Bispos e pastores Blog Destaque

Bacia de Jesus X Bacia de Pilatos

2 de October 2022

Bacia de Jesus X Bacia de Pilatos

O Senhor Jesus e Pilatos, que era o governador daquela época, fizeram uso de um mesmo tipo de utensílio: a bacia. Porém, com decisões diferentes, que levaram a consequências extremas.

O Senhor Jesus decidiu usar a bacia com água para lavar os pés dos discípulos.

“Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” (João 13:5)

Dessa maneira, o Senhor Jesus deu um grande exemplo, usando o poder que havia em Suas Mãos para servir os menores. E ordenou aos Seus discípulos que fizessem o mesmo.

“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as Suas vestes, e Se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós Me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o Sou. Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.” (João 13:12-14)

Aqui está a prova de que o poder concedido à uma pessoa não é para o seu próprio benefício, e sim para servir os que mais necessitam.

Já Pilatos:

“E tinham então um preso bem conhecido, chamado Barrabás. Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado.

E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele. Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.

E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.

Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado. O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.

Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água [bacia], lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso. E, respondendo todo o povo, disse: O Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-O para ser crucificado.” (Mateus 27:16-26)

Mesmo sabendo que a profecia tinha de se cumprir, e que o Senhor Jesus havia de ser crucificado para Salvar a todos os que nEle cressem, e por Ele também se entregassem, ainda assim, Pilatos tinha o poder da escolha, e poderia muito bem decidir por outro para crucificar. Sim, a decisão, porque uma omissão de não fazer o que é certo se torna uma decisão. Pilatos lavou as suas mãos e omitiu o poder de absolver o Senhor Jesus naquele momento.

Hoje, o poder está em nossas mãos, quando o usamos para lavar os pés, servindo os menores, e colocando nas cadeiras certas pessoas justas e que correspondem a tal autoridade, com seu caráter e conduta. Ou lavando as suas mãos, deixando de fazer as escolhas certas e os maus tomando o poder.

A pergunta é:
Qual será a sua decisão? 

  • Lavar os pés, escolhendo as pessoas certas para receberem autoridade OU
  • Lavar as mãos, omitindo sua decisão, e concedendo autoridade aos maus?

Pr. Natanael Brambatti – Templo de Salomão

previous post

1 de outubro

next post

2 de outubro