Mensagens

2ª Porta – Os olhos

15 de Novembro 2014

2ª Porta – Os olhos

AS 7 PORTAS QUE TEMOS QUE ABRIR PARA DEUS

Repare na importância dos olhos. E porquê? Segundo o Senhor Jesus, eles são a lâmpada do corpo…

Como é que você se vê? E não me refiro apenas ao aspeto físico e sim quando você se olha como pessoa, como é que você se vê? Acomodado ou ativo? Covarde ou corajoso? Indefinido ou definido? Inconstante ou constante? Mentiroso ou verdadeiro? Hipócrita ou sincero?

A forma como você se olha, a sua vida vai, literalmente, refletir isso. Porque, segundo o Senhor Jesus, se os seus olhos são maus, se você olha para si e se vê como uma pessoa má, uma pessoa em que tudo é negativo – inconstante, hipócrita, mentirosa, acomodada, indefinida, a sua tendência é piorar, porque você está a olhar com maus olhos para si próprio e, consequentemente, olhará para os outros criticando, julgando e condenando.

Porque, por dentro, a pessoa sente-se superior, mais inteligente, mais bonita, mais forte, mais capaz e isso também está errado. Não pode ser um extremo e nem outro. Você não pode inferiorizar-se, mas, também não se deve superiorizar, você tem que estar equilibrado, e se ver como Deus o vê. Você tem que olhar para as pessoas e vê-las como Deus as vê, com bons olhos. Tudo o ser humano tem o seu lado negativo e o seu lado positivo, ou seja, todos têm o seu valor. Mas, se você e eu escolhermos olhar para o lado negativo, o que você e eu vamos fazer? Vamos criticar, ignorar, julgar, condenar. Quando nós escolhemos olhar para o lado bom, o que é que nós fazemos? Perdoamos, toleramos, ajudamos, ensinamos.

Há ainda pessoas que não olham para si mesmas de forma errada, nem para os outros, mas olham para as circunstâncias e para as coisas que fazem parte da vida sempre com maus olhos. É o casamento, o trabalho, os estudos, a Igreja, a Obra de Deus. Segundo o Senhor Jesus, não podemos controlar as circunstâncias, o que nos rodeia, mas podemos decidir como reagir. Por exemplo, acidentes acontecem, não temos como prevê-los, mas você pode decidir como reagir após o acidente. Não temos poder sobre os acidentes, mas temos de como reagir aos mesmos.

Quem é responsável pelos seus ou pelos meus olhos não é Deus, a sociedade, familiares ou amigos, sou eu, você! E eles são um instrumento poderosíssimo nas suas e nas minhas mãos! E os olhos a que eu me refiro, não são apenas os olhos físicos, são os olhos espirituais, porque há pessoas que não veem fisicamente, mas que possuem mais visão do que quem tem a visão perfeita. Há pessoas que não se veem capazes, mesmo vendo. O mal quer entrar em si por meio dos olhos. Mas Deus abre os seus olhos, o seu entendimento para que você veja e se liberte!

[floatquote]São os olhos a Lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo teu corpo será luminoso; Se, porém, os teus olhos forem maus, todo teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6.22-23)[/floatquote]

Então, a vida depende dos olhos. A luz aqui representa o Bem, o que é bom, justo, verdadeiro. Se os seus olhos são bons, todo o seu corpo é iluminado e terá saúde, a sua família será unida, você será uma pessoa bem-sucedida, realizada sentimentalmente, e o mais importante, será um Filho de Deus, Salvo e cheio do Espírito Santo.

As trevas, aqui, representam o mal. Os casos que mais me chocaram aqui em Portugal, foram de pessoas que nunca tiveram envolvimento com o espiritismo, ocultismo, satanismo, magia negra ou magia branca e que manifestaram com espíritos, com entidades e foram endemoninhadas por décadas. Observe que o mal, para entrar numa pessoa, não precisa que ela tenha contacto com o ocultismo, basta que a pessoa olhe para si mesma, para os outros ou para as circunstâncias com maus olhos. Quem não conhece boas pessoas, honestas, incapazes de fazer mal aos outros, mas que estão cheias de trevas. E porquê? Tudo porque os seus olhos são maus.

Não se engane, se você diz que tem luz, mas a sua vida tem trevas, então, não há luz. Você tem que se olhar e se ver com bons olhos, tem que se perdoar e reconciliar com quem teve problemas. Pare de olhar para os erros dos outros e olhe para si mesmo com bons olhos. Não se deixe aproveitar e nem seja tolo, mas olhe para as pessoas com bons olhos, ainda que elas não o mereçam.

Quando a pessoa está mal, espiritualmente, tudo o que é bom, ela vê de forma negativa. E tudo o que é mau, vê como bom. Por exemplo, orar, perdoar, Batizar-se nas Águas, dizimar, evangelizar, buscar a Deus domingo pela manhã, ser honesto, trabalhador… tudo o que o CdA ensina é Bíblico e bom, porque são Ensinamentos de Deus, e você via com maus olhos.

Quando os seus olhos se tornaram bons para consigo, para com os outros e as circunstâncias, você passou a identificar o que realmente é ruim, e o que realmente é bom. Agora, você sabe o que é mentira, e o que é verdade. Agora, você sabe distinguir entre as trevas e a luz.

Treine os seus olhos e mude a sua maneira de ver em relação a:

1º) SI MESMO
Quando você não acredita em si mesmo. Vê-se incapaz de tudo. Pode até ter pessoas a dar-lhe força, a apoiá-lo, motivá-lo… mas de nada adianta, enquanto tiver maus olhos para consigo, nunca vencerá, será trevas por dentro.

2º) AOS OUTROS
É a(o) esposa(o) que olha para o seu cônjuge com maus olhos, pensando que ele não vai mudar e por isso desiste de lutar. A mãe ou o pai que, ao verem tudo o que eles já fizeram pelo filho e ele não muda, acreditam que ele nunca mudará. É ver somente o lado negativo das pessoas com que se convive.

3º) A DEUS
Existem pessoas que chegam ao ponto de acreditar que Deus as abandonou, que Deus ouve a outros, mas a elas não, que Deus já fez muitas coisas nas suas vidas, mas agora já não faz. Infelizmente, existem pessoas assim até no Centro de Ajuda, por isso já não agem mais a Fé nos propósitos Bíblicos e correntes de oração.

Veja que só você pode fechar esta porta para o mal, o diabo, e abrir a porta para o Bem, Deus. E só há uma maneira: você reconhecer que precisa de mudar a sua forma de ver: a si próprio, aos outros e às circunstâncias.

E é a sua atitude de praticar o que você acabou de aprender fará toda a diferença no seu futuro e Eternidade!

Conheça as 7 portas que é necessário abrir para Deus. A cada sábado, estaremos a apresentar-lhe uma, para que você venha decifrar, compreender e, finalmente, abrir para que Deus possa entrar. Não perca a 3ª Porta no próximo sábado!

Leia também:
1ª Porta – A Mente

Deus é contigo e eu também!
Bjf


13 comments
  1. Juliana Gengo

    Achei bem interessante o que o senhor disse sobre ter maus olhos com as circunstancias:"não podemos controlar as circunstâncias, o que nos rodeia, mas podemos decidir como reagir." É verdade, muitas das vezes vigiamos para não ter maus olhos com as pessoas e esquecemos que se temos maus olhos com as situações e pensamos negativo, vamos reagir negativamente e sendo assim os problemas nunca serão resolvidos.

  2. lenara

    Os nossos olhos e a lampada do nosso corpo se nossos olhos forem bom todo o nosso corpo sera bom mas se nosso olhos forem maus todo nosso corpo sera mal por isso temos que ter bons olhos e olhar tudo que vem de DEUS com bons olhos.

  3. Anatana Gomes

    Nossa, muito abençoado este post. Me ajudou muito. Vou colocar em prática.Obrigada!

  4. Ana Paula de Pontes Borges

    Bom Dia Bispo, Por muitas vezes olhava pra mim mesma e para circunstâncias com maus olhos... E a pouco tempo uma pessoa que é muito especial pra mim, a qual quero passar toda a minha vida ao lado dele, me ensinou isso que o sr acabou de falar, decidi dar ouvido e hoje através deste artigo do sr, vejo que tomei a decisão mais certa que poderia ter tomado.

  5. Rosa Freitas da Silva

    Devemos ter sempre bons olhos porque eles são a lâmpada para os nossos pés.

  6. liane

    incrível como esse artigo é exatamente a minha vida preciso arrancar os maus olhos que tenho a meu respeito

  7. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa noite, muito forte, não tinha visto as coisas dessa forma. Obrigado Bispo pela mensagem, vou por em prática esse ensinamento, muito obrigado, Deus o abençoe.

  8. Caroline

    Tenho que mudar nos três aspectos bispo, mas vou colocar isso em prática. Deus o abençoe.

  9. Vera Oliveira

    Devemos buscar em Deus os 'bons olhos' e acreditar que podemos fazer a diferença. Com bons olhos podemos acreditar num amanha melhor, vendo e vivendo as promessas de Deus se cumprindo em nossas vidas. Amém!

  10. Rosana Bernardes - FJE Figueira da Foz

    Bispo, concordo com suas palavras. Enfrentamos diariamente problemas nas nossas vidas e acho que devemos aprender fazer as coisas como Jesus fazia, ou seja, tê-lo como exemplo diário.. Devemos enxergar com os olhos de Jesus, com bons olhos, dos quais não existem malícia! E pensar, quando enfrentamos problemas e não vemos solução para ele:'Se fosse Jesus no meu lugar a passar por isto, o que ele faria ?'... Devemos procurar estar sempre em contacto com Deus e viver em sua Santa Presença! Pois Ele é quem nos fortalece e nos ama incondicionalmente.

  11. Ines Freitas

    Bons olhos e o que precisamos ter para vivermos bem com o nosso Deus e com as pessoas que convivem do nosso lado dia a dia.

  12. Hugo Ramos- FJE Cedofeita

    Olá Senhor Bispo Júlio, Muito interessante o artigo e o facto de ter dito que por vezes ao termos maus olhos para com nós mesmos, isso será uma porta para o mal entrar. Geralmente quando se fala em termos maus olhos, pensamos na situação de evitarmos ter maus olhos para com as outras pessoas e com as situações que vivemos. E esquecemos que termos maus olhos para com nós mesmos também é uma porta para o mal entrar.

  13. Fábio Medeiros- FJE Açores(S.Miguel)

    "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um Legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" Tiago 4:11-12 Todos temos erros, por isso não temos moral para julgar ao nosso próximo, e sim, apenas nos afastar e desviar do maus testemunhos e escândalos que nossos olhos sempre vêem e verão até ao dia da nossa morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.