Blog Destaque Escolhas certas de 2021

Escolhas Certas de 2021: Interaja com as pessoas

12 de November 2021

Escolhas Certas de 2021: Interaja com as pessoas

Interagir faz parte da vida em sociedade. Mas muitos, por se fazerem tímidos, não conseguem estabelecer um diálogo com outras pessoas, conhecidas e desconhecidas e vivem tendo dificuldades para socializar.

No âmbito espiritual, a falta de interação nos impede até mesmo de testemunhar a nossa fé, evangelizar e ganhar almas. Pois, como vamos conhecer o sofrimento do nosso próximo e falar do Senhor Jesus, das nossas experiências para ele, se não conversamos para saber o que o tem afligido?

O mesmo se dá no campo profissional. Se a pessoa não se preocupa em ter um networking, isto é, trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes por meio da manutenção de relacionamentos interpessoais produtivos, ela acaba perdendo oportunidades e dinheiro.

A falta de interação ocasiona também solidão e problemas familiares. Quantos não são os pais que não conseguem dialogar com os filhos dentro da mesma casa? Muitos. Isso porque, se um membro da família não se preocupa em compartilhar com os seus familiares as suas expêriencias do dia a dia, suas dificuldades e superações, como poderá ter um bom relacionamento familiar?

Essa timidez excessiva, que causa esse comportamento da pessoa não querer socializar, deve ser eliminada, pois veja o que o Espírito de Deus nos Ensina na Sua Santa Palavra:

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8

O servo do Deus Altíssimo não é tímido, pelo contrário, ele é arrojado, principalmente, com respeito à Obra de Deus, as coisas espirituais. Ele não tem vergonha de ser quem deve ser, de falar de Deus, de procurar oportunidades de trabalho, de conversar ou interagir com outras pessoas.

Veja que não estou dizendo que você deve sair por aí falando com todo mundo, mas que a timidez não pode parar sua vida, ela não pode conduzir você, porque quando Nascemos de Deus e nos tornamos sacerdotes do Altíssimo somos Transformados.

E quando nos tornamos Sacerdotes do Deus-Vivo, não podemos ter o nome de fracos, negligentes, infiéis, tímidos, acomodados, arrogantes, mentirosos, inconstantes, etc.

No nosso Novo Nascimento, Deus nos dá um novo nome: de Fiel, Forte, Diligente, Perseverante, Verdadeiro, Definido, Corajoso, mas também de Sincero e Humilde.

Portanto, decida não ser tímido. Decida interagir com outras pessoas e fazer o que tiver de ser feito.
Isso requererá de você perseverança, não é da noite paro dia, mas seja insistente nesta prática de vencer os seus medos, timidez e fale com segurança.

Tarefa da semana para desenvolver o hábito de interagir:

1 – Seja simpático com as pessoas ao seu redor: Dar bom-dia, boa-tarde, boa-noite, com um sorriso, pode ajudar muito,  pois uma pessoa simpática é sempre mais bem vista do que aquelas que vivem com a “cara fechada” ou olhando para baixo.

2 –  Saiba ouvir as pessoas e participe de conversas sadias: Quando a pessoa percebe que você tem interesse no que ela diz, provavelmente, ela irá gostar de estar perto de você.

3 – Não se importe com o que vão pensar de você: Nem mesmo o Senhor Jesus pôde agradar a todos, então, siga sendo uma pessoa agradável.

4 – Siga esses passos todos os dias: Se comprometer consigo mesmo em fazer algo se tornar um hábito é fundamental para vencer a timidez e superar o medo. Mesmo que no começo seja desconfortável, se esforce!

Se você perdeu alguma dica anterior, confira abaixo:

Para conferir as mensagens anteriores da série “Escolhas Certas de 2021”, acesse os títulos abaixo:

– 1° Acordar cedo

– 2° Falar com Deus

– 3° Medite na Palavra de Deus

– 4° Valorize sua família

– 5° Tenha uma alimentação saudável

– 6° Fazer exercício com frequência

– 7° Respeitar ao próximo

– 8° Julgue depois dos fatos

– 9° Seja verdadeiro

– 10° Tenha suas metas claras

– 11° Economize

– 12° Use “por favor e ‘obrigado”

– 13° Saiba ouvir

– 14° Planeje seu dia

– 15° Aprenda novas habilidades

– 16° Seja Perseverante

– 17° Ajude alguém

– 18° Leia um livro da Fé Inteligente

– 19° Seja humilde

– 20° Invista em você

– 21° Fale menos e faça mais

– 22° Seja definido

– 23° Aprimore seus conhecimentos

– 24° Seja pacífico

– 25° Saiba lidar com todos

– 26° Escreva suas prioridades

– 27° Se espelhe em um herói da fé

– 28° Pense grande

– 29° Seja diligente

– 30° Seja honesto

– 31° Seja proativo

– 32° Perdoe

– 33° Jejue

– 34° Saiba Dizer Não

– 35° Seja Fiel nas primícias

– 36° Não fale pelas costas

– 37° Não faça piadas com coisas sérias

– 38° Não murmure

– 39° Não espere por ninguém

– 40° Não inveje

– 41° Não aceite subornos

– 42° Não se faça de ‘coitadinho’

– 43° Olhe para frente

Nos veremos na IURD ou nas nuvens.

Bispo Júlio Freitas.