor de educação física, mas como conselheiro espiritual, pode nos mostrar como vencer essa acomodação.

  12. Vilma Pereira

    Boa tarde Bispo Júlio. Eu li esse post e fiquei estupefacta com cada coisa que o senhor escreveu. Literalmente eu estava acomodada e não sabia rsrsrsrs São apenas 3 tópicos mas que fazem toda a diferença na minha saúde, coisas simples mas que eu não estava a praticá-las. Agradeço o cuidado que o senhor tem com o nosso lado físico mas também espiritual, pois cuidando do físico estamos a cuidar do Templo do Espírito Santo. Obrigada e que Deus o abençoe

  13. Milena Soares

    Bom Dia!! Muito bacana esse post. Muitos vão achar que não tem nada a ver essa postagem, mas tem sim (e muito!), pois não devemos esquecer que nosso corpo é Templo do Espírito Santo. Então devemos cuidar dele diariamente, mas sem exageros. Sendo assim, teremos saúde, uma vida longa e nosso Senhor ficará feliz em ver que o Templo do Espírito Dele está em ordem!! Vamos fazer de 2016 um ano excelente (em TUDO!). Na fé ?

  14. Maria Clara Brites

    Bom dia Bp, Obrigada pela dica e além de cuidar da saúde para estarmos bem estamos cuidando do Templo do Espírito Santo. Que Deus abençoe o Senhor.

  15. Rodrigo

    Amém bispo, muito importante essas dicas do sr. eu vou colocá-las em prática.

  16. Maria Lurdes

    Boa noite sr bispo Dicas simples mas se colocadas em prática faz toda a diferença na mossa vida , a sim como necessitamos da palavra de Deus para nos alimentar espiritualmente, uma alimentação iquilibrada faz toda a diferença poi nós somos o que comemos sem falar do exercício físico que também são importantes para a nossa saúde. Eu pessoalmente dormo Oito horas por noite e faço várias refeições por dia , desde que faço exercício a minha a tenção arterial normalizou e me sinto muito bem fisicamente.

  17. Felipe

    Ótima postagem, ensina a não se acomodar nesse mundo no corpo físico. Como também deixou 3 dicas ocultas espirituais para ser meditadas.

  18. Maria Lurdes

    Boa noite sr bispo . Dicas simples mas se colocarmos em prática faz toda a deferênça na nossa vida , a sim como necessitamos da palavra de Deus para nos alimentar espiritualmente , uma alimentação iquilibrada faz toda a diferença , pois nós somos o que comemos sem falar dos exercícios físicos que também são importantes para a nossa saúde . Eu pessoalmente dormo sempre 8 horas por noite e faço três vezes por semana edroginastica e como de três em três horas , desde que comecei a praticar exército a minha tenção arterial normalizou .,me sinto muito bem fisicamente

  19. Que post maravilhoso!!! Fala para o nosso bem!!! Ler temas como estes seria a mudança de hábito de muita gente que acabam indo parar no posto de saúde ou hospital frequentemente. Se cuidar é preciso!!! Alimentação balanceada, exercícios equilibra o sono, Quem faz os três vive com certeza uma vida melhor!!!

  20. Isabella

    Temos que fazer a coisa certa em tudo na nossa vida. Se existe um equilíbrio espiritual também existirá um equilíbrio físico! Vou seguir estas dicas Bispo?

  21. Marta Ribeiro (CES Porto)

    Óptimo post Sr, Bispo Júlio! E porque será tão difícil colocar em prática, algo que muitos de nós, até sabemos! Porque contraria a nossa vontade! Parece ridículo, mas o que nos faz melhor nos custa mais fazer... Significa que a carne tem falado mais alto que o espírito! (...)

  22. suely garcia

    ferei exercicios fisicos tres vezes por semanas. tem tempo pra tudo.

  23. Maria adelaide costa peres

    Obrigada pela dica bispo julio,não gosto mesmo de dormir e acho mal empregado o tempo!!!acredito que seja fruto de um problema de saúde que já lutei muito para ver a soluçao que tem a ver com o cérebro,vou me disciplinar nesse aspecto pelos visto estou a precisar,é um sacrifício que vou fazer,Deus o abênçoe!

  24. Maria adelaide costa peres

    Paciência eu não sei o que é um website,a Google vai me desenrasc ar

    • Maria adelaide costa peres

      Eu não sabia que um adulto devia dormir 6 a 8h por dia sr.bispo eu às vezes só dormia 2h e 30 outras vezes 3 h ou 4h raramente dormia mais,achava mal empregado o tempo que a pessoa está a dormir!mas ok vou tentar pelo menos dormir 5h por noite,já é muito bom!!!

  25. Essa mensagem de a comodismo, foi para mim, sou eu por completo, vou procura sim, bispo seguir os seus conselhos, que me ajudou muito pois não posso continua assim dessa forma. Obrigado

  26. Boa Tarde,Sr.Bjf.Muito obrigada,por mais essa orientação.Praticar pra sair da acomodação,e ter mais disciplina.

  27. Luís Ferreira

    Boa tarde Senhor Bispo. Extremamente importantes estes três sinais que na maioria passam despercebidos a quem já está acomodado. Se somos corpo, alma e espírito temos de cuidar dos três para que nos mantenhamos em equilíbrio. Não adianta desenvolver a nossa comunhão com Deus se depois não cuidamos do corpo. Ou cuidar do corpo e não cuidar da alma. Ou seja, é necessário andarmos sempre vigilantes e mantermos o equilíbrio, porque a acomodação que o senhor refere pode ser também o princípio da acomodação na Fé. Deus o abençoe abundantemente.

  28. Caio Reis

    Boa tarde Bispo. Se queremos dar o melhor para Deus e não cuidamos da nossa saúde e bem estar, aquilo que iremos oferecer não será o melhor. Como o nosso Espírito necessita da palavra de Deus que é o seu combustível, também o nosso corpo deve ser cuidado para que tenhamos ter uma vida sã e saudável.

  29. Valéria

    Verdade bispo, sempre culpamos o tempo por não sabermos administra-lo e não há desculpas agora, pois em praças existem aparelhos já que também falamos que o problema é não ter dinheiro.

  30. catarina

    Ola bispo! Dicas simples mas inteligentes e práticas que dependem da nossa actuação todos os dias para uma vida saudável! Obrigada por compartilhar connosco. Deus abençoe mt mais Abraço

  31. edivaldo

    Olha, gostei muito da dica e vou colocar em prática ,e apartir dai é mais uma attude nova da 2016. Grato. Edivaldo de campinas

  32. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ponta Delgada

    Bom dia sr.Bispo, Muito obrigado por estes conselhos.

  33. Luciano Almeida

    Bom dia bispo, Sim senhor é imprescindível cuidarmos para não cairmos neste erro fatal da acomodação, pois a acomodação é um mal presente na vida de muitos nos nossos dias por isso colocar estas dicas em pratica e de extrema importância. Obrigado bispo pelos conselhos que certamente acrescentaram na minha vida.

  34. Eric Klein

    Bispo, Bom Dia! Excelente texto e muito prático. Todos nós devemos zelar por nossa alimentação, ter uma boa noite de sono e também praticar atividades físicas com regularidade. Com disciplina, dedicação e perseverança é possível equilibrar tudo. No decorrer do tempo estes itens se tornarão um hábito. Deus abençoe.

  35. Jarlenys Dias

    Bispo, levei tapa para cair em real. Estou muito acomodada com esses três sinais. Tenho esses todos sintomas mencionados acima. Vou marcar uma consulta médica. Depois compartilharei o meu testemunho ao senhor. Obrigada pelos 3 conselhos, bispo! Que Deus lhe abençoe e a sua família. Na fé

  36. Antonio Volpin

    Bom dia Bispo e à todos, Como sabemos, somo o templo do Espírito Santo, e nosso dever é cuidar do mesmo, e não inventar desculpas para não cuidar. Seguindo estes conselhos, sem dúvida, viveremos mais e melhor para oferecermos dia a dia a nossa vida ao Seu serviço. Muito obrigado.

  37. Claudio Santos

    Bom dia senhor bispo esses ensinamentos são bastantes inteligentes. Assim como nos entregamos para Deus de Corpo Alma e espirito, assim também cuidamos do nosso espirito, da nossa alma e nao é diferente com o nosso corpo! Ele é templo do Espirito Santo. Por essa razao merece a atenção devida como as demais areas... pois é da vontade de Deus que tenhamos um corpo saudavel para o servir mais e melhor.

  38. Francisco Baiadori

    Bom dia Bispo! Muito obrigado pelos conselhos que certamente vão ajudar a todos os que lerem e praticarem. Sim, vamos fazer por onde o ano de 2016 ser muito melhor em todas as áreas e sentidos da nossa vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.