Blog Destaque Escolhas certas de 2021 Obreiros

Escolhas certas de 2021: Julgue depois dos fatos

22 de Fevereiro 2021

Escolhas certas de 2021: Julgue depois dos fatos

É da natureza humana querer julgar sem antes estar por dentro dos fatos. E isso serve para todos. Os pais, por exemplo, ao ouvirem a queixa do filho, devem, antes de qualquer atitude, apurar os fatos. Essa mesma norma deve ser aplicada na vida laboral e civil, em geral, e até na Obra de Deus, que é composta de homens, pois somos falhos. A exemplo do pastor, que tem de resolver uma situação entre os obreiros ou membros de sua igreja. Para isso, ele não pode tomar uma decisão sem antes inteirar-se dos acontecimentos.

E sabe por quê? Porque isso evita que haja injustiças, parcialidade. Em um processo judicial, o juiz precisa ouvir testemunhas e ver provas, antes de sentenciar. Não seria justo que ele tomasse suas decisões, sem antes entender o que motivou a ação.

Quando o ser humano age depois dos fatos, ele mostra uma qualidade: a prudência, equilíbrio, justiça.

O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. Provérbios 14:15

Diante dessas Palavras do Espírito de Deus,  por meio de Salomão, entendemos que a pessoa que é simples, ou seja, que não se porta de maneira sábia e prudente e age sem muitos critérios, dá crédito ao que dizem a ela, sem antes buscar os fatos. Mas o prudente, não. Ele está atento às suas atitudes diante de uma situação e não se deixa levar pelo que ouve.

Pelo contrário, o prudente faz o que está escrito em 1 Tessalonicenses 5.21:

“Examinai tudo. Retende o bem.”

A Palavra do Altíssimo é clara. Antes de tomar atitudes e escolher um lado, temos de examinar, analisar e ouvir os fatos e, somente depois, emitir uma opinião, se é que sua opinião se faz necessária.

Por isso, quando você, servo do Deus-Vivo, for procurado para resolver um problema e/ou orientar uma pessoa, não se deixe levar pelo calor da emoção, pelo contrário, aja de forma prudente e justa!

Para conferir as mensagens anteriores da série “Escolhas Certas de 2021”, acesse os títulos abaixo:

1° Acordar cedo

2° Falar com Deus

3° Medite na Palavra de Deus

4° Valorize sua família

5° Tenha uma alimentação saudável

6° Fazer exercício com frequência

7° Respeite ao próximo

Nos veremos na IURD ou nas Nuvens!

Bispo Júlio Freitas.

Anterior

21 de fevereiro

Seguinte

22 de fevereiro